IE - PPGEC -Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências
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4 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemTecnoestresse na docência: sentimentos de professores de matemática da educação básica(2024) Pereira, Fabrine Diniz; Novello, Tanise PaulaA crescente utilização das tecnologias digitais tem modificado o modo de viver em diferentes âmbitos da vida social e de trabalho devido à sua disseminação que tem permitido outras maneiras de interação social. Nesse sentido, o uso dessas tecnologias no ambiente de trabalho, nas escolas e em diferentes contextos tornou- se inevitável, porém, elas podem desencadear problemas sociais e físicos. Nesse âmbito, surge o termo “tecnoestresse” que é conceituado por Salanova (2003) como um estado psicológico negativo relacionado ao uso de tecnologias digitais ou com a ameaça que essa pode causar em seu uso futuro e que é constituído por quatro dimensões: fadiga, ansiedade, ineficácia e descrença. Assim, essa pesquisa problematiza o tecnoestresse no contexto da docência e tem como objetivo compreender os sentimentos de professores de Matemática que atuam na educação básica, considerando as implicações das dimensões do tecnoestresse que são percebidas na prática pedagógica. Para entender o campo de estudo, realizou-se um mapeamento de dissertações, teses e artigos sobre o tecnoestresse em professores. Observou-se que no Brasil, as pesquisas acadêmicas e científicas relacionadas ao estudo deste tema são deficitárias, o que reafirma a necessidade de fomentar pesquisas sobre o tecnoestresse no contexto da docência. Por meio de pesquisas e atividades dos programas brasileiros de pós-graduação pode-se contribuir para a promoção de estratégias que visem o bem-estar dos professores na era digital. Os colaboradores deste estudo são cinco professores atuantes da rede pública de ensino do município de Rio Grande, Rio Grande do Sul. Optou-se por produzir os registros do presente estudo por meio de entrevistas individuais com cada um dos cinco participantes. Para compreender as perspectivas acerca do tecnoestresse desse coletivo de professores, utilizou-se a técnica de análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Com o operar do método foi possível construir três discursos intitulados: uso das tecnologias digitais no contexto social, dos estudos e do trabalho; tecnologias digitais como potencial pedagógico; desafios do trabalho com tecnologias digitais. A partir da análise destes discursos foram determinadas seis dimensões de enfrentamento do tecnoestresse docente. São elas: tecnoaceitação, tecnorresiliência, tecnocolaboração, tecnoapoio, tecnoformação e tecnoinfraentrutura. Acredita-se que, ao integrar tais dimensões em sua prática docente, os educadores podem garantir uma transição para ambientes de aprendizagem digitalmente habilitados minimizando os efeitos do tecnoestresse em sua saúde física e mental.
- ItemPercepções dos licenciandos em matemática sobre os desafios e as potencialidades na utilização de tecnologias digitais nos espaços educativos durante a pandemia(2022) Dutra, Roger Braga; Novello, Tanise PaulaNo ano de 2020, o mundo foi surpreendido pela covid-19, uma doença que forçou mudanças em vários aspectos na sociedade, inclusive na educação. As alterações na dinâmica escolar foram várias, perpassando desde as relações sociais entre professores, funcionários e estudantes, até a alteração do espaço de ensinar e aprender, rompendo o espaço físico onde comumente aconteciam as interações entre professores e alunos. Frente a essa realidade, para dar continuidade ao ensino, foi necessária a migração para um modelo de ensino remoto, que demandou uma ruptura de paradigmas. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar as percepções dos licenciandos em Matemática da UFPel quanto aos desafios e potências relacionadas aos espaços educativos durante a pandemia de covid-19. Os participantes deste estudo são um total de 45 alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UFPel, que estavam cursando a disciplina de Software na Educação Matemática entre o segundo semestre de 2021 e o primeiro semestre de 2022, e que expressaram suas opiniões e reflexões no mural coletivo digital Padlet. Essa ferramenta digital possibilita a interação dos participantes que, no contexto desta pesquisa, culminou com discussões sobre ensino remoto na pandemia, a qual constituirá o corpus da análise. Além disso, a fim de conhecer o que tem sido produzido academicamente em torno desta temática, foi realizado um mapeamento dos artigos publicados na revista Em Teia, a fim de estabelecer diálogos entre o presente estudo e outras produções acadêmicas recentes. Assim, as interações realizadas pelos licenciandos foram analisadas por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), proposta por Lefèvre e Lefèvre (2005) e, a partir das análises dos registros produzidos pelos participantes, foram construídos três discursos síntese. São eles: “Potencialidades pedagógicas das tecnologias digitais”, “Dificuldades educativas enfrentadas durante a pandemia” e “Entraves para a adoção das tecnologias digitais como ferramentas pedagógicas”. Entre as discussões que perpassam os DSC está a hipótese de que as tecnologias digitais passarão a, cada vez mais, integrar a realidade escolar após a pandemia. Contudo, para explorar as potencialidades pedagógicas das tecnologias digitais é preciso considerar questões como a formação inicial e continuada dos docentes e as desigualdades sociais evidentes na realidade brasileira, as quais podem se configurar em desafio.
