IE – PPG – Programas de Pós-Graduação
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/2063
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- ItemÀ busca da cultura da relação educação e pesquisa: alguns projetos de ensino na Escola Silva Gama como horizonte de tematização(2006) Veiga Júnior, Álvaro; Molon, Susana InêsPretendo apresentar este estudo como um produto de pesquisa e educação que transparecesse alguns significantes percursos de vida dos sujeitos, de seus ofícios e saberes, que aqui estão referidos. Duas professoras e um espaçotempo de projetos, numa escola pública, no Cassino, RS. Deu-se um processo de pesquisa que aproximou algumas trajetórias com produção de experiências inovadoras próximas, com identificação e valorização regional. A inovação parte de uma educação criativa frente à hegemonia do currículo Fordista-Taylorista, construto de uma lógica fabril disciplinar, estanque, que marginaliza as Ciências Humanas. Denominei as experiências selecionadas de práticas diferenciadas, de projetos escolares. Este estudo pretende versar sobre as escolhidas experiências, fornecendo, como objetivação da pesquisa, uma narrativa reflexiva, aprofundada e sistematizada, junto à construção de um quadro teórico coerente, aproximando-a do campo selecionado, movida pela problematização e tematização de pesquisa. As pesquisas participantes foram influenciadoras, por entender ser uma contracorrente do que se denomina de academicismo, cientificismo, de isolamento e superioridade que a Ciência consagrou. Este trabalho fundamenta-se num panorama de crise civilizatória, de impasses contemporâneos. Entende que o modelo Cartesiano-Baconiano-Kantiano é identificável como construtor de realidades da modernidade. Ainda busca construir seu quadro teórico em Educação Ambiental (EA), e, neste Programa de Pós-graduação, na linha de pesquisa Educação Ambiental: Currículo e Formação de Professores. A insatisfação com a escola fechada e burocrática aproximou tais experiências com os movimentos políticos e sociais, com a distensão do jugo setorizante que amiúde estabelece a tritomia educação formal, não formal e informal. Assim, a educação consagraria o seu modelo mental redutor e pragmático, que desconhece o desafio da sustentabilidade. São autoras/es aqui destacados; Arroyo(2000), Demo(1995, 1997, 2000, 2002), Grün(1995, 2002, 2003), Freire(1997, 2003), Lopes Velasco(2000), Reigota(1994, 1999, 2001), Souza Santos(1989,2003), Vorraber Costa(2002), entre outras/os. Esta escrita pode levar ao que é possível chamar de práticas pedagógicas diferenciadas, projetos de ensino, culturas colaborativas comunitárias e comunidades de aprendizagem. Os sujeitos, grupos de estudantes e educadoras que pretenderam ir além da cultura disciplinar, do currículo empedernido dos conteúdos, da não submissão ao paradigma da competição, do vestibular, do mercado, da imposição monolítica de uma sociedade da produção-consumo.Quanto à contribuição intencional mais específica deste estudo, aponto para o paradigma da interdependência nas esferas formativas de professores, inicial e continuada, contextualizadas no meio ambiente, como energia política e cultural para interferir nas configurações das instituições públicas.
- ItemAs abordagens sobre vocabulário durante leitura de livros infantis : um estudo com professores do 1º ano do ensino fundamental em escolas do município de Rio Grande/RS(2017) Nobrega, Thais Fernandes Ribeiro; Nogueira, Gabriela MedeirosEsta dissertação apresenta resultados de uma pesquisa, cujo objetivo foi investigar o modo como professores do 1º ano do ensino fundamental da cidade de Rio Grande/RS abordam o vocabulário em situações de leitura de livro de história infantil para as crianças. Para isso, utilizei como perspectiva metodológica a abordagem qualitativa, que conforme indica Minayo (1994), preocupa-se com uma realidade que não pode ser quantificada. Como perspectiva teórica utilizei as contribuições de Vygotsky (1989, 1996), Piaget (1987, 1998) e Tomasello (2003), quanto à discussão sobre aquisição de linguagem; Cagliari (2000), Frith (1985), Ellis (1995) e Mousinho (2004) para discutir leitura e sua aquisição pelas crianças; Paiva (2008), Zilberman (2003), Kleiman (1995, 2013), no que se refere ao uso do livro de história infantil na escola; Moreira (1984), Rosemberg (s/a), Stein e Rosemberg (2010), Rosemberg e Sarlé (2015), no que diz respeito ao ensino do vocabulário em momentos de leitura de histórias infantis. A pesquisa foi desenvolvida ao longo do ano de 2015 e 2016, com cinco professores do primeiro ano do Ensino Fundamental da rede pública municipal do Rio Grande. Por meio de pesquisa não participante, realizei observações de situações de leitura de histórias infantis em sala de aula. Além disso, entrevistei os professores e propus a análise de duas situações-problemas. Os resultados da pesquisa indicam que o momento de leitura de histórias infantis pelos docentes foi pouco significativo para o ensino do vocabulário, embora tenha sido identificado que eles fazem uso de estratégias propostas por Rosemberg (s/a), Stein e Rosemberg (2010) e Moreira (1984) que favorecem o ensino do mesmo. Foi possível perceber que entre os participantes existe a generalização de um entendimento comum sobre o que é ampliação do vocabulário. Porém, os professores parecem desconhecer a importante relação da aprendizagem do vocabulário e o processo de alfabetização, bem como o fato de que os livros de histórias infantis podem ser um excelente instrumento de trabalho para esse fim.
- ItemAções afirmativas e as relações étnico-raciais : análise sobre os processos seletivos específicos de estudantes indígenas e quilombolas da Universidade Federal do Rio Grande(2017) Avila, Luciane dos Santos; Pereira, Vilmar AlvesO presente trabalho de dissertação de mestrado versa sobre o tema de ações afirmativas e relações étnico-raciais. Para isso, este estudo tem por objetivo analisar os Processos Seletivos Específicos de estudantes indígenas e quilombolas, realizados pelo Programa de Ações Afirmativas da Universidade Federal do Rio Grande (PROAAf - FURG). Este Programa tem por finalidade reservar vagas para candidatos/as de escolas públicas, indígenas, quilombolas e com deficiência, bem como promover o acesso e a permanência dos mesmos. Nesse sentido, acredito que é necessário compreender o processo histórico brasileiro nos quais indígenas e quilombolas estiveram imbricados. Dessa maneira, perceber as práticas que instituíram o projeto educacional e as políticas de Estado para essas populações e como essas aprendizagens construíram o imaginário social brasileiro. Essa pesquisa utilizou como metodologia a História Oral Temática, na qual a partir de dez entrevistas orais realizadas no ano de 2016 e duas entrevistas no ano de 2014 com os/as discentes indígenas e quilombolas da FURG a fim de problematizar as ações do Programa e as relações étnico-raciais vivenciadas no espaço acadêmico. Para, além disso, procura contribuir para novos questionamentos concernentes à educação para as relações étnico-raciais e aos saberes e às culturas apreendidas na universidade. Como resultado da pesquisa é possível pontuar que a lógica universalista e civilizatória auxilia a manutenção de hierarquias sociais e as práticas racistas de exclusão. Esse ordenamento social personifica a falta de normativas específicas para algumas ações de permanência que fragilizam as políticas e geram entraves ao desenvolvimento da proposta de ações afirmativas da universidade.
