IE – PPG – Programas de Pós-Graduação
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/2063
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166 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemUm estudo de caso sobre as intervenções de educação ambiental para residentes do entorno do Parque Estadual de Itaúnas - ES(2023) Conceição, Janini do Rozário; Adomilli, Gianpaolo KnollerA presente dissertação tem como objetivo geral investigar e buscar uma compreensão em torno das práticas/saberes ambientais da Vila de Itaúnas e como se relaciona com as intervenções de EA extracomunitárias. O contato estabelecido através da experiência da pesquisadora na participação em projetos de intervenção de EA junto à comunidade, por ser moradora do entorno do Parque Estadual de Itaúnas, no que se concerne às comunidades mais tradicionais chamaram atenção e desejo de aprofundamento sobre as suas práticas culturais, principalmente no que se relaciona a educação ambiental. Observou-se na pesquisa, atividades nas comunidades de Itaúnas, Linharinho e no Assentamento Paulo Vinhas, situados no entorno do PEI, visto que a comunidade estudada é a Vila de Itaúnas. Os resultados demonstraram as Ações e projetos de EA desenvolvidos nas comunidades do entorno do Parque Estadual de Itaúnas as quais pode ser citado Projeto Mata Ciliar, Projeto Escola Comunidade Ambiente e Responsabilidade (ECOAR), Subprograma de educação e conscientização ambiental do Parque Estadual de Itaúnas, Projeto Tetrápodes, Projeto Encantarte, Projeto Ponto de Memória Rio de Histórias, Projeto Escola da Mata. Em relação à metodologia a pesquisa está fundamentada na Educação ambiental, sendo estudo de caso com observação direta, onde pode-se envolver toda a comunidade, buscando informações pertinentes ao saber popular da região.
- ItemMovimento ambientalista e educação ambiental: um estudo de caso sobre o movimento "celulose não" no município de Rio Grande no final dos anos 1980(2024-01-29) Silva, Gabriel Ferreira da; Freitas, José Vicente deA atual pesquisa apresenta um estudo de caso histórico referente ao movimento ambientalista denominado de “Celulose Não” ocorrido na cidade de Rio Grande - RS, no final dos anos 1980. Este fenômeno de insurgência foi responsável por impedir que uma fábrica de celulose fosse instalada no município, mesmo com todas as condições econômicas favoráveis à implementação do empreendimento. Tendo em vista esta aparente contradição, buscou-se compreender quais foram os elementos determinantes para que os ativistas do “Celulose Não” obtivessem sucesso em barrar a instauração da fábrica. Partindo da hipótese de pesquisa de que o sucesso do movimento residiu nas ações de educação ambiental promovidas pelo grupo, a pesquisa possui como objetivo principal entender quais os fundamentos e estratégias que fundamentaram as ações deste grupo. Para isso, foi necessário interrogar quem eram as diferentes organizações e sujeitos que estavam envolvidos neste conflito. Utilizou-se de uma extensa gama de fontes primárias para realizar esta pesquisa: periódicos jornalísticos; entrevistas com membros dos grupos pró e contra a instalação do complexo; documentos oficiais, como relatórios de impacto ambientais; e pareceres acadêmicos. Vistos os objetivos e o largo corpus de investigação, foi necessário um aprofundamento teórico dos conceitos da Ecologia Política, propostos pelo educador ambiental Enrique Leff e das perspectivas teórico metodológicas desenvolvidas pelo antropólogo Paul Little, principal expoente da etnografia dos conflitos ambientais, que estrutura esta pesquisa. A dissertação identifica que elementos do contexto histórico e geográfico foram fundamentais para o sucesso do movimento. Não obstante, o fator primordial para o êxito do “Celulose Não” consistiu na perícia dos ativistas na construção de estratégias de ação a partir das questões determinadas pela história e pelo lugar. Finalmente, a pesquisa apresenta sete estratégias e ações de resistência contra empreendimentos extrativistas e estabelece que a ocupação de espaços de poder e de diálogo são fundamentais para o campo da educação ambiental.
