EENF - Escola de Enfermagem
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- ItemImagens e percepções da ética na formação do Enfermeiro(2022) Carvalho, Lisa Antunes; Barlem, Edison Luiz DevosIntrodução: a ética, que deveria ser transversal, se constitui num desafio nas profissões da saúde e na formação do enfermeiro, dada a complexidade das relações que se estabelecem no processo de formação, na relação professor-aluno e, posteriormente, na rede de relações humanas construídas na prática profissional. Objetivo: investigar as imagens e as percepções que estudantes de graduação em enfermagem possuem em relação ao exercício da ética durante o processo formativo. Método: pesquisa qualitativa, descritiva e exploratória, que utilizou os preceitos da Teoria Histórico-Cultural de Lev Vygotski como referencial teórico; realizada na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com 14 estudantes entre o quarto e décimo período. A coleta de dados ocorreu em duas etapas: técnica de grupo focal e produção imagética sobre exercício da ética na formação em enfermagem no período de março a junho de 2022. Utilizou-se a metodologia snowball sampling, Bola de Neve, para a formação dos grupos focais que seguiu o Guia de Discussão para a coleta de dados construído para este estudo. Foram organizados três grupos e realizados três encontros online com cada grupo. As imagens foram produzidas coletivamente e entregues após, para análise por meio do Método Documentário de Análise de Imagens de Karl Mannheim e atualizado por Ralph Bohnsack. Os encontros aconteceram de forma online pelo Microsoft Skype no qual foram guardadas as gravações por 30 dias. Para a transcrição das informações utilizou-se o aplicativo Transkriptor. Os estudantes foram identificados por nome de cores, seguido pelo número ordinal correspondente ao semestre. Para análise dos diálogos utilizou-se a Análise Textual Discursiva. Foram respeitados os princípios éticos da pesquisa, conforme as Resoluções 466/2012 e 510/2016, obtendo-se a aprovação do Comitê de Ética local, mediante CAAE:46716621.5.0000.5324. Resultados: emergiram três categorias: as inter-relações que se mostram entre ensino da ética e a prática em saúde, papel dos professores e da universidade para formação de ambientes éticos: da teoria à prática e aspectos que influenciam a percepção do exercício ético na graduação em enfermagem. A partir destas categorias as discussões apontaram ao final para as seguintes possibilidades: a ética como tecnologia relacional para formação integral em enfermagem, exercício ético na Educação enfermagem: tessituras a partir de Cohen e Segre e as imagens do exercício da ética na formação do enfermeiro. Os resultados revelam a necessidade de uma educação ética-crítica transversal, o uso dos conceitos de ética e eticidade para fortalecimento dos currículos em enfermagem e imagens que revelam quão importantes são as redes de relações humanas construídas no espaço universitário e instiga para um ressignificar da educação e prática em enfermagem. Considerações finais: vislumbra-se a ética como ferramenta mediadora para o trabalho dos docentes, profissionais e preceptores de estágio para tornar o ensino mais significativo no campo da educação ética e moral. Espera-se, que este estudo, possa contribuir para qualificação dos currículos, dos projetos pedagógicos, pois os estudantes evocam que a ética deve permear todo ensino em enfermagem, ao capacitar docentes e discentes para as relações humanas e para a formação de ambientes éticos em saúde.