- ItemAs ações afirmativas no contexto da FURG mediante a perspectiva da educação ambiental e do pensamento complexo(2020) Jardim, Daniele Barros; Calloni, HumbertoA presente tese buscou analisar as Ações Afirmativas na FURG, entre os anos de 2009 e 2019, mediante a seguinte questão de pesquisa: no contexto universitário da FURG, como se constituem as Ações Afirmativas para a comunidade acadêmica e quais significados e sentidos da Educação Ambiental e do pensamento complexo permeiam esses processos educativos e formativos? Como estratégia metodológica, foi utilizada a Inserção Ecológica, uma vez que essa tem como objetivo avaliar os processos de interação das pessoas com o contexto. Os procedimentos utilizados consistiram em entrevistas individuais com servidores, grupos focais com os estudantes, bem como observações ativas na FURG, mediante a utilização do diário de campo em todas as instâncias. Quanto à apreciação dos dados foi empregada a Análise de Conteúdo, porque a mesma ofereceu as condições necessárias para explorar a gama de informações levantadas na pesquisa. Durante a classificação dos elementos, foram constituídas três grandes categorias para inferência e interpretação: Constituição das Ações Afirmativas no Ensino Superior; Significados e sentidos das questões socioambientais; e Contribuições do Pensamento Complexo para os Fundamentos da Educação Ambiental. O referencial teórico das Ações Afirmativas reconhece a diversidade, desconstrói discursos e práticas e constitui-se em um novo processo de pensar nos indivíduos em geral e na coletividade em especial (FERES JUNIOR e ZONINSEIN, 2006; FONSECA, 2009; MUNANGA, 2005). O referencial da Educação Ambiental auxiliou na reflexão sobre as ações que se destina assegurar, mediante a educação, a integração das múltiplas dimensões como: ambiental, social, ética, cultural, econômica, espacial e política (LAYARGUES, 2000, 2004, 2012; GUIMARÃES, 2004; LOUREIRO, 2004, 2016 e TREIN, 2008). E o referencial do pensamento complexo nos levou a esse profundo processo de reflexão, da crise à solidariedade, dos conceitos às ações, descortinando novos modos de pensar a realidade, com sua complexidade inerente, através de novos modos de dialogar com o mundo (ALMEIDA, 2004 e MORIN, 1998, 2000, 2002, 2005, 2006, 2012). Logo, defende-se a tese que a perspectiva da Educação Ambiental e a dimensão do pensamento complexo colaboram para a compreensão das Ações Afirmativas na FURG, enquanto uma das inúmeras ações que podem cooperar para as reparações sócio históricas no Brasil, uma vez que essa ação política contribuirá para a Universidade repensar sua articulação com o currículo, este enquanto ambiente inclusivo nas relações sócio-culturais-ambientais, em prol de qualificar as relações e a formação de cidadãos críticos, capazes de transformar a crise socioambiental vigente, desarticulando os fatores que desmoralizam essas conquistas. As Ações Afirmativas buscam garantir o desenvolvimento integral do humano, que consequentemente desenvolve o crescimento local e global em todos os aspectos que possamos imaginar. Outrossim, contribui para a reflexão com o objetivo de uma educação mais integradora da condição humana em harmonia com a vida e com o planeta, a partir de uma compreensão de mundo complexa. Reforça-se, assim, a importância de entender e viver a Universidade como espaço de reivindicações e de luta, compreendendo que a mesma tem um papel social relevante, com o potencial de transformar a história da sociedade e a trajetória das Ações Afirmativas.
- ItemAções do Plano Nacional de Pós-Graduação (PNPG) 2005-2010 para a redução de Assimetrias Regionais: avaliação dos instrumentos criados pela CAPES(2014) Coury, Maria de Amorim; Tauchen, GionaraA pós-graduação, no Brasil, é considerada uma das realizações mais bem sucedidas no conjunto do sistema educacional do país. Seu desenvolvimento ocorreu como produto de um planejamento deliberado, conduzido e apoiado pelo Estado. Neste cenário, a Coordenação de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é responsável pela avaliação e por significativa parcela do fomento, bolsa e custeio da pós- graduação nacional, que tem a tarefa de formar profissionais aptos a atuarem nos diferentes setores da sociedade, contribuindo para o processo de modernização do país. Os Planos Nacionais de Pós-graduação (PNPG’s), elaborados a partir de 1975, contribuíram para a organização do Sistema Nacional de Pós-graduação e com a indução das políticas prioritárias neste âmbito. Por isso, o presente estudo, objetiva avaliar os instrumentos criados pela CAPES, voltados para a redução das assimetrias regionais detectadas em todos os Planos, a partir das orientações do PNPG-2005-2010; analisar se as estimativas previstas no PNPG-2005-2010, para a redução dessas assimetrias regionais foram concretizadas e se os resultados demonstram o êxito dos programas de indução criados pela CAPES, no tocante aos aspectos dos investimentos, atendimento de demandas e a ampliação do número de bolsas no período. A pesquisa, de cunho exploratório-descritivo, foi desenvolvida por meio de pesquisa documental. Os resultados da pesquisa indicam que os impactos dos programas desenvolvidos pela CAPES não foram suficientes para alterar substancialmente os indicadores que revelam um problema básico de escassez de recursos humanos para a pesquisa científica e tecnológica nas regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste.
