IE – PPG – Programas de Pós-Graduação
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/2063
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- ItemVisões marinhas: vertentes e signos para Educação Ambiental em comunidades costeiras(2000) Crivellaro, Carla Valeria Leonini; Cortesão, JudithSob a ótica interdisciplinar, este estudo objetiva a elaboração de uma metodologia em educação ambiental capaz de identificar, resgatar e valorizar peculiaridades ambientais, culturais, históricas, sociais, políticas e étnicas, a partir do conhecimento coletivo de comunidades costeiras, aqui definido como um conjunto de visões marinhas. Através do desenvolvimento do método vivencial, serão indicadas as vertentes (áreas do conhecimento presentes em uma determinada vivência) e sua representação através de signos (elementos) que as caracterizam. O método vivencial contribui para levantar subsídios básicos, abordando aspectos socioambientais, históricos e culturais, que constituem a identidade de um lugar, levando à identificação, autovalorização e conexão com outras realidades. Favorece o intercâmbio entre a teoria e a práxis, uma vez que trabalha com os elementos originais da comunidade. Abre espaço para um trabalho interdisciplinar, valorizando profissionais das diversas áreas do conhecimento, pois enfatiza os signos que retratam as visões marinhas utilizando noções provenientes de várias disciplinas como a geografia, a oceanografia, a antropologia, a psicologia, a arte e a literatura. Acredita-se que com este trabalho possam surgir alternativas para que as comunidades minimizem as ações antrópicas que comprometam sua qualidade de vida. Também se pretende fornecer subsídios para a implantação, evolução e conexão de projetos de educação ambiental na zona costeira, visando um grande projeto de EA Costeiro, dentro do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro - PNGC, valorizando assim, a partir destas visões, ilhas de especiação cultural.
- ItemRepresentações de corpos e seus discursos : pintando a tela a partir dos olhares das acadêmicas de educação física(2005) Silva, Adriane Correa da; Tagliani, Paulo Roberto ArmaniniEsta dissertação tem por objetivo analisar e conhecer as representações de corpos inscritos nos(as) acadêmicos(as) de Educação Física e os discursos articulados a estas representações. Para tanto, este estudo buscou a partir de um grupo focal, coletar os dados narrativos para problematizar o corpo, não apenas como um fenômeno biológico, mas sim, produzido através de distintos discursos, práticas sociais, enunciados científicos, dentre outras construções que circulam na trama social, além de discutir representações de corpos e problematizar pedagogias inscritas nos corpos. Sendo assim, utilizando o aporte teórico dos Estudos Culturais numa perspectiva pós-estruturalista, encontrei fundamentação para discutir os corpos como um construto social e cultural, pois este campo tem um importante deslocamento quanto ao entendimento de cultura e das suas relações na produção dos sentidos e dos sujeitos, tendo em vista, os Estudos Culturais, estar contribuindo para examinar as práticas culturais pelas quais os indivíduos vêm a entender a si e ao mundo que os atravessa, sendo alvo de diferentes e múltiplos marcadores identitários, baseada em Silva (1995, 1999, 2000), Larrosa (1994,1995,2003), Hall (1997, 2000) entre outros. Além de estar baseada nesta vertente adotei o ambiente para determinar o meio no qual estamos inseridos e somos históricos e culturalmente (re) produzidos e interpelados a partir de diferentes situações, instituições ou agrupamentos sociais. É através do ambiente que as características, as “marcas”, passam a ser reconhecidas e incorporadas por nós, fazendo com que eu esteja imersa no discurso da Educação Ambiental apoiada em Reigota (2001) e Carvalho (2002). Partindo então deste contexto, a Educação Ambiental concebe processos, por meio dos quais os indivíduos e a coletividade constroem valores sociais, conhecimentos, habilidades, voltadas para a sustentabilidade do meio, essencial à qualidade de vida para as relações de ambiente. Como estratégia para a coleta de dados narrativos foi utilizado o curso intitulado “Corpo e Ambiente” constituído de nove encontros, um por semana na Escola Superior de Educação Física-UFPel com sete participantes, sendo duas mulheres e cinco homens. A categorização foi feita através da análise de discurso, a partir das transcrições narrativas que emergiram nos encontros. Pensando nestas questões através do Curso foram construídas narrativas, em diferentes dimensões, sociais, culturais, políticas, enfim, criando resistência nas manifestações entorno das representações de corpos. Ao serem problematizadas, emergiram outras narrativas no fluir dos discursos, como “corpos enquanto fases da vida”, “corpos – poder, força”, “corpos – desejo, consumo”, “corpos - visão utilitarista, (corpos -instrumento de trabalho, segmentado, saudável)” e “corpos – expressão (corpos midiáticos)”. A partir de suas narrativas, conforme Larrosa (2003) do que se vem dizendo, sobre os corpos, observa-se que os corpos são constituídos por diversas épocas e atravessados a todo o momento pelos distintos discursos, práticas sociais, enunciados científicos, dentre outras construções que circulam na trama social, sendo assumidos e ressignificados pelos sujeitos.
- ItemA Educação Ambiental e os resíduos sólidos de serviços de saúde: a formação acadêmica(2005) Corrêa, Luciara Bilhalva; Lunardi, Valéria LerchOs resíduos sólidos de serviços de saúde representam uma fonte de degradação ambiental, pois quando gerenciados inadequadamente, oferecem risco potencial ao ambiente e à vida. A implantação de técnicas de gerenciamento de resíduos nas diferentes fontes geradoras da área da saúde, requer considerar os indivíduos que compõem estes ambientes, daí a relevância da educação ambiental como um princípio que considera o ambiente na sua totalidade, com vistas a articulação no processo de ensino, na construção de um sujeito com consciência ética, valores, cidadania e compromisso social. Com o objetivo de conhecer como vem ocorrendo o processo de formação do profissional da área da saúde, em relação ao fenômeno resíduos sólidos de serviços de saúde, foram realizadas vinte e uma entrevistas com diferentes sujeitos: coordenadores, docentes e estudantes de quatro cursos da área da saúde (Odontologia, Medicina Veterinária, Enfermagem e Obstetrícia e Medicina) de uma Instituição Pública de Ensino Superior localizada na região sul do país e a análise documental dos projetos políticos pedagógicos destes cursos e de planos de ensino. A partir da análise de conteúdo dos dados, emergiram duas categorias: - “A formação para a abordagem dos resíduos sólidos de serviços de saúde numa perspectiva teórica”, enfocando como o conteúdo resíduos sólidos de serviços de saúde é previsto em planos de ensino e desenvolvido; carga horária; metodologia; corpo docente ministrante; e a localização destas disciplinas no quadro de seqüência lógica e; - “A formação para a abordagem dos resíduos sólidos de serviços de saúde no enfrentamento com a prática”, em que foram focalizadas como se deram as diferentes vivências práticas das etapas do manejo dos resíduos, como, geração, minimização, reciclagem, segregação, acondicionamento, coleta, armazenamento, tratamento, destinação final. Os dados possibilitaram apontar a necessidade de uma reforma no ensino, a fim de incluir nos processos pedagógicos dos cursos novas compreensões como de integralidade, articulação, diálogo, problematização, de modo a preparar os futuros profissionais para a instrumentalização e para o enfrentamento da problemática da abordagem dos resíduos sólidos de serviços de saúde, com responsabilidade e comprometimento.
