Universidade
Federal do Rio Grande
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IE - Instituto de Educação

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O INSTITUTO DE EDUCAÇÃO pauta suas ações na indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão e nas inter-relações com o ambiente, inserido no Ecossistema Costeiro, em consonância com a Filosofia e o Projeto Político-Pedagógico da Institucional. Com este propósito visa uma educação voltada para a vida, por meio de práticas educativas culturais, reflexivas e criativas na emergência de utopias e da "sensibilidade solidária para com o meio ambiente" (PPP-FURG). Esta unidade acadêmica tem por missão promover a educação plena e a formação integral do ser humano, com foco na formação de educadores, de modo a produzir conhecimentos na área do ensino e da aprendizagem e a desenvolver as potencialidades criativas. Com este sentido, busca implementar ações que tenham repercussões nos espaços educativos e na comunidade em geral para a melhoria da qualidade de vida e do desenvolvimento local e regional. Nosso compromisso é com a formação de educadores que, além da competência teórica, técnica e prática, têm um projeto alternativo de sociedade, bem como um compromisso com a construção de uma sociedade efetivamente democrática, dentro de uma ética fundada na justiça, na igualdade e na solidariedade humana.

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    Educação infantil: o brincar e os procedimentos didáticos no campo dos valores
    (Editora da FURG, 2010) Cersosimo, Carla Paula Brondi Calabria; Jolig, Rosemary; Tortella, Jussara Cristina Barboza
    A presente pesquisa parte de reflexões provindas do acompanhamento da prática de professores de Educação Infantil. Ouvem-se queixas constantes por parte dos professores sobre condutas de seus alunos de 4 a 6 anos que são consideradas desrespeitosas e que estes se envolvem apenas com brincadeiras. Os participantes desta pesquisa foram quatro professoras de classe e quatro auxiliares de classe de uma escola particular da cidade de São Paulo. O problema que norteou a presente pesquisa foi: O professor que utilizar o brincar como processo para o desenvolvimento da afetividade, observando os limites característicos da faixa etária, terá um grupo de alunos mais respeitosos, colaborativos e cooperativos? O fato de o professor planejar, organizar procedimentos didáticos e analisar sua própria prática no campo dos valores, priorizando o brincar, pode modificar o número e a forma de resolver situações conflituosas em sala de aula? Para tanto, objetivou-se analisar se o planejamento, a organização de procedimentos didáticos e a análise da prática no campo dos valores, priorizando o brincar, modificam o número e a forma de resolver situações conflituosas apontadas por professores em salas de aula de Educação Infantil. Foram utilizados três instrumentos: 1. ficha de observação; 2. observação de situações de intervenção; 3. questionário. A análise qualitativa dos dados demonstrou que o planejamento, a organização de procedimentos didáticos priorizando o brincar podem auxiliar na resolução de situações conflituosas. Avanços tanto na atuação dos docentes, demonstrados nos registros, quanto nos procedimentos de resolução de conflitos utilizados pelas crianças, puderam ser observados durante a realização desta pesquisa.
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    Uma face oculta da escola que exclui: a aprendizagem daqueles que não aprenderam
    (Editora da FURG, 2010) Tognetta, Luciene Regina Paulino; Scott, David
    Este artigo propõe discutir a questão da aprendizagem numa escola de Ensino de Jovens e Adultos. Objetivou-se saber como ocorre a aprendizagem entre aqueles que não aprenderam ou que não puderem permanecer na escola dita normal. Através da observação e de entrevistas com professores e alunos desse núcleo de educação foi possível responder a questões: como ocorre o processo de ensino-aprendizagem de alunos do EJA? Quais objetivos são apontados para esse nível de ensino? Tais objetivos são explicitados nas ações dos professores que atuam no EJA? O objetivo da escola, na visão do professor entrevistado, suas ações para alcançar tal objetivo e os resultados que essa ação produz, observada por nós na atuação dos alunos, nos permitiram constatar que as práticas educativas instituídas estão distantes dos objetivos educacionais de educar para liberdade e cidadania, e refletir sobre uma face oculta da escola que parece excluir, mais uma vez, os alunos que a ela retornam.