- ItemAções formativas, dialógicas e colaborativas no contexto de feiras e mostras científicas: o emergir do desenvolvimento profissional dos(as) formadores(as)(2024) Traversi, Gabriela Soares; Heckler, ValmirEsta tese comunica compreensões sobre as ações práticas de um grupo de formadores que realizou processos formativos com professores sobre Feiras e Mostras científicas, na perspectiva do Desenvolvimento Profissional. Esta investigação qualitativa é uma pesquisa- formação na perspectiva fenomenológica hermenêutica. O cenário investigativo é o Curso Online de Formação de Professores sobre Feiras e Mostras científicas, atividade componente de projetos de extensão ligados à Universidade Federal do Rio Grande (FURG), denominados Mostra de Ciências e do Conhecimento de Santo Antônio da Patrulha e Feiras das Ciências: Integrando Saberes no Cordão Litorâneo. A formação tem foco nas discussões sobre a realização de projetos investigativos em sala de aula para o desenvolvimento de Feiras e Mostras científicas escolares, articulando Escolas e Universidade por meio da extensão. Este estudo investiga o que se mostra da ação prática, na perspectiva do Desenvolvimento Profissional, na escrita dos formadores de professores em projetos de extensão de Feiras e Mostras científicas. Para compreender o fenômeno investigado foram selecionados textos escritos pelos formadores e publicados em dois e- books ao final de cada uma das edições da formação, constituindo a linguagem escrita como ferramenta para a posterior análise. As concepções sobre processos formativos em Feiras e Mostras científicas foram ampliadas a partir de interlocuções com a comunidade científica nacional e internacional, seguidas da teorização de conceitos que constituem o arcabouço teórico deste estudo. O caminho metodológico da pesquisa traz a descrição do campo empírico, constituição do grupo de formadores autores das escritas e a seleção de oito textos que constituíram o corpus de análise. Os movimentos de análise foram feitos por meio da Análise Textual Discursiva (ATD) e as compreensões emergentes são comunicadas em três metatextos. No primeiro metatexto, as descrições da formação se tornaram interpretações das ações práticas dos formadores e estes constituíram um coletivo que avaliou as próprias ações formativas e compartilhou experiências vividas neste processo, levando-os a momentos de reflexão. No segundo metatexto o diálogo com os professores cursistas, por meio das interações no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), se configurou como uma ação mediada dos formadores a fim de promover discussões sobre a prática docente, proporcionando trocas de experiências entre todos os envolvidos, evidenciando a perspectiva dialógica colaborativa da formação. O terceiro metatexto traz os movimentos de pesquisa colaborativa realizados pelos formadores a partir das ações formativas, promovendo reflexões e transformações de suas práticas. Aspectos como reflexão, troca de experiências e transformações da prática docente inserem as ações práticas analisadas na perspectiva do Desenvolvimento Profissional. O argumento aglutinador da tese é de que, a partir das ações práticas do curso de formação emerge um processo de Desenvolvimento Profissional dos formadores, evidenciado pela construção de conhecimento a partir de pesquisas colaborativas, descrições, avaliações e diálogos que promoveram reflexão e transformação de suas práticas relacionadas à Feiras e mostras científicas.
- ItemAções mediadas do professor-tutor na EAD: processo de co-criação da linguagem de professores de Ciências(2023) Fazio, Anahy Arrieche; Heckler, Valmir; Galiazzi, Maria do CarmoEsta tese de doutorado comunica compreensões sobre a ação mediadora do professor- tutor na constituição da linguagem do professor de Ciências em um projeto experimental investigativo do curso de Licenciatura em Ciências na Educação a Distância (EaD) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), adotando uma perspectiva de pesquisa-formação fenomenológica-hermenêutica. O referido curso, lócus do estudo, é voltado para a formação de professores de Ciências para atuarem nos anos finais do ensino fundamental e apresenta uma organização curricular interdisciplinar e que favorece a emergência de comunidades, possibilitando a integração de professores e professores-tutores no planejamento e promoção de aulas em uma perspectiva coletiva e dialógica. As atividades das interdisciplinas são ofertadas através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Moodle, em que o uso das tecnologias digitais redimensiona os papéis dos sujeitos envolvidos, propiciando uma formação de professores por intermédio de diversas interfaces digitais na promoção de processos educativos interativos e colaborativos, sendo a escrita a principal forma de comunicação entre esses sujeitos. Este estudo adota a perspectiva da pesquisa-formação, de natureza fenomenológica-hermenêutica, para investigar a o que se mostra da ação mediada do professor- tutor na formação da linguagem dos futuros professores de Ciências em um curso de EaD. A tese está organizada a partir do modelo de construção de conhecimento de Wells, a espiral do conhecimento, em quatro momentos: experiência, busca de informações, construção do conhecimento e compreensão. Na experiência é comunicada a ontogênese da pesquisadora, seu encontro com o campo de pesquisa. Nas informações são comunicados elementos teórico- práticos que possibilitam a compreensão do fenômeno a ser estudado: a ampliação, junto à comunidade científica internacional, das concepções sobre a indagação dialógica de Gordon Wells em processos formativos docentes e os estudos sobre as funções do professor-tutor e seu papel na mediação em uma perspectiva sociocultural. Na construção do conhecimento, as informações e a experiência são articuladas para a compreensão do fenômeno e apresenta-se o lócus da pesquisa, um projeto experimental desenvolvido ao longo de um semestre na interdisciplina Fenômenos da Natureza IV da Licenciatura em Ciências na modalidade EaD, bem como explicita-se a coleta de informações, a organização das informações e sua análise através da Análise Textual Discursiva (ATD). Emergiram como dispositivos de pesquisa e posterior análise os registros escritos em fórum dos diálogos entre a professora-tutora e os estudantes, que foram organizados em 7 interlocuções dialógicas. As compreensões emergentes no processo de análise são comunicadas em dois metatextos: a) Indagação dialógica como ação mediada do professor-tutor e b) Meios mediacionas no complexificar a linguagem do Ensino de Ciências. No primeiro metatexto, emerge a compreensão de que a indagação dialógica é uma ação mediada pelo professor-tutor, que utiliza os materiais coconstruídos pelos professores e estudantes para orientá-los e acompanhá-los na escrita e nas perguntas, promovendo o discurso progressivo de Ciências por meio da colaboração e interação. No segundo metatexto, é comunicado que os meios de mediação para complexificar o discurso progressivo de Ciências são selecionados pelo professor-tutor por meio de curadoria, possibilitando o desenvolvimento de argumentos com modelos explicativos em um processo de co-criação. O argumento aglutinador emergente e comunicado nesta tese é de que as ações mediadas do professor-tutor, curadoria de meios mediacionais e a indagação, motivam o desenvolvimento de argumentos com modelos explicativos que contribuem para o discurso progressivo de Ciências, em um processo de co-criação da constituição da linguagem de professores de Ciências.