- ItemEducação não formal e educação ambiental: experiência na vida dos trabalhadores(2005) Franco, Jussara Botelho; Molon, Susana InêsO presente estudo de caso tem como objetivo compreender os significados e os sentidos atribuidos por um grupo de trabalhadores e trabalhadoras às suas relações interpessoais e socioambientais a partir de uma experiência educacional promovida pelo Sindicato da Alimentação, por meio do Projeto Integrar, que certificou o ensino fundamental. A proposta é analisar as implicações e repercussões dessa experiência em suas vidas, envolvendo superações e permanências. O princípio orientador dessa construção é a dimensão ontológica do trabalho na constituição do ser humano, tendo a abordagem sócio-histórica – que compreende o sujeito através de sua atividade social e histórica e que se constitui a partir das relações sociais – como pano de fundo para a apreensão dos sujeitos pesquisados. O aporte teórico utilizado para construir e analisar os aspectos educacionais – ambiental e não formal – ancorou-se na pedagogia transformadora, a pedagogia do oprimido rumo a sua libertação. A abordagem qualitativa apoiou-se nos pressupostos dialéticos; a construção teórico- metodológica, os procedimentos utilizados para organizar, analisar e interpretar os dados das entrevistas semi-estruturadas, foram sustentados na orientação de Freire, a partir do Tema Gerador como categoria de análise e dos subtemas que dele emergiram, e se pautou na análise de conteúdo. Os dados analisados revelaram que para os pesquisados a experiência significou a superação da visão ingênua do mundo vivido, através da consciência crítica construída nas experiências cotidianas, na inserção comunitária como integrantes de sua classe e nas mediações inter e intrapsicológicas. As decisões coletivas que assumiram pautaram-se muito além das necessidades materiais, foram construídas como uma dimensão afirmativa da cidadania, da dignidade humana e da capacidade de dirigir seus destinos com autonomia, tendo, nesse caso, o fator subjetivo como campo de luta na superação das condições socioambientais adversas. Para que essa suposta transformação não se reduza a momentos, mostra-se necessário sua organização permanente enquanto classe trabalhadora, discutindo e avaliando constantemente os movimentos e transformações do real e, nesse sentido, redirecionando sua ação transformadora.
- ItemO processo de alfabetização no MOVA-RS: narrativas e significados na vida de mulheres(2005) Barreto, Sabrina das Neves; Dias, Cleuza Maria SobralAs trajetórias de três mulheres constituem o campo de estudo desta dissertação de mestrado, que tem como objetivo analisar os significados e os sentidos da alfabetização para sujeitos que participaram de uma turma do MOVA-RS, do Bairro Bosque Silveira, na cidade do Rio Grande. Entrelaçando trajetórias, organizo este estudo em percursos, que narram histórias de vida, incluindo minha trajetória no Movimento de Alfabetização e as trajetórias das mulheres, propondo um diálogo com os teóricos que fundamentam a Educação de Jovens e Adultos, e a Educação Ambiental.Como opção metodológica para o desenvolvimento desta pesquisa de cunho qualitativo, busco orientações na abordagem (auto)biográfica e nos princípios da etnografia,que encaminharam o processo de coleta de dados, a partir das narrativas e das observações no contexto local, assim como também orientaram a análise textual das narrativas expressas pelas três mulheres, possibilitando conhecer os percursos realizados por cada uma delas, interpretando os sentidos e os significados atribuídos em cada experiência. A análise das narrativas mostra que as trajetórias falam de histórias diferentes, mas que se assemelham na forma como cada uma das mulheres vivenciou-vivencia os significados da alfabetização. Ler e escrever é, para elas, a possibilidade de ocupar um lugar social, de realizar atividades antes “proibidas” e de posicionar-se em relação à condição de opressão vivida por não possuírem tal ferramenta. As participantes da pesquisa expressam, na leitura que hoje fazem da própria vida, do mundo..., as experiências vividas a partir da alfabetização, o que lhes oportunizou construir novas relações com o ambiente onde vivem e com a sua própria história. Ao afirmar isso, revelam, também, os significados do processo de alfabetização vivido no MOVA-RS, destacando a relação de confiança estabelecida com a professora e a proposta metodológica como desencadeadoras de processos de construção de saberes relevantes vida.
- ItemO brincar como fator potencializador da saúde ambiental no microssistema pediatria: uma análise bioecológica(2005) Bersch, Ângela Adriane Schmidt; Yunes, Maria Angela MattarO estudo investigou a influência do brincar no microssistema pediatria durante o período de hospitalização sob a ótica dos profissionais, dos pacientes pediátricos e de seus responsáveis. Sabe-se que o brincar possibilita que a criança hospitalizada passe de uma situação passiva de doente para outra ativa, o que pode ser entendido como um fator de proteção, potencializador do desenvolvimento frente aos riscos sociais do contexto hospitalar. Para compreender as múltiplas interações, abordamos o desenvolvimento humano calcado na teoria Ecológica e Bioecológica de Urie Bronfenbrenner. A pesquisa é de cunho qualitativo e tem como instrumentos para coleta de informações, observações e entrevistas semi-estruturadas subsidiadas pela metodologia da Inserção Ecológica. Este modelo constitui-se em um referencial teórico-metodológico apropriado para a realização de pesquisas sobre o desenvolvimento-no-contexto em ambiente natural. Com o propósito de obter respostas de maior confiabilidade, adotou-se algumas estratégias para o desenvolvimento da pesquisa, quais sejam: o contato inicial; a inserção ecológica da pesquisadora; o estudo preliminar e o estudo principal. Constatou-se que a criança hospitalizada necessita mais do que medicamentos, alimentação, cuidados médicos, ambientes coloridos e que brincar é fundamental. Além disso, são importantes as “boas” e significativas inter-relações, aquelas que potencializam o desenvolvimento. Considerando que a Educação Ambiental tem como princípio o trabalho inter, trans e multidisciplinar e que aponta para a intra-relação e inter- relações humanas, os estudos nesta área configuram paradigmas emergentes sobre meio ambiente, saúde e educação. Neste sentido, transformar o ambiente hospitalar em um espaço de brincar permanente, pode potencializar a aprendizagem e o desenvolvimento e propiciar melhoria na qualidade de vida dos pacientes. Em conclusão, os resultados obtidos sugerem a inserção do Educador Físico e Ambiental no atendimento à rede social do microssistema pediatria.
- ItemUm estudo sobre o impacto das (des)conexões entre o ambiente escolar e o ambiente institucional na vida de crianças e adolescentes abrigados(2005) Costa, Arlete da; Yunes, Maria Angela MattarO presente estudo foi desenvolvido na área de Educação Ambiental na cidade do Rio Grande e está fundamentado na Abordagem Ecológica de Desenvolvimento Humano de Urie Bronfenbrenner, cujo foco está nas múltiplas e recíprocas influências – diretas e indiretas – dos processos, das pessoas, dos contextos e do tempo no desenvolvimento dos indivíduos. Este trabalho buscou compreender e analisar as formas de interação entre dois dos principais contextos de desenvolvimento de crianças que, por alguma razão são temporariamente afastadas de seus laços parentais e encaminhadas para instituições. Considerando que a escola e o abrigo representam os microssistemas de maior importância na vida de crianças-em-desenvolvimento à distãncia de seus contextos de origem, o trabalho teve como objetivo principal estudar a relação mesossistêmica, a saber, escola-instituição. As estratégias metodológicas foram norteadas pela realização de entrevistas associadas aos procedimentos da “inserção ecológica”. Estas metodologias possibilitam ao pesquisador a imersão contextual necessária para análise das relações/interações entre as pessoas e entre elas e seus ambientes de desenvolvimento. De acordo com a ecologia do desenvolvimento humano, a análise destas facetas do desenvolvimento humano só é possível quando se emprega um modelo teórico metodológico que permita a compreensão de elementos bioecológicos. Os resultados indicaram que os profissionais dos dois microssistemas apresentam concepções de crianças “carentes” afetivamente e noções da importância da garantia do direito da criança ao convívio familiar, bem como a consciência da ausência de ações políticas de educação, re-organização e emancipação familiar. Prevalecem nos dois ambientes o pessimismo e as incertezas em relação ao futuro dessas crianças e adolescentes abrigados. É notório o despreparo dos atendentes do abrigo e dos professores para atender crianças e adolescentes com história de institucionalização. As duas categorias de trabalhadores priorizam o atendimento coletivo, a padronização de práticas relacionais e a desconsideração de necessidades individuais das crianças. Em relação à escola, observa-se a indiferença nas ações pedagógicas dos professores no que diz respeito à situação de vitimização social em que se encontram estas crianças. A desconexão entre a escola e o abrigo se traduz mais fortemente pela ausência de contato entre os profissionais e pela falta de parceria na eleição dos cuidados dirigidos às crianças. Faz-se urgente o trabalho em rede com vistas à fluidez nas esferas de comunicação e estabelecimento de pontos de ligação entre dois ambientes institucionais que podem conduzir de maneira saudável o desenvolvimento e a educação de crianças e adolescentes em situação de abrigagem.
- ItemPescando pescadores:uma experiência de Educação Ambiental em valores humanos junto com os pescadores da Vila Anselmi em busca do conhecimento ecológico.(2005) Silva, Rodrigo Moreira da; Rodrigues, Victor Hugo GuimarãesQue a leitura do texto faça ‘parar’; para pensar e sentir o que pensamos e fazemos. Este é um trabalho pleno de vida, de realismo e ao mesmo tempo eivado por um profundo sentimento humanitário. O estilo que adoto narra, com um certo “toque” poético, a minha trajetória rumo à autodescoberta enquanto sujeito, enquanto ser-para-si. Por vezes, minhas vivências denotam severas decepções e amarguras diante dos desafios enfrentados; ante as contradições e mesmo desencantos e desamparos. O texto deixa transparecer a luta permanente entre viver ao largo do instituído, não se corromper com a norma e, ao mesmo tempo, a implacável condição sociocultural do ser em seu para-si. Deixei-me perceber em minha totalidade. Intenso. Verdadeiro. Profundo amante da vida. Vigoroso e determinado, ainda que numa leitura microscópica poderíamos adivinhar a delicadeza do espírito aberto à consagração cósmica, à harmonia do inefável, à busca da paz e do amor perenes, tal como se pode notar na cumplicidade entre a borboleta e a flor. Esse arrebatamento íntimo diante das facticidades do real, das surpresas, dos agrados e desagrados parecem, antes de mais nada, fortalecer o espírito para a caminhada rumo àquilo que denomino de “a louca descoberta”. Levo para a linguagem a minha experiência, sempre tensionadamente, com a coragem de deixar-me influenciar por experiências e conceituações de outras pessoas. O mundo da pesquisa em que estou envolto é o mundo da possibilidade, quando reconheço a importância da consciência no processo de conhecer, de intervir no mundo. Compartilho um texto de minha trajetória de vida, dela extraindo o tema de pesquisa e centrais categorias de análise dos achados da pesquisa. Por isso, logo de pronto, vou me apresentando. Lembro as razões que me trouxeram ao mestrado e explicito a dor da perda como grande momento da produção de rupturas, de encontros comigo mesmo. Razões que conecto com as grandes tarefas da Educação Ambiental, sintetizadas pela conscientização. A história é tarefa humana, desafio permanente. Não podemos contentar com a compreensão banalizada da participação, do ato de dizer a palavra, dos referenciais ocidentalizados. Poderia dizer que a filosofia que acompanho não é a fatalista, e nem a que superestima a vontade do sujeito histórico, individual ou coletivo, ou que nega o papel dos sentimentos, o valor dos Valores Humanos. Creio em toda ciência que tenha sido derivada de uma totalidade imanente, pura, incólume, ou seja, com o concurso da intuição. Aliás, intuição, essa qualidade indescritível da capacidade humana de perceber o fenômeno em seu pertencimento singular a uma totalidade imanente foi, é e será o Avatar da nossa condição humana frente à busca da sabedoria, da ciência, dos saberes, da compreensão, das propostas de novos horizontes, novos mundos, novas e inéditas realidades.