- ItemQualidade de vida no trabalho das equipes de enfermagem e a satisfação com o ambiente laboral dos Enfermeiros atuantes em unidades de terapia intensiva na pandemia da covid-19(2024) Salvati, Caroline de Oliveira; Silveira, Rosemary Silva da; Backes, Dirce SteinA pandemia covid-19 constituiu-se em um problema de saúde pública que repercutiu na qualidade de vida no trabalho das equipes de enfermagem, afetando a satisfação do trabalhador com seu ambiente laboral, além de ter impactos sobre sua saúde física e emocional. Este estudo objetivou identificar os níveis da qualidade de vida no trabalho das equipes de enfermagem e de satisfação com o ambiente laboral dos Enfermeiros atuantes em Unidades de Terapia Intensiva, durante a pandemia da covid-19. Os objetivos específicos foram: Identificar o perfil sociodemográfico das equipes de enfermagem atuantes em Unidades de Terapia Intensiva durante a pandemia da covid-19; Mensurar os níveis de qualidade de vida no trabalho das equipes de enfermagem atuantes em Unidades de Terapia Intensiva durante a pandemia da covid-19; Descrever as características do ambiente de trabalho que influenciam na satisfação com o ambiente laboral dos Enfermeiros atuantes em Unidades de Terapia Intensiva durante a pandemia da covid-19; Identificar a associação entre qualidade de vida no trabalho e os atributos organizacionais que influenciam na satisfação com o ambiente laboral dos Enfermeiros atuantes em Unidades de Terapia Intensiva, durante a pandemia da covid-19. Trata-se de um estudo transversal e analítico, o qual foi desenvolvido junto a três instituições hospitalares públicas de ensino, vinculadas à Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares, localizadas no estado do Rio Grande do Sul, sendo: Hospital Universitário de Santa Maria, Hospital Universitário Dr. Miguel Riet Corrêa Jr., Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas. Os participantes foram os profissionais de enfermagem atuantes nas Unidades de Terapia Intensiva das instituições descritas acima. A coleta de dados ocorreu entre os meses de janeiro a março de 2022, por meio da aplicação de dois questionários via Google docs, de modalidade online. Os instrumentos utilizados foram o Total Quality of Work Life, para avaliar os níveis de qualidade de vida no trabalho e o Brasilian Nursing Work Index para verificar a satisfação laboral dos enfermeiros, ambos adaptados à cultura brasileira e disponíveis para utilização. Foi utilizado estatística descritiva no primeiro e segundo artigo, enquanto no terceiro artigo foi utilizado estatística analítica. No primeiro artigo, foram realizados os testes de Kruskal-Wallis, Wilcoxon e Shapiro-Wilk. Enquanto no terceiro artigo foi utilizado o coeficiente de correlação de Spearman. As análises foram realizadas através do software estatístico R versão 4.3.2 e foi utilizado o alpha de Cronbach para verificar a consistência interna dos instrumentos. Foram respeitados os aspectos éticos, obtendo-se a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa (CAAE 30950420.9.0000.5324). Os resultados foram apresentados sob forma de três artigos, intitulados: “Qualidade de vida no trabalho e o perfil sociodemográfico da equipe de enfermagem durante a covid-19”, “Satisfação com o ambiente laboral de enfermeiros atuantes em unidades de terapia intensiva durante a Covid-19” e “Satisfação com o ambiente laboral de enfermeiros”. O primeiro evidenciou um panorama detalhado sobre o perfil sociodemográfico dos enfermeiros e técnicos de enfermagem, mostrando maior concentração de mulheres, com idades médias de 41,6 anos para enfermeiros e 38,9 anos para técnicos. A qualidade de vida no trabalho variou entre as dimensões, sendo a esfera "Psicológico e Comportamental" com a maior avaliação e a "Tempo de Lazer" com a menor avaliação, o que corrobora para a implementação de ações que possam melhorar a qualidade de vida dos profissionais, contribuindo para um ambiente de trabalho mais saudável e produtivo. O segundo artigo permitiu demonstrar o nível de satisfação de enfermeiros atuantes em Unidades de Terapia Intensiva usando o instrumento Brasilian Nursing Work Index. Os domínios com melhores escores foram autonomia e suporte organizacional (1,9), seguidos pelo controle sobre o ambiente (2,0). Relações entre médicos e enfermeiros, apesar de satisfatórias, apresentaram maior variação nos escores. O Alfa de Cronbach variou entre 0,75 e 0,98, indicando boa consistência interna e alta confiabilidade do instrumento. Este estudo evidencia a necessidade de fortalecer as relações interprofissionais e manter suporte organizacional adequado para promover um ambiente de trabalho adequado. Por fim, o terceiro artigo evidencia a relação entre a qualidade de vida no trabalho e a presença dos fatores organizacionais que impactam na satisfação com o ambiente laboral, trazendo o exercício da autonomia, o controle sobre o ambiente e o suporte organizacional como características do ambiente laboral satisfatório e que impactam na qualidade de vida, no bem- estar e na saúde do trabalhador. Conclui-se que a equipe de enfermagem possui um bom nível de satisfação com o ambiente laboral e qualidade de vida no trabalho, contudo ainda tem alguns aspectos organizacionais que impactam negativamente, necessitando de melhorias por parte da instituição. Além disso, os achados evidenciados neste estudo poderão contribuir para a formulação de políticas públicas e organizacionais em prol da saúde e do bem-estar do trabalhador.
