IE - PPGEC -Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
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- ItemMetodologia Científica nos cursos de Licenciatura em Ciências nas instituições de ensino federais gaúchas: uma análise das ementas disciplinares(2023) Firme, Simone Machado; Miranda, Angélica C. D.; Silva, João Alberto daTese foi apresentada ao Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, na linha de pesquisa Educação Científica: as Tecnologias Educativas no Processo de Aprendizagem. A metodologia científica também é considerada uma importante abordagem para a formação de docentes, a qual irá disseminar a educação por meio da pesquisa para o ensino básico. Com isso, a presente tese trata-se de uma pesquisa sobre a Metodologia Científica nos cursos de Licenciatura em Ciências. A pesquisa caracteriza-se pela aquisição da informação, a transformação em conhecimento, e posteriormente colocá-lo em prática por meio da produção acadêmica, tangibilizada em seminários, resumos, resenhas, artigos e outros vieses que surgem no decorrer do percurso acadêmico. Dessa forma, ao discutir, refletir sobre a temática é importar-se com o processo de produção do conhecimento e desenvolvimento dos alunos perante esse novo desafio. Para muitos uma pesquisa na internet configura-se como uma pesquisa de caráter científico, mas na verdade a pesquisa científica foge totalmente de algo simples e compacto. A partir do exposto, o presente estudo objetiva analisar a Metodologia Científica nos cursos de Licenciatura em Ciências das instituições federais gaúchas. É uma pesquisa documental com uma abordagem qualitativa. Como método de análise utilizou-se a análise de conteúdo e a bibliometria para dados quantitativos. Foi realizada uma busca nos sites das instituições e os dados coletados foram analisados. Com vistas a cumprir os objetivos propostos foram discutidos em três artigos. Inicialmente um dos pontos identificados foi um baixo número de publicações que refletem sobre a temática, indicando novos métodos para o ensino desse conteúdo dentro dos cursos de graduação. Na segunda análise identificou-se a falta de uma abordagem sobre os instrumentos digitais nas disciplinas avaliadas. E no último ciclo de investigações pode-se inferir que é necessário inserir nas ementas a abordagem quanto ao uso das tecnologias e ferramentas digitais para o auxílio da pesquisa científica, afim de contemplar os artifícios necessários para a formação do docente-pesquisador e estar em consonância com as mudanças nos processos de ensino-aprendizagem, na era digital. Sendo assim, como uma reação em cadeia, a metodologia cientifica aponta os caminhos e subsídios para a construção e formação do professor pesquisador com habilidades de busca e uso das ferramentas digitais. Posteriormente, poderá desenvolver tais habilidades também com seus discentes.