- ItemA Educação Ambiental e o projeto comunitarismo na cidade de Pelotas/RS(2006) Silva, Paulo Ricardo Granada Corrêa da; Velasco, Sírio LopezO presente trabalho de Dissertação destinou-se a verificar os resultados obtidos com a proposta do projeto Ecomunitarismo da Universidade Católica de Pelotas, junto à Comunidade São Gonçalo, na cidade de Pelotas-RS, durante seus sete anos de existência. Esse trabalho de educação não formal, que nos conduziu à correlata linha de pesquisa no MEA (EANF), possui como meta, também, fortalecer uma área ainda carente de Educação Ambiental que é a avaliação de projetos ainda em desenvolvimento, com o objetivo de apreciar o que foi conseguido, ou não, para, dessa forma, poder colaborar na correção dos rumos. Para tanto, construímos uma base teórica referente ao Ecomunitarismo. Em seguida, averiguou-se qual era a proposta do projeto ecomunitarismo na cidade Pelotas, e, a partir de depoimentos dados pelos participantes, promotores (aplicadores) do projeto e membros da comunidade São Gonçalo, foi indagado o que pretendiam, bem como o que fizeram e o que acham que conseguiram. Finalmente, realizamos uma verificação entre o que propõe a teoria ecomunitarista e aquilo que o projeto estava ou não conseguindo fazer, no caso específico da comunidade São Gonçalo. A referida comunidade São Gonçalo, pelas condições sociais de que era dotada, representava em sua totalidade aquilo a que Marx denominava de Lupemproletariat, ou seja, o lixo de todas as classes. O trabalho pedagógico, desenvolvido pela UCPel, de desvelamento crítico da realidade e de ação transformadora sobre esta comunidade, conseguiu resgatá-la da condição de lumpesinato a que estava imersa. Considerou-se, finalmente, que de uma comunidade que se submetia a resignação solícita, pela condição de alienação sociocultural, na qual se encontrava mergulhada, a roubar-lhe o processo de humanização imposta pelo sistema dominante, passa à ação transformadora de sua realidade. Todavia, há que referenciar a carência do aporte teórico da teoria do ecomunitarismo e o temor de que a comunidade, sem o norte regulador que este representa, no dizer de Velasco, possa ficar andando em círculos, mesmo diante das melhores intenções.
- ItemA complexidade na formação do técnico como sujeito ecológico a partir das relações entre trabalho, currículo e capitalismo no CEFET-RS(2006) Souza, Marco Antônio Simões de; Laurino, Débora PereiraEsta dissertação teve por objetivo investigar as possibilidades de vinculação entre o ensino técnico profissionalizante ministrado pelo Centro Federal de Educação Tecnológica de Pelotas (CEFET-RS) e a Educação Ambiental (EA) na visão de Isabel de Carvalho. Analisou-se o discurso de integrantes de três segmentos da Instituição: egressos, professores e direção. Para tanto, foram utilizadas entrevistas semiestruturadas a fim de estabelecer, numa perspectiva qualitativa, um diálogo com o pensamento da Complexidade segundo a visão de Edgar Morin. Para analisar os dados, foi utilizada a metodologia da Análise Textual Qualitativa proposta por Roque Moraes. As categorias que emergiram do processo de análise foram Currículo, Trabalho e Capitalismo. As análises evidenciaram a preocupação com a formação humanística dos educandos e a vinculação entre currículo do ensino técnico, mercado de trabalho e modo de produção capitalista, na busca de mudanças nas perspectivas do técnico diante das constantes transformações tecnológicas do mercado e das relações de trabalho. A discussão das categorias permitiu vislumbrar o estabelecimento de relações do Ensino Técnico com a Educação Ambiental a partir da problematização dos valores do capitalismo e da maneira pela qual estes valores estão presentes, enquanto ideologia, na construção do currículo e no conceito capitalista de trabalho. Foi possível constatar, também, que é necessário discutir a fragmentação do currículo, contraposta à visão complexa e interdisciplinar da EA, a fim de proporcionar uma reflexão ética e ecológica sobre o relacionamento entre sociedade e meio ambiente.