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    A inclusão digital fora do contexto escolar: análise do projeto ceibal no Uruguai
    (Editora da FURG, 2011) Maciel, Marcia Peres; Passerino, Liliana Maria
    O presente trabalho visa analisar o processo de inclusão digital configurado a partir da implantação do projeto denominado Ceibal pelo governo uruguaio em todas as escolas públicas do Uruguai. No presente artigo,nossa análise centra-se em dados coletados sobre o impacto do projeto fora do contexto escolar,assim,pretende-se analisar como a inclusão digital está promovendo ou não a inserção desses computadores portáteis fora do âmbito escolar,no espaço familiar,ao mesmo tempo que procura direcionar o olhar para o que fazem as pessoas com as tecnologias (práticas culturais de letramento digital) e não para possibilidades do equipamento, em relação ao uso eficaz das TIC. Os dados, que estão sendo coletados por meio de uma pesquisa etnográfica blended em desenvolvimento, nos permitem analisar as configurações de interação e inclusão social dos protagonistas da cidade fronteiriça de Rivera/UR. Através da análise com viés sócio-histórico é possível compreender como a inclusão digital se configura a partir das práticas culturais, explorando o conceito de zonas de sentidos para além das possibilidades pedagógicas da tecnologia, considerando que existe um relacionamento entre tecnologias e estruturas sociais.
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    Observatório da vida nas escolas: entre a universidade e a escola
    (Editora da FURG, 2010) Lopes, Ana Mouraz
    O presente texto pretende constituir-se como a reflexão necessária sobre a actividade de observação a que o Observatório da Vida das Escolas (OBVIE) tem procurado dedicar-se neste ano e meio da sua existência. Algumas características fundamentais do OBVIE ditam esta reflexão, a primeira das quais diz respeito ao facto de estar sedeado numa Instituição Universitária e pretender olhar para a vida das Escolas. Como pode a Universidade estabelecer uma conversa contínua com as Escolas que seja uma conversa aberta é o desafio maior deste Observatório. Em particular são analisadas as exigências epistemológicas que Observatórios como o OBVIE colocam aos seus promotores, bem como o modo como a estrutura desenhada, organizacional, de gestão e de disseminação dos resultados, reflectem essas exigências. Empiricamente e até ao presente o Observatório da Vida das Escolas tem uma sustentabilidade limitada, que decorre do número de escolas protocoladas. Todavia, a significância da análise vai para além do contexto específico que a originou.
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    Do mosaico ao complexus: desafios à instituição universitária
    (Editora da FURG, 2010) Tauchen, Gionara
    O presente trabalho analisa as implicações epistemológicas e paradigmáticas que perpassam o princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão na organização do sistema universitário, buscando nos fundamentos da complexidade e da transdisciplinaridade um olhar articulador entre as atividades-meio. A investigação, orientada pela filosofia hermenêutica de Gadamer (2008), sustenta a tese de que o princípio da indissociabilidade implica mudanças epistemológicas e paradigmáticas nas condições contemporâneas da universidade, pois demanda a apropriação e produção de conhecimentos contextualizados, complexos e transdisciplinares, superando, progressivamente, os princípios do paradigma da modernidade subjacentes à organização e ao desenvolvimento das atividades da universidade.
