IE - Programa de Pós-Graduação em Educação
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91 resultados
Resultados da Pesquisa
- ItemAvaliação educacional: percepções e representações sociais da docência na educação básica(2019) Barcellos, Veronica Cunha; Tauchen, GionaraEsta pesquisa de mestrado teve como objetivo investigar e compreender as representações sociais que orientam os entendimentos e ações avaliativas dos professores que atuam na Educação Básica. O aporte norteador da pesquisa foi a Teoria das Representações Sociais concebida por Serge Moscovici (1961). Entende-se por representações sociais as teorias coletivas ou as modalidades de saber socialmente constituídas, partilhadas e voltadas para a compreensão do mundo, a comunicação e a orientação das práticas. A pesquisa fundamentou-se também sobre os pressupostos epistemológicos, históricos e pedagógicos da avaliação da aprendizagem, construídos a partir das contribuições Luckesi, 2002, 2010; 1999; Hoffmann, 1998; 2003; 2014; Perrenoud, 1999; Melchior, 1994, 2008; Libâneo, 1988, 2000; Freire, 1996; Chueiri, 2007, Russel, 2014; Sordi, 1995, 2006; Tardif, 2006; Dias Sobrinho 2003, entre outros. É um estudo de natureza qualitativa, sendo marcada por três momentos, o primeiro passo foi realizado por meio da análise documental sobre a história da avaliação da aprendizagem e suas concepções na Educação Básica e o estudo da teoria das representações sociais. Apresentamos como segundo passo, a realização de uma entrevista semi-estruturada, com docentes de diversas áreas da Educação Básica. Para tanto investigamos as dimensões envolvidas no processo de avaliação educacional e quais as representações sociais deles das experiências avaliativas no ensino. O terceiro passo da dissertação compõe a coleta e análise dos dados que foram organizados e analisados à luz do Discurso do Sujeito Coletivo – DSC, desenvolvido por Lefèvre e Lefèvre (2005). De acordo com nossas análises evidenciou-se que a maioria dos professores tem uma concepção formativa de avaliação da aprendizagem, embora ainda existam resquícios da concepção em que mais se valorizam os resultados de provas e testes do que os processos avaliativos cotidianos. Nos discursos analisados há evidências de um esforço coletivo dos docentes para romper com a concepção de avaliação classificatória e com as práticas tradicionais de avaliação da aprendizagem. Pode-se concluir que as concepções desses professores caminham numa perspectiva emancipatória, assentada na postura reflexiva, em que se consideram alguns aspectos fundamentais: a utilização da avaliação mediadora como suporte para a aprendizagem dos alunos e para o planejamento de ensino do professor: 1) a ênfase do papel do aluno e do professor nos processos avaliativos formativos, 2) a diversidade de instrumentos avaliativos que os professores utilizam durante o processo de ensino e aprendizagem; a compreensão do erro do aluno como possibilidade à adequação do processo de ensino e aprendizagem, uma nova uma organização escolar que implica uma proposição de avaliação marcada pela lógica da inclusão, do diálogo, da construção da autonomia, da mediação, da participação, da construção da responsabilidade com o coletivo. Foi destaque também pensar sobre a avaliação nos cursos de licenciatura, pois a avaliação adotada nas universidades, ainda é baseada num modelo positivista e classificatório o que provoca, muitas vezes, a reprodução de práticas avaliativas sem questionamentos, reflexões ou significados. Por fim, essa pesquisa foi importante, pois acreditamos que a avaliação caminha numa perspectiva crítica e emancipatória alicerçada em novos elementos avaliativos, voltados para o ensino e aprendizagem dos alunos.
- ItemIdentidades de gênero e adultização : um estudo sobre erotização das infâncias e trabalho infantil a partir de videoclipes de MCs mirins compartilhados no YouTube(2019) Rodriguez, Rita de Cássia de Medeiros; Beck, Dinah QuesadaA presente Dissertação de Mestrado em Educação que tem como título “Identidades de gênero e adultização: um estudo sobre erotização das infâncias e trabalho infantil a partir de videoclipes de MCs mirins compartilhados no YouTube”, que foi desenvolvida na Linha de Pesquisa Culturas, Identidades e Diferenças do PPGEDU do IE da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, teve como principal objetivo investigar a produção de identidades de gênero e o processo de adultização nas infâncias, com ênfase nos contundentes elementos: erotizaçao e trabalho infantil enquanto práticas sociais contemporâneas consentidas. Este trabalho buscou responder, ainda que provisoriamente, às seguntes indagações: Quais são os discursos e as representações sobre os modos de ser criança e os modos de ser menina/menino produzidos, expressos e veiculados a partir dos videoclipes em estudo? De que forma estes discusos e representações de gênero interpelam as crianças/infâncias contemporâneas na constituição de suas identidades? Este estudo se valeu dos aportes teórico-conceituais dos Estudos Culturais e dos Estudos de Gênero, sob a vertente pós-estruturalista. Foi realizada a observação de videoclipes de MCs mirins compartilhados no YouTube para produzir os dados acerca do problema em questão. Também realizei algumas conversações informais com as crianças das comunidades escolares onde trabalhei/trabalho. As indagações e considerações que emergiram destas observações, bem como das conversações foram registradas em um diário de anotações, com a intenção de suscitar, discutir, refletir, examinar/esquadrinhar, problematizar as questões que constituíram-se no problema de pesquisa. A pesquisa suscitou que os discursos e representações de gênero engendrados, apresentados e propagados pelos videoclipes estão estreitamente articulados com o processo de adultização infantil, evidenciando a recorrência de práticas de erotização e de trabalho infantil, remetendo-nos às ideias acerca dos borramentos, ultrapassagens, entrecruzamentos e/ou indeterminação de fronteiras entre o mundo dos adultos e o mundo das crianças.
- ItemChapeuzinho amarelo: entrecruzamientos entre la vida y la obra de Chico Buarque y las contribuciones del circuito de comunicación para el campo de la educación(2019) Ojeda, Mariana Herrera; Nogueira, Gabriela Medeiros; Gonçalves, Suzane da Rocha VieiraEsta tesis de maestría presentada ante el Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, en la línea de investigación Formación de profesores y prácticas educativas tiene como objetivo analizar el libro Chapeuzinho Amarelo, de Chico Buarque, a través de su circuito de comunicación, la coyuntura política del período en que fue escrito, su relación con la vida del autor y sus posibles aportes para la educación. Además de eso busco identificar los temas de que se trata la obra, desde la perspectiva del contexto histórico, mapear las editoriales que la publicaron comprendiendo la importancia de estas en la historia de la mismo. El marco teórico sobre la historia del libro se sustenta en la teoría de Robert Darnton (2008 e 2010). Se trata de una investigación cualitativa a partir de los principios del paradigma indiciario como metodología de investigación, a partir de la teoría de Carlo Ginzburg (1983). El cuerpo de análisis se constituye por entrevistas disponibles en formato digital, diarios de la época y tres diferentes ediciones del libro Chapeuzinho Amarelo, dos de ellas en Brasil y la tercera en Portugal. Considerando que el circuito de Considerando que o circuito de comunicación comprende al autor, