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Federal do Rio Grande
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IE - PPGEC -Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências

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Resultados da Pesquisa

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    Percepções dos professores de Matemática da educação básica, técnica e tecnológica sobre as mudanças curriculares promovidas pela BNCC
    (2025) Santos, Lupi Scheer dos; Pereira, Elaine Correa
    A Base Nacional Comum Curricular é resultado de um processo de reforma curricular concluído em 2017, com a finalidade de definir objetivos, competências e habilidades para todas as áreas da educação básica do país. A partir desse documento, a presente tese tem por objetivo compreender a acolhida dos professores de Matemática do Instituto Federal Sul-Rio-grandense frente à política de mudança curricular gerada pela Base Nacional Comum Curricular com reflexos em suas atividades de sala de aula. Para desenvolver a investigação foram convidados os professores da Coordenadoria da Disciplina de Matemática, do Campus Pelotas do Instituto Federal Sul-Rio-grandense. Com esse grupo, foi realizada uma proposta formativa sobre a temática e, ao final do processo, os docentes foram convidados para responder um questionário. As respostas constituíram o corpus da pesquisa e foram analisadas por meio do método do Discurso do Sujeito Coletivo, que resultaram dois discursos representativos, intitulados Participação dos professores na elaboração da BNCC e Fatores de aceitação/resistência frente à nova proposta. Também, foi realizada uma análise comparativa da proposta da Base e o programa atual de Matemática para os cursos técnicos na modalidade integrada. A análise das informações, fundamentada em referenciais teóricos, resultou em quatro artigos acadêmicos. Os principais achados incluem a escassez de publicações que discutem teoricamente a Base Nacional Comum Curricular de Matemática ou apresentem o posicionamento dos professores sobre o documento. Salienta-se, a percepção dos docentes de que o documento foi elaborado propositalmente sem diálogo com a categoria, sem incentivo institucional e com a definitiva exclusão dos professores no processo. Ainda, notou-se a resistência política dos docentes à sua implementação, que sofrem pressão decorrente das avaliações externas e a preocupação com o desempenho dos estudantes. Ao analisar o documento, identificou-se que o atual programa abrange, parcialmente, as propostas da Base, mas apresenta lacunas, especialmente, nos conteúdos de Estatística, demandando um planejamento que priorize metodologias voltadas ao protagonismo dos estudantes. Diante dos resultados pode-se confirmar a tese de que os professores não acolhem a nova reforma curricular, pois não foram ouvidos e não participaram do processo de construção da Base Nacional Comum Curricular. Baseado nas discussões observa-se que os docentes são a peça chave para produzir, acolher e implementar novas políticas de mudanças curriculares. Assim, destaca-se a importância da participação ativa dos professores no processo de elaboração de propostas curriculares alinhadas à realidade cotidiana da escola.
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    Ensinar matemática para estudantes com autismo: desafios e possibilidades
    (2022) Vasconcelos, Luciane de Oliveira Hentsch; Silva, João Alberto da
    O presente estudo pesquisou como ocorre o processo de ensino da Matemática para estudantes com autismo no espaço de uma Escola Especializada. O objetivo geral foi investigar os processos de ensino da Alfabetização Matemática promovidos por professores em uma Escola Especializada para estudantes com Transtorno do Espectro Autista (TEA), visando contribuir para o campo do ensino da Matemática, para estudantes com essa especificidade. A pesquisa é de cunho qualitativo e tem como delineamento o Estudo de Caso. Os sujeitos da pesquisa foram seis professoras que atuam no Ciclo de Alfabetização e trabalham numa Escola Especializada. A coleta de dados se deu a partir da análise dos currículos individualizados do ensino e dos mapeamentos dos processos de ensino da Matemática, utilizados por essas professoras. Como ferramenta de coleta de dados, foi empregada a técnica de Grupo Focal. Ao selecionar as professoras que atuam no Ciclo de Alfabetização numa Escola Especializada, abordou-se um grupo, no qual as integrantes puderam trazer elementos ancorados em suas experiências diárias como educadoras de estudantes com autismo, no campo da Matemática. Nas turmas pesquisadas, foram econtrados estudantes de 7 a 15 anos de idade, e que estão inseridos na etapa do Ensino Fundamental e no Ciclo de Alfabetização. Na escola pesquisada, o agrupamento das turmas coincide com a etapa de desenvolvimento dos estudantes, independentemente da idade cronológica. Quanto ao mapeamento do ensino da Matemática, observou-se que as seis professoras apresentam aos estudantes propostas pedagógicas que estimulam habilidades iniciais, percorrendo um caminho para serem considerados alfabetizados matematicamente. Essas profissionais da educação buscam ferramentas de ensino com base nos currículos de seus estudantes, utilizando as habilidades promovidas pela Programa Teacch. Dentre essas habilidades, encontrou-se as Unidades Temáticas de Número, Álgebra e Geometria sendo efetivadas com os estudantes com autismo. De modo geral, os dados produzidos pela pesquisa indicam ambientes de ensino próprio para a condição neurobiológica e comportamental que acompanha o autismo, com ações pedagógicas voltadas para o campo da Matemática, mesmo que na modalidade da Educação Especial não seja exigido esse componente curricular.