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    Stress docente na pandemia da COVID-19: a ecologia da ação nos discursos dos professores imigrantes digitais da área de ciências do ensino fundamental
    (2024) Silva, Alessandra Nery Obelar da; Araujo, Rafaele Rodrigues de
    A profissão de professor, cotidianamente, tem demandado muitas atribuições por dentro da escola, situações que vêm adoecendo os profissionais da educação. Os processos e as condições de trabalho do professor extrapolam a mediação das possibilidades de aprendizagens em sala de aula. A docência envolve a participação na gestão escolar, as interações com a comunidade, a intensificação da jornada de trabalho, entre outros aspectos, que impactam na saúde do professor. Além dessas constatações, no ano de 2020 os professores tiveram suas rotinas escolares modificadas por conta da pandemia do Covid-19. Com isso, a pesquisa foi epistemológica e metodologicamente orientada pelos princípios do pensamento complexo e tem como objetivo compreender as estratégias de enfrentamento do stress produzidos pelos docentes no período da pandemia, na perspectiva de professores da área de Ciências dos Anos Finais da rede municipal de ensino da cidade de Rio Grande/RS. A investigação inicia com um mapeamento na base de dados Scielo, para investigar, por meio do Estado do Conhecimento, a incidência de pesquisas sobre o stress docente na Educação Básica e analisar a tipologia e as manifestações de stress na docência, bem como os fatores, que o potencializam neste nível de ensino. Além disso, a pesquisa buscou analisar os discursos dos professores da área das Ciências dos anos finais da rede municipal de ensino de Rio Grande/RS sobre as estratégias adotadas para o enfrentamento do stress docente no período da pandemia de Covid-19. Os participantes da pesquisa constituíram-se em quatro professores caracterizados por imigrantes digitais da área de Ciências dos anos finais do Ensino Fundamental de quatro escolas do município de Rio Grande. Para a coleta de informações utilizou-se um questionário por meio de uma plataforma online e conversas pelo whatsapp. A análise ocorreu através da metodologia do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) que incidiu em um metadiscurso, trazendo assim os elementos da Ecologia da Ação. Foram elaborados dois discursos, o primeiro discurso “Incertezas e desafios que permearam as práticas pedagógicas no ensino remoto” trouxe a compreensão de que a utilização dos recursos tecnológicos foi visto como desafiador pelos docentes e que as aprendizagens dos estudantes foi algo que também trouxe incertezas, pois os professores não sabiam o quanto o ensino remoto havia alcançado todos os estudantes. Já o segundo discurso, “O stress docente na pandemia e as estratégias dos professores” evidenciou os movimentos realizados pelos docentes na intenção de enfrentar os sintomas do stress, buscando assim, estratégias que foram desde uma boa alimentação, exercícios físicos até o convívio com a família, situação que trouxe bem-estar para que a saúde física e mental dos educadores, a fim de que eles se mantivessem em equilíbrio no período da pandemia. A partir desses dois discursos, realizamos o metadiscurso “Das partes para o todo e do todo para as partes: movimentos da ecologia da ação”, ao analisarmos o metadiscurso percebemos que os desafios, as incertezas e as estratégias fizeram parte das práticas pedagógicas dos docentes, impulsionando-os na realização de ações, as quais que possibilitaram e contribuíram para que o ensino tivesse sua continuidade no período da pandemia. Diante disso anunciamos a tese de que as práticas pedagógicas realizadas pelos professores de Ciências na pandemia, realizaram movimentos orientados pela ecologia da ação para o enfrentamento do stress, porém faz-se necessária a efetivação de políticas públicas para a melhora da qualidade na saúde física e mental dos docentes.
