Universidade
Federal do Rio Grande
  • Alto contraste


 

EENF - Escola de Enfermagem

URI permanente desta comunidadehttps://rihomolog.furg.br/handle/1/997

Navegar

Resultados da Pesquisa

Agora exibindo 1 - 10 de 23
  • Item
    Exterioridades cronobiológicas do ciclo sono-vigília de enfermeiras de um hospital universitário
    (Associação Brasileira de Enfermagem, 2011) Vaghetti, Helena Heidtmann; Xavier, Karine Gracinda da Silva; Santos, Silvana Sidney Costa; Pelzer, Marlene Teda
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Relações familiares no contexto do cuidado à pessoa com doença de alzheimer
    (2011) Costa, Thaís Gândara; Pessoa, Célia Geralda de Oliveira; Pelzer, Marlene Teda
    Com o objetivo de analisar as relações familiares no contexto do cuidado à pessoa com Doença de Alzheimer a pesquisa abrangeu uma amostra de 10 cuidadores/familiares cadastrados em Equipes de Estratégia Saúde da Família de um município da Região Metropolitana de Belo Horizonte. Os dados foram coletados por meio de entrevista, contendo questões referentes à caracterização da amostra, relações familiares e cuidados prestados. Entre os resultados, destacam-se a predominância, como cuidador principal, de mulheres, principalmente filhas e esposas. O cuidado gera sobrecarga por parte dos cuidadores/familiares, estresse e falta de tempo para o autocuidado, uma vez que o portador da doença torna-se cada vez mais dependente. Nesta pesquisa, destacamse as relações de cuidado, em que o amor e a responsabilidade se sobrepõem, trazendo satisfação para as famílias, por poder cuidar do familiar portador de Doença de Alzheimer. Os cuidadores/familiares requerem apoio de profissionais da área da saúde – dentre eles, o enfermeiro, para prestarem cuidados aos idosos com a doença, bem como para a preservação de sua saúde física e emocional.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Escalas de avaliação da depressão em idosos
    (2007) Tier, Cenir Gonçalves; Santos, Silvana Sidney Costa; Pelzer, Marlene Teda; Bulhosa, Michele Salum
    A depressão é uma doença com importantes repercussões sociais e individuais, devido ao fato de afetar não somente o convívio social, mas impossibilitar uma rotina de vida satisfatória e o risco inerente de morbidade e cronicidade, notadamente para idosos. Este é um estudo de revisão bibliográfica, cujo objetivo foi conhecer algumas das escalas de transtornos depressivos aplicadas ao idoso. Foram analisadas: a Escala de Avaliação de Depressão de Hamilton; a Escala de Depressão Abreviada de Zung; o Inventário de Beck, a Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage. Algumas delas foram utilizadas em trabalhos elaborados/aplicados por enfermeiros. Todas se mostraram importantes na verificação de sinais e sintomas de transtornos depressivos, durante a avaliação multidimensional do idoso, direcionando a intervenções mais adequadas para amenizar ou até recuperar a saúde mental do idoso, mediante ações de enfermagem/saúde que possam ser implementadas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Escalas de avaliação da depressão em idosos
    (2007) Tier, Cenir Gonçalves; Santos, Silvana Sidney Costa; Pelzer, Marlene Teda; Bulhosa, Michele Salum
    A depressão é uma doença com importantes repercussões sociais e individuais, devido ao fato de afetar não somente o convívio social, mas impossibilitar uma rotina de vida satisfatória e o risco inerente de morbidade e cronicidade, notadamente para idosos. Este é um estudo de revisão bibliográfica, cujo objetivo foi conhecer algumas das escalas de transtornos depressivos aplicadas ao idoso. Foram analisadas: a Escala de Avaliação de Depressão de Hamilton; a Escala de Depressão Abreviada de Zung; o Inventário de Beck, a Escala de Depressão Geriátrica de Yesavage. Algumas delas foram utilizadas em trabalhos elaborados/aplicados por enfermeiros. To- das se mostraram importantes na verificação de sinais e sintomas de transtornos depressivos, durante a avaliação multidimensional do idoso, direcionando a intervenções mais adequadas para amenizar ou até recuperar a saúde mental do idoso, mediante ações de enfermagem/saúde que possam ser implementadas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Condições de enfrentamento dos familiares cuidadores de idosos portadores de doença de Alzheimer