- ItemA adaptação curricular do ensino de música em escolas públicas de pelotas a partir da implantação da lei 11.769/2008(2014) Vianna Filho, Hermeto Marques; Chaigar, Vania Alves MartinsEste trabalho teve como foco a presença da área de conhecimento música no curso Normal de duas escolas públicas do município de Pelotas/RS: O Instituto Estadual de Educação Assis Brasil e o Colégio Municipal Pelotense. Considerando que esta modalidade formativa habilita professores para o trabalho na educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental, investigamos a educação musical que está sendo desenvolvida no curso Normal e em que concepções se apoia esta prática. Após seis anos de vigência da Lei 11.769/2008, que alterou o artigo 26 da Lei de Diretrizes e Bases de 1996 e incluiu a obrigatoriedade do ensino dos conteúdos de música dentro do componente curricular Arte, esta pesquisa compreendeu o processo de adaptação dos currículos escolares, as discussões em torno da atual legislação e as orientações por parte das mantenedoras, tendo em vista a referida Lei. Outra questão presente nesta pesquisa, refere-se à identificação do profissional responsável por trabalhar os conteúdos de música, já que a Lei 11.769/2008 excluiu, por meio de veto presidencial, o artigo que solicitava formação específica na área. Após o período do canto orfeônico no Brasil, as Leis de Diretrizes e Bases de 1961 e 1971, respectivamente, não ratificaram esta área de forma permanente nos currículos escolares. Em 1996, uma nova LDB, suscitaria novas esperanças aos professores de música e aos pesquisadores da área, no entanto, esta legislação não atendeu as expectativas dos profissionais ligados à música, permanecendo a educação musical ausente em muitos contextos educativos. A partir da Lei 11.769/2008, esta pesquisa objetivou identificar se a efetiva inclusão dos conteúdos de música na disciplina de Arte se concretizou, já que a LDB de 1996 não clarificou quais as áreas deveriam ser contempladas dentro deste componente curricular. Além desses aspectos, esta pesquisa também problematizou a atual situação do ensino de música no contexto geral das escolas estaduais e das instituições municipais de Pelotas/RS.
- ItemAdolescências "caprichadas": modos de produção da sexualidade feminina adolescente na seção sexo(2011) Silva, Benícia Oliveira da; Ribeiro, Paula Regina CostaEsta dissertação tem como objetivo investigar como os discursos presente na seção Sexo da revista CAPRICHO interpelam a adolescência feminina, em especial suas sexualidades. Este estudo está fundamentado no campo teórico dos Estudos Culturais em suas vertentes pós-estruturalistas. Além de algumas proposições de Michel Foucault também compuseram o referencial teórico desta pesquisa os/as autores/as Rosa Maria Bueno Fischer, Tomaz Tadeu da Silva, Stuart Hall, Raquel Pereira Quadrado, Paula Regina Costa Ribeiro, Guacira Lopes Louro, Alfredo Veiga-Neto. Por esse viés, entendemos as sexualidades e as adolescências não somente constituídas por determinismos biológicas e cientificistas, mas também como construções sócio-históricas e culturais engendradas em relações de poder-saber e por tudo que se diz ou se representa a respeito destas características. Em nossa contemporaneidade, a expansão de múltiplas formas de produção e divulgação de discursos acerca das questões de sexualidade e adolescência ocorrem devido ao fato de que as instituições tidas como tradicionais – escola, família, igreja – estão dividindo ou disputando espaço com outras instâncias que vêm a contribuir nos processos de subjetivação dos sujeitos. Nesse sentido, dentre essas instâncias que vêm atuando nesses processos de constituição, esta dissertação tem como corpus de análise a mídia impressa, em especial, a seção Sexo da revista CAPRICHO, analisada no período de agosto de 2008 a agosto de 2009. A análise da rede de discursos presentes nesta pedagogia cultural possibilitou perceber o quanto essa seção vem atuando como um espaço em que as meninas adolescentes confessam sobre as formas de viver suas sexualidades e o quanto os saberes e os conhecimentos acerca desta temática estão atribuídos às ciências e às vozes às quais foram conferidas a autoridade e a capacidade de falar a respeito de tal assunto. Os/as profissionais convocados/as a falar sobre sexualidade na seção Sexo ocupam as áreas da Psicologia, da Ginecologia, da Sexologia e da Terapia sexual. Suas contribuições nas seções Sexo são no sentido de ―"consultoria" e orientação, pois a partir dos posicionamentos, comportamentos, prazeres, medos e desejos das leitoras, os especialistas do sexo apontam, analisam, avaliam e normalizam a sexualidade das adolescentes. Dessa forma, em busca de ―"oficializar" seus discursos, a seção Sexo os produz e os divulga respaldados à ciência, promovendo veracidade e confiabilidade ao seu conteúdo. Assim, ao constituir-se como uma pedagogia cultural que produz e divulga significados acerca da sexualidade adolescente feminina a partir de discursos científicos, a revista CAPRICHO através da seção Sexo institui ―"verdades" sobre os modos que as adolescentes devem viver suas sexualidades.
- ItemAdolescentes: Corpos inscritos pelo gênero e pela cultura do consumo.(2006) Quadrado, Raquel Pereira; Tagliani, Paulo Roberto ArmaniniEsta dissertação foi produzida no Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, na Linha de Pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as), com o objetivo de investigar como a cultura consumista vem sendo inscrita nos corpos dos/as adolescentes, constituindo modos de ser e identidades. Para tanto, analisei narrativas de adolescentes, alunos/as do Ensino Médio, de uma Escola Estadual do Município de Rio Grande/RS. Essas narrativas foram produzidas a partir da metodologia de Grupo Focal, constituído a partir do curso Papo de Adolescente. Nesse estudo, estabeleci conexões com os Estudos Culturais, nas suas vertentes pós-estruturalistas, dialogando com autores como Bauman, Baudrillard, Canclini, Fischer, Foucault, Hall, Louro, Neckel, Goellner, Sant’Anna, Santos, Silva, Souza, Veiga-Neto, entre outros. Entendo que a sociedade capitalista reforça uma cultura de consumo que vem produzindo “necessidades” individuais e coletivas cada vez maiores, (re)produzindo e valorizando discursos como o da saúde, do sexo, da beleza, da juventude, entre outros. Esses discursos vêm interpelando de modo especial, os/as adolescentes, inscrevendo-se em seus corpos e constituindo as suas identidades. Ao proceder os movimentos de análise, optei por percorrer, inicialmente, todos os encontros do referido curso a fim de analisar a multiplicidade de discursos e estratégias presentes nas narrativas, que vêm produzindo os corpos desses/as adolescentes, ensinando-lhes modos de ser e estar no mundo. Em seguida, analisei as narrativas referentes a dois eixos temáticos que emergiram: gênero e consumo. O curso Papo de Adolescente possibilitou o estabelecimento de uma comunidade de interlocutores – adolescentes e pesquisadora – que através das suas narrativas tiveram a oportunidade de problematizar, discutir, construir e reconstruir alguns significados a respeito dos corpos e da sociedade de consumo. As narrativas produzidas evidenciaram algumas inscrições da cultura de consumo nos corpos dos/as adolescentes participantes da pesquisa, tais como as inscrições de gênero, de beleza, de “normalidade”, de “padrões” de consumo e de sexualidade. Também foi possível perceber efeitos dos discursos que circulam nas diversas instâncias e pedagogias culturais, como a família, a escola e, sobretudo, a mídia, e que vêm engendrando formas “legítimas” de pensar e viver a adolescência, instituindo “padrões” de consumo “característicos” deste grupo social. As análises feitas dão indícios da centralidade que o consumo vem ocupando nas relações sociais e na produção de significados nas diversas instâncias da vida contemporânea. Lugar de distinção simbólica, de afirmação de pertencimento a grupos sociais e de construção de identidades, o consumo vem fabricando adolescentes generificados e inscrevendo em seus corpos as marcas da sua cultura.
