ICHI - Trabalhos apresentados em eventos
URI permanente para esta coleçãohttps://rihomolog.furg.br/handle/1/147
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- ItemAs mulheres em luta: madame Linch e a Guerra do Paraguai (olhares historiográficos)(2000) Senna, Adriana Kivanski de
- Item“Brasilidade X Platinidade”: a construção historigráfica acerca das revoluções sul-rio-grandenses(2000) Alves, Francisco das Neves
- ItemIdeologia e desejo(2003) Hartmann, Fernando
- ItemLeitura e escola: incentivo à leitura na rede pública municipal de ensino de Pelotas/RS, nas décadas de 1980 e 1990(2004) Gonçalves, Renata Braz; Peres, Eliane Teresinha
- ItemO espaço segregado da mulher na cadeia produtiva da pesca(2004) Collares, Leni Beatriz CorreiaA proposta deste artigo é apresentar um relato sobre uma pesquisa que teve como meta a observação e análise da participação das mulheres no âmbito da atividade produtiva na Colônia de Pesca Z3,localizada às margens da Lagoa dos Patos no município de Pelotas Palavras-chave: cadeia produtiva; pesca; gênero.
- ItemInterações e representações em relação a apropriação social dos recursos naturais: o caso do Parque Nacional da Lagoa do Peixe - RS(2004) Adomilli, Gianpaolo Knoller
- ItemLógica Fuzzy e Zoneamento ambiental da Bacia do Arroio Grande(2005) Ruhoff, Anderson Luis; Souza, Bernardo Sayão Penna e; Giotto, Enio; Pereira, Rudiney SoaresArroio Grande Watershed is located in Rio Grande do Sul and the objective from this paper was to elaborate a proposal of environmental zonning, starting from a process of environmental variables regionalization, with techniques of Fuzzy Sets. With the establishment of the importance factors (geology, slope, soils and land use and cover), a numeric raster was generated in a continuous space, which varies among [0... 1], or, it varies from 0 to 100%. Inside of this perspective, the watershed was classified in 5 classes of environmental risk, varying from areas with low susceptibility, moderate susceptibility and areas with high susceptibility, through which it can establish down some measured of environmental protection and implement studies of water resources management in watershed, as premised by the Fundo Setorial de Recursos Hídricos.
- ItemModelagem ambiental e dinâmica de uso e cobertura da terra na Bacia do Arroio Grande(2005) Ruhoff, Anderson Luis; Souza, Bernardo Sayão Penna e; Giotto, Enio; Pereira, Rudiney SoaresThis paper had the objective to transform a GIS into a realistic system of the time-space processes to analyze the risks of environmental hazards of the Arroio Grande watershed. This study fits in the activities predicted by the Fundo Setorial de Recursos Hídricos (CT Hidro), through the managing of the hydric resources in South Brazil. One area establish by CT Hidro is the land use and cover changing and soil conservation at water systems where the main problems are the soil erosion and soil compaction, loses of the natural cover and improper reforestation. With that, the program tries to provide the development of conservationist practices and the prevention of the water sources at watersheds.
- ItemGeopolítica da soja: capital e contexto internacional(2005) Chaves, Adílson de; Costa, Eduíno; Descovi, Leônidas; Diniz, Rodrigo; Seidel, Roberto; Ruhoff, Anderson Luis
- ItemTransformações sócieconômicas dos gaúchos no centro-oeste e nordeste: territorialização(2005) Dickel, Mara Eliana Graeff; Piccin, Eunice; Scherer, Fabiano Bolzan; Cargnin, Monica; Neu, Veridiana; Ruhoff, Anderson Luis
- ItemA Guerra do Paraguai: duas vertentes historiográficas(2005) Prado, Daniel Porciuncula
- ItemSujeito do inconsciente e sujeito em análise de discurso: diferenças e aproximações(2005) Hartmann, Fernando
- ItemExpansão da fronteira agrícola e reordenação territorial(2005) Marion, Fabiano André; Moraes, Fernanda Dalosto; Vieira, Helder Renato Naimayer; Ferrari, Renata; Ruhoff, Anderson Luis
- ItemClassificação morfológica das geleiras da ilha Brabant, Antártica através de sensoriamento remoto(2005) Ahlert, Siclério; Arigony Neto, Jorge; Simões, Jefferson CardiaThis paper presents the results of the investigations about the Brabant Island, Antarctic Peninsula, studied using remote sensing data integrated with other GIS data as topography and glaciological approaches. This work was centered in the analyses of the glacial morphology and ice dynamics. The glacial morphology parameters were analyzed to systematize the classifications of the glaciers.
- ItemGerenciamento de recursos hídricos na bacia do Arroio Grande, RS: zoneamento ambiental através de inferência geográfica Fuzzy(2006) Ruhoff, Anderson LuisA Bacia Hidrográfica do Arroio Grande localiza-se na região central do Estado do Rio Grande do Sul. Como objetivo buscou-se elaborar uma proposta de zoneamento ambiental, a partir de um processo de regionalização de variáveis ambientais, com técnicas de Inferência Fuzzy. Com o estabelecimento dos fatores de importância (declividades, tipos de solos, formaçõs geológicas e uso e cobertura da terra), gerou-se uma grade numérica em um espaço contínuo, que varia entre 0 a 100%, representando a vulnerabilidade ambiental. Dentro desta perspectiva, classificou-se a bacia hidrográfica em 5 áreas de risco, variando desde áreas com baixa suscetibilidade, suscetibilidade moderada até áreas com alta suscetibilidade, através das quais se pode estabelecer algumas medidas de proteção ambiental e implementação estudos de gerenciamento de recursos hídricos em bacias na região sul do Brasil, como previsto pelo Fundo Setorial de Recursos Hídricos.
