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Federal do Rio Grande
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IE - PPGEC -Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências

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    Pelos aromas do jasmim: atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em ciências da natureza
    (2022) Pirez, Daiane Rattmann Magalhães; Araujo, Rafaele Rodrigues de
    A experimentação para o ensino de Ciências da Natureza tem sido tema de discussão entre pesquisadores dessa área. Entretanto, a partir das urgências surgidas na sociedade contemporânea percebe-se a necessidade de que as atividades experimentais dialoguem com outras áreas do conhecimento, a partir do desenvolvimento de práticas interdisciplinares contribuindo com uma formação mais ampla dos estudantes. Nesse sentido, a pesquisa teve por objetivo geral compreender as possibilidades no ensinar mediante atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em Ciências da Natureza na Educação Básica. Para isso, iniciamos a pesquisa investigando como surge a experimentação em Ciências, e como essa, por meio de fatos históricos contribuiu para a fragmentação disciplinar. Posteriormente, realizamos o Estado da Questão sobre atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em Ciências da Natureza. E, por fim, buscamos compreender, a partir das experiências vivenciadas por professoras que atuam na área de Educação em Ciências, as possibilidades no ensinar mediante atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em Ciências da Natureza. Para isso, a pesquisa ocorreu com professoras da Educação Básica, através da análise de narrativas. A nossa aproximação aos sujeitos de pesquisa se deu por meio do II Curso Online de formação de professores sobre Feiras e Mostras Científicas, a partir da temática “Experimentação” e de encontros decorrentes do projeto de extensão “Feira das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo” promovido pela Universidade Federal do Rio Grande- FURG. Nessa perspectiva, o material empírico dessa pesquisa se constituiu pelo registro de memórias, efetuado a partir de uma atividade proposta na temática Experimentação, e por uma entrevista semi-estruturada com as sujeitos de pesquisa, a fim de estimular a produção de narrativas. A pesquisa está organizada por artigos, de forma que a produção das informações e as análises envolvem métodos diferenciados, a saber: Estado da Questão, Pesquisa Bibliográfica e Análise de Narrativa por meio da Análise Textual Discursiva. Os resultados da pesquisa nos mostram que projetos experimentais investigativos instigam a formação permanente não apenas dos estudantes como também dos professores, os quais se deixam envolver por aulas menos expositivas e mais construtivistas. Sendo assim, compreendemos que a prática de um projeto interdisciplinar transforma não apenas os sujeitos envolvidos, como também as práticas pedagógicas desenvolvidas nas escolas. Além disso, entendemos que o espaço tempo proporcionado pelas Feiras de Ciências possibilita uma articulação entre as disciplinas a partir de projetos experimentais investigativos, contribuindo para uma formação mais ampla dos estudantes e para a efetivação de práticas interdisciplinares. Com base nessas compreensões, comunicamos o argumento da dissertação: As possibilidades no ensinar mediante atividades experimentais na perspectiva interdisciplinar em Ciências da Natureza na Educação Básica emergem no ensino investigativo por meio de temas do interesse ou propostos pelos estudantes e em espaços de formação que possibilitem a argumentação, a contextualização, a exploração do erro obtido no experimento e o diálogo entre as diferentes áreas do conhecimento.