- ItemOs afetos nas relações entre Pedagogia e Matemática : um olhar de pedagogas em formação para si(2018) Maffei, Letícia de Queiroz; Silva, João Alberto daEsta tese foi construída sob um viés fenomenológico segundo o qual buscamos compreender como se mostram os afetos em relação à Matemática nas escritas de pedagogas em formação. O estudo foi realizado com acadêmicas de um curso de Pedagogia de uma universidade do sul do estado do Rio Grande do Sul, durante o período em que cursavam a disciplina Metodologia do Ensino de Matemática, momento no qual tiveram contato diretamente com a Matemática no âmbito de suas formações em Pedagogia. Como instrumento formativo e de registro dos dados foram utilizadas cadernetas de metacognição nas quais as acadêmicas realizaram escritas refletindo sobre seus processos cognitivos e sobre as experiências vivenciadas no âmbito da Matemática. Para a análise dos dados utilizamos a Análise Textual Discursiva de modo que emergiram, a partir de nossas leituras, quatro categorias que dizem desses afetos tecidos em relação à Matemática: percepção e metodologias; utilização e finalidades; cognição e saberes; e, emoção e sentimentos. Ao percorrer o caminho de construção do estudo acabamos nos deparando com os tijolos amarelos que nos levaram ao encontro com o mundo de Oz. No paralelo tecido entre o que se mostrava nos escritos das acadêmcias e as características de cada personagem - Dorothy, Homem de Lata, Espantalho, Leão, Oz - e nas situações vivenciadas na história de Frank Baum é que tais categorias se elucidaram: um pouco como os ocorridos na terra de Oz, um jogo entre o que percebemos da Matemática e o que nos levam a perceber/crer. Fomos levados a perceber que os afetos em relação à Matemática estão, na realidade, vinculados às experiências vividas, principalmente no âmbito escolar e, muitas vezes, as marcas foram deixadas por professores e por situações específicas vivenciadas e não pela disciplina em si.
- ItemAfroescrevivências: um diálogo com as intelectuais kilombolas à luz de Conceição Evaristo e a Educação Ambiental(2024) Pereira, Maria Escarlate; Anello, Lúcia de Fátima Socoowski deA pesquisa tem por objetivo revelar as experivivências de mulheres negras kilombolas do kilombo Coxilha Negra, que, geograficamente, está localizado na zona rural do município de São Lourenço do Sul, região Sul do Rio Grande do Sul, trazendo as vozes que ecoam da comunidade, por meio de mulheres negras Kilombolas. A metodologia da pesquisa é inspirada no conceito de “Escrevivência” de Conceição Evaristo, evidenciando a oralidade e a ancestralidade como categorias fundamentais para a produção e a reprodução social. A pesquisa se desenvolve pelo diálogo das narrativas das mulheres kilombolas e as pensadoras negras, notadamente Lélia Gonzalez, Beatriz Nascimento e Grada Kilomba, ao pautar as questões raciais e a educação popular e ambiental que atravessam nossas vidas. Para além do trabalho téorico e acadêmico, foi importante a contribuição de duas mulheres negras e Kilombolas, que são chamadas de intelectuais da comunidade, justamente por serem grandes dentro do Kilombo. Assim, esta pesquisa se mantém fiel à Conceição Evaristo, que orienta sobre a necessidade de falar e escrever sobre nossas vivências e histórias, que, por muitas vezes, são anuladas e silenciadas por um sistema extremamente racista. Os principais resultados obtidos foram a emergência das temáticas: potência de oralidade; vivências coletivas; valorização do saberes ancestrais; atravessamentos sofridos pelos corpos negros femininos; práticas socioambientais e racismo nas suas perversas formas. A oralidade é herança viva do nosso povo, sendo por meio dela e de uma escuta sensível e acolhedora que as narrativas são compartilhadas. Nas palavras do Mestre Antônio Bispo dos Santos, “mesmo que queimem a escrita, não queimarão nossa oralidade; mesmo que queimem os símbolos, não queimarão os significados; mesmo queimando o nosso povo, não queimarão a ANCESTRALIDADE”.
- ItemO agir do movimento ecológico como fonte de Educação Ambiental: a contribuição do centro de estudos ambientais para a crítica e transformação(2019) Soler, Antonio Carlos Porciuncula; Machado, Carlos Roberto da SilvaA EA contemporânea se constitui em tendências em disputa, produzida e reproduzida a partir de concepções politica-ideológica, inseridas na materialidade de um processo histórico, dinâmico, com permanentes conflitos, os quais podem ser superadas em prol da sociedade e da natureza, conforme o enfrentamento popular travado. A pesquisa pretendeu desvelar esse processo histórico, particularmente em relação às origens da EANF contemporânea e sua relação com práxis do movimento ecológico, identificando e expondo o processo das primeiras lutas ecológicas do Centro de Estudos Ambientais (CEA) e sua contribuição para a construção de uma EA Critica e Transformadora. A investigação partiu da hipótese que a luta ecológica do CEA foi fonte pioneira de EA e que sua pratica social é predominantemente voltada para mudança de modelo societário. O objetivo da pesquisa foi: analisar criticamente a contribuição do movimento ecológico, na produção da EANF, além de aportar reflexões e problematizar o papel legitimador do antropocentrismo na produção e reprodução do capitalismo; provocar o debate sobre complementariedade possível entre visão não antropocêntrica de mundo e mudança societária, com a necessária aproximação dos movimentos ecológicos, sociais e sindicais; colaborar para o resgate de parte da história ambiental e apontar caminhos para fortalecer o movimento ecológico e a democracia ambiental, além de colaborar para o aporte de elementos teóricos e práticos para tal EA Critica. É uma pesquisa qualitativa, se valendo do método dialético crítico. Concluiu que, os temas priorizados pelo CEA, impostos pela materialidade das relações sociais, como suas bandeiras de lutas ecológicas, em que pese sua estrutura institucional precária, levaram a materialização de uma EA tendente a ser critica e transformadora no espaço não formal.
- ItemA alavanca, o prisma e a lâmpada: a história da Ciência e a experimentação nos anos iniciais(2013) Silva, Grasiele Ruiz; Silva, João Alberto daO presente trabalho tem como objetivo discutir a utilização da experimentação e a História da Ciência no ensino dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, nos focamos em investigar o olhar de professores atuantes em escolas no município de Rio Grande/RS, participantes do Programa Observatório Nacional da Educação, sobre a utilização de tais enfoques. A pesquisa de cunho qualitativo, e realizada na modalidade em consórcio, teve a investigação-ação como base para seu desenvolvimento. Para isso, nos focamos em três fontes de dados - entrevistas, análise documental e Planejamento Cooperativo – as quais, a partir da Análise de Conteúdo, nos deram origem a três categorias, sendo elas: O aprender pela Experimentação e a História da Ciência; A Experimentação e a História da Ciência como Ferramentas; e As Relações entre o Cotidiano, a Experimentação e a História da Ciência. Investigando a maneira com que o aprender é compreendido, o quando o material é importante e a forma com que o cotidiano se insere na utilização da experimentação e da História da Ciência no ensino, podemos perceber que, para o professor, o ponto principal é a possibilidade que as abordagens dão em relação a um envolvimento efetivo do aluno com a aula.