    (2007) Santos, Silvana Sidney Costa; Pelzer, Marlene Teda; Rodrigues, Mônica Canilha Tortelli
    Neste artigo abordam-se as condições de enfrentamento das famílias cuidadoras de idosos portadores de doença de Alzheimer residentes em Rio Grande - RS. Foi realizada pesquisa qualitativa com amostra de quatorze familiares, aos quais se aplicou um formulário com três etapas: caracterização da família, do idoso e do cuidador; condições de funcionalidade do domicílio; dificuldades relacionadas ao processo de cuidar. Com base nos resultados, verificou-se que onze são mulheres, confirmando a predominância do sexo feminino; a idade variou entre 40 e 92 anos; oito familiares cuidadores têm outros dependentes. Dentre as muitas dificuldades citadas estão a divisão de tarefas, a sobrecarga de atividades e a falta de apoio pelo sistema formal de saúde. Percebeu-se a necessidade de despertar o serviço público para dar suporte a essas famílias cuidadoras e a importância de o enfermeiro cuidar também do cuidador do idoso com DA.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Construção de ferramenta avaliativa direcionada às instituições de longa permanência para idosos: relato de experiência
    (2011) Feliciani, Ariane Minussi; Santos, Silvana Sidney Costa; Pelzer, Marlene Teda; Oliveira, Adriane Maria Netto de; Pinho, Leandro Barbosa de
    Este estudo objetivou descrever a experiência da construção de uma ferramenta avaliativa direcionada às instituições de longa permanência para idosos. Utilizou-se pesquisa avaliativa, quando se construiu uma ferramenta, fundamentada nas políticas públicas para utilização do enfermeiro que atua nessas instituições. Foi realizado em uma instituição de longa permanência para idosos, do Rio Grande do Sul, Brasil, em 2009. A ferramenta apresenta seis páginas de três colunas: na primeira, estão escritas as questões a serem observadas; na segunda, verificam-se as anotações do que necessita ser verificado/avaliado; na terceira, estão os dispositivos legais que sustentam as anotações necessárias e solicitadas. Esta ferramenta abarca três dimensões: estrutura organizacional, estrutura física e cuidados específicos aos residentes. A ferramenta avaliativa construída mostra-se um instrumento importante para uso dos enfermeiros que atuam nas instituições de longa permanência para idosos e espera-se que ela possa contribuir para o desenvolvimento das ações desse profissional.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Condições de enfrentamento dos familiares cuidadores de idosos portadores de doença de Alzheimer
    (2007) Pelzer, Marlene Teda; Santos, Silvana Sidney Costa; Rodrigues, Mônica Canilha Tortelli
    Neste artigo abordam-se as condi ções de enfrentamento das famílias cuidadoras de idosos portadores de doença de Alzheimer residentes em Rio Grande - RS. Foi realizada pesquisa qualitativa com amostra de quatorze familiares, aos quais se aplicou um formulário com três etapas: caracterização da família, do idoso e do cuidador; condições de funcionalidade do domicílio; dificuldades relacionadas ao processo de cuidar. Com base nos resultados, verificou-se que onze são mulheres, confirmando a predominância do sexo feminino; a idade variou entre 40 e 92 anos; oito familiares cuidadores têm outros dependentes. Dentre as muitas dificuldades citadas estão a divisão de tarefas, a sobrecarga de atividades e a falta de apoio pelo sistema formal de saúde. Percebeu-se a necessidade de despertar o serviço público para dar suporte a essas famílias cuidadoras e a importância de o enfermeiro cuidar também do cuidador do idoso com DA.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Processo de reconstrução de um grupo de planejamento familiar: uma proposta de educação popular em saúde