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    Ensino de física no componente curricular de ciências nos anos finais do ensino fundamental na perspectiva interdisciplinar
    (2024) Pasinatto, Joana de Moura; Araujo, Rafaele Rodrigues de
    A pesquisa de mestrado objetivou investigar o ensino de conceitos físicos no componente curricular de Ciências, nos anos finais do Ensino Fundamental, na percepção de professores atuantes na Educação Básica. Esta pesquisa, de natureza qualitativa, está construída e organizada por meio de artigos que compõem os capítulos. Inicialmente investigamos as discussões da comunidade científica sobre o ensino de Física nos anos finais do Ensino Fundamental mediante a realização do Estado da Questão, além de problematizar o que a literatura tem abordado sobre o tema a partir de uma discussão teórica. Para a produção das informações, os participantes da pesquisa foram professores supervisores/preceptores do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) e do Programa de Residência Pedagógica (RP) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que lecionam no componente curricular de Ciências nos anos finais do Ensino Fundamental em escolas públicas do município de Rio Grande/RS. As informações obtidas mediante entrevistas semiestruturadas, foram analisadas através da metodologia da Análise Textual Discursiva, e a discussão dos resultados ocorreu através das seguintes categorias finais: Dos espaços aos territórios de formação em Física: a prática docente em Ciências no Ensino Fundamental; A Física no componente curricular de Ciências no Ensino Fundamental: a contextualização e a busca do disciplinar ao interdisciplinar. Concluímos que no ensino de conceitos físicos no componente curricular de Ciências, nos anos finais do Ensino Fundamental, se faz necessário investigar e revisitar a formação de professores, a qual, na perspectiva interdisciplinar, pode ser potencializada por meio de lugares de formação e pela atitude dos docentes envolvidos.
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    Mergulhando nas ondas da interdisciplinaridade e da multidisciplinaridade: uma narrativa sobre a pedagogia de projetos no ensino não presencial.
    (2023) Borba, Sabrina Silveira Pelegrini De; Samá, Suzi
    O ano de 2020 apresentou algo inesperado, a pandemia da covid-19, e através dela foram geradas inúmeras perdas a nível mundial e com a educação, não foi diferente. Entretanto, essa mesma pandemia possibilitou às escolas que seu espaço fosse reinventado, permitindo colocar em prática diferentes pedagogias que conduzem à aprendizagem. Assim, a presente dissertação tem como questão de pesquisa: Como os projetos interdisciplinares e multidisciplinares constituíram-se uma prática pedagógica viável na EMEF João de Deus Collares (JDC) durante o ensino não presencial na pandemia da covid-19? Por meio desta pesquisa a autora relata os caminhos percorridos pela escola JDC, localizada na cidade de São José do Norte/RS. Essa instituição adotou durante o ensino não presencial a Pedagogia de Projetos interdisciplinares e multidisciplinares, utilizando como suporte pedagógico as tecnologias digitais. O papel do docente nessa proposta interdisciplinar e multidisciplinar vai muito além de trabalhar conceitos, pois inclui também compreender e respeitar o pensar do outro, a situação do outro e as dificuldades do outro. Desta forma, o planejamento do grupo em questão foi pensado com a finalidade de alcançar os estudantes, mesmo diante da situação pandêmica. Através do texto a autora descreve os caminhos percorridos pelos professores da escola JDC, levando em consideração a forma e as condições do planejamento interdisciplinar e posteriormente multidisciplinar, o sistema conceitual e as ferramentas utilizadas para o mesmo. Esse estudo foi fundamentado na Teoria da Biologia do Conhecer e como aporte metodológico a pesquisa narrativa. Os resultados desta pesquisa apontam que por meio das tecnologias digitais, foi implantado na escola a Pedagogia de Projetos interdisciplinares e que este sofreu mudanças, passando para a multidisciplinaridade, devido a ser ao que mais se assemelha ao que é utilizado na maioria das escolas, proporcionando uma maior familiaridade e aceitação por parte de professores e estudantes. A interdisciplinaridade foi a grande norteadora das ações realizadas pela escola, visto que a mesma está vinculada ao fazer, ou seja, a colocar em prática o desejo de um trabalho onde as disciplinas possam conversar entre si, não de forma estanque, mas de forma integrada. Nesta abordagem o conteúdo e habilidades não são o foco principal, mas uma consequência. Indivíduos já acostumados com a tecnologia digital, mediados pela escola e docentes, enxergam novos horizontes e possibilidades de aprendizagens. Por meio dessa pesquisa concluo o quanto a Pedagogia de Projetos interdisciplinares e multidisciplinares, contribuiu para a práxis do grupo de professores em questão possibilitando uma mudança de postura e de pensamento em relação ao planejamento que foi utilizado pela escola.