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    Percepções dos licenciandos em matemática sobre os desafios e as potencialidades na utilização de tecnologias digitais nos espaços educativos durante a pandemia
    (2022) Dutra, Roger Braga; Novello, Tanise Paula
    No ano de 2020, o mundo foi surpreendido pela covid-19, uma doença que forçou mudanças em vários aspectos na sociedade, inclusive na educação. As alterações na dinâmica escolar foram várias, perpassando desde as relações sociais entre professores, funcionários e estudantes, até a alteração do espaço de ensinar e aprender, rompendo o espaço físico onde comumente aconteciam as interações entre professores e alunos. Frente a essa realidade, para dar continuidade ao ensino, foi necessária a migração para um modelo de ensino remoto, que demandou uma ruptura de paradigmas. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar as percepções dos licenciandos em Matemática da UFPel quanto aos desafios e potências relacionadas aos espaços educativos durante a pandemia de covid-19. Os participantes deste estudo são um total de 45 alunos do curso de Licenciatura em Matemática da UFPel, que estavam cursando a disciplina de Software na Educação Matemática entre o segundo semestre de 2021 e o primeiro semestre de 2022, e que expressaram suas opiniões e reflexões no mural coletivo digital Padlet. Essa ferramenta digital possibilita a interação dos participantes que, no contexto desta pesquisa, culminou com discussões sobre ensino remoto na pandemia, a qual constituirá o corpus da análise. Além disso, a fim de conhecer o que tem sido produzido academicamente em torno desta temática, foi realizado um mapeamento dos artigos publicados na revista Em Teia, a fim de estabelecer diálogos entre o presente estudo e outras produções acadêmicas recentes. Assim, as interações realizadas pelos licenciandos foram analisadas por meio da técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), proposta por Lefèvre e Lefèvre (2005) e, a partir das análises dos registros produzidos pelos participantes, foram construídos três discursos síntese. São eles: “Potencialidades pedagógicas das tecnologias digitais”, “Dificuldades educativas enfrentadas durante a pandemia” e “Entraves para a adoção das tecnologias digitais como ferramentas pedagógicas”. Entre as discussões que perpassam os DSC está a hipótese de que as tecnologias digitais passarão a, cada vez mais, integrar a realidade escolar após a pandemia. Contudo, para explorar as potencialidades pedagógicas das tecnologias digitais é preciso considerar questões como a formação inicial e continuada dos docentes e as desigualdades sociais evidentes na realidade brasileira, as quais podem se configurar em desafio.
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    Didática e matemática no ciclo de alfabetização: uma análise dos planejamentos e dos currículos propostos
    (2024) Pinho, Charlene Origuela Gaspar de; Silva, João Alberto da
    A presente pesquisa teve como escopo investigar os objetivos, a avaliação e as propostas do currículo de Matemática, presentes nos planos de aula de professoras do Ciclo de Alfabetização, por meio de análise descritiva, visando examinar a coerência entre os elementos do processo didático e como o currículo se materializa dentro do processo cultural. A pesquisa é documental, e a análise de dados é de caráter descritivo. O estudo investigou os planos de aula de professores do Ciclo de Alfabetização da rede pública do município de Rio Grande - RS. São 12 semanas contempladas e elaboradas por seis docentes do 1o ano do Ensino Fundamental, quatro docentes do 2o ano e quatro do 3o ano. Assim, foram contempladas seis turmas de 1o ano, quatro de 2o ano e quatro de 3o ano. Para o aporte teórico das Teorias do Currículo e a Didática, utiliza-se Perrenoud, Sacristán, Bernstein e Libâneo. No que concerne a Matemática, utiliza-se a concepção sobre função social da Matemática trazida por meio do letramento, com referências de Danyluk, Nacarato, Maldaner, Maia e Maranhão. O estudo revelou uma predominância do ensino de Números e uma discrepância na priorização de conteúdos entre Matemática e Língua Portuguesa. Observou-se uma desconexão entre as habilidades formalmente intencionadas e as atividades propostas pelas educadoras, resultando em uma prática educativa centrada em tarefas repetitivas. A pesquisa recomenda uma reflexão sobre as práticas pedagógicas e uma revisão da abordagem da avaliação, enfatizando a necessidade de uma integração mais significativa e contínua no processo de ensino e aprendizagem.
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    Os saberes entre a matemática e os conceitos profissionalizantes nas práticas educativas do curso técnico em eletrotécnica
    (2023) Neves, Thaigor D'Armas; Pereira, Elaine Corrêa
    No processo de ensino e aprendizagem, a integração de diferentes saberes se mostra indispensável, e isso não é diferente no contexto das escolas técnicas. Como responsáveis pela formação de profissionais para o mundo do trabalho, as escolas técnicas enfrentam o desafio de integrar diversos conhecimentos na construção do aprendizado dos estudantes. Nesse sentido, esta pesquisa de natureza qualitativa tem como objetivo geral compreender como os professores percebem a relação entre os conhecimentos matemáticos e os conceitos técnicos vivenciados pelos estudantes do curso Técnico em Eletrotécnica do IFRS - Campus Rio Grande. A produção dos dados foi obtido por meio de um questionário respondido por 9 professores, que constituem o corpus da pesquisa, do Núcleo Técnico-Profissionalizante do referido curso. A análise dos dados coletados foi conduzida utilizando a Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2011), e resultou nas seguintes categorias emergentes: "Matemática e Interdisciplinaridade no Ensino Técnico" e "Estrutura Curricular na Abordagem Interdisciplinar". Os resultados destacaram a importância da interdisciplinaridade e do uso estratégico da matemática no Ensino Técnico. Os professores demonstraram comprometimento em proporcionar uma educação mais abrangente e contextualizada, estimulando o pensamento crítico e a aplicação prática dos conceitos aprendidos. Diante disso, é essencial que as instituições de ensino e os gestores educacionais valorizem e incentivem práticas interdisciplinares e o uso efetivo da matemática, visando formar profissionais mais preparados para o atual mercado de trabalho.