    (2007) Pereira, Queli Lisiane Castro; Silva, Cláudia Beatriz Degani Cardoso de Aguiar da; Pelzer, Marlene Teda; Lunardi, Valéria Lerch; Siqueira, Hedi Crecencia Heckler de
    Objetiva-se relatar a experiência vivida na qual se processou a (re)construção de um grupo de Planejamento Familiar numa Unidade Básica de Saúde num bairro do município do Rio Grande - RS, com base em conceitos de educação popular em saúde. O trabalho desenvolveu-se através de um grupo operativo. Obteve-se a conscientização das mulheres para o planejamento da família, em sua integralidade, mobilizando-as para o comprometimento compartilhado com seus parceiros na construção conjunta do planejamento diário da família. Assim, valorizou-se cada usuária como sujeito da sua própria história, contribuindo para o benefício da sua qualidade de vida, em sintonia com os benefícios da educação popular em saúde.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Conhecimento específico de enfermeiros de um hospital universitário acerca do cuidado ao idoso
    (2009) Silva, Thiago Lago da; Santos, Silvana Sidney Costa; Pelzer, Marlene Teda; Barlem, Edison Luiz Devos; Arrieche, Tatiane Alonso
    O objetivo deste estudo foi identificar o conhecimento específico de enfermeiros de uma unidade de clínica médica de um hospital universitário do Sul do Brasil, acerca do cuidado à pessoa idosa. Foram sujeitos oito enfermeiras, com as quais se utilizou entrevista gravada e cujos depoimentos deram origem às categorias de análise, assim apresentadas: Pessoa Idosa; Política Nacional do Idoso; Preparo para Cuidar do Idoso; Cuidados Específicos de Enfermagem para o Idoso. Diante dos resultados, faz-se necessária a organização de um curso de aperfeiçoamento direcionado às enfermeiras investigadas, para que elas passem a ser multiplicadoras em relação à sua equipe e, assim, possam otimizar a qualidade de cuidados de enfermagem específicos prestado às pessoas idosas hospitalizadas.
  • Imagem de Miniatura
    Item
    Bases para o cuidado de idosos portadores de paralisia supra-nuclear progressiva
    (2010) Oliveira, Flávia Vilas Boas; Munari, Denize Bouttelet; Pelzer, Marlene Teda
    Doenças crônico-degenerativas acometem parcela significativa de idosos, constituindo-se em importante problema de saúde pública, considerando-se o envelhecimento populacional em todo o mundo. Em particular, aquelas que trazem limitações e incapacidades funcionais são as que mais comprometem a qualidade de vida, especialmente, quando causam dependência para atividades de vida diária. Com o avanço da ciência, algumas dessas doenças são descobertas recentes, trazendo aos profissionais dúvidas quanto ao seu manejo. A paralisia supra-nuclear progressiva (PSP) se constitui em uma delas e é objeto de estudo do presente artigo de atualização, cujo objetivo foi descrever a PSP, bem como alguns aspectos que dão base para cuidado de idosos portadores dessa patologia. O texto traz inicialmente informações sobre o histórico da doença, sua prevalência, etiologia, diagnóstico e características clínicas. Em seguida discute a necessidade de uma abordagem multidisciplinar no acompanhamento do portador de PSP, bem como explora algumas questões relacionadas aos cuidados que devem ser dirigidos aos familiares. Considerando-se a natureza rara da doença, fica evidente a necessidade dos profissionais de saúde estar atentos aos sinais de instalação da doença para que seu diagnóstico seja precoce e o acompanhamento iniciado o mais rápido possível, evitando-se assim danos irreversíveis, especialmente relacionados a quedas e aspiração.