ICHI - Instituto de Ciências Humanas e da Informação
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52 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemVidas invisibilizadas: uma proposta de cinema de animação sobre o gênero feminino na história do RS no século XIX(2024) Sinoti, Kárita Gill; Gonçalves, Jussemar WeissO presente trabalho tem como foco a produção de uma Animação que retrate as mulheres em condição de subalternidade no Rio Grande do Sul, na segunda metade do século XIX. O estudo visa estabelecer as condições de existência do feminino no referido período, visando a produção do roteiro, elementos cênicos e de construção das personagens, para tanto, a partir da perspectiva de gênero foi feita a pesquisa através da análise de periódicos, relatos de viajantes que estiveram no Sul do Brasil e descreveram os hábitos da população local, a geografia, arquitetura e, especialmente, a condição feminina. A pesquisa nas fontes primárias, somada a análise da bibliografia produzida por historiadores e historiadoras, nos apresenta uma sociedade generificada onde para a mulher eram atribuídas duras normas comportamentais. Esses elementos associados à literatura que retrata o sul do Brasil, servem como base para a criação de um material didático, que complemente a ausência percebida nos livros didáticos aqui pesquisados quando nos debruçamos sobre as questões femininas no Rio Grande do Sul do século XIX. Produzimos a partir desse estudo um audiovisual, em formato de Animação, que busca auxiliar os docentes no ensino de história a partir da ótica das mulheres e que traga de forma mais ampla ao discente, vários elementos que contextualizem o século XIX no Rio Grande do Sul, e principalmente, traga elementos que fomentem o debate sobre o ser mulher no passado e presente.
- ItemEducação Patrimonial no ensino de História: informação e conhecimento: metodologia e aplicação de Educação Patrimonial em acervos e bens arqueológicos(2023) Godoi, Gleidson Lavoura; Pestana, Marlon BorgesO trabalho tem como foco a educação patrimonial, um campo interdisciplinar, além do tratamento relacionado ao patrimônio arqueológico também abordará o processo de escavação. No contexto educacional, será proposto aos profissionais interessados um trabalho voltado aos procedimentos de divulgação e escavação. Para atingir esse objetivo, é fundamental identificar o uso de técnicas de conservação e educação patrimonial, o que implica na apresentação dessas técnicas aplicadas tanto no campo quanto no laboratório da Arqueologia. Além disso, vamos explorar as interações entre essas áreas de conhecimento e criar uma sandbox (caixa de areia) contendo materiais arqueológicos. As técnicas metodológicas de escavação desempenham um papel crucial, uma vez que compreender como lidar com cada etapa é essencial para garantir o sucesso do processo. A intenção dessa abordagem temática é estimular discussões, promover a possível adaptação e conscientizar sobre o tratamento adequado dos registros arqueológicos, desde o trabalho de campo até as análises laboratoriais. Os métodos aplicados neste trabalho também enfatizam a educação patrimonial, que é incorporada ao ensino de História. É importante destacar que essas discussões devem ocorrer no âmbito acadêmico, permitindo a análise direta das ações relacionadas a conceitos e definições históricas. Todas as pesquisas e análises realizadas em sala de aula contribuem para que os futuros profissionais possam desenvolver uma base sólida. Para alcançar esse objetivo de forma eficaz, é fundamental compreender que as ciências oferecem uma ampla gama de fontes e métodos de trabalho. A Arqueologia, em particular, tem como essência a investigação do passado e, como resultado, a conservação permanente de artefatos arqueológicos.