- ItemAlfabetização científica e o ensino de ciências nos anos iniciais do ensino fundamental: uma investigação no currículo, processo formativo e vozes dos professores e gestores(2024) Altnetter, Bruna Roman Nunes; Ritter, JaquelineO campo do Ensino de Ciências (EC) apresenta-se como um espaço/tempo propício para desenvolver autonomia, reflexão crítica sobre os acontecimentos científicos, assim como balizar os sujeitos na tomada de decisões fundamentadas. Para tal, torna-se necessário que o ensino ultrapasse a dimensão tradicional abarcando pressupostos da Alfabetização Científica (AC), dentre outros. Nessa perspectiva, este estudo buscou responder a seguinte pergunta de pesquisa: O que se mostra de Alfabetização Científica e do Ensino de Ciências nas concepções e práticas do currículo da Rede Municipal da cidade de Bagé, bem como, de que forma ela se apresenta nas vozes dos gestores e professores atuantes no contexto dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tal, o objetivo geral consistiu em compreender como a Alfabetização Científica e o Ensino de Ciências são concebidos na dimensão curricular da Rede Municipal de Bagé, bem como na prática e no discurso tanto dos gestores da Secretaria e Conselho Municipal de Educação quanto dos professores dos Anos Iniciais das Escolas Municipais de Ensino Fundamental. O plano metodológico configurou-se de cunho qualitativo por um viés exploratório seguido da pesquisa-ação, no qual ampliamos a familiaridade com os currículos normativos, bem como com vozes e ações dos sujeitos da pesquisa, levantando informações e concepções acerca do fenômeno da Alfabetização Científica e das Ciências nos primeiros anos da escolarização. O método no qual, a priori, percebeu-se pertinente foi a pesquisa documental junto aos currículos normativos local (DOM) e de abrangência nacional (BNCC), revisão bibliográfica e formação Continuada/ Cursos/Oficinas Pedagógicas com a temática da AC e Ciências nos anos iniciais ofertadas pela Secretaria Municipal de Educação e com proposição da professora-pesquisadora. Também fez parte do corpus empírico as entrevistas semiestruturadas com os professores gestores da rede municipal. Para a realização da análise das informações os resultados foram apresentados e balizados pela Análise Textual Discursiva (ATD) e os pressupostos da Teoria Histórico-Cultural (THC). A partir dos resultados obtidos nos diferentes eixos pesquisados, percebeu- se com as publicações da comunidade acadêmica, bem como com as formações ofertadas pela SMED e o documento delineado em período pandêmico sobre os objetos de conhecimento, uma incipiência quantitativa e qualitativa acerca da temática investigada, qual seja o EC com vistas a AC, havendo necessidade de investimento em pesquisas e formações nesses campos. Através das entrevistas realizadas com as gestoras foi possível entender sobre o DOM: sentimentos, constituição e condicionalidades; as Ciências da Natureza no contexto dos Anos Iniciais, e também, o perfil dos professores atuantes nos Anos Iniciais da rede. O olhar investigativo e analítico sobre a abordagem teórico-metodológica do DOM potencializaram a compreensão de que as habilidades delineadas no documento curricular junto aos objetos de conhecimento apresentam um sentido de: Conceitos de Funcionalidade; Espontâneos/Experienciais; Relacionais/Humanísticos; e, a conceitos Representacionais/Procedimentais. A Oficina Pedagógica foi interpretada e apresentada em Categorias emergentes assim nomeadas: Os desafios na Formação e Prática Docente; o Papel das Ciências/AC no desenvolvimento de Habilidades e Competências; e as Práticas Pedagógicas no Ensino de Ciências e Estratégias de contorno diante das limitações. Por fim, com as ações desenvolvidas, fundamentalmente nos aspectos epistemológicos do currículo e da formação docente, compreendeu-se que o EC via abordagem da AC apresenta potencial frente ao desenvolvimento de Funções Mentais Superiores (FMS) como capacidades humanas a serem constituídas desde o início da escolarização.
- ItemA alfabetização na idade certa e a educação ambiental como práticas de governamento: deslocamento nas políticas públicas para os três primeiros anos do ensino fundamental(2014) Gonçalves, Ana do Carmo Goulart; Dias, Cleuza Maria SobralEsta tese objetiva compreender quais os deslocamentos que estão sendo operados nas políticas públicas concernentes ao ciclo da infância. O estudo busca respaldo na perspectiva pós-estruturalista e procura estabelecer algumas aproximações com os pensamentos de Michel Foucault, entre outros autores. No que concerne às ferramentas analíticas, utilizei os conceitos foucaultianos de biopoder, biopolítica e governamento. Destaco o conceito de governamentalidade enquanto ferramenta potente, capaz de oferecer pistas para problematizar as implicações das políticas públicas abordadas neste trabalho. Desenvolvi, no presente estudo, uma análise a partir da documentação oficial relativa aos três primeiros anos do Ensino Fundamental e, para compor o corpus analítico, selecionei documentos que se referem ao ciclo da infância, os que apontam direcionamentos para o ciclo da alfabetização, em especial a campanha criada pela Portaria Nº 867, de 04 de julho de 2012, que instituiu o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) e o Projeto Dinheiro Direto na Escola ? PDDE Escolas Sustentáveis. Organizei este trabalho em três eixos de análise: "A escola de hoje: da infância para a aprendizagem", em que discuto questões relacionadas aos deslocamentos que estão sendo operados nas políticas públicas dos três primeiros anos do Ensino Fundamental; o "Alargamento das funções da escola: educação ambiental e sustentabilidade", em que argumento que os modos de ser e de estar em um contexto contemporâneo parecem, cada vez mais, pautados por formas de viver "sustentáveis e ecologicamente corretas" e "A avaliação em tempos neoliberais e seus atravessamentos: invenções, endereçamentos e implicações", no qual discuto a avaliação enquanto um "direcionador" que aponta para caminhos previamente pensados e traçados com o intuito de conduzir os indivíduos e a coletividade. Assim, considero importante compreender como as políticas públicas aqui abordadas, em consonância com outros discursos contemporâneos, ao operar deslocamentos, fabricam uma infância voltada a um mercado desenhado por uma racionalidade política: a razão governamental neoliberal.
