ICHI - Trabalhos apresentados em eventos
URI permanente para esta coleçãohttps://rihomolog.furg.br/handle/1/147
Navegar
- ItemAnálise do módulo pesquisa dos softwares utilizados pelas bibliotecas universitárias federais da região sul do Brasil(2011) Dziekaniak, Cibele Vasconcelos; Dziekaniak, Gisele VasconcelosForam analisados os Módulos Pesquisa dos softwares das bibliotecas universitárias de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) da Região Sul do Brasil, a fim de identificar suas principais características e subsidiar sugestões de melhorias no Módulo de Pesquisa do software ARGO da Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Trabalhou-se com a análise documental e observação direta dos Módulos Pesquisa, bem como com a revisão de literatura nas áreas de avaliação de softwares, Web 2.0 e Web 3.0. Dentre os resultados mais importantes, destacam-se que a maioria dos softwares ainda não utiliza as principais características da Web 2.0, como é o caso da colaboratividade e indexação social(folksonomia), bem como da Web 3.0 com as ontologias e marcação semântica. Também se detectou que a maioria dos sistemas possui características semelhantes entre si, evidenciando uma preocupação das universidades federais em seguir tendências e padrões recomendados pela literatura da área. Porém, não há proximidade da maioria dos Módulos Pesquisa analisados com interfaces de serviços de busca de vanguarda na Web, como é o caso do catálogo da Amazon.com, que oferece, dentre outras funcionalidades, visualização das imagens da obra, espaço para o usuário postar sua opinião sobre a mesma e para postagem de resenha, lista com sugestões de leitura de obras, oferta das novas aquisições relativas ao assunto pesquisado. Conclui-se que o Sistema ARGO precisa implementar melhorias e passar por algumas mudanças para alcançar maior eficiência no seu Módulo Pesquisa, a fim de que, além de equiparar-se aos demais Módulos Pesquisa das universidades federais, insira funcionalidades oriundas das tecnologias e filosofias da Web 2.0 e 3.0, as quais oferecem possibilidades avançadas de relacionamento e recuperação de informação. Tais funcionalidades estão demonstradas no check-list desenvolvido como resultado desta pesquisa.
- ItemAvaliação dos processos erosivos na bacia do Arroio Grande, RS, através da equação universal de perdas de solos(2006) Ruhoff, Anderson LuisO objetivo principal deste artigo é implementar, através da Programação em LEGAL do Aplicativo SPRING, a Equação Universal de Perdas de Solos (USLE), para avaliar o risco de processos erosivos na Bacia Hidrográfica do Arroio Grande, RS. A USLE avalia quatro parâmetros básicos, como a topografia do terreno, a erosividade das chuvas, a erodibilidade dos solos e os fatores de uso e manejo da terra. Com este artigo, pretende-se implementar estudos de gerenciamento de recursos hídricos em bacias hidrográficas na Região Sul do Brasil, como previsto pelo Fundo Setorial de Recursos Hídricos. Uma das áreas prioritárias de pesquisa é de Uso e Conservação dos Solos e Sistemas Hídricos, em que os principais problemas referem-se a erosão e compactação do solo, perda de cobertura natural e reflorestamentos inadequados. Com isso, objetiva-se subsidiar o desenvolvimento de práticas conservacionistas e preservação dos recursos hídricos das bacias hidrográficas.
- ItemO bibliotecário como agente socializador na disseminação da informação sobre meio ambiente: relato de experiência(Ed. da FURG, 2006) Martins, Mariza Silveira; Cipolat, SabrinaA preocupação com o meio ambiente está inserida em várias áreas do conhecimento e presente no cotidiano de diferentes tipos de profissionais. Fornecer informações, com o intuito de alcançar um comportamento ecologicamente correto, gerando pensamentos críticos e atitudes conscientes com relação ao ecossistema, também são tarefas do profissional bibliotecário. Colocar em prática tais atividades biblioteconômicas, através de métodos não-convencionais, foi o fator motivador que impulsionou o desenvolvimento deste trabalho, no qual crianças da 1º a 4º série da Escola Barão de Cerro Largo, localizada no município de Rio Grande, RS, pudessem participar de uma Trilha Ecológica e visualizar a natureza devastada e a natureza protegida, através da montagem de cenários e da narração de uma história infantil.
- Item“Brasilidade X Platinidade”: a construção historigráfica acerca das revoluções sul-rio-grandenses(2000) Alves, Francisco das Neves
- ItemClassificação morfológica das geleiras da ilha Brabant, Antártica através de sensoriamento remoto(2005) Ahlert, Siclério; Arigony Neto, Jorge; Simões, Jefferson CardiaThis paper presents the results of the investigations about the Brabant Island, Antarctic Peninsula, studied using remote sensing data integrated with other GIS data as topography and glaciological approaches. This work was centered in the analyses of the glacial morphology and ice dynamics. The glacial morphology parameters were analyzed to systematize the classifications of the glaciers.
- ItemUma comunidade quilomba na rota dos tropeiros(2009) Kuniochi, Marcia Naomi; Molet, Claudia Daiane GarciaO texto fala sobre a comunidade quilombola localizada no município de Palmares do Sul, no Rio Grande do Sul, a Comunidade Quilombola do Limoeiro, atualmente, luta pelo reconhecimento e titularização de suas terras, a partir do artigo 68 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias (ADTC) da Constituição Federal de 1988, que determinou o reconhecimento e conseqüente propriedade definitiva das terras ocupadas pelos remanescentes quilombolas. Desse modo, foi firmado um convênio, em 2008, entre o Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) para a realização do relatório sócio-antropológico e histórico, para pesquisar a origem, a territorialidade e a historicidade dos remanescentes quilombolas do Limoeiro. A ocupação inicial do território de Palmares, específica da mente das Sesmarias da Xarqueada e do Quintão, onde se localiza a comunidade, foi realizada no século XVIII, quando Manoel Jorge da Silva, que era tropeiro e negociante, foi agraciado com terras, ao longo do Caminho das Tropas, pelas lutas travadas em Colônia do Sacramento. Já a origem da comunidade remonta à primeira metade do século XIX, com a doação de um quinhão de terras na Sesmaria da Xarqueada, ao casal ancestral quilombola, Perpétua Maria da Conceição e Antônio Manuel Jorge que eram livres na época da doação, formando assim, um território de negros livres. No relatório, entregue no início de 2009, ficamos encarregadas de pesquisar a parte histórica com o objetivo de reconstituir a origem da Comunidade. Surpreendentemente, a origem dos primeiros povoadores, que poderiam ter levado escravos para a região, retrocedeu a um período anterior à constituição da Província do Rio Grande do Sul. Nesse sentido, apresentamos neste trabalho a pesquisa histórica que explica a concessão de terra a esses povoadores, oriundos da Colônia de Sacramento, que justifica a presença dos negros no Limoeiro.
- ItemA concepção de educação e a condução de processos participativos na gestão ambiental pública. O caso do conselho ambiental da Ilha dos Marinheiros (Rio Grande - RS)(2011) Lima, Luciana Sereneski de; Molon, Susana Inês; Asmus, Milton Lafourcade; Loureiro, Carlos Frederico BernardoO objetivo deste artigo é refletir criticamente sobre a vinculação entre as concepções de educação e a forma como são conduzidos processos participativos no contexto da gestão ambiental pública. A reflexão incidiu sobre o processo participativo no Conselho Ambiental da Ilha dos Marinheiros (Rio Grande-RS) e deu-se a partir da perspectiva sócio-histórica de pesquisa qualitativa. A análise crítica da experiência desvelou sentidos implícitos que apontam para caminhos que não condizem com aqueles que discursivamente se assumiu. A equipe que conduziu o processo tinha como objetivo de sua atuação o “empoderamento” do Conselho, ao mesmo tempo sua prática gerou uma relação de profunda dependência que impediu atingir plenamente esse objetivo. Revelou-se com a pesquisa que a equipe adotou ao mesmo tempo as concepções de educação tradicional e construtivista, sob o lema do “aprender fazendo”. Isto reforçou as relações de dependência e opressão que se buscava superar.
- ItemConhecer os atores da educação superior brasileira: influencia e consentimento nas políticas educacionais(2010) Paixão, Cassiane de Freitas
- ItemConstituição da cadeia do petróleo, gás natural e naval do RS: elementos para a formação de um cluster para a indústria naval e offshore gaúcha(2012) Carvalho, Diogo Sá; Domingues, Marcelo Vinicius de la Rocha; Carvalho, Andréa BentoO objetivo deste trabalho é caracterizar a potencial cadeia de suprimentos do Polo Naval do Rio Grande a partir dos Arranjos Produtivos Locais consolidados no estado e que compõem a potencial rede supridora do referido Polo. Além disso, apontar se empresas e instituições do Rio Grande do Sul estão envolvidas em atividade inovativas, e através destes atentar para a possibilidade de um cluster estar sendo formado.
- ItemCriação de um banco de dados para o centro de atendimento terapêutico e social - CATES(2012) Rodrigues, Mateus de Moura; Silva, Anderson Vargas da; Castanho, Denise MolonO presente trabalho apresenta o relatório das atividades desenvolvidas durante a disciplina de Estágio Supervisionado do curso de Arquivologia da UFSM, elaborado como requisito parcial para a obtenção do grau de bacharel em Arquivologia. As atividades foram desenvolvidas no Centro de Atendimento Terapêutico e Social (CATES). O relatório expõe a realidade arquivística encontrada na organização através do diagnóstico, onde ficou clara a necessidade de implementar um banco de dados para o gerenciamento da informação dos pacientes e atendimentos realizados no órgão. Posteriormente ao diagnóstico foi elaborada uma proposta de trabalho que proporcionou a modelagem de um banco de dados que atendesse as necessidades do CATES.
- ItemA defesa da liberdade e da democracia em Sérgio Burque de Holanda e Assis Chateaubriand: caminhos entrecruzados(2010) Matos, Júlia Silveira
- ItemDesigualdades no acesso aos serviços de saúde: estudo bibliométrico sobre a Lei dos Cuidados Inversos(2010) Maia, Maria de Fátima Santos; Caregnato, Sônia ElisaEstudo bibliométrico sobre as desigualdades no acesso a saúde,realizado a partir da analise das citações feitas a um artigo da área médica.O trabalho de Julian Tudor Hart que lançou A lei dos cuidados inversos em 1971 foi analisado quanto as características de impacto,dispersão geográfica e,através das co-citações,foram identificados os trabalhos e autores que compartilham um mesmo espaço cognitivo com o autor.O artigo foi citado 528 vezes no período (1971 - 2010) um número significativo se comparado com outros trabalhos sobre o mesmo tema.O artigo foi citado por autores de 34 diferentes países,incluindo o Brasil.Dois autores,incluindo um brasileiro,compartilham um mesmo espaço cognitivo com o artigo analisado.Os resultados também mostram que o tema foi sendo absorvido com maior intensidade nas ultimas décadas,e parece ter amadurecido ao longo do tempo.
- ItemDesigualdades no acesso aos serviços de saúde: estudo bibliométrico sobre a Lei dos Cuidados Inversos(2010) Maia, Maria de Fátima Santos; Caregnato, Sônia ElisaEstudo bibliométrico sobre desigualdades no acesso a saúde, realizado a partir da análise das citações feitas a um artigo da área médica. O trabalho de Julian Tudor Hart que lançou A Lei dos Cuidados Inversos em 1971 foi analisado quanto às características de impacto, dispersão geográfica e, através das co-citações, foram identificados os trabalhos e autores que compar tilham um mesmo espaço cogn itivo com o autor. O artigo foi citado 528 vezes no período (1971-2010), um número significativo se comparado com outros trabalhos sobre o mesmo tema. Houve um crescimento no númer o de citações ao longo do período. O artigo foi ci tado por autores de 34 difere ntes países, incluindo o Brasil. Dois autores, incluindo um brasileiro, compartilham um mesmo espaço cognitivo com o artigo analisado. Os resultados também mostraram que o tema foi sendo absorvido com maior intensidade nas últimas décadas, e parece ter amadurecido ao longo do tempo.