- ItemHistória do processo de inclusão de servidores Técnico-Administrativos em Educação, pessoa com deficiência, na Universidade Federal do Rio Grande (FURG)(2024) Moraes, Adriana Borges de Campos; Prado, Daniel PorciunculaEste trabalho propõe investigar a história do processo de inclusão de servidores Técnico- Administrativos em Educação (TAE), Pessoa com Deficiência (PcD), na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), tendo em vista os processos educacionais, históricos e sociais que as pessoas com deficiências atravessaram até a conquista e a regulamentação legal do direito à inclusão no mundo do trabalho, sendo no órgão público através de concurso público. Objetiva-se o fortalecimento do ensino-aprendizagem da História da Universidade, através da interpretação dos processos inclusivos adotados na instituição, acrescido da compreensão dos contextos históricos e do reconhecimento das narrativas dos sujeitos, para a efetiva participação, reconhecimento de identidade e inclusão social e laboral dos servidores TAE PcD. Para tanto, foi realizado o levantamento do quantitativo de servidores TAE PcD, entrevista com a gestão da Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (PROGEP), assim como com os servidores TAE PcD. Como produto pedagógico para a construção do conhecimento, propõe-se, a partir da identificação de fatores apresentados pela PROGEP e pelos servidores PcD, a elaboração de projeto institucional que vise a construção da identidade desses servidores e que possa contribuir para aprimorar o processo de inclusão na instituição e a melhora na qualidade de vida laboral e social desse segmento populacional.
- ItemTurhistônio: um curso como abordagem complementar do Ensino de História, relacionando turismo, história e patrimônio(2023) Alvarinho, João Pedro Barbosa; Pestana, Marlon BorgesO papel do turismólogo está intrinsecamente ligado à interpretação e preservação da história, envolvendo uma responsabilidade profunda e contextualizada. Sua atuação não se limita à exposição histórica, mas estende-se à conscientização democrática da população sobre os espaços e imaginários locais. Apesar das preocupações de que o turismo possa gerar narrativas distorcidas para benefício econômico de poucos, a realidade é complexa, abrangendo esforços autênticos e práticas oportunistas.O debate sobre os impactos éticos e socioeconômicos do turismo continua relevante, sublinhando a necessidade de abordagens responsáveis na gestão e promoção do setor. Nacionalmente, existe uma tendência a favorecer narrativas unilaterais, destacando a importância de abordagens mais equilibradas para permitir a emergência de múltiplos discursos. A conexão entre memória, preservação e atividade turística é vital, frequentemente associada à interpretação do patrimônio. Este trabalho propõe um diálogo acessível sobre a importância da história no curso de turismo, visando formar profissionais conscientes de suas responsabilidades. O projeto TURHISTÔNIO busca preencher lacunas históricas na formação acadêmica, oferecendo um curso complementar para incentivar práticas de ensino mais profundas e significativas. O objetivo é promover uma abordagem responsável e informada na formação de turismólogos, destacando a relevância da história na compreensão e promoção do turismo.
- ItemA Belle Époque do Rio Grande: um estudo do cotidiano nas fotografias do sr. Ruffier(Ed. da FURG, 2024) Ortigara, Andrea Maio
- Item"De modelo à toda a terra" : valorizando o patrimônio cultural quilombola em sala de aula(2019) Costa, Alaídes Terezinha Dias da; Schiavon, Carmem Gessilda BurgertO presente trabalho tem por objetivo apresentar os resultados obtidos por meio de pesquisa desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em História, mestrado profissional. A pesquisa gira em torno do Patrimônio Cultural e da Educação Escolar Quilombola na Comunidade Remanescente de Quilombo de Casca, situada na cidade de Mostardas, Rio Grande do Sul. No primeiro capítulo demonstraremos de que forma conceituamos, patrimônio, educação patrimonial, quilombo, educação quilombola, ensino de História, bem como nos propomos a pensar a quem serve o patrimônio o patrimônio é o mesmo para todos? Assim, ao longo deste primeiro capítulo essas serão nossas indagações geradoras da pesquisa; para que se possa elucidá-las, faremos uso de revisão bibliográfica no tocante ao patrimônio, remanescentes de quilombos, educação e a educação ligada ao patrimônio e às populações ditas quilombolas. No segundo capítulo, pretendemos apresentar parte prática da pesquisa em que demonstraremos nossa incursão na comunidade, conhecendo sua história e trajetória enquanto comunidade remanescente de quilombo, por meio da catalogação das peças oriundas da comunidade que compõem o acervo localizado na escola, observação das aulas da turma de quinto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental Quitéria Pereira do Nascimento e entrevista com a educadora da turma com o objetivo de identificar de que forma ocorre o ensino de História naquela turma, principalmente, o ensino da História local. O terceiro capítulo será dedicado a demonstrar de que forma elaboraremos o material de apoio que será disponibilizado a quem realizar visita ao acervo de patrimônio quilombola, quais as atividades proporemos para compor esse material, quais ações de ensino/aprendizagem constarão nesse folheto informativo. Também, nesse capítulo, pretendemos dar conta de realizar ações de aproximação entre a turma do quinto ano da E.M.E.F Quitéria Pereira do Nascimento e o acervo do museu, bem como uma aproximação entre a comunidade escolar e o acervo, de forma mais generalizante.