- ItemA esperança que brota da terra: a agricultura convencional praticada na Quitéria (Rio Grande - RS) e as possibilidades de mudança pelos caminhos da Educação Ambiental(2024-01-24) Silva, Maria de Fatima Santos da; Calloni, HumbertoA presente dissertação de mestrado versa sobre a agricultura convencional praticada na Quitéria e as possibilidades da efetivação da transição agroecológica por meio de um processo educativo e emancipador. A Quitéria é uma localidade do interior da cidade de Rio Grande, de colonização predominantemente portuguesa, onde a atividade econômica principal é a agricultura convencional e familiar. Partimos da análise da crise socioambiental que vivemos para mostrar que a agricultura convencional não pode ser vista de forma isolada, compartimentada ou fragmentada. Ela só pode ser entendida se inserida em um contexto maior de relação conflitual de exploração e dominação dos homens sobre a natureza. Os recursos naturais são usados sem a preocupação com a sua regeneração/preservação. As práticas agrícolas convencionais levam ao esgotamento dos solos, à destruição da biodiversidade, ao aprofundamento da crise socioambiental e das dificuldades econômicas e sociais das mulheres e homens que vivem no campo. A agricultura sustentável se apresenta como uma alternativa viável para fazer frente à crise que enfrenta a agricultura familiar hoje, além de ser um imperativo em função da necessidade de suplantar a forma de agricultura mecanizada, intensiva e de alto custo que foi solidificada a partir do Pacote Tecnológico da Revolução Verde. Nosso objetivo é discutir, além do que sustenta a agricultura convencional os caminhos que temos para a transição agroecológica, o papel que tem a cumprir tanto os órgão de assistência técnica, os agricultores e agricultoras, quanto os consumidores e todos os demais setores sociais que tem compromisso com a construção de uma sociedade justa e igualitária. A metodologia é entendida, neste sentido, como construção permanente no decorrer de nossa trajetória na busca por refletir acerca do problema de pesquisa. Partindo do estudo de caso, realizando entrevistas semi-estruturadas e observações e procedendo a apreciação dos dados por meio da análise qualitativa textual, a educação ambiental é entendida neste trabalho como educação política, crítica, participativa e emancipatória, inserida no projeto utópico de construção de um outro mundo possível. O dialogo constante e o respeito ao saber de todas as mulheres e homens é condição imprescindível para que possamos consolidar uma transição agroecológica que se paute na construção coletiva e na radicalização da participação de todos, como sujeitos de sua história, construtores da sua existência.
- ItemA emancipação, trabalho e solidariedade como elementos centrais da educação ambiental crítica com pescadoras artesanais(2021) Umpierre, Márcia Borges; Anello, Lúcia de Fátima Socoowski deA presente tese teve o objetivo de compreender como a Educação Ambiental Crítica e a Economia Solidária podem contribuir com os PEAs, a fim de que possibilitem a emancipação de pescadores e pescadoras artesanais. Para tanto, a pesquisa foi realizada a partir do materialismo histórico dialético, à luz do qual analisamos, por meio de escuta atenta, nove entrevistas de pescadoras artesanais da Região dos Lagos – RJ e da Região Norte Fluminense que participam dos PEAs FOCO e PESCARTE, exigidos no âmbito do licenciamento ambiental federal. Para que fosse possível compreender como os PEAs atuam, analisamos ainda três entrevistas de coordenadores dos PEAs, bem como documentos do órgão ambiental, responsável pelo licenciamento de petróleo e gás, documentos dos PEAs publicados e disponibilizados, que nos ajudaram na construção desta pesquisa. Para examinarmos todos esses dados, tivemos como suporte teórico autores como Marx, Meszáros, Gramsci, Freire, Loureiro, Quintas, Singer, Biroli e Hellebrandt. Mediante as entrevistas e esses autores, construímos a tese de que, por meio da educação ambiental crítica aliada à economia solidária, é possível construir processos que visem a emancipação de pescadores e pescadoras artesanais, sendo que muitos desses processos já estão em desenvolvimento, mas que há ainda um longo caminho pela frente. Como descrito nas palavras de uma pescadora “está melhorando, não está bom, mas está melhorando. Poderia está pior ainda, mas está melhorando e a gente vê uma luz no fim do túnel. Enquanto tiver esperança a gente luta”.