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    Emoções e sentimentos relacionados à escolha e à práxis na docência em matemática
    (2024) Ayres, Luana Maria Santos da Silva; Novello, Tanise Paula
    Em um mundo permeado por processos acelerados de produção de informação, torna-se imprescindível abordar as emoções e os sentimentos que as pessoas vivenciam em suas práticas profissionais e pessoais. Nesse sentido, esta tese tem como objetivo compreender as emoções e os sentimentos que envolvem a escolha e a práxis docente em Matemática. Escolheu-se o termo práxis docente, pois pretende- se observar não somente a prática dos professores, mas também o seu processo de ação e reflexão na docência. A tese foi estruturada no formato de artigos que foram organizados em capítulos. O Capítulo 1 traz a trajetória da pesquisadora e o primeiro artigo desta tese que discute as definições dos termos "emoções" e "sentimentos" de acordo com as teorias de António Damásio e Humberto Maturana, além de abordar a influência do sistema emocional na prática docente. O Capítulo 2 é composto pelo segundo artigo, que apresenta um mapeamento dos últimos 10 anos (2011-2020) na Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD) sobre as emoções e sentimentos relacionados à docência, na qual foram selecionadas 11 pesquisas, sendo sete dissertações e quatro teses. Os resultados desse mapeamento revelam a emergência de diferentes emoções e sentimentos ao longo dos anos de carreira docente, destacando o apoio dos pais dos alunos, colegas e equipe gestora para promover um ambiente agradável. O Capítulo 3 descreve como foram realizadas as entrevistas com os quatro graduandos em Licenciatura em Matemática da Universidade Federal do Rio Grande – FURG e com os quatro professores de Matemática atuantes na educação básica. As entrevistas foram analisadas por meio do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC) e, a partir dos dados obtidos, emergiram dois discursos dos graduandos e quatro discursos dos docentes. O Capítulo 4 é constituído pelo 3o, 4o e 5o artigos. O terceiro artigo é composto pelos discursos dos graduandos e aborda as motivações, expectativas, anseios e experiências vivenciadas por esses licenciandos ao longo do curso de graduação. Observou-se que, apesar da percepção de desvalorização da profissão, os estudantes escolheram o curso por sua paixão pelo ensino e pela Matemática, destacando também algumas lacunas na formação inicial que geram medo e angústia em relação à prática docente. O quarto e quinto artigos foram elaborados com base nos DSC dos relatos dos professores. O quarto artigo aborda os aspectos relacionados à satisfação e à práxis docente em Matemática. Nele, verificou que, apesar de estarem cientes da desvalorização da profissão, os professores demonstram satisfação com sua prática, pois reconhecem sua relevância social e seu impacto na sociedade. O quinto artigo discute a formação inicial dos professores e as condições de trabalho que enfrentam. Por meio dos discursos, evidencia-se a falta de preparação durante os cursos de graduação e sua influência na preparação para a realidades educacionais. Além disso, sinalizam desafios decorrentes das condições físicas e estruturais das escolas para a implementação dos planos de aula. Conclui-se que a investigação acerca das emoções e dos sentimentos dos professores é necessária e fundamental, pois a condição emocional pode desencadear sintomas de estresse, ansiedade, fadiga e até mesmo patologias que interferem diretamente na vida pessoal e na práxis docente. Nesse sentido, a formação continuada pode ser uma alternativa de suporte para os docentes, pois por meio da troca de experiências com pares e de novos métodos de ensino a prática em sala de aula pode ser enriquecida.
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    Tecnoestresse na docência: sentimentos de professores de matemática da educação básica
    (2024) Pereira, Fabrine Diniz; Novello, Tanise Paula