- ItemEducação Ambiental e transformação sócio-ambiental com a implantação da Agenda 21 local: o caso do Núcleo de Educação Ambiental da Colônia de Pelotas.(2006) Silva, Neuza Maria Corrêa da; Velasco, Sírio LopezEsta pesquisa apresenta o estudo sobre as transformações sócio-ambientais observadas no sétimo e oitavo distritos da Colônia de Pelotas, a partir da criação e atuação do Núcleo de Educação Ambiental (NEA), com a implantação da Agenda 21 local. Com isso, objetivamos avaliar durante um ano de atuação deste (NEA), as possíveis transformações no que tange aos seus conhecimentos, habilidades, valores, comportamentos e capacidade de avaliação dos problemas sociais, econômicos e ambientais por eles enfrentados. Na verdade, os pensamentos de vários educadores ambientais sobre Educação Ambiental e suas complexidades, permitem a reflexão sobre o papel destes nas transformações político- econômico- sociais; com isso, o desenvolvimento da ética ambiental, permitindo ampliar a visão da complexidade e das conexões que se estabelecem entre os seres. A transformação social constitui-se o ponto chave para avaliar a validade do processo de implantação de agendas locais. A governança local tornando-se um dos mais importantes mecanismos de inovação democrática e ambiental. Esse processo, contudo, desafia, de maneira radical, as práticas ambientais, sociais e econômicas tradicionais e vigentes na esfera municipal. Cabe salientarmos que a metodologia utilizada é a pesquisa-ação-participante, com a qual nos envolvemos de modo cooperativo, participativo. A aprendizagem se deu de modo que a ação realizada, ao mesmo tempo em que nos forma, também oferece informações para a construção de novos conhecimentos, incrementando continuamente o processo, de modo coletivo, por meio de formação de multiplicadores, que aprendem, produzem seu conhecimento e o compartilham com os demais.Diante disso, entendem, ao mesmo tempo, o valor da participação comunitária. Através do método de entrevista gravada e escrita, foi possível conhecermos como pensa, sente e age a comunidade diante dos problemas sócio-ambientais enfrentados por eles e o que esperam da Agenda 21. A partir da compreensão do que é Agenda 21, e como ela pode favorecer as práticas políticas sociais, utilizamo-nos dos informativos do Ministério do Meio Ambiente e da Agenda 21 Nacional. Os dados nos revelam que a Agenda 21, por si só, não constitui o único instrumento que devemos utilizar para desenvolvermos um trabalho de conscientização e de desenvolvimento da ética ambiental; mas quando levado a sério, poderá ser um decisivo instrumento para a prática de Educação Ambiental multiplicadora e mobilizadora. Poderá, portanto, proporcionar relevantes resultados sociais: auxiliar, no caso de Pelotas, na construção de um ecosolidarismo, nos projetos criados a partir das necessidades da comunidade local. Por sua vez, podemos destacar o salutar convívio que os moradores têm com o ambiente, mostrando a importância deste para a sobrevivência de todos os seres, considerando o ser humano mais um dos integrantes deste universo chamado Terra. Esses indivíduos esperam e lutam para que, através da Agenda 21, desenvolvam-se políticas públicas sérias, comprometidas com os socialmente menos favorecidos. Anseiam, ainda, que possam ter justiça social e, assim, uma melhoria não apenas na qualidade de vida, mas também no local onde moram. Se isso ocorrer, terão incentivos para continuar a lidar com a terra.
- ItemSistemas urbanos sob o enfoque da Educação Ambiental: uma proposta utilizando o game SimCity e o programa STELLA(2006) Veiga, Rita de Cássia Gnutzmann; Santos, Arion de Castro Kurtz dosEste trabalho, desenvolvido dentro da linha de pesquisa EducaçãoAmbiental Ensino e Formação de Educadores (EAEFE) do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, objetivou consolidar uma proposta de Educação Ambiental, tendo por base a problematização da sociedade urbanizada, com o apoio da simulação dinâmica da cidade e o desenvolvimento da compreensão sistêmica, a fim de contribuir para o entendimento dos sócio-ecossistemas urbanos como forma de auxiliar a construção de sociedades sustentáveis12. A proposta consistiu na elaboração de material instrucional utilizado em curso oferecido a um grupo de pesquisa caracterizado por uma composição multidisciplinar e participação da sociedade civil, nos moldes do planejamento urbano participativo introduzido pelo Estatuto da Cidade. A proposta fôra composta por conceitos de dinâmica de sistemas urbanos, desenvolvidos por Jay W. Forrester (1969), fundamentos da Educação Ambiental, e utilização de ambiente virtual de aprendizagem, que contou com o software de modelagem computacional STELLA13 e o game SimCity14, da categoria simulação, ambos fundamentados em conceitos da dinâmica de sistemas. O método utilizado para a coleta de dados foi a observação e registro da interação do grupo a partir da realização das atividades propostas, depoimentos escritos pelos alunos como parte das atividades do curso, e gravação das discussões estimuladas por leituras e análises dos modelos urbano e de mundo. Os dados obtidos foram analisados com apoio do método de Análise Textual Qualitativa. Com essa proposta educativa pretendeu-se encontrar um novo viés para o estudo dos sistemas urbanos, através da linguagem lúdica propiciada pelos jogos de computador aliada à ferramenta de modelagem quantitativa. A pesquisa demonstrou, que a proposta foi capaz de estimular discussões de maneira a problematizar vários aspectos da sociedade urbana atual, entre eles: modelo econômico, social e cultural e responsabilidade ambiental-urbana. Também foi possibilitada a explicitação de alguns modelos mentais dos alunos acerca dos temas abordados.
- ItemEducação Ambiental com pescadores artesanais: um convite à participação(2006) Pereira, Maria Odete da Rosa; Gonçalves, Jussemar WeissO presente trabalho propõe reflexão crítica sob o contexto em que se insere a pesca artesanal na região sul do estado do Rio Grande do Sul, mais especificamente nos municípios do entorno do estuário da Lagoa dos Patos. Numa perspectiva de pesquisa participante, busca unir teoria e prática numa visão dialética da realidade histórica, usando como instrumental teórico a apreciação e a consideração da educação ambiental transformadora e da teoria crítica. Através de encontros e visitas nas comunidades pesqueiras da região, o trabalho constitui-se na interação entre pesquisa e pescadores a fim de elencar elementos básicos para o subsídio de uma política de Educação Ambiental com pescadores artesanais. Considero que a trajetória nos movimentos sociais populares, as atividades dentro do movimento ambientalista e a oportunidade de atuar como profissional no Ibama/RS foi de suma importância na abordagem da temática. A observação participante no Fórum da Lagoa dos Patos me permitiu analisar aspectos cognitivos que se inserem nas ações de uma instância que objetiva compartilhar responsabilidades com o Estado no regramento e no uso dos recursos pesqueiros da região. As condições e possibilidades de viabilizar tais mecanismos de participação (Fóruns) dependem das vicissitudes do contexto político e da conjugação das forças sociais que se aglutinam em torno e disputam a representatividade. Na construção de uma ferramenta metodológica, torna-se relevante a base no contexto histórico da pesca e nas relações criadas pelo sistema capitalista. Este que expropria o pescador de si mesmo e da natureza através do trabalho alienado na pesca, gerando incertezas advindas da crescente poluição das águas e um conseqüente declínio do recurso pesqueiro, bem como um conflito com as inovações tecnológicas. Concluindo, este trabalho aponta para uma educação libertadora e transformadora como suporte para a gestão compartilhada do uso dos recursos pesqueiros, assim como uma peça fundamental na construção de condições para a sustentabilidade ambiental na pesca. Além disso, supõe que não é possível construir uma proposta de educação ambiental sem promover uma profunda reflexão diante das condições econômicas que permeiam as relações sociais e culturais dos pescadores artesanais, tornando-os cada vez mais um produto da sociedade capitalista atual que tudo transforma em mercadoria, inclusive as espécies pescadas que hoje recebem a denominação de recursos pesqueiros.