- ItemDesigualdades no acesso aos serviços de saude: estudo bibliométrico sobre a lei dos cuidados inversos.(2010-10-25) Maia, Maria de Fátima Santos; Caregnato, Sônia ElisaEstudo bibliométrico sobre desigualdades no acesso a saúde, realizado a partir da análise das citações feitas a um artigo da área médica. O trabalho de Julian Tudor Hart que lançou A Lei dos Cuidados Inversos em 1971 foi analisado quanto às características de impacto, dispersão geográfica e, através das co-citações, foram identificados os trabalhos e autores que compartilham um mesmo espaço cognitivo com o autor. O artigo foi citado 528 vezes no período (1971-2010), um número significativo se comparado com outros trabalhos sobre o mesmo tema. Houve um crescimento no número de citações ao longo do período. O artigo foi citado por autores de 34 diferentes países, incluindo o Brasil. Dois autores, incluindo um brasileiro, compartilham um mesmo espaço cognitivo com o artigo analisado. Os resultados também mostraram que o tema foi sendo absorvido com maior intensidade nas últimas décadas, e parece ter amadurecido ao longo do tempo.
- ItemDiversificação da Educação Superior no Brasil: Políticas Públicas em questão(2007) Paixão, Cassiane de FreitasO presente artigo busca trazer uma série de questionamentos sobre a educação superior, refletindo sobre o papel do diploma e do indivíduo na sociedade contemporânea. Parte-se do entendimento dos rumos sociais, baseado na idéia de globalização e da sociedade de conhecimento, indicando assim, um processo de reestruturação do sistema de ensino. Os anos de 1990 demarcam muito claramente essa esfera, indicando um conjunto de políticas internacionais que incidem sobre os ditames da educação superior e merecem ser observados com maior atenção quando se questiona os caminhos da educação. Afinal, para onde está sendo dirigida a educação superior no Brasil? Quais as demandas da sociedade contemporânea? A evolução quantitativa da educação superior na última década corresponde também a uma expansão qualitativa? E o que significa esse ideal de qualidade?
- ItemDivulgação Científica da Biblos – Revista do Instituto de Ciências Humanas e da Informação(2019) Lira, Edna Karina da Silva; Gonçalves, Maison Roberto Mendonça; Miranda, Angélica Conceição DiasApresenta a importância de publicizar o conhecimento produzido à sociedade. O estudo teve por objetivo geral apresentar a indexação da revista Biblos no software de referência Mendeley e por objetivos específicos: a)apresentar a indexação da revista Biblos no Mendeley e b) apresentar os números indexados. Foram inseridos 7 volumes e 14 números na referida plataforma. A proposta encontra-se em andamento e outras formas de divulgação dos periódicos estão sendo estudadas.
- ItemEducação ambiental não formal de adultos: possibilidades a partir de um viés metodológico(2006) Franco, Jussara Botelho; Molon, Susana InêsEste escrito sintetiza percepções de investigações realizadas comos mesmos sujeitos adultos em dois momentos históricos distintos:no ano de 2002(monografia de conclusão do curso de pedagogia) e no ano de 2005(dissertação de mestrado em educação ambiental) e traz reflexões sobre a educação ambiental não formal de adultos e sua estreita vinculação com a metodologia que a constitui. O objetivo nesse estudo não foi desenvolver a compreensão de currículo como práxis, como movimento em construção permanente estreitamente ligado a realidade socialvivida, apesar de estar ancorado nessa perspectiva. A metodologia utilizada para implementar a educação ambiental de adultos no espaço não formal, no caso, pautou-se em uma abordagem histórica e dialética. O que implica empercebê-la não apenas com a visão que usualmente dela se tem – restrita a sala de aula e utilizada tão somente para promover a apropriação do conhecimento já construído – mas como o processo em si, que constituiu toda a relação em seus aspectos organizacionais, relacionais, ativos, políticos e pedagógicos. Nesse sentido, capaz de produzir significados e sentidos às construções dos sujeitos pesquisados.Na visão apresentada, a metodologia se constituiu em uma totalidade, porém para dar maior visibilidade ao estudo das partes fundamentais que a compõe a opção foi por dividi-la em sete subtemas, entre eles participação e cidadania, recorte aqui enfocado.