    A crescente utilização das tecnologias digitais tem modificado o modo de viver em diferentes âmbitos da vida social e de trabalho devido à sua disseminação que tem permitido outras maneiras de interação social. Nesse sentido, o uso dessas tecnologias no ambiente de trabalho, nas escolas e em diferentes contextos tornou- se inevitável, porém, elas podem desencadear problemas sociais e físicos. Nesse âmbito, surge o termo “tecnoestresse” que é conceituado por Salanova (2003) como um estado psicológico negativo relacionado ao uso de tecnologias digitais ou com a ameaça que essa pode causar em seu uso futuro e que é constituído por quatro dimensões: fadiga, ansiedade, ineficácia e descrença. Assim, essa pesquisa problematiza o tecnoestresse no contexto da docência e tem como objetivo compreender os sentimentos de professores de Matemática que atuam na educação básica, considerando as implicações das dimensões do tecnoestresse que são percebidas na prática pedagógica. Para entender o campo de estudo, realizou-se um mapeamento de dissertações, teses e artigos sobre o tecnoestresse em professores. Observou-se que no Brasil, as pesquisas acadêmicas e científicas relacionadas ao estudo deste tema são deficitárias, o que reafirma a necessidade de fomentar pesquisas sobre o tecnoestresse no contexto da docência. Por meio de pesquisas e atividades dos programas brasileiros de pós-graduação pode-se contribuir para a promoção de estratégias que visem o bem-estar dos professores na era digital. Os colaboradores deste estudo são cinco professores atuantes da rede pública de ensino do município de Rio Grande, Rio Grande do Sul. Optou-se por produzir os registros do presente estudo por meio de entrevistas individuais com cada um dos cinco participantes. Para compreender as perspectivas acerca do tecnoestresse desse coletivo de professores, utilizou-se a técnica de análise do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC). Com o operar do método foi possível construir três discursos intitulados: uso das tecnologias digitais no contexto social, dos estudos e do trabalho; tecnologias digitais como potencial pedagógico; desafios do trabalho com tecnologias digitais. A partir da análise destes discursos foram determinadas seis dimensões de enfrentamento do tecnoestresse docente. São elas: tecnoaceitação, tecnorresiliência, tecnocolaboração, tecnoapoio, tecnoformação e tecnoinfraentrutura. Acredita-se que, ao integrar tais dimensões em sua prática docente, os educadores podem garantir uma transição para ambientes de aprendizagem digitalmente habilitados minimizando os efeitos do tecnoestresse em sua saúde física e mental.
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    O primeiro passo para um recomeço: o professor aliado a reinvenção dos processos de ensino-aprendizagem de Ciências, antes, durante e uma projeção pós-pandemia da COVID-19.
    (2022) Souza, Adriana Silva de; Sosa, Hebert Elias Lobo
    A dissertação comunica as compreensões de uma professora-pesquisadora sobre o que se mostra das mudanças acontecidas nas aulas de Ciências da Educação Básica das escolas de Rio Grande - RS, da perspectiva dos professores regentes na área de Ciências da Natureza, em meio das incertezas do complexo período da Pandemia da COVID-19. A pesquisa de mestrado está vinculada ao programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC/FURG) na linha de pesquisa - Educação científica: as tecnologias educativas no processo de aprendizagem. O estudo em questão foi norteado pela pergunta central: O que significaram as mudanças experenciadas por professores de Ciências da Educação Básica durante a pandemia da COVID-19? A pesquisa é de abordagem qualitativa, com o enfoque na fenomenologia e hermenêutica, e tem como objetivo geral compreender as mudanças tecnológicas e socioemocionais nas aulas de Ciências da Educação Básica durante a Pandemia da COVID-19. O Estado da Arte foi realizado nos meses de dezembro de 2020 e agosto e setembro de 2021 considerando publicações entre 2016 e 2021. Dos trabalhos recuperados foram selecionados doze que contribuíram como referenciais teóricos, além de outros autores como Morin, Tardif, Goleman, Perrenoud e Freire. Foi elaborado um Questionário Virtual, contendo 23 perguntas, que foram aplicadas a 14 professores das redes públicas (estadual e municipal) e da rede privada da cidade do Rio Grande – RS – Brasil. As respostas foram obtidas através de e-mails, WhatsApp e gravações, que constituíram o principal Instrumento de Pesquisa de análise. Os dados obtidos, foram analisados a partir da perspectiva da Análise Textual Discursiva (ATD). As respostas foram organizadas em uma planilha do Excel e inseridas no Software Atlas.ti que auxiliou na organização dos dados, então, iniciou-se o processo de unitarização, obtendo-se 327 unidades de significados (US), dos quais formou-se 144 categorias iniciais e 9 categorias intermediárias, emergindo 3 categorias finais com as compreensões e interlocuções do que se mostra na pesquisa. Os metatextos construídos como resultados foram organizados