- ItemTransgressões e metamorfoses da razão entre guerras : surrealismo como dispositivo pedagógico no ensino(2020) Faria, Renata Torma; Lenzi, Teresa de Jesus Paz MartinsEste trabalho tem como objetivo propor uma reflexão acerca das diferenças entre os alunos dentro de uma sala de aula, assim como refletir sobre como estes mesmos alunos, por serem tão diferentes entre si, aprendem de maneiras diferentes. Utilizando-se da metodologia VARK, que irá propor quatro diferentes maneiras de aprendizado, criou-se um material didático que propõe uma nova perspectiva sobre o período entre a primeira e a segunda guerra mundiais, onde os alunos poderão ver sob diferentes ângulos como se deram os acontecimentos entre o conturbado período entre 1920 até meados de 1960.
- ItemDiscutindo e problematizando as narrativas de três gerações de docentes de História(2016) Navarro, Aline Garcia; Sosa, Derocina Alves CamposO trabalho se apresenta como uma oportunidade de realizar um estudo das narrativas e das práticas de professores de História de escolas públicas, visando promover uma discussão que leve em consideração os vários aspectos que constituem a profissão docente. Sabe-se que relatos, narrativas e/ou testemunhos revelam a singularidade dos sujeitos, desta forma este estudo estrutura-se sob a questão: até que ponto se diferenciam as percepções dos professores (de três gerações distintas) sobre as transformações do ensino da História? A resposta a questão elencada oportuniza a formação de uma coletânea de relatos de grupos distintos de professores de Histórias, investigando sua percepção sobre o avanço do processo de ensino-aprendizagem na área, bem como sua capacidade de adaptação as mudanças, de forma que se apresenta como uma contribuição a qualificação dos processos de formação de professores de História. Assim sendo tem-se por objetivo geral realizar um estudo das narrativas e das práticas dos professores de História de escolas públicas, visando promover uma discussão que leve em consideração os vários aspectos que constituem a profissão docente em tempos distintos, e por objetivos específicos analisar o contexto histórico de professores de três gerações distintas; investigar a percepção dos professores de História frente aos quesitos de formação docente e sua relação com o exercício da profissão; relacionar as alterações nos quesitos de formação docente às demandas sociais; apontar as possíveis alterações nas práticas de ensino de História ocorridas em função da demanda por inovação; analisar a influência das transformações políticas e sociais para a qualidade de ensino. O estudo alcançou 3 professores de cada geração, caracterizando-se como estudo de corte, com subsidio bibliográfico, descritivo-exploratório, qualitativo. Foi feita análise de conteúdo, constituindo-se uma pesquisa narrativa, incluindo biografias, histórias de vida, autobiografias, relatos orais, depoimentos e testemunhos. Conclui-se que a subjetividade dos docentes diferencia-se tanto em consideração ao contexto em que esta situada a escola de atuação profissional, quanto em função das gerações. Os profissionais da primeira geração transmitem sentimentos antagônicos ao relatarem sua história, de onde começa com a realização que com o tempo transforma-se em frustração, um dos fatores principais que as levam a este sentir, são a sobrecarga horária e o déficit na formação, ou incapacidade de acompanhar as inovações. A segunda geração percebe maior dificuldade, em geral, com o processo de inclusão que requer metodologias múltiplas, adequações ao fator surpresa; confronto com um dia-a-dia repleto de desafios; já a terceira geração se encontra em um contexto onde as experiências são temporais, em situação de risco e vulnerabilidade devido à violência nas escolas, o avanço das tecnologias e a formação apontam a necessidade de serem trabalhadas melhores as questões comportamentais. Conforme docentes, educar é um processo dinâmico vivo, que não apresenta receita; a experiência não esta necessariamente para o tempo de atuação, de forma que relatos do passado podem até contribuir para compreensão do futuro, percebe-se através destes a influência das políticas, da economia sobre a gestão escolar, mas frente a subjetividade dos alunos, e a realidade local não servem para resolução de problemas do dia-a-dia.