- ItemEducação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente(2011) Dolci, Luciana Netto; Molon, Susana InêsEste projeto de pesquisa busca compreender o processo de inserção e de desenvolvimento do teatro na sala de aula como um “fazer” potencializador da educação estético-ambiental. Os sujeitos da pesquisa são três professores que desenvolvem atividades teatrais visando à educação ambiental em escolas do ensino fundamental e médio, que tratam estas ações como um trabalho contínuo e assíduo. É uma pesquisa qualitativa de cunho sócio-histórica. Num primeiro momento a produção de significados e de sentidos será coletada por meio de entrevistas semi-estruturadas com os referidos professores; de observações registradas em diário de campo das oficinas de teatro na escola em que os sujeitos desta pesquisa atuam; de filmagens e de fotografias no ambiente escolar em que os sujeitos realizam a atividade teatral. Num segundo momento, os sujeitos da pesquisa participarão do ateliê em que eles apresentarão a metodologia que utilizam na inserção do teatro na sua prática docente, bem como leituras, discussões e reflexões acerca da educação estético-ambiental. Em um terceiro momento, coletam-se novamente a produção de significados e de sentidos por meio de entrevistas, observações, filmagens e fotografias, para compreender o movimento que ocorreu após o ateliê e se ocorreu algum movimento. Ainda serão analisados os portfólios dos sujeitos da pesquisa, onde eles irão registrar todos os momentos significativos desde o primeiro dia em que se inicia a coleta até o último contato. Pretende-se com esta pesquisa pensar sobre a práxis do teatro na escola, desvelando o que motiva os professores e professoras a inserirem e desenvolverem o teatro na sua prática docente com o intuito de ser uma possibilidade de transformação do espaço escolar, contribuindo para a educação estético-ambiental.
- ItemEducação estético-ambiental: potencialidades do teatro na prática docente(2011) Dolci, Luciana Netto; Molon, Susana InêsEste projeto de pesquisa busca compreender o processo de inserção e de desenvolvimento do teatro na sala de aula como um “fazer” potencializador da educação estético-ambiental. Os sujeitos da pesquisa são três professores que desenvolvem atividades teatrais visando à educação ambiental em escolas do ensino fundamental e médio, que tratam estas ações como um trabalho contínuo e assíduo. É uma pesquisa qualitativa de cunho sócio-histórica. Num primeiro momento a produção de significados e de sentidos será coletada por meio de entrevistas semi-estruturadas com os referidos professores; de observações registradas em diário de campo das oficinas de teatro na escola em que os sujeitos desta pesquisa atuam; de filmagens e de fotografias no ambiente escolar em que os sujeitos realizam a atividade teatral. Num segundo momento, os sujeitos da pesquisa participarão do ateliê em que eles apresentarão a metodologia que utilizam na inserção do teatro na sua prática docente, bem como leituras, discussões e reflexões acerca da educação estético-ambiental. Em um terceiro momento, coletam-se novamente a produção de significados e de sentidos por meio de entrevistas, observações, filmagens e fotografias, para compreender o movimento que ocorreu após o ateliê e se ocorreu algum movimento. Ainda serão analisados os portfólios dos sujeitos da pesquisa, onde eles irão registrar todos os momentos significativos desde o primeiro dia em que se inicia a coleta até o último contato. Pretende-se com esta pesquisa pensar sobre a práxis do teatro na escola, desvelando o que motiva os professores e professoras a inserirem e desenvolverem o teatro na sua prática docente com o intuito de ser uma possibilidade de transformação do espaço escolar, contribuindo para a educação estético-ambiental.
- ItemO espaço segregado da mulher na cadeia produtiva da pesca(2004) Collares, Leni Beatriz CorreiaA proposta deste artigo é apresentar um relato sobre uma pesquisa que teve como meta a observação e análise da participação das mulheres no âmbito da atividade produtiva na Colônia de Pesca Z3,localizada às margens da Lagoa dos Patos no município de Pelotas Palavras-chave: cadeia produtiva; pesca; gênero.