- ItemConfeccionando o chapéu: as tecnologias digitais e o desenvolvimento profissional docente no contexto das formações inicial e continuada de professores de matemática(2023) Kleemann, Robson; Machado, Celiane CostaEsta tese apresenta os resultados de uma pesquisa realizada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências, da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Originou-se de uma inquietação do pesquisador, e cujo objetivo foi compreender como os professores de matemática percebem sua formação para o uso pedagógico das tecnologias digitais (TD) e as contribuições dos processos formativos para sua prática docente, com ênfase ao viés tecnológico. No referencial teórico aborda-se o contexto histórico da formação de professores, discorrendo acerca da evolução e das principais modificações no decorrer do tempo, bem como os conhecimentos essenciais ao professor de matemática, e que contribuem no desenvolvimento profissional docente. Decorrente do avanço científico e tecnológico, culminam as TD como possibilidade metodológica no ensino de matemática, implicando na necessidade do professor acompanhar essas transformações, tornando-se fundamental uma atenção às formações inicial e continuada de professores, tendo a Cyberformação como princípio basilar. Ademais, apresenta-se um mapeamento das teses e dissertações do período 2016-2021, a fim de verificar o que já há escrito sobre o assunto. No que tange aos aspectos metodológicos, a pesquisa tem abordagem qualitativa, analisando informações produzidas junto a um grupo de dez professores de matemática que atuam na educação básica. Para análise das informações, utilizou-se do método da análise textual discursiva (ATD), proposto por Moraes e Galiazzi (2016), pelo qual emergiram nove categorias intermediárias e duas finais, originando a escrita de dois metatextos. Do primeiro aponta-se que as formações inicial e continuada de professores de matemática são essenciais ao desenvolvimento profissional docente, com destaque à formação tecnológica, e combinada com as formações específica e pedagógica. Do segundo metatexto destaca-se a relevância de que os professores não apenas reconheçam a importância das TD no ensino de matemática, mas também as incorporem na sala de aula, aproveitando ao máximo as potencialidades. Também, indica-se a urgência de investimentos na formação de professores de matemática, em recursos tecnológicos e no acesso à internet nas escolas. Os resultados permitem defender a tese de que os processos formativos de professores de matemática constituem etapas fundamentais ao desenvolvimento profissional docente, e precisam explorar e relacionar os diferentes tipos de conhecimentos, a saber: específico, pedagógico e tecnológico, culminando em um TPACK Matemático, tendo a Cyberformação como princípio orientador. Para isso, é necessária uma formação transversal envolvendo a sala de aula, de modo que a essencialidade não esteja exclusivamente no curso, mas na transversalidade com os espaços onde se exerce a docência. Afirma-se que ainda há lacunas que dificultam o uso pedagógico das TD no ensino de matemática, e por isso é necessário maiores investimentos, tanto na formação, como nos demais elementos basilares à atuação docente.
- ItemPercepções de estudantes sobre monitorias online de cálculo diferencial e integral I no ensino remoto(2023) Machado, Andressa Escobar; Silveira, Daniel da SilvaO presente trabalho se constituiu a partir de uma investigação acerca de compreender as percepções de estudantes sobre a monitora online de Cálculo Diferencial e Integral I durante o ensino remoto. O referencial teórico que embasou a investigação foi fundamentado no acoplamento tecnológico, na cibercultura, nas interações e na educação online. Metodologicamente, a investigação se inseriu em uma perspectiva qualitativa, tendo características que a aproximam de uma pesquisa-intervenção. Os registros foram obtidos a partir de entrevistas, questionário, escrito no diário de pesquisa e observações do contexto nos atendimentos durante a monitoria e, por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo, foram produzidos seis discursos, nos quais foram organizados a partir de duas redes de conversação intituladas: O domínio de ação com os estudantes da Engenharia; e O domínio de ação com os monitores de Cálculo. A análise dos discursos da primeira rede aponta como resultados as experiências pedagógicas, metodológicas e organizacionais vivenciadas nos últimos anos, sobretudo, em virtude do acoplamento tecnológico. Destaca-se, com base na segunda rede de conversação, que independentemente de qual tecnologia se fará uso no ensino de Cálculo, é imprescindível definir os objetivos pedagógicos, no sentido de saber aproveitá-las de uma maneira que contribua para a construção do conhecimento. Por isso, a partir da análise dos discursos dos monitores, percebemos que a educação online pode, com base no uso de plataformas digitais de informação e comunicação, promover uma inteligência coletiva visto que amplia o espaço e tempo do aprender. Destarte, pode-se concluir, que esta Pesquisa contribui para atualizar os aspectos pedagógicos, metodológicos e organizacionais das monitorias online, pois desencadeia a partir da teoria autopoiética uma mudança estrutural nos diferentes domínios de ação que atuamos e problematizamos.