- ItemSensibilidade moral: formação de estudantes de graduação das ciências da saúde(2019) Pereira, Liliane Alves; Barlem, Edison Luiz DevosSensibilidade moral é definida como uma conexão de experiências pessoais provenientes do ambiente, do outro e dos sistemas em que a pessoa humana está submetida, sendo a sensibilidade uma expressão pessoal da internalização de si. Desta forma, a sensibilidade moral se constitui por valores, experiências pessoais, processos dialéticos e conflitos que influenciam na manifestação de suas atividades, de ações e de cuidado. Sob esse prisma, é importante perceber que o desenvolvimento da sensibilidade moral perpassa pelo relacionamento consigo mesmo, com outro e com os ambientes de formação, fazendo com que sensibilidade moral se configure como um aprendizado processual, dinâmico e interacional. Para tanto, a ética torna-se um imperativo para esse desenvolvimento, fazendo com que se possa balizar as decisões a serem tomadas. A capacidade de distinguir tem sua fundamentação na ética quando esta habilita o ser humano a legitimar ações, atividades e comportamentos que exigem o olhar para o bem comum. Assim, a educação ética torna-se imprescindível na formação profissional, sendo capaz de estimular o desenvolvimento da sensibilidade moral, pois alia a consciência moral com a capacidade de perceber a realidade que o envolve e torna-se motivado para agir benevolentemente. Assim, o presente estudo tem como objetivo analisar o desenvolvimento da sensibilidade moral em estudantes de graduação da área de ciências da saúde, por meio da elaboração e da validação de um instrumento de pesquisa. A tese, então, foi desenvolvida em três etapas: metodológicas, quantitativa e qualitativa. Todas as etapas foram realizadas com estudantes de graduação das áreas de ciências da saúde de uma universidade privada do sul do país. Na etapa metodológica contou-se com a participação de 699 estudantes e o objetivo foi o de validar o instrumento de análise da sensibilidade moral em estudantes de graduação da área das ciências da saúde. Para tanto, utilizaram-se as oito etapas previstas nas diretrizes internacionais para a elaboração e validação do instrumento, sendo este válido e fidedigno, realizado a validade de face, de constructo e com Alfa de Cronbach de 0,743 para o instrumento. Na etapa quantitativa, o objetivo foi analisar o desenvolvimento da sensibilidade moral em estudantes de graduação dos diferentes cursos das ciências da saúde, contando com 699 respondentes, o que permitiu emergir quatro constructos: consciência pessoal, relação profissional/paciente, relação com o ambiente formativo e educação ética formal, sob a análise fatorial exploratória e elementos da estatística descritiva. Já a etapa qualitativa foi composta por 11 estudantes e objetivou compreender o processo de formação da sensibilidade moral em estudantes de graduação da área das ciências da saúde. Para tal, utilizou-se a técnica de grupo focal, na qual fosse possível a interação de diferentes estudantes de graduação em torno do tema. Para a análise dos dados, utilizou-se a análise textual discursiva da qual emergiram três categorias: o desenvolvimento da sensibilidade visto a partir da relação consigo mesmo, da relação com o outro e da relação institucional e comprova a necessidade de fomentar nos estudantes um olhar aguçado sobre os cenários em que a sensibilidade moral se faz presente, principalmente, quando se necessita tomar decisões. Os preceitos éticos foram respeitados, conforme a resolução 466/12, com o parecer 2.902.432/2018. De acordo com os resultados, percebe-se que o desenvolvimento da sensibilidade moral leva em conta a consciência pessoal, relação profissional/paciente, relação com o ambiente formativo e educação ética formal. Já no estudo qualitativo, o que primou para o desenvolvimento da sensibilidade moral foi classificado em três categorias: relação consigo mesmo, relação com o outro e relação com instituição. O desenvolvimento da sensibilidade moral nos estudantes de ciências da saúde proporciona estabelecer relações interprofissionais e interpessoais, subsidiadas pela postura ética e deixa claro o processo dinâmico e conceitual da sensibilidade moral. Assim, torna o desenvolvimento da sensibilidade moral algo complexo e desafiador no cenário atual, permitindo a esse estudo defender a seguinte tese: A formação acadêmica que contempla a transversalidade do ensino da ética como elemento catalizador dos valores pessoais, profissionais e ambientais possibilita o exercício da sensibilidade moral.