- ItemAdolescentes: Corpos inscritos pelo gênero e pela cultura do consumo.(2006) Quadrado, Raquel Pereira; Tagliani, Paulo Roberto ArmaniniEsta dissertação foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, na Linha de Pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as), com o objetivo de investigar como a cultura consumista vem sendo inscrita nos corpos dos/as adolescentes, constituindo modos de ser e identidades. Para tanto, analisei narrativas de adolescentes, alunos/as do Ensino Médio, de uma Escola Estadual do Município de Rio Grande/RS. Essas narrativas foram produzidas a partir da metodologia de Grupo Focal, constituído a partir do curso Papo de Adolescente. Nesse estudo, estabeleci conexões com os Estudos Culturais, nas suas vertentes pós-estruturalistas, dialogando com autores como Bauman, Baudrillard, Canclini, Fischer, Foucault, Hall, Louro, Neckel, Goellner, Sant’Anna, Santos, Silva, Souza, Veiga-Neto, entre outros. Entendo que a sociedade capitalista reforça uma cultura de consumo que vem produzindo “necessidades” individuais e coletivas cada vez maiores, (re)produzindo e valorizando discursos como o da saúde, do sexo, da beleza, da juventude, entre outros. Esses discursos vêm interpelando de modo especial, os/as adolescentes, inscrevendo-se em seus corpos e constituindo as suas identidades. Ao proceder os movimentos de análise, optei por percorrer, inicialmente, todos os encontros do referido curso a fim de analisar a multiplicidade de discursos e estratégias presentes nas narrativas, que vêm produzindo os corpos desses/as adolescentes, ensinando-lhes modos de ser e estar no mundo. Em seguida, analisei as narrativas referentes a dois eixos temáticos que emergiram: gênero e consumo. O curso Papo de Adolescente possibilitou o estabelecimento de uma comunidade de interlocutores – adolescentes e pesquisadora – que através das suas narrativas tiveram a oportunidade de problematizar, discutir, construir e reconstruir alguns significados a respeito dos corpos e da sociedade de consumo. As narrativas produzidas evidenciaram algumas inscrições da cultura de consumo nos corpos dos/as adolescentes participantes da pesquisa, tais como as inscrições de gênero, de beleza, de “normalidade”, de “padrões” de consumo e de sexualidade. Também foi possível perceber efeitos dos discursos que circulam nas diversas instâncias e pedagogias culturais, como a família, a escola e, sobretudo, a mídia, e que vêm engendrando formas “legítimas” de pensar e viver a adolescência, instituindo “padrões” de consumo “característicos” deste grupo social. As análises feitas dão indícios da centralidade que o consumo vem ocupando nas relações sociais e na produção de significados nas diversas instâncias da vida contemporânea. Lugar de distinção simbólica, de afirmação de pertencimento a grupos sociais e de construção de identidades, o consumo vem fabricando adolescentes generificados e inscrevendo em seus corpos as marcas da sua cultura.
- ItemA Libertação da minha alma sonhadora: experiências vivenciadas com as detentas da penitenciária do Rio Grande(2006) Noguez, Janaina Amorim; Rodrigues, Victor Hugo GuimarãesComo mestranda do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, da Fundação Universidade Federal de Rio Grande, inserida na linha de pesquisa Educação Ambiental Não Formal, propus-me a um desafio neste momento da minha vida: fazer mestrado. Além disso, desafio maior foi realizar a minha pesquisa, a qual teve como objetivo principal investigar inicialmente os sonhos dos presidiários(as) da Penitenciária Estadual de Rio Grande – PERG. Os sonhos, nesta dissertação, são referenciados como imagens oníricas, ou seja, imagens de felicidade, alegria, liberdade, esperança, expectativas de vida dos participantes da pesquisa. Não se referem aos sonhos adormecidos, da noite, e sim aos sonhos diurnos, despertos, nos quais os sujeitos são protagonistas e constroem suas imagens conforme seus desejos, sentimentos e emoções. Ainda, como objetivos secundários, reflito, neste texto, sobre a existência de alguns princípios da Educação Ambiental nas relações entre os presidiários. Estes princípios são os de cooperação, coletividade e solidariedade. Isso constitui o sonho dos presos e das presas, e contribuem para a vida destes sujeitos institucionalizados, (re) significando suas imagens e imaginações utópicas. Este trabalho, para mim, caracterizou-se ainda como não só mais uma pesquisa de mestrado. Teve um caráter de mudança e transformação da minha pessoa. Entrei em processo de metamorfose cada vez mais ao imergir no tema. Assim, tenho a intenção de explicitar este processo de libertação da minha alma, através da experiência vivida com as detentas da PERG, na atividade de pesquisa. Como referencial científico, o trabalho se debruça nas discussões sobre a Educação Ambiental, a Educação Estética e a Ecologia Onírica. Sobre a atividade de coleta de dados em si, posso dizer que esta fase foi marcada por dois momentos: um, antes da qualificação do projeto de pesquisa, em que fiz entrevistas-piloto com dois presos da PERG, a fim de obter dados iniciais sobre os sonhos dos presidiários; o outro momento evidenciou-se após a qualificação, quando a banca pediu-me para que me inserisse mais profundamente no presídio, dando ênfase assim a uma pesquisa de cunho qualitativo, baseada nos princípios da pesquisa-ação, onde o pesquisador tem um contato mais freqüente com os participantes da mesma. Assim, com o desafio lançado, fui até a PERG e, com a ajuda de algumas funcionárias, formei um grupo de presas, as quais estavam interessadas em discutir temas relacionados às suas vidas. Estes temas geradores das discussões em grupo foram escolhidos pelas próprias participantes da pesquisa, ou seja, não esquematizei nossos encontros a priori, mesmo tendo noção do que elas gostariam de trabalhar, já que nas entrevistas feitas com os presidiários, percebi que os sonhos dos presos são fundamentalmente a volta para casa, a convivência com os filhos e o trabalho justo, que traga recompensa pessoal e um salário capaz de sustentar a família. Enfim, com a realização deste trabalho, gostaria de sensibilizar as pessoas para um novo convívio social, no qual o preconceito e a exclusão sejam problematizados e as pessoas discriminadas sejam aceitas pela sociedade, entendendo-as como seres humanos, que têm sentimentos emoções e sonhos.
- ItemInvestigando as interações das professoras no ambiente virtual Mathemolhes.(2006) Novello, Tanise Paula; Laurino, Débora PereiraA presente dissertação tem como propósito investigar as possibilidades e limites educacionais do Ambiente Virtual de Aprendizagem Mathemolhes e identificar propostas me todológicas apontadas pelas professoras no trabalho com o ambiente e as diferentes instâncias da Educação Ambiental percebida pelos sujeitos que interagiram no ambiente. O Mathemolhes ilustra uma realidade físico-local-real – Praia do Cassino/RS – intencionalmente vinculada a questões matemáticas e ambientais, na forma de desafios contextualizados, instigando seus usuários a apontar soluções aos questionamentos propostos. A pesquisa desvela as interações de professores, alunos, bolsistas e pesquisadores que ocorreram no Mathemolhes a partir de oficinas pedagógicas. As interações no ambiente e as anotações do diário de pesquisa forneceram os dados que subsidiaram o estudo, e foram analisados segundo a metodologia de análise textual qualitativa. Da análise, emergiram duas categorias: articulação da prática pedagógica e Educação Ambiental no contexto virtual, que foram discutidas com aporte teórico das tecnologia s educacionais e da Educação Ambiental. Na primeira categoria os relatos apontam para o (re)pensar da prática pedagógica no contexto das tecnologias e da necessidade de trabalhos coletivos e interdisciplinares. A segunda categoria ressaltou a importância de trabalhar as questões ambientais, no contexto virtual transversalizadas no currículo escolar, extrapolando a visão naturalista da educação ambiental, englobando aspectos sociais, culturais e políticos. As ferramentas de interação disponíveis no Mathemolhes potencializaram a proximidade das professoras com seus alunos auxiliando-as a compreender interesses e dúvidas, assim como entender o processo de construção do conhecimento sob a perspectiva virtual. Nesse sentido, espera-se que o AVA Mathemolhes se configure como um ambiente problematizador aos professores, estimulando-os a inserir a tecnologia no seu fazer pedagógico e trabalhar as questões ambientais de forma integrada e ampla.
- ItemSistemas Urbanos sob o Enfoque da Educação Ambiental: uma proposta utilizando o game SimCity e o programa STELLA(2006) Veiga, Rita de Cássia Gnutzmann; Santos, Arion de Castro Kurtz dosEste trabalho, desenvolvido dentro da linha de pesquisa EducaçãoAmbiental Ensino e Formação de Educadores (EAEFE) do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental da Fundação Universidade Federal do Rio Grande, objetivou consolidar uma proposta de Educação Ambiental, tendo por base a problematização da sociedade urbanizada, com o apoio da simulação dinâmica da cidade e o desenvolvimento da compreensão sistêmica, a fim de contribuir para o entendimento dos sócio-ecossistemas urbanos como forma de auxiliar a construção de sociedades sustentáveis12. A proposta consistiu na elaboração de material instrucional utilizado em curso oferecido a um grupo de pesquisa caracterizado por uma composição multidisciplinar e participação da sociedade civil, nos moldes do planejamento urbano participativo introduzido pelo Estatuto da Cidade. A proposta fôra composta por conceitos de dinâmica de sistemas urbanos, desenvolvidos por Jay W. Forrester (1969), fundamentos da Educação Ambiental, e utilização de ambiente virtual de aprendizagem, que contou com o software de modelagem computacional STELLA13 e o game SimCity14, da categoria simulação, ambos fundamentados em conceitos da dinâmica de sistemas. O método utilizado para a coleta de dados foi a observação e registro da interação do grupo a partir da realização das atividades propostas, depoimentos escritos pelos alunos como parte das atividades do curso, e gravação das discussões estimuladas por leituras e análises dos modelos urbano e de mundo. Os dados obtidos foram analisados com apoio do método de Análise Textual Qualitativa. Com essa proposta educativa pretendeu-se encontrar um novo viés para o estudo dos sistemas urbanos, através da linguagem lúdica propiciada pelos jogos de computador aliada à ferramenta de modelagem quantitativa. A pesquisa demonstrou, que a proposta foi capaz de estimular discussões de maneira a problematizar vários aspectos da sociedade urbana atual, entre eles: modelo econômico, social e cultural e responsabilidade ambiental-urbana. Também foi possibilitada a explicitação de alguns modelos mentais dos alunos acerca dos temas abordados.
- ItemÀ busca da cultura da relação educação e pesquisa: alguns projetos de ensino na Escola Silva Gama como horizonte de tematização(2006) Veiga Júnior, Álvaro; Molon, Susana InêsPretendo apresentar este estudo como um produto de pesquisa e educação que transparecesse alguns significantes percursos de vida dos sujeitos, de seus ofícios e saberes, que aqui estão referidos. Duas professoras e um espaçotempo de projetos, numa escola pública, no Cassino, RS. Deu-se um processo de pesquisa que aproximou algumas trajetórias com produção de experiências inovadoras próximas, com identificação e valorização regional. A inovação parte de uma educação criativa frente à hegemonia do currículo Fordista-Taylorista, construto de uma lógica fabril disciplinar, estanque, que marginaliza as Ciências Humanas. Denominei as experiências selecionadas de práticas diferenciadas, de projetos escolares. Este estudo pretende versar sobre as escolhidas experiências, fornecendo, como objetivação da pesquisa, uma narrativa reflexiva, aprofundada e sistematizada, junto à construção de um quadro teórico coerente, aproximando-a do campo selecionado, movida pela problematização e tematização de pesquisa. As pesquisas participantes foram influenciadoras, por entender ser uma contracorrente do que se denomina de academicismo, cientificismo, de isolamento e superioridade que a Ciência consagrou. Este trabalho fundamenta-se num panorama de crise civilizatória, de impasses contemporâneos. Entende que o modelo Cartesiano-Baconiano-Kantiano é identificável como construtor de realidades da modernidade. Ainda busca construir seu quadro teórico em Educação Ambiental (EA), e, neste Programa de Pós-graduação, na linha de pesquisa Educação Ambiental: Currículo e Formação de Professores. A insatisfação com a escola fechada e burocrática aproximou tais experiências com os movimentos políticos e sociais, com a distensão do jugo setorizante que amiúde estabelece a tritomia educação formal, não formal e informal. Assim, a educação consagraria o seu modelo mental redutor e pragmático, que desconhece o desafio da sustentabilidade. São autoras/es aqui destacados; Arroyo(2000), Demo(1995, 1997, 2000, 2002), Grün(1995, 2002, 2003), Freire(1997, 2003), Lopes Velasco(2000), Reigota(1994, 1999, 2001), Souza Santos(1989,2003), Vorraber Costa(2002), entre outras/os. Esta escrita pode levar ao que é possível chamar de práticas pedagógicas diferenciadas, projetos de ensino, culturas colaborativas comunitárias e comunidades de aprendizagem. Os sujeitos, grupos de estudantes e educadoras que pretenderam ir além da cultura disciplinar, do currículo empedernido dos conteúdos, da não submissão ao paradigma da competição, do vestibular, do mercado, da imposição monolítica de uma sociedade da produção-consumo.Quanto à contribuição intencional mais específica deste estudo, aponto para o paradigma da interdependência nas esferas formativas de professores, inicial e continuada, contextualizadas no meio ambiente, como energia política e cultural para interferir nas configurações das instituições públicas.