- ItemMovimentos sociais e as juventudes rurais no Brasil: uma análise a partir da Educação Ambiental Crítica.(2021) Pádua, Jacqueline de Freitas; Barcellos, Sérgio BottonNeste trabalho buscamos compreender como a discussão das questões socioambientais, a partir da Educação Ambiental Crítica, está contida nas pautas socioambientais das juventudes rurais dos movimentos sociais campesinos brasileiros. Trazemos uma discussão sobre o contexto sociopolítico atual acerca da temática socioambiental e das juventudes rurais dos movimentos sociais no Brasil, utilizando de maneira central dos conceitos de juventude rural como sujeito político, dos autores Castro (2009; 2016), Weisheimer (2005) e Carneiro (1998); de ruralidade brasileira a partir de Wanderley (2014) e Brandenburg (2005) e de Educação Ambiental Crítica, auxiliados pelos autores Layrargues (2020) e Loureiro (2013). Através de uma metodologia qualitativa, utilizamos da análise de conteúdo para categorizar as pautas socioambientais contidas nas pautas e posicionamentos dos(as) jovens que militam nos movimentos sociais rurais. As fontes de pesquisa foram os dados secundários disponíveis nos sites, em documentos e canais do YouTube dos movimentos sociais estudados. Nosso olhar sobre as juventudes foi guiado pela ideia de que esses sujeitos, nos últimos anos no país, têm se caracterizado como atores políticos em relação às diversas questões socioambientais, inclusive a questão agrária, em meio a complexidade da ruralidade brasileira, onde também estão presentes. Partindo da Educação Ambiental Crítica, com o intuito de compreender as denúncias e anúncios que esses(as) jovens vem realizando sobre suas realidades diante da crise ambiental, elaboramos nossas categorias de análise. Acreditamos que as discussões realizadas neste trabalho possam contribuir para a literatura a respeito dessa categoria, agregando à temática da juventude rural a complexidade das questões socioambientais e seus desdobramentos na realidade. Além de permitir explicitar o papel desses(as) jovens no enfrentamento sociopolítico à crise ambiental. As juventudes rurais organizadas demonstraram se auto reconhecer como responsáveis pela continuidade da luta nos movimentos atribuindo a si mesmas a qualidade de força transformadora. Esses(as) sujeitos(as) englobam em suas pautas, de maneira articulada, as questões sociais, políticas, econômicas e ambientais. Essas juventudes demonstraram que, apesar de possuírem elementos em comum, como os dilemas relativos à vida no rural, são diversos entre si e possuem visões próprias sobre seus territórios e suas lutas. Alguns desses(as) jovens, como os militantes do MST, MPA, MMC e PJR, buscam dar foco a pautas como a produção de alimentos saudáveis e agroecológicos como saída para a crise socioambiental degradante que têm se agravado no país. Outros, como os(as) jovens do MAM e MAB, são mais ativos nas disputas por acesso a um território ambientalmente justo e saudável no enfrentamento a grandes empreendimentos e ao agronegócio. Já as juventudes da CONAQ apresentaram ter em suas relações com as questões socioambientais marcadas pelo valor cultural do território característico das comunidades quilombolas.