- ItemAvaliação das práticas alimentares e níveis de atividade física de Estudantes de Graduação em Enfermagem(2024) Oliveira, Eduardo Soldera; Silveira, Rosemary Silva da; Bordignon, Simoni SaraivaO presente estudo de caráter quantitativo e transversal, teve o objetivo de analisar o comportamento saudável, através das práticas alimentares e níveis de atividade física dos estudantes de enfermagem. Participaram do estudo 166 estudantes do Curso de Enfermagem da Universidade Federal do Rio Grande. Obteve-se a aprovação do Comitê de Ética, mediante parecer favorável. A coleta de dados ocorreu após a concordância dos participantes e assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido, mediante a aplicação de questionário estruturado, contemplando aspectos sociodemográficos e variáveis de saúde, do Questionário Internacional de Atividade Física e do questionário “Como está sua Alimentação?”. Como resultados, verificou-se que o sexo, raça, horas de sono, peso e práticas alimentares influenciaram no índice de massa corporal dos participantes. Mulheres que se autodeclararam brancas e estudantes que relataram ter seis horas ou mais de sono apresentaram Índice de Massa Corporal elevado. Outro fator que influenciou no aumento do índice de massa corporal, foi a alimentação. 63,8% dos estudantes possuem uma alimentação inadequada ou parcialmente adequada. A maior parte dos estudantes (96,3%) encontram-se ativos, ou seja, atendem as necessidades de atividade física avaliadas pelo Questionário Internacional de Atividade Física. Assim, acredita-se que a avaliação do comportamento e dos hábitos de vida dos universitários consiste na elaboração de estratégias alimentares e de atividade física a fim de contribuir de maneira significativa com a vida, a saúde, o trabalho e o processo de ensino aprendizagem dos estudantes da Escola de Enfermagem.
- ItemAdvocacia do paciente em unidades de internação pediátricas: perspectivas de enfermeiros e familiares acompanhantes(2014) Antunes, Marilandi Melo; Barlem, Edison Luiz DevosA advocacia do paciente está presente, nem sempre explicitamente, no cotidiano de trabalho dos enfermeiros. Em se tratando de unidades de internação pediátrica, o exercício da advocacia requer que o enfermeiro desenvolva habilidades para atuar, considerando os diversos atores envolvidos, quer sejam familiares acompanhantes ou pacientes pediátricos, e as suas especificidades. Este estudo teve como objetivos gerais: conhecer as ações específicas do enfermeiro para o exercício da advocacia do paciente em unidades de internação pediátrica; identificar como a família percebe o enfermeiro no exercício da advocacia do paciente em unidades de internação pediátrica. Para tanto, realizou-se pesquisa qualitativa de abordagem descritiva exploratória em três unidades de internação pediátrica localizadas no Sul do Brasil, as quais atendem a pacientes do Sistema Único de Saúde: uma pertencente a uma instituição privada; duas pertencentes a um hospital escola público federal. A coleta de dados ocorreu em Junho de 2014, mediante entrevista semiestruturada. Foram participantes da pesquisa doze enfermeiros e vinte e dois familiares acompanhantes. Como critérios de inclusão dos enfermeiros, foram elencados: ser enfermeiro, trabalhar há pelo menos três meses em uma das unidades pesquisadas. Foram utilizados como critérios de inclusão do familiar acompanhante do paciente: estar acompanhando o paciente internado a mais de dois dias em uma das unidades pesquisadas, ter condições em responder a entrevista semiestruturada do estudo. Utilizou-se para análise dos dados a análise textual discursiva, de forma que todos preceitos éticos foram respeitados em sua integralidade. Os resultados obtidos foram apresentados em forma de dois artigos científicos: Ações de advocacia do paciente exercidas por enfermeiros em unidades de internação pediátrica e O exercício da advocacia do paciente pelo enfermeiro de unidade de internação pediátrica sob a perspectiva dos acompanhantes. No primeiro artigo, os resultados informaram que: os enfermeiros de unidades de internação pediátrica exercem ações de advocacia quando informam a respeito de processos de saúde-doença-hospitalização; orientam para busca de direitos; incentivam a participação e a autonomia dos acompanhantes dos pacientes; qualificam a equipe de enfermagem através da reflexão e educação permanente; protegem e garantem a