- ItemAlternativa para otimização do programa primeira infância melhor: uma análise documental(2015) Costa, Ana Lucia Pires Afonso da; Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes dePelotas, um município do sul do Estado do Rio Grande do Sul tem, segundo o Censo Demográfico de 2010, uma população de 328.275 habitantes. Dentre as políticas de saúde, destaca-se o Programa Primeira Infância Melhor (PIM), que tem como prioridade o controle da mortalidade infantil. Este programa propõe-se à atenção integral do desenvolvimento infantil em todos os seus aspectos, orientando as famílias que tenham, no seu contexto, gestantes e/ou crianças de zero à seis anos a partir de sua cultura e experiências. A orientação à gestante, que prossegue durante o crescimento da criança em forma de acompanhamento contínuo e regular através da intervenção de visitadores, baseia-se nos pressupostos de Vygotsky, Piaget, Bowlby, Winnicot e Brunner, acrescidos dos achados na Neurociência. Atualmente, são mais de 138 visitadores cadastrados que podem atender, no máximo, 17 famílias cada, sendo que estes contam com apoio de monitores e do Grupo Técnico Municipal (GTM) composto por um representante da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), que coordena o Programa, da Secretaria Municipal de Educação (SMED) e Secretaria de Justiça Social e Segurança (SJSS). Somado a isso, os visitadores utilizam-se de material de apoio, preenchendo diversos instrumentos que devem servir não só como registros, mas, também, como material de suma importância para o acompanhamento individual das famílias e planejamento das intervenções. Desse modo, a eficácia do Programa depende da adequação, precisão e qualidade do preenchimento deste material, uma vez que essas informações fundamentam a tomada de decisão dos visitadores e monitores diante da mediação junto às famílias. Além disso, tais registros são colocados em sistema informatizado estadual, tornando-as relevantes para revisar e direcionar a política da infância no âmbito regional e estadual. Nesse contexto, a proposta de pesquisa buscou investigar a eficácia da aplicação dos instrumentos utilizados pelo Programa PIM na intervenção dos visitadores junto às famílias acompanhadas. Os objetivos específicos da pesquisa foram traçar o perfil da população atendida pelo PIM de Pelotas; analisar se o perfil da população atendida corresponde ao perfil pretendido pelo programa; levantar o número de fichas com registros observacionais; analisar o preenchimento das fichas tendo como referência a aproximação entre os registros observacionais e os aspectos de desenvolvimento apontados na avaliação por faixa etária e identificar possíveis dificuldades dos visitadores no preenchimento os documentos. Para atender aos objetivos propostos o corpus do estudo foi os registros contidos nos formulários preenchidos pelos visitadores do PIM, caracterizando, assim, a pesquisa documental. Foi realizada análise quantitativa e qualitativa, envolvendo, respectivamente, descrição dos dados quantitativos e análise de conteúdo. Os resultados confirmam a tese de que os documentos são insuficientemente claros, determinando observações breves, pouco aprofundadas e limitadas, o que, como sustentado da tese inicial, implicou na reestruturação de formulários ou documentos que possam ser facilitadores dos processos de mediação, intervenção e monitoramento realizado, em especial, pelo visitador. Apesar de não constituir objetivo da pesquisa, a análise documental apontou para a necessidade do reforço da educação permanente do visitador e dos monitores, no sentido de torná-los observadores sistemáticos e críticos, atuando de forma reflexiva na própria ação, o que é imprescindível para aprimorar a execução do PIM.
- ItemAmbientalização sistêmica na gestão e na educação ambiental: estudo de caso com o ensino profissional marítimo – EPM.(2009) Kitzmann, Dione Iara Silveira; Asmus, Milton LafourcadeEste trabalho tem por objetivo propor meios para integrar a Educação Ambiental (EA) à capacitação de trabalhadores portuários avulsos através da ambientalização curricular e sistêmica, seguindo referenciais e princípios da EA e da gestão ambiental. Para isto, foram considerados os níveis da macroescala (o sistema nacional de capacitação portuária), da mesoescala (o local da oferta) e da microescala (a sala de aula), com ênfase nesta última. A base teórica é multireferencial, com aportes das áreas da Educação e da Educação Ambiental, priorizando a discussão curricular, a ambientalização e a avaliação em Educação Ambiental. A metodologia emprega diferentes abordagens, utilizando como procedimentos e técnicas o estudo de caso (o Curso Básico do Trabalhador Portuário, aplicado em Rio Grande-RS); a aplicação de entrevista (com entrevistado de referência); a aplicação de questionários (a professores-instrutores) e a análise de documentos (registros de atividades em sala de aula com os trabalhadores portuários e documentos dos órgãos gestores do sistema). A estratégia escolhida constou de três fases: Fase I - o Diagnóstico do sistema e do triângulo interativo (professor, aluno, curso); Fase II - Estudo de Caso: o Curso Básico do Trabalhador Portuário – CBTP; Fase III: Elaboração das propostas. Os resultados indicam que, sob a ótica dos princípios da EA, o sistema de capacitação portuária tem pontos fracos (é pouco democrático e participativo; os cursos têm ênfase no saber-fazer, não são regionalizados; sua avaliação é classificatória; a EA é disciplinar, de baixa carga horária) e fortes (sistema em rede, bem organizado, com políticas contínuas e gestão estável, facilitando a implantação de mudanças; há uma cultura de sala de aula; há um espaço de avaliação permanente). A participação dos trabalhadores nas ofertas da disciplina “Meio Ambiente” trouxe importantes subsídios, dentre os quais as suas representações sobre meio ambiente, impactos ambientais cotidianos, e impactos ambientais portuários. O perfil dos professores-instrutores indica que este é semelhante ao nacional, tendo sido classificados como “instrutor portuário” e “instrutor técnico”, de acordo com as categorias de habilitação, experiência, conhecimento e formação. Os instrutores ouvidos são favoráveis à integração dos temas ambientais, mas indicam a falta de conhecimento e de capacitação ambiental como a principal limitação para tratá-los em suas disciplinas. A partir dos resultados obtidos, foi estruturada uma proposta metodológica de ambientalização curricular (a sequência: diagnóstico → critérios direcionadores → conceitos integradores → temas e conteúdos → ambientalização curricular) e três propostas de operacionalização: Estratégia de Ambientalização Curricular; Capacitação Ambiental do Docente Portuário; e Sistema de Indicadores Ambientais Portuários – SIAAP, que buscam integrar as mudanças curriculares à ambientalização institucional, a estratégias de capacitação ambiental de professores-instrutores e à definição dos indicadores de avaliação destas mudanças. Deste processo, concluímos que as oportunidades e forças identificadas permitirão que tais propostas sejam efetivadas no sistema de capacitação portuária, possibilitando uma ambientalização sistêmica, e abrangendo, além da microescala (os cursos), também a macroescala (o espaço portuário e ambiental adjacente).