- ItemRelações sócio-ambientais entre ribeirinhos da Vila Primavera e o arroio passo fundo (Guaíba/RS): um estudo da fase IV do projeto para o Arroio Vier(2006) Alves, Fernanda Ferreira; Calloni, HumbertoEste trabalho apresenta o estudo das relações entre ribeirinhos e o Arroio Passo Fundo (Guaíba,RS), considerando os interesses e conflitos socioambientais. Frente a isso, o pensamento complexo de Edgar Morin e a ética ambiental, permitem ampliar e retomar a visão das interconexões estabelecidas. A reflexão do cotidiano e a transformação social, sistematizam o reconhecimento da interdependência ribeirinhos-arroio. A metodologia utilizada neste estudo representa um conjunto de metodologias aplicadas, em função do dinamismo observado nesta comunidade e as dificuldades iniciais de inserção como pesquisadora. Através do método da história oral, foi possível compreender os processos envolvidos nesta dinâmica, mostrando que a problemática ambiental da poluição e degradação do Arroio, tem relação direta com a problemática social. A compreensão de sujeito ecológico proposto por Isabel Cristina de Moura Carvalho, foi utilizada para analisar as narrativas dos entrevistados. Além do mais, a ecologia humana segundo Maria José de Araújo Lima, empregada como metodologia, proporcionou um ambiente de discussões e interações, desencadeando uma visão sistêmica para os problemas observados. Com isso, a interação ribeirinhos-arroio é resultado também de um contexto sócio-econômico-histórico. Os dados revelam como principal agente poluidor, a própria população, através de despejos domésticos, desmatamento da mata ciliar e invasão inapropriada nas margens do Arroio, seguido dos despejos químicos provenientes das indústrias e da atividade agrícola. Percebe-se então, a redução da diversidade biológica da fauna e flora deste ambiente em direção a foz, desembocando no Lago Guaíba. A relação socioambiental observada mostra como fator determinante deste processo a forma como a população percebe e se integra ao Arroio. Com isso, o convívio sadio com este ambiente, implica em autonomia ética, componente reflexivo e ativo, que conduza a uma visão complexa de interdependência em beneficio a melhoria da qualidade de vida desses cidadãos e seu Arroio.
- ItemEducação Ambiental e cidadania: o exemplo da poluição do ar em Rio Grande.(2006) Nóbrega, Michelle Rodrigues; Tagliani, Paulo Roberto ArmaniniEsta pesquisa teve como objetivo através da ação dialógica proposta por Paulo Freire, compreender, qual o conceito de qualidade do ar para os sujeitos participantes dessa e em que medida a Educação Ambiental pode contribuir para a emergência de espaços participativos na gestão pública. Para tal, o referencial metodológico apropriado foi a pesquisa-ação. Foram construídos dois momentos de prática educativa que possibilitaram a construção do ‘corpus’ da mesma. Primeiramente foram realizadas entrevistas semi-abertas junto aos sujeitos moradores dos seguintes bairros: Santa Teresa, 4ª Secção da Barra, Vila Militar, Vila Santinha, Hidráulica, Centro, Getúlio Vargas, Salgado Filho, Navegantes e Trevo. Os sujeitos participantes desta fase da pesquisa foram previamente selecionados, através dos dados do Sistema Único de Saúde (SUS), levando em consideração o critério da freqüência de internação (três vezes durante o ano no período de 2002 a 2005) por doenças respiratórias, como a asma, bronquite e sinusite. As entrevistas apresentavam questões norteadoras: Existe poluição no seu bairro ou cidade?, Quem monitora a poluição do ar?, Qual o acesso a esses resultados?, De quem é a responsabilidade por termos episódios de poluição do ar?, Quais sugestões podem ser apontadas para mudança dessa problemática? Após o estabelecimento desta visão panorâmica acerca de como os sujeitos percebem a poluição do ar, foram selecionados, dois bairros para a realização das reuniões a fim de discutir o tema proposto, sendo esses: Santa Teresa e 4ª Secção da Barra. A realização dessas reuniões teve, como proposta metodológica o ‘Circulo de Cultura’, proposto por Paulo Freire. Para a análise e interpretação do corpus deste trabalho utilizou-se a análise textual discursiva de Roque Moraes. Evidencia-se que o conceito qualidade do ar, construído durante esse período baseia-se em uma gama de critérios, que incluem desde o respeito ao meio físico-natural bem como o direito de todo trabalhador do meio industrial estar protegido dos danos causados através da poluição do ar no ambiente onde trabalha. A construção da prática educativa baseada, na proposta freireana, permite hoje afirmarmos a existência da desinformação presente nos argumentos dos sujeitos participantes dessa pesquisa frente às questões de desvelamento de tal problemática. Alerta-se, porém que esta, não é tão acentuada quanto a distância da dimensão entre a ação individual e a ação coletiva.