qualidade do cuidado; encontram estratégias para advocacia em conjunto com a equipe multiprofissional e setores extra institucionais. No segundo artigo, os resultados indicaram que: o familiar acompanhante reconhece o enfermeiro como referência do ambiente de internação, assim como no que se refere a possibilidade de fornecimento de informações acerca da defesa dos direitos do paciente e familiar acompanhante. O familiar acompanhante percebe como facilitadores do exercício da advocacia do paciente, o vínculo, a proximidade e a disponibilidade do enfermeiro. Como barreiras para o exercício da advocacia, identificam: a impotência e limitações demonstradas pelos enfermeiros; a alta carga de trabalho; a falta de consenso a respeito das condutas; a falta de vínculo e ou comunicação; as dificuldades de acesso; o desconhecimento e falta de Informação; a falta de consentimento; a falta de comprometimento. Espera-se que este estudo contribua com as diferentes realidades de internação hospitalar pediátrica, favorecendo que enfermeiros possam identificar e desenvolver a advocacia do paciente.
- ItemO desenvolvimento da competência moral em estudantes de graduação em enfermagem(2017) Enderle, Cleci de Fatima; Silveira, Rosemary Silva daA educação exerce importante papel no desenvolvimento da competência moral dos indivíduos. Assim, defendeu-se a tese: Os estudantes de graduação em enfermagem desenvolvem a competência moral ao longo do curso de graduação, o que pode ser influenciado pelos docentes por meio de sua prática pedagógica e conhecimento ético/moral. Objetivo geral: Analisar o desenvolvimento da competência moral de estudantes de graduação em enfermagem e a percepção de docentes acerca da sua atuação para o desenvolvimento moral dos estudantes. Objetivos específicos: Identificar o nível de desenvolvimento da competência moral de estudantes de graduação em enfermagem; Compreender a percepção dos docentes sobre a influência de seu conhecimento ético-moral no desenvolvimento da competência moral dos estudantes de graduação em enfermagem. Identificar estratégias e espaços utilizados por docentes para promover o desenvolvimento da competência moral dos estudantes de graduação em enfermagem. Método: A pesquisa foi realizada em um curso de graduação em enfermagem de uma universidade pública federal do sul do Brasil, desenvolvida em duas etapas. A primeira etapa, quantitativa, com a aplicação do Moral Competence Test em sua versão estendida, com três dilemas, para medir a competência moral dos estudantes (escore C). Ocorreu entre março e maio de 2016, com 157 estudantes regularmente matriculados em todas as séries do curso. A amostra foi calculada com base na amostragem não probabilística por conveniência, totalizando um mínimo de 150 alunos. Para a análise dos dados do MCT-xt, utilizou-se uma matriz estatística denominada MANOVA, matriz de análise multivariada de variância. Os dados do questionário foram digitados em planilha do Excel 2013, onde foi calculado o escore C. Foi utilizada estatística descritiva, média, desvio padrão e análise de variância. Para a segunda etapa, qualitativa, foi utilizada a entrevista semiestruturada, com 20 enfermeiros docentes, realizada no período de julho a outubro de 2016, cujos dados foram submetidos à análise textual discursiva. Resultados: Na etapa quantitativa observou-se crescimento significativo da competência moral dos estudantes, medido pelo escore-C no início do curso (8,62), para o final do curso (11,97). Passando de baixo no início para médio ao final. Os estudantes mais jovens (17-20) tiveram melhor resultado no escore C (12,25), em relação aos os mais velhos (36-40) escore C ( 7,46) e maiores de 41 anos , escore-C (6,65). A etapa qualitativa resultou em duas categorias: Conhecimento ético/moral e ações pedagógicas docentes: Agregadores da competência moral do estudante de enfermagem; Estratégias docentes: promovendo o desenvolvimento da competência moral em estudantes. Conclusão: O curso de graduação de enfermagem atua como um interventor positivo na construção e desenvolvimento da competência moral dos estudantes. Os docentes, por meio da utilização de estratégias e espaços para desenvolver ações pedagógicas, favorecem a busca do conhecimento, o raciocínio clínico e a abordagem de aspectos éticos e morais que colaboram para o desenvolvimento da competência moral dos estudantes de graduação em enfermagem.
- ItemComissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes: abordagem familiar no processo de notificação, captação e doação de órgãos para transplantes(2018) Passos, Cíntia Marchesan; Silveira, Rosemary Silva daA deficiência de órgãos e tecidos continua sendo um dos maiores obstáculos para as equipes de transplantes. Diante desse cenário, ressalta-se a importância do trabalho realizado pelos membros da Comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplantes na viabilização de órgãos e tecidos para doação. O presente estudo teve como objetivos específicos: identificar o perfil do doador de uma comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplantes de uma instituição hospitalar do extremo Sul do Brasil e compreender como ocorre a abordagem familiar e o processo de notificação, captação e doação de órgãos para transplantes. Tratou-se de um estudo realizado em duas etapas. A primeira etapa quantitativa retrospectiva de caráter documental, na qual a coleta de dados ocorreu através dos 91 Protocolos de Morte Encefálica, entre os anos de 2012 a 2017, cujos dados foram analisados por meio de estatística descritiva através do Software estatístico Statistical Package for Social Sciences versão 21.0. Na segunda etapa da pesquisa, realizou-se uma abordagem qualitativa, através de entrevista com 20 trabalhadores da comissão intra-hospitalar de doação de órgãos e tecidos para transplantes no período de outubro a novembro de 2017. Aplicou-se para a análise, a técnica de Análise Textual Discursiva. Os resultados da pesquisa foram apresentados sob a forma de dois artigos. O primeiro, intitulado “Perfil do doador de órgãos e tecidos para transplantes no extremo Sul do Brasil” e o segundo denominado “Abordagem familiar no processo de notificação, captação e doação de órgãos para transplantes”. Sendo assim, o conhecimento desse trabalho poderá oferecer elementos que norteiem a atuação desses trabalhadores junto aos familiares de potenciais doadores e com isso a possibilidade de reduzir os diversos obstáculos à efetivação da doação de órgãos no Brasil. Percebe-se importância da educação permanente aos trabalhadores de saúde, acerca dos temas relacionados à doação e transplantes. Obteve-se a aprovação do Comitê de Ética, mediante Parecer 070/2017.
- ItemAssédio moral entre estudantes de graduação em enfermagem(2016) Gonçalves, Naiane Glaciele da Costa; Barlem, Edison Luiz DevosO assédio moral caracteriza-se como um processo de insultos, ameaças e agressões psíquicas ou físicas, podendo resultar no desequilíbrio emocional dos estudantes e, como consequência da violência sofrida, pôr em risco sua permanência na universidade. O objetivo da pesquisa foi analisar a frequência do assédio moral vivenciado por estudantes de graduação em enfermagem de uma instituição pública no Sul do Brasil. Realizou-se uma pesquisa quantitativa, com estudantes matriculados no Curso de Graduação em Enfermagem, adotando para a coleta de dados o Questionário Sobre Maltrato Psicológico no Trabalho, o qual foi adaptado culturalmente e validado. A análise dos dados ocorreu através do software estatístico Statistical Package for Social Sciences, versão 22.0. O projeto foi aprovado pelo Comitê de Ética em Pesquisa na Área da Saúde (parecer nº 156/2015). A pesquisa resultou em dois artigos científicos: no primeiro foi realizada uma adaptação cultural de um instrumento inicialmente proposto à trabalhadores da saúde, para o ambiente acadêmico. O instrumento é composto por 36 itens, sendo que respostas foram dadas através de uma escala Likert que variava entre zero e cinco, conforme a frequência que os estudantes sofriam assédio moral. Foram seguidas três etapas no processo de adaptação: comitê de especialistas; pré-teste e revisão do processo de adaptação pelos desenvolvedores. Foram seguidas as diretrizes internacionais para maximizar a obtenção experiencial e conceitual entre o instrumento original e o instrumento adaptado. Após o cumprimento das etapas a versão final do questionário foi considerada aprovada e foi intitulado “Questionário sobre Maltrato Psicológico na Graduação em Enfermagem”. No segundo artigo, verificou-se que o assédio moral parece estar presente na graduação em Enfermagem, pois 47 estudantes afirmaram terem sofrido esse tipo de violência na graduação e 82 estudantes presenciaram situações de assédio moral com seus colegas no ambiente