Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

IE – PPG – Programas de Pós-Graduação

URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/2063

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 2 de 2
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Latinamente só - cantos de denúncia, anúncio e esperança: possibilidades para a formação do educador musical pela perspectiva da etnomusicologia crítica e da educação ambiental
    (2016) Jara, Débora de Fátima Einhardt; Dias, Cleuza Maria Sobral
    Esta Tese resultou de uma investigação que tem ancoragens na orientação teórico-metodológica de abordagem qualitativa de pesquisa, mais especificamente biográfica. Buscou reconstruir fragmentos da História de Vida e Trajetórias Sociais de Dante Ramón Ledesma, músico compositor e sociólogo argentino. A pesquisadora teve como propósito investigar se Dante Ledesma assume o ideário de um Sujeito Ecológico e se seu repertório pode ser objeto de análise enquanto artefato cultural podendo vir a tornar-se uma ferramenta pedagógica em estudos interdisciplinares para atuação dos professores que objetivam uma ação pedagógica ancorada na educação ambiental e na pedagogia crítica. Para isto, o estudo foi elaborado com aportes nos fundamentos da educação ambiental e nos procedimentos metodológicos da etnomusicologia com entrevistas abertas e a partir das análises das canções do músico. Das análises da História de Vida e das canções a partir dos pontos de escuta destes artefatos culturais, emergiram dois corpora textuais, que foram organizados e categorizados pela análise de conteúdo. Por final concluiu-se que Dante se configura como um Sujeito Ecológico e que seu repertório pode ser objeto de análise tornando-se um instrumento pedagógico em estudos interdisciplinares para atuação de professores pela perspectiva socioambiental.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Paisagem sonora e memórias ambientais: pontos de escuta da etnobiografia de Inah Martensen
    (2010) Jara, Débora de Fátima Einhardt; Dias, Cleuza Maria Sobral
    Este estudo teve como campo empírico, o antigo Conservatório de Música do Rio Grande, transformado em Escola de Belas Artes Heitor Figueira de Lemos, na cidade do Rio Grande/RS. Ancorado em uma orientação teórico-metodológica na abordagem qualitativa de pesquisa, mais especificamente a História de Vida em sua variante etnobiográfica, foi reconstruída a vida e trajetória profissional da professora de música Valeska Inah Emil Martensen, conhecida por “Dona Inah”. O propósito da pesquisa foi compreender como a ética profissional e o modo de ser e a ação docente da professora Dona Inah perpassaram a temporalidade e influenciam a ética ambiental na Escola de Belas Artes, produzindo uma prática educativa que, ainda hoje, circunda o processo de ensino e aprendizagem e a formação de professores de música oriundos da instituição. Para isto, o estudo foi elaborado com análise de entrevistas abertas, no período de outubro de 2008 a fevereiro de 2002 e de materiais iconográficos que serviram de estímulo para as narrativas dos colaboradores. O estudo resultou em duas correntes éticas ambientais: uma com base na trajetória profissional e na personalidade marcante da professora em estudo e outra ancorada na história de vida e trajetória profissional com referência ao modo de ser, às práticas pedagógicas e à ética profissional da mesma.