IE - PPGEC -Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
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- ItemCocriação de recursos educacionais abertos (rea) na formação de professores de ciências: framework conceitual para Coaprendizagem em rede na experimentação online(2023) Ortiz, José Oxlei de Souza; Dorneles, Aline MachadoEsta tese de doutorado foi desenvolvida no programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Essa pesquisa teve como intuito principal responder a seguinte questão de pesquisa: Que princípios emergem do processo de coaprendizagem e cocriação em uma comunidade de indagação online com professores ao debaterem/praticarem a Experimentação em Ciências pautado em REA? Para o decorrer desta proposta foram elaborados 6 percursos que estão interconectados: no Percurso 1, discorre-se sobre o percurso do professor/pesquisador e suas motivações. No Percurso 2, apresenta-se um panorama de pesquisas relacionadas com a mesma temática do estudo, e por fim, aborda-se o aporte teórico, ao modo de produzir entendimento da temática REA e suas implicações no processo de ensino e aprendizagem. Em sequência no Percurso 3, discorre-se sobre os conceitos de Educação Aberta e Ciência Aberta e os processos de coaprendizagem. No Percurso 4, dialoga-se sobre o desenvolvimento do estudo que tem como base metodológica a pesquisa-formação. Em seguida apresenta-se o campo empírico, sendo que, ele foi construído coletivamente com os estudantes da disciplina Indagação Online na Experimentação em Ciências do PPGEC - FURG. Essa ação resultou na produção de material documental relacionado ao processo de apropriação e cocriação de REA na formação com professores de Ciências. As informações foram produzidas através dos registros escritos de relatos de experiências formativas, registrados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da disciplina. Em sequência no Percurso 5, propõe-se a formação do corpus de análise a partir do framework de análise desenvolvido durante a pesquisa, sendo uma estrutura constituída de um tripé metodológico, que se utilizava da escrita narrativa, da pesquisa-formação e da fenomenologia-hermenêutica, com a intenção de compreender o que é isso que se mostra quando aproximamos os contextos dos participantes e suas experiências de formação, com práticas educacionais que envolvem a experimentação online e a temática REA. Assim, foram analisadas as informações a partir do framework de análise, produzindo dados e elementos que contribuíram na questão de pesquisa e para a proposta do framework conceitual. E no Percurso 6, dialoga-se sobre os conceitos de framework, bem como, apresenta-se as 05 dimensões resultantes desta pesquisa: (i) Dimensão Apropriação de REA (ii) Dimensão Domínio Didático-pedagógico (iii) Dimensão Curadoria Educacional de REA (iv) Dimensão Tecnologias Digitais (v) Dimensão Espaço Coletivo para Cocriação, e seus respectivos princípios. E por fim, com as dimensões, e seus respectivos princípios, constitui-se o framework conceitual, que visa auxiliar a navegação em experiências formativas, contribuindo para o planejamento e criação de um ecossistema educacional de coaprendizagem, com ênfase no movimento de apropriação e cocriação de REA, que estão inseridos na Experimentação Online no ensino de Ciências.
- ItemExperiências narrativas de divulgação científica na formação inicial de professores de ciências(2022) Zismann, Jonatan Josias; Dorneles, Aline MachadoThis master's thesis is developed in the Graduate Program of Science Education (PPGEC) at the Universidade Federal do Rio Grande - FURG. It seeks to understand the teaching experiences related to the theme of Scientific Dissemination developed in the school context in the area of science teaching. To expose the information obtained by the research process, the work is structured in the form of 03 articles. The first article is a narrative (auto)biographical research, in which the interlocutor searches in his/her life experiences, facts, moments, places that describe his/her history of formation. The second article is a bibliographic review of the state of knowledge, which seeks to inventory the academic production, especially the theses and dissertations that address the theme of Scientific Dissemination in Science teaching. A study carried out in the Brazilian Digital Library of Theses and Dissertations (BDTD), which allowed us to have a preliminary understanding of the way in which Scientific Dissemination has been worked on in schools. The third article presents the creation of short stories with the narrative experiences that emerged from the Interactive Reading Group of Scientific Disclosure Texts. The purpose of this short story is to interpret and highlight the potential of the insertion of reading in the context of science teacher education, especially the reading of texts related to the dissemination of science. Another perspective evidenced in this chapter is the understanding of experience in which the reading and the process of group experience allowed sharing and learning with the experience of the other that emerges from the collective speech and understanding. The research in its entirety aims to understand and glimpse the potentialities of the use of Scientific Disclosure in the school space, in the same way it allows, through the narrative experience produced by a learning community of teachers, to establish focuses and strategies for the use of such a methodological tool.