- ItemEntre a História ensinada e a reprodução de representações excludentes(2017) Aguirre, Kathleen Kate Dominguez; Paixão, Cassiane de FreitasNeste trabalho temos por objetivo identificar representações excludentes reproduzidas nos espaços escolares, a partir das categorias raça, pobreza, perspectivas de mundo e futuro. Para tanto, partimos da perspectiva do historiador Marc Ferro (1990) de que, durante a infância, os sujeitos produzem sentidos e constroem narrativas sobre sua identidade e sobre os "outros", ou seja, outros grupos sociais, outras sociedades, outros lugares, a partir das histórias que são reproduzidas e legitimadas nas/pelas instituições sociais (família, escola etc.). Ainda, baseamo-nos na perspectiva de que as condições sociais de existência de pobres e negros são fruto de um processo histórico de exclusão e igualmente da reprodução de representações hegemônicas que legitimam a injustiça sobre os mesmos, negando a distribuição desigual de riquezas, assim como perpetuando o racismo institucional no Brasil. A partir destas perspectivas nos apropriamos de uma discussão teórica sobre exclusão, processos de representação social e educação etnicorracial, para então realizar as práticas investigas no espaço escolar e analisar as representações de crianças pobres e negras. As práticas investigativas desta pesquisa foram desenvolvidas na Escola Alcides Barcelos, localizada no Bairro Getúlio Vargas, retrato da exclusão social e racial na cidade de Rio Grande/RS, e organizadas em três encontros semanais desenvolvidos com crianças de 9 a 13 anos, alunos(as) de 4º e 5º ano da Escola Estadual Alcides Barcelos, onde buscamos ouvir e observar suas representações a partir da contação de histórias de temática etnicorracial contadas por três mulheres negras. Relacionando as práticas investigativas às perspectivas teóricas chegamos à conclusão de que não é suficiente acreditar numa transformação social através da Escola, visto que ela serve a ordem dominante e reproduz representações sociais e raciais com vistas à sua manutenção. Contudo, acreditamos que é possível que os agentes sociais produzam uma reeducação das relações etnicorraciais, fomentadas a partir da desconstrução dos privilégios, reconhecimento dos grupos excluídos na história, denúncia da sociedade classista e racista, e no protagonismo de crianças pobres e negras através de suas experiências do cotidiano escolar e do ensino de História.
- ItemEnsino de história : o olhar dos e das estudantes do nono ano, da EEEM Lilia Neves (Rio Grande, RS), sobre a ditadura civil militar(2016) Sosa, Júlio Cezar Gonçalves; Senna, Adriana kivanski deA presente dissertação, apresentada ao, programa PROFHISTÒRIA, teve como proposição proposição e aplicação de uma prática pedagógica nas aulas de História do Nono Ano do Ensino Fundamental, da EEE Lília Neves. A metodologia de investigação foi um estudo de caso. O recorte foi a Ditadura Civil e Militar no Brasil (1964-1885). A partir da abordagem d a Educação História e da metodologia de aulas-oficinas, procurou-se investigar o olhar desses estudantes sobre esse fato histórico. A partir da investigação dos conhecimentos tácitos dos sujeitos da pesquisa e da intervenção pedagógica do professor.