acadêmico. As situações de assédio moral mais citadas pelos estudantes, por no mínimo 6 meses e com uma frequência semanal foram: não ser cumprimentado, ser exposto a críticas por parte de colegas, ser exposto a críticas por parte de professores, receber olhares de desprezo, sofrer pressão ou sentir que o professor exerce um controle sobre suas ações de modo diferenciado entre você e seus colegas e ser acusado injustamente de cometer erros. Os estudantes avaliaram seu relacionamento predominantemente como regular: entre colegas (87 estudantes) e com professores (105 estudantes). Reprovaram em ao menos uma das disciplinas ofertadas no curso (90 estudantes) e pensaram em abandonar a graduação em enfermagem em algum momento (79 estudantes). Após a formatura, a maioria dos estudantes pretende atuar na assistência de enfermagem (59 estudantes), cursar mestrado (53 estudantes) e/ou cursar residência (51 estudantes). Conclui-se que o assédio moral pode estar sendo vivenciado não apenas no curso de graduação em enfermagem; possivelmente, resultados similares aos dessa pesquisa possam ser encontrados em outras áreas do conhecimento, sugerindo-se que novas pesquisas sejam desenvolvidas com a finalidade de comparar os resultados da vivência do assédio moral na graduação em enfermagem com as vivências de outros cursos de ensino superior.
- ItemDiretivas antecipadas de vontade: a prática profissional de equipes de cuidados paliativos do Rio Grande do Sul(2019) Nogario, Aline Carniato Dalle; Barlem, Edison Luiz DevosCuidado paliativo trata-se da abordagem que busca melhorar a qualidade de vida de pacientes e familiares, prevenindo e aliviando o sofrimento de quem enfrenta uma doença que ameaça a vida. O processo de adoecimento torna o indivíduo vulnerável, fazendo emergir inúmeros conflitos pessoais, os quais aliados às questões éticas, também influenciam na conduta dos profissionais responsáveis pelo seu cuidado quando são necessárias tomadas de decisões. Neste contexto, a bioética surge como uma forma de garantir que a dignidade humana seja respeitada e um dos aspectos discutidos é a aplicabilidade das diretivas antecipadas de vontade, as quais consistem no planejamento de cuidados que serão ofertados ao paciente no momento em que o fim da vida se aproxima. Este estudo teve por objetivo compreender como ocorre o processo de implementação das diretivas antecipadas de vontade entre os profissionais das equipes de cuidados paliativos e os pacientes no Rio Grande do Sul e conhecer as facilidades e dificuldades dos profissionais das equipes de cuidados paliativos frente às diretivas antecipadas de vontade dos pacientes. Trata-se de um estudo qualitativo do tipo exploratório-descritivo, realizado com 51 profissionais de sete equipes de cuidados paliativos de instituições hospitalares do Rio Grande do Sul: Hospital Escola da Universidade Federal de Pelotas, Hospital Nossa Senhora da Conceição, Hospital de Clínicas e Santa Casa de Misericórdia, situados em Porto Alegre; Hospital Municipal Getúlio Vargas de Sapucaia do Sul; Hospital Universitário de Santa Maria e Hospital São Vicente de Paulo de Passo Fundo. A coleta de dados ocorreu no período entre dezembro de 2018 e abril de 2019, sendo iniciada após a aprovação do Comitê de Ética em Pesquisa da Área da Saúde. O instrumento de coleta de dados foi enviado aos participantes através do Google forms, composto por questões abertas, possibilitando que os participantes digitassem suas respostas de forma prática. Os dados foram submetidos a Análise Textual Discursiva resultando em dois artigos científicos intitulados: “Diretivas antecipadas de vontade: o processo de implementação por equipes de cuidados paliativos” e “Implementação de diretivas antecipadas de vontade: facilidades e dificuldades vivenciadas por equipes de cuidados paliativos”. Os artigos trouxeram os métodos utilizados pelas equipes desde a abordagem até a efetiva implementação das diretivas antecipadas de vontade e os relatos dos profissionais quanto aos fatores que atuam como facilidades e dificuldades neste processo. Foram respeitados os princípios éticos da pesquisa envolvendo seres humanos, conforme a Resolução 466/2012. Espera-se com este estudo instigar a discussão acerca das questões éticas que envolvem o fim da vida, contribuindo com a qualificação da assistência e do cuidado, principalmente dos profissionais enfermeiros.