- ItemEducação estético-ambiental na formação de professores: transformações e percepções possíveis a partir da linguagem teatral(2018) Rezende, Pauline Apolinário Czarneski; Garcia, Narjara MendesEste trabalho é realizado na linha de pesquisa Educação Ambiental: Ensino e Formação de Educadores(as) - EAEFE do Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental - PPGEA, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, e descobrimos a partir dele que uma prática educacional pautada na linguagem teatral é um instrumento dialético essencial para quem pretende realizar uma educação que liberte, que rompa com os preceitos tradicionais, saindo da zona de conforto e propondo um trabalho direcionado para o desenvolvimento dos sujeitos, embebido de intencionalidades e possibilidades. Defendo a ideia de que a linguagem teatral é um importante meio para se experienciar os preceitos propostos pela Educação Estético-Ambiental, que permite a emancipação dos sujeitos, o exercício do pensar e repensar os papéis pressupostos pela sociedade e a humanização dos envolvidos por meio da sensibilização. Para tanto, realizei uma pesquisa qualitativa em duas turmas de estudantes de Pedagogia Licenciatura, durante o terceiro ano de curso dos (as) acadêmicos (as), na disciplina de Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa para Crianças, jovens e adultos I e II, com base nos pressupostos teórico-metodológicos da Inserção Ecológica e da Teoria Bioecológica do Desenvolvimento Humano, em concordância com a linha crítica da Educação Ambiental. Durante a execução da pesquisa foram realizadas práticas pedagógicas que abordam os preceitos da linguagem teatral. O método de produção de dados foi pensado em diferentes etapas, contendo entrevistas, diário de campo da pesquisadora e portfólio dos licenciandos pesquisados, assim como o trabalho final realizado para a disciplina. Para análise dos dados foram utilizados os passos da Análise de Conteúdo. Os resultados do estudo apontaram que a partir do trabalho com a linguagem teatral, que se aporta na Educação Estético-Ambiental, foi notado pelos (as) participantes aprimoramento de habilidades que caracterizam emancipação dos sujeitos, assim como a ressignificação do ser professor. Além disso, foi descoberto também que a partir da linguagem teatral se abre a possibilidade de debater problemáticas socioambientais, de modo que, é possibilitado um espaço de discussão, essencial à educação, onde é possível expressar suas opiniões sobre os assuntos que são abordados. Outra questão importante que foi levantada nos resultados é a possibilidade de transformação a partir do trabalho com a linguagem teatral, houveram transformações nas concepções de Educação Estético-Ambiental, assim como, transformações com relação à prática docente e à adesão de um trabalho teatral em suas concepções. O teatro na formação inicial de professores pode se constituir como uma importante experiência a fim de significar e ressignificar a uma prática educacional, de maneira que vise a criticidade e a emancipação por meio da sensibilização.
- ItemFormação de educadores (as) ambientais no contexto do licenciamento ambiental do município do Rio Grande(2018) Molina, Alex Nunes; Minasi, Luis FernandoO presente estudo de dissertação de mestrado teve como fenômeno de pesquisa compreender que contradições existem na Formação de Educadores(as) Ambientais, no Licenciamento e Fiscalização Ambiental do município do Rio Grande (RS). Esses Educadores(as) Ambientais - referenciados como gestores(as) ambientais pelo Convênio nº 069/2015 - são considerados nessa pesquisa Educadores(as) Ambientais por serem responsáveis pela solicitação, aprovação e efetivação de Programas de Educação Ambiental, bem como demais legislação ambiental vigente, no cerne do Licenciamento e Fiscalização Ambiental municipal. Nossos sujeitos de pesquisa são todos Servidores(as) Públicos(as) Efetivos(as) da Prefeitura Municipal do Rio Grande (PMRG), lotados na Secretaria de Município do Meio Ambiente (SMMA). A pesquisa almejou compreender que contradições existem nesse processo formativo efetivado pelo Convênio contratado pela Prefeitura junto à Universidade Federal do Rio Grande. Para tanto, foram elencadas duas hipóteses: (1) Há contradições na Formação de Educadores(as) Ambientais desenvolvida pelo Convênio nº 069/2015, que podem dificultar a compreensão da Educação Ambiental enquanto totalidade; (2) Existem situações-limite no processo de Formação de Educadores(as) Ambientais do Convênio nº 069/2015, que podem desfavorecer o desenvolvimento de uma Educação Ambiental no cerne do Licenciamento e Fiscalização Ambiental da PMRG. Portanto, foi desenvolvido um objetivo geral: que contradições existem na Formação de Educadores(as) Ambientais, desenvolvida pelo Convênio 069/2015, a qual pode vir a fundamentar uma Educação Ambiental no Licenciamento Ambiental no município do Rio Grande?, e três objetivos específicos: (1) Analisar, interpretar, compreender que contradições existem na Formação de Educadores(as) Ambientais no Convênio nº 069/2015; (2) Compreender que Educação Ambiental está sendo preconizada no processo formador do Convênio nº 069/2015; (3) Analisar e interpretar que compreensão de Educação Ambiental os Gestores(as) Ambientais estão desenvolvendo a partir da relação formativa no Convênio nº 069/2015. Essa pesquisa foi elaborada, prioritariamente, a partir referencial teórico e epistemológico da teoria marxista, pelo viés da teoria que embasa esse estudo, se fez necessário a abordagem da pesquisa qualitativa. Posterior ao processo de revisão bibliográfica foram desenvolvidas entrevistas semiestruturadas e análise dos documentos oficias do convênio. Logo, para apreciação das informações, foi utilizado o referencial metodológico da Análise de Conteúdo de Laurence Bardin.