em capítulos. No capítulo 5 “Compreensões sobre a importância das tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC) na pandemia da COVID-19” constatou-se que as DTIC foram fundamentais no processo de ensino-aprendizagem, no que foi chamado de ensino remoto emergencial, compreendido no espaço-tempo de 2020 e 2021 (período pandêmico), permitindo a manutenção dos vínculos afetivos e a utilização de plataformas educacionais como alternativa para manter o elo de ligação entre os alunos e os professores. O capítulo 6 “O trabalho do professor de Ciências da Natureza e suas inquietações frente a pandemia da COVID-19”, mostra que o professor de Ciências da Natureza foi fundamental como mediador da aprendizagem dos alunos, exercendo a sua função com excelência frente as adversidades, planejando, sendo empático, reflexivo sobre a sua prática pedagógica, preocupado com os aspectos socioemocionais, superando as situações de estresse e ansiedade, reestruturando o seu planejamento e ajustando ao que o momento permitia, desempenhou múltiplos papeis; e o capítulo 7 “Os alunos protagonistas segundo a visão dos professores” a partir do planejamento dos professores, os alunos desempenharam o papel de protagonistas, já que o distanciamento social não permitia que o ensino ocorresse de forma presencial. Vários foram os problemas enfrentados como: a falta de recursos tecnológicos para acompanhar as aulas síncronas e assíncronas, a falta de internet ou a mesma de baixa qualidade, falta de espaços adequados para acompanhar o processo, dentre outros.
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    Percepções dos professores de Matemática da educação básica, técnica e tecnológica sobre as mudanças curriculares promovidas pela BNCC
    (2025) Santos, Lupi Scheer dos; Pereira, Elaine Correa
    A Base Nacional Comum Curricular é resultado de um processo de reforma curricular concluído em 2017, com a finalidade de definir objetivos, competências e habilidades para todas as áreas da educação básica do país. A partir desse documento, a presente tese tem por objetivo compreender a acolhida dos professores de Matemática do Instituto Federal Sul-Rio-grandense frente à política de mudança curricular gerada pela Base Nacional Comum Curricular com reflexos em suas atividades de sala de aula. Para desenvolver a investigação foram convidados os professores da Coordenadoria da Disciplina de Matemática, do Campus Pelotas do Instituto Federal Sul-Rio-grandense. Com esse grupo, foi realizada uma proposta formativa sobre a temática e, ao final do processo, os docentes foram convidados para responder um questionário. As respostas constituíram o corpus da pesquisa e foram analisadas por meio do método do Discurso do Sujeito Coletivo, que resultaram dois discursos representativos, intitulados Participação dos professores na elaboração da BNCC e Fatores de aceitação/resistência frente à nova proposta. Também, foi realizada uma análise comparativa da proposta da Base e o programa atual de Matemática para os cursos técnicos na modalidade integrada. A análise das informações, fundamentada em referenciais teóricos, resultou em quatro artigos acadêmicos. Os principais achados incluem a escassez de publicações que discutem teoricamente a Base Nacional Comum Curricular de Matemática ou apresentem o posicionamento dos professores sobre o documento. Salienta-se, a percepção dos docentes de que o documento foi elaborado propositalmente sem diálogo com a categoria, sem incentivo institucional e com a definitiva exclusão dos professores no processo. Ainda, notou-se a resistência política dos docentes à sua implementação, que sofrem pressão decorrente das avaliações externas e a preocupação com o desempenho dos estudantes. Ao analisar o documento, identificou-se que o atual programa abrange, parcialmente, as propostas da Base, mas apresenta lacunas, especialmente, nos conteúdos de Estatística, demandando um planejamento que priorize metodologias voltadas ao protagonismo dos estudantes. Diante dos resultados pode-se confirmar a tese de que os professores não acolhem a nova reforma curricular, pois não foram ouvidos e não participaram do processo de construção da Base Nacional Comum Curricular. Baseado nas discussões observa-se que os docentes são a peça chave para produzir, acolher e implementar novas políticas de mudanças curriculares. Assim, destaca-se a importância da participação ativa dos professores no processo de elaboração de propostas curriculares alinhadas à realidade cotidiana da escola.