- ItemO engajamento dos enfermeiros na advocacia política(2019) Figueira, Aline Belletti; Barlem, Edison Luiz DevosA advocacia política é uma forma dos profissionais de saúde, enfermeiros em especial, promoverem saúde de forma ampla e sistematizada nos espaços onde atuam. Se difere da advocacia do paciente ao buscar defender número considerável de pessoas a partir da interação entre diferentes profissionais unidos com a finalidade de influenciar decisores políticos a promoverem melhorias na saúde. Enquanto na advocacia do paciente profissionais defendem fatos isolados, situações específicas. Na advocacia política, os profissionais traçam estratégias e ações políticas a fim de favorecer os direitos não respeitados dos usuários com relação a cuidados de saúde. O presente estudo teve como objetivo geral: analisar o engajamento dos enfermeiros na advocacia política. O mesmo foi desenvolvido em três etapas: metodológica, quantitativa e qualitativa. Todas as etapas foram realizadas com enfermeiros que trabalham numa cidade do sul do Brasil. As duas primeiras contaram com a participação de 184 enfermeiros e tiveram como objetivos: adaptar culturalmente e validar o instrumento Policy Advocacy Engajament Scale; analisar o nível de engajamento dos enfermeiros na advocacia política a partir da clusterização dos dados e descrever o nível de engajamento dos enfermeiros na advocacia política, a partir da aplicação da versão adaptada do instrumento Policy Advocacy Engajament Scale. A validade de face e conteúdo do instrumento foram consideradas satisfatórias para utilização no contexto brasileiro, sendo realizada mediante avaliação do comitê de especialistas, pré-teste e alfa de Cronbach. Para a análise dos dados foi utilizada a análise fatorial exploratória, analise fatorial confirmatória, alfa de Cronbach, estatística descritiva e análise de Cluster a partir do software estatístico Statistical Package for Social Sciences versão 22.0. A etapa qualitativa, realizada com 19 enfermeiros ocorreu a partir das entrevistas com cada participante tendo apoio de um instrumento semiestruturado, as quais foram gravadas e posteriormente transcritas para a realização da análise textual discursiva. Os preceitos éticos foram respeitados conforme Resolução 466/2012 do Conselho Nacional de Saúde. Nos resultados foram identificados sete constructos: direitos dos usuários; defesa dos cuidados de qualidade; defesa de cuidados culturalmente competentes; defesa de cuidados preventivos; defesa de cuidados acessíveis; defesa de cuidados em saúde mental e defesa de cuidados as famílias e comunidade. Como preditor do engajamento dos enfermeiros na advocacia política foi identificado o fator: defesa de cuidados as famílias e comunidade. Com os resultados da etapa qualitativa, foi elaborado um modelo teórico que teve como foco central enfermeiros e as interações nos diferentes espaços onde atuam objetivando defender a saúde. Enfermeiros engajados tornam-se mais propensos a lutar por melhorias nos cuidados em saúde, bem como interagir de forma proativa com outras pessoas a fim de buscar melhorias na saúde. Por fim, o rigor científico aplicado em cada etapa da tese contribuiu para elaboração de um modelo teórico que pode ser aplicado em diferentes momentos de atuação dos enfermeiros brasileiros. Além de possibilitar inferir que ambas as etapas demonstram grande influência na capacidade do enfermeiro se empoderar de saberes a fim de trocas positivas entre diferentes atores na defesa política, com consequente ganho na saúde. Assim, o estudo defendeu a tese "Enfermeiros engajados desenvolvem a advocacia política em suas ações de cuidado através do reconhecimento das políticas públicas, das necessidades de saúde da população e do exercício da profissão".
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