- ItemEducação ambiental não formal de adultos: possibilidades a partir de um viés metodológico(2006) Franco, Jussara Botelho; Molon, Susana InêsEste escrito sintetiza percepções de investigações realizadas comos mesmos sujeitos adultos em dois momentos históricos distintos:no ano de 2002(monografia de conclusão do curso de pedagogia) e no ano de 2005(dissertação de mestrado em educação ambiental) e traz reflexões sobre a educação ambiental não formal de adultos e sua estreita vinculação com a metodologia que a constitui. O objetivo nesse estudo não foi desenvolver a compreensão de currículo como práxis, como movimento em construção permanente estreitamente ligado a realidade socialvivida, apesar de estar ancorado nessa perspectiva. A metodologia utilizada para implementar a educação ambiental de adultos no espaço não formal, no caso, pautou-se em uma abordagem histórica e dialética. O que implica empercebê-la não apenas com a visão que usualmente dela se tem – restrita a sala de aula e utilizada tão somente para promover a apropriação do conhecimento já construído – mas como o processo em si, que constituiu toda a relação em seus aspectos organizacionais, relacionais, ativos, políticos e pedagógicos. Nesse sentido, capaz de produzir significados e sentidos às construções dos sujeitos pesquisados.Na visão apresentada, a metodologia se constituiu em uma totalidade, porém para dar maior visibilidade ao estudo das partes fundamentais que a compõe a opção foi por dividi-la em sete subtemas, entre eles participação e cidadania, recorte aqui enfocado.
- ItemAvaliação dos processos erosivos na bacia do Arroio Grande, RS, através da equação universal de perdas de solos(2006) Ruhoff, Anderson LuisO objetivo principal deste artigo é implementar, através da Programação em LEGAL do Aplicativo SPRING, a Equação Universal de Perdas de Solos (USLE), para avaliar o risco de processos erosivos na Bacia Hidrográfica do Arroio Grande, RS. A USLE avalia quatro parâmetros básicos, como a topografia do terreno, a erosividade das chuvas, a erodibilidade dos solos e os fatores de uso e manejo da terra. Com este artigo, pretende-se implementar estudos de gerenciamento de recursos hídricos em bacias hidrográficas na Região Sul do Brasil, como previsto pelo Fundo Setorial de Recursos Hídricos. Uma das áreas prioritárias de pesquisa é de Uso e Conservação dos Solos e Sistemas Hídricos, em que os principais problemas referem-se a erosão e compactação do solo, perda de cobertura natural e reflorestamentos inadequados. Com isso, objetiva-se subsidiar o desenvolvimento de práticas conservacionistas e preservação dos recursos hídricos das bacias hidrográficas.
- ItemAs mulheres e o mundo do trabalho: um estudo sobre as comerciárias da cidade do Rio Grande-RS(2006) Silva, Susana Maria Veleda da; Silva, Adinael Gautério da
- ItemA representação do discurso outro em um seminário virtual(2006) Hartmann, FernandoTomando como base teórica Lev Vigostki, Mikhail Bakhtin e Jacqueline Authier-Revuz partimos dos pressupostos de que o pensamento se realiza na palavra e de que uma das formas possíveis do processo de aprendizagem é a incorporação das palavras do outro no discurso de um locutor. Analisamos as interações dos participantes de um seminário virtual e interrogamos as formas da língua que possibilitam a um dado discurso se constituir a partir de outros discursos possibilitando assim um processo de aprendizagem que acontece pela incorporação das palavras do outro, explicitando que elas são do outro, a um determinado discurso enunciado. As formas da língua analisadas foram o discurso direto, discurso indireto, modalização em discurso segundo e modalização autonímica de empréstimo. Nós pensamos com as palavras do outro. Este aspecto da aprendizagem que verificamos nos recortes discursivos destacados de um seminário virtual também mostra que as palavras incorporadas nunca o são de modo passivo e as formas como elas aparecem no discurso fazem parte da constante construção do sentido que ocorre na interação do um com o outro.
- ItemO bibliotecário como agente socializador na disseminação da informação sobre meio ambiente: relato de experiência(Ed. da FURG, 2006) Martins, Mariza Silveira; Cipolat, SabrinaA preocupação com o meio ambiente está inserida em várias áreas do conhecimento e presente no cotidiano de diferentes tipos de profissionais. Fornecer informações, com o intuito de alcançar um comportamento ecologicamente correto, gerando pensamentos críticos e atitudes conscientes com relação ao ecossistema, também são tarefas do profissional bibliotecário. Colocar em prática tais atividades biblioteconômicas, através de métodos não-convencionais, foi o fator motivador que impulsionou o desenvolvimento deste trabalho, no qual crianças da 1º a 4º série da Escola Barão de Cerro Largo, localizada no município de Rio Grande, RS, pudessem participar de uma Trilha Ecológica e visualizar a natureza devastada e a natureza protegida, através da montagem de cenários e da narração de uma história infantil.
