EENF - Escola de Enfermagem
URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/997
Navegar
- ItemAcesso e resolutividade: satisfação dos usuários de serviços de proteção às vítimas de violência intrafamiliar(2011) Ribeiro, Juliane Portella; Silva, Mara Regina Santos daA violência intrafamiliar contra crianças e adolescentes, no Brasil, tem aumentado gradativamente nos últimos anos. Os altos índices apontam para a complexidade que envolve o problema, exigindo que profissionais de saúde intensifiquem o cuidado às famílias e mobilizando diversas instâncias governamentais e não governamentais. A necessidade de que o fenômeno seja considerado uma emergência determina que sejam implantadas ações concretas e imediatas desenvolvidas pela rede de serviços que atendem as famílias. Visando reduzir suas consequências, o acesso aos serviços sociais e de saúde e a resolutividade das ações empreendidas são elementos vitais para combater os altos índices de violência intrafamiliar. O acesso e a resolutividade, em conjunto, correspondem à capacidade do serviço de ofertar cuidados coerentes com as necessidades de seus usuários. Este estudo teve como objetivo geral analisar a satisfação das famílias em relação ao acesso e à resolutividade das ações e serviços de dois serviços de proteção às vítimas de violência intrafamiliar do município do Rio Grande/RS. Constituem seus objetivos específicos: (1) Analisar a satisfação das famílias em relação ao acesso aos serviços que atendem situações de violência intrafamiliar no município do Rio Grande/RS; (2) analisar a satisfação das famílias em relação à resolutividade das ações desenvolvidas em serviços que atendem famílias em situações de violência intrafamiliar no município do Rio Grande/RS. Trata-se de um estudo quantitativo, de caráter descritivo e exploratório. A amostra foi composta pelas informações contidas em 113 avaliações realizadas por famílias vinculadas ao CREAS e ao Conselho Tutelar, as quais foram coletadas no período de 2008 a 2009, através da aplicação de um questionário que avalia a satisfação dos usuários de serviços de saúde mental(SATIS-BR-Usuário). As informações selecionadas foram submetidas a análises descritivas, de correlação canônica e de regressão múltipla. Os resultados indicam alta correlação entre acesso e resolutividade (RC= 0,8659) e que os serviços são considerados de fácil acesso pelas famílias quando são, sobretudo, receptivos (0,883837), as tratam com respeito e dignidade (0,858614) e as escutam (0,626720). Sendo possuidor de tais características, aspectos como tempo de deslocamento até o serviço e informações sobre o tratamento prestado adquirem menor importância para o usuário. A resolutividade é expressa pela decisão do familiar em retornar ao serviço, caso haja necessidade (0,900171), por sua satisfação com os serviços (0,872823) e com a quantidade de ajuda recebida (0,803617), pela avaliação de que a equipe estava lhe ajudando (0,827258) e de que os serviços o ajudaram a lidar com os problemas (0,758437); e ainda pela compreensão dos mesmos por parte da pessoa que o recebeu no serviço (0,688417). Além disso, evidenciaram uma forte associação (R= 0,83), altamente significativa (p=0,00000), entre o grau de satisfação das famílias e quatro aspectos da resolutividade das ações e serviço, sendo que o aspecto “satisfação com a quantidade de ajuda que recebeu” é o que possui maior influência na satisfação dos familiares (beta= 0,314682).
- ItemEvidências do processo de acolhimento na estratégia de saúde da família(2023) Dias, Suelen da Cunha; Rocha, Laurelize PereiraAs Unidades de Estratégia Saúde da Família são a principal porta de entrada, investigar a organização e impacto da implantação do acolhimento permite que novas ações possam ser implementadas. Dessa forma, o objetivo geral deste estudo é: analisar as evidências científicas acerca do acolhimento e de ferramentas para classificação da demanda espontânea utilizadas nas Unidades de Saúde da Família. E como objetivos específicos: conhecer as evidências sobre o processo de acolhimento ao usuário nas Unidades de Saúde da Família; e, analisar as evidências sobre as ferramentas para classificação da demanda espontânea durante o acolhimento nas Unidades de Saúde da Família. Trata-se de uma revisão de escopo guiada pelo JBI Reviewers a partir das seguintes fontes de dados: Medical Literature Analysis and Retrieval System on-line, SCOPUS, Embase, Web of Science, Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde, Índice Bibliográfico Espanhol de Ciências da Saúde e Bancode Dados em Enfermagem via Biblioteca Virtual em Saúde. Foram utilizados os seguintes descritores: Enfermagem, Atenção Primária á Saude, Acolhimento, Acesso aos Serviços de Saúde, Acessibilidade aos Serviços de Saúde, Triagem de demanda, Equidade no Acesso aos Serviços de Saúde, Avaliação do Acesso e da Qualidade da Assistência à Saúde, Assistência Integral à Saúde e Profissionais de Saúde. Utilizou-se as recomendações específicas para escopo do check-list Preferred Reporting Itemsfor Systematic Reviews and Meta-Analysis (PRISMA- ScR). Para a seleção dos estudos foi utilizado o aplicativo Rayyan QCRI. A análisede dados foi realizada com apoio do software Interface de R pour les AnalysesMultidimensionnelles de Textes et de Questionnaires utilizando a análise de contéudo de Bardin. Os resultados do estudo foram apresentados no formato de dois artigos, organizados por meio da Classificação Hierárquica Descendente, o corpus geral foi constituído por dezesseis textos, separados em 457 segmentos de texto, com aproveitamento de 88.18%. O conteúdo foi categorizado em seis classes, e para a construção do primeiro artigo foi utilizadoa classe 1 com 21.59% e a classe 5 com 15.14% dos segmentos de texto. A primeira aborda questões acerca do atendimento na unidade e as mudanças em decorrência do atendimento à demanda espontânea; na segunda classe identificou-se que os estudos trazem questões acerca da escuta que é um método que permite que o profissional identifique as reais necessidades e problemas de saúde. Para a construção do segundo artigo foi utilizado a classe 2, com 22.33% de segmentos de textos; classe 3, com 14.14%; classe 4, com 15.38%; e classe 6, 11.41%. Destas emergiram as categorias: o enfermeiro como protagonista do acolhimento com classificação de risco; ausência e desconhecimento de protocolo norteador; fragilidades do acolhimento; a importância de manter a educação permanente e espaços de escuta aos profissionais; e as potencialidades do acolhimento. Apesar dos desafios evidencia-se que o acolhimento tem grande potencial para a resolutividade do processo de trabalho e a incorporação da classificação de risco oportuniza o cuidado integral e equitativo. Contudo, ainda há uma escassez de ferramentas utilizadas para a classificação da demanda espontânea que seja voltado para a Atenção Primaria a Saúde.