- ItemO ambiente judiciário e as interações com as famílias pobres: risco ou proteção às relações familiares?(2024-01-24) Silveira, Simone de Biazzi Avila Batista da; Yunes, Maria Ângela MattarPara construir uma sociedade eco-equilibrada, é importante que cientistas sociais, pesquisadores e políticos pensem com seriedade no aprimoramento das estruturas sociais. As relações familiares têm expressivo papel na existência humana e constituem-se em contexto para o desenvolvimento e aprendizagem de importantes competências. A abordagem bioecológica de desenvolvimento humano destaca a importância das outras interações e processos proximais que se estabelecem para além do microssistema familiar. O presente estudo buscou investigar os processos, interações e mecanismos relacionais que operam no atendimento oferecido pelo ambiente judiciário às famílias pobres em situação de conflito judicial. A presente pesquisa teve por objetivo analisar as formas de interação dos profissionais com as famílias na recepção das mesmas; investigar as percepções e crenças profissionais e familiares que podem influenciar o andamento do processo judicial; pesquisar os fatores que podem minimizar ou acirrar os conflitos familiares e, portanto, tornarem-se risco ou proteção ao desenvolvimento humano. O método utilizado foi a inserção ecológica, que pressupõe a presença constante do pesquisador e seu olhar investigativo por determinado período de tempo no ambiente pesquisado. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: o diário de campo, utilizado nas situações de observações da dinâmica dos processos tanto nos corredores de espera, como nas salas de audiência e balcões das varas de família e a entrevista semi estruturada com quatro profissionais do direito e integrantes de uma família nuclear cujo conflito foi levado a justiça. A análise dos dados seguiu o procedimento da análise textual que consiste na unitarização, com posterior categorização e produção de interpretações pela leitura e escrita profunda em processos recursivos. Os resultados apontam que as crenças dos profissionais sobre o mundo familiar estão consoantes com uma realidade relacional pautada mais pela afetividade do que pela consanguinidade ou vínculos legais destes grupos. Os profissionais entendem o sistema adversarial como fator que coloca em risco as relações familiares. A composição amigável é apontada que a saída “saudável” para a qualidade das ligações. Por outro lado, os trabalhadores evidenciam sentimentos de impotência com relação à descrença da população no papel protetor do judiciário e referem o seu desconhecimento dos temas das áreas psi que possibilitariam lidar eficazmente com os conflitos familiares. As pressões da exigência de produtividade, acúmulo de serviço interno e a noção equivocada e atribuída de poder que se apresentam no imaginário da população, constituem-se em importantes aspectos que interferem na realização das atividades no que tange ao desfecho das questões familiares. Por sua vez, as famílias observadas e a família entrevistada têm uma percepção distorcida do judiciário,que não é reconhecido como ambiente a disposição da população para salvaguardar interesses particulares e coletivos através da realização da justiça aos casos concretos. As famílias demonstram reconhecer no judiciário e seus operadores a figura abstrata da lei, buscando auxílio apenas em último caso. Alegam que, após o ajuizamento da ação, a comunicação familiar dificulta, sendo relatado o bloqueio do diálogo, estabelecido somente através do judiciário, cuja linguagem é específica do Direito. Estes resultados apontam para uma desconexão entre os profissionais do judiciário e os indivíduos envolvidos nas questões familiares, o que pode trazer dificuldades na condução dos conflitos com vistas a implementação de mecanismos de proteção da qualidade das relações familiares.
- ItemO ambiente judiciário e as interações com as famílias pobres: risco ou proteção às relações familiares?(2007) Silveira, Simone de Biazzi Ávila Batista da; Yunes, Maria Angela MattarPara construir uma sociedade eco-equilibrada, é importante que cientistas sociais, pesquisadores e políticos pensem com seriedade no aprimoramento das estruturas sociais. As relações familiares têm expressivo papel na existência humana e constituem-se em contexto para o desenvolvimento e aprendizagem de importantes competências. A abordagem bioecológica de desenvolvimento humano destaca a importância das outras interações e processos proximais que se estabelecem para além do microssistema familiar. O presente estudo buscou investigar os processos, interações e mecanismos relacionais que operam no atendimento oferecido pelo ambiente judiciário às famílias pobres em situação de conflito judicial. A presente pesquisa teve por objetivo analisar as formas de interação dos profissionais com as famílias na recepção das mesmas; investigar as percepções e crenças profissionais e familiares que podem influenciar o andamento do processo judicial; pesquisar os fatores que podem minimizar ou acirrar os conflitos familiares e, portanto, tornarem-se risco ou proteção ao desenvolvimento humano. O método utilizado foi a inserção ecológica, que pressupõe a presença constante do pesquisador e seu olhar investigativo por determinado período de tempo no ambiente pesquisado. Os instrumentos utilizados para a coleta de dados foram: o diário de campo, utilizado nas situações de observações da dinâmica dos processos tanto nos corredores de espera, como nas salas de audiência e balcões das varas de família e a entrevista semi estruturada com quatro profissionais do direito e integrantes de uma família nuclear cujo conflito foi levado a justiça. A análise dos dados seguiu o procedimento da análise textual que consiste na unitarização, com posterior categorização e produção de interpretações pela leitura e escrita profunda em processos recursivos. Os resultados apontam que as crenças dos profissionais sobre o mundo familiar estão consoantes com uma realidade relacional pautada mais pela afetividade do que pela consanguinidade ou vínculos legais destes grupos. Os profissionais entendem o sistema adversarial como fator que coloca em risco as relações familiares. A composição amigável é apontada que a saída “saudável” para a qualidade das ligações. Por outro lado, os trabalhadores evidenciam sentimentos de impotência com relação à descrença da população no papel protetor do judiciário e referem o seu desconhecimento dos temas das áreas psi que possibilitariam lidar eficazmente com os conflitos familiares. As pressões da exigência de produtividade, acúmulo de serviço interno e a noção equivocada e atribuída de poder que se apresentam no imaginário da população, constituem-se em importantes aspectos que interferem na realização das atividades no que tange ao desfecho das questões familiares. Por sua vez, as famílias observadas e a família entrevistada têm uma percepção distorcida do judiciário,que não é reconhecido como ambiente a disposição da população para salvaguardar interesses particulares e coletivos através da realização da justiça aos casos concretos. As famílias demonstram reconhecer no judiciário e seus operadores a figura abstrata da lei, buscando auxílio apenas em último caso. Alegam que, após o ajuizamento da ação, a comunicação familiar dificulta, sendo relatado o bloqueio do diálogo, estabelecido somente através do judiciário, cuja linguagem é específica do Direito. Estes resultados apontam para uma desconexão entre os profissionais do judiciário e os indivíduos envolvidos nas questões familiares, o que pode trazer dificuldades na condução dos conflitos com vistas a implementação de mecanismos de proteção da qualidade das relações familiares.