- ItemSolidariedade como fundamento ético para a formação do educador ambiental: estudo de caso no Curso Técnico em Infraestrutura Escolar do Programa de Educação a Distância do Profuncionário - IFSul(2016) Arrial, Luciana Roso de; Calloni, HumbertoA presente pesquisa de doutorado justifica-se na modalidade de ensino a distância do Profuncionário do IFSul, com sede administrativa em Pelotas, RS, Brasil. Tendo como corolário a consciência ética solidária no processo de formação do educador ambiental, assentado na busca por uma resposta possível e desejável quanto ao estatuto ético implícito ao conceito de solidariedade e especificamente refletido no processo de formação do educador ambiental na modalidade EaD. A presente Tese tem por objetivo saber em que medida a solidariedade constitui-se em fundamento ético para o processo de formação do educador ambiental em um curso técnico da modalidade de Ensino a Distância - EaD - à luz do paradigma da Complexidade, cuja teoria é proposta pelo filósofo francês Edgar Morin. Para esta teoria, o ser humano é percebido como produto e produtor de um conjunto de conexões entre sistemas interativos: biológicos, físicos, químicos, culturais, ecológicos, sociais e naturais, que abonam a relação do indivíduo/sujeito com a sociedade e a natureza. O estudo e a reflexão desenvolvem-se a partir de uma pesquisa na EaD, no Curso Técnico de Infraestrutura Escolar, do Programa Profuncionário - IFSul, que possuía 1.778 funcionários-estudantes matriculados em 12 polos no RS, iniciado em junho de 2012 e concluído em abril de 2014 para aqueles que não estiveram em recuperação e exames finais. O problema de pesquisa da Tese possui a seguinte formulação: É a solidariedade, enquanto componente afetivo relacionado a um modo de se conduzir uma prática do cuidado de si e do outro, capaz de se constituir em uma das variantes que podem auxiliar na compreensão da complexidade ética para a formação de educadores ambientais? A hipótese da Tese se estabelece com a seguinte afirmação: "A tecnologia da Educação a Distância possibilita a construção de solidariedades, fundamento ético que constitui a formação do educador ambiental, em novas configurações espaço-temporais, como no Programa Profuncionário do IFSul." A hipótese confirmou que o indivíduo/sujeito trona-se educador ambiental a partir do responsabilizar-se na escola e na comunidade e que esta mesma responsabilidade implica, por sua vez, esforço para aproximação do bem-estar individual conjugado à esfera social, onde a ética é o elemento determinante. A confirmação da hipótese pode ser melhor verificada na medida em que o antes eram ícones em uma tela de computador, passaram a ser possibilidades de transformação de indivíduos em sujeitos conscientes de responsabilidade ética e de compromisso durante o curso, através do desenvolvimento do potencial humano com o enfrentamento pessoal, conforme as 1.156 páginas analisadas e que demonstraram uma rede produtiva de cidadania através da concretude das relações do individual para o coletivo, da reciprocidade da "trans-forma-ação". A metodologia compreende um estudo de caso, onde então se presencia um processo de análise de todas as mensagens disponibilizadas no ambiente Moodle, em três dos 12 polos, entre funcionários-estudantes/tutores a distância e entre tutores presenciais/coordenações, relativo ao curso de Infraestrutura Escolar, bem como as falas dos professores formadores e coordenadores, nas reuniões semanais. A linha de pesquisa escolhida para o desenvolvimento da presente Tese em Educação Ambiental é a de Fundamentos da Educação Ambiental, visto que a mesma favorece a construção de novas e complexas perspectivas sobre a temática solidariedade/ética/educação a distância/educação ambiental.
- ItemA tríplice: Estado, Políticas Públicas e a Política Nacional de Educação Ambiental(2011) Negalho, Renata Borges; Veras Neto, Francisco QuintanilhaEsta dissertação fundamenta-se na análise textual e bibliográfica de autores que abordam temas pungentes à realização desta construção literária, como, por exemplo, a Educação Ambiental, como base deste século XXI em que a sociedade está engajada com preocupações atinentes ao meio e seus recursos, direcionando ações à sustentabilidade. Fundamenta-se, igualmente, em outros temas, como o desenvolvimento sustentável, as políticas públicas e o arcabouço legislativo oriundo do Estado, no qual se elegeu pesquisar sobre a Política Nacional de Educação Ambiental. Parte-se, portanto, de uma pesquisa interpretativa, cujos dados de estudo são obras que se concatenam com os temas apresentados, tendo como “pano de fundo” a Constituição Federal de 1988; em especial, seu artigo 225, cujo tema é o meio ambiente e a responsabilidade social de cada um para mantê-lo justo e equilibrado. Este embate fortalece a figura do Estado, que age e mobiliza a sociedade através de suas políticas públicas, entendidas como ações do governo com o fito de gerir a sociedade política e economicamente organizada; utilizando seus atores políticos para implementarem políticas públicas. Portanto, infere-se captar das obras atuais a essência do pensamento oriundo desta crise sistêmica que é a sustentabilidade como saída à desestruturante crise socioambiental.
- ItemO audiovisual na educação ambiental não formal : jornaleco - um programa de TV ambiental produzido por crianças do ensino fundamental.(2012) Duarte, Krischna Silveira; Gentini, Alfredo Guillermo MartinEste estudo qualitativo problematiza a influência dos meios de comunicação de massa nos fenômenos de serialização da cultura, homogeneização dos desejos e dos modos de pensar e agir nas relações ambientais contemporâneas. Numa Pesquisa-Ação-Participante desenvolvida com nove crianças de oito a dez anos de idade, objetivamos estimular sua criticidade em relação às imposições midiáticas e relacionar com a qualidade de nossas relações sociais, ambientais e subjetivas. Para isto criamos dois dispositivos: a oficina Criando Ambientes Comunicativos Sustentáveis e o programa de TV JORNALECO, que têm por objetivo a constituição de espaços experimentativos de livre expressão, capazes de aportar a criação e a disseminação de microintervenções ecosóficas. Nosso objetivo é contribuir com a Educação Ambiental Não-Formal a partir da criação de pequenas rupturas nos modos de ser instituídos pela mídia, promovendo a (re)descoberta das subjetividades e, contribuindo assim, para a constituição de sujeitos transformadores da crise ambiental vigente. Nossa proposta aposta na linguagem audiovisual para além do espetáculo televisivo, configurando-a como instrumento de mudança, - assim como é a educação ambiental -, capaz de resgatar valores de solidariedade e cooperação, reintegrando o ser humano ao contexto sistêmico do ambiente. A análise comparativa dos questionários aplicados antes e após a oficina mostra que as crianças passaram a compreender a manipulação das subjetividades e traçar paralelos entre serialização midiática, incentivo ao consumo e a degradação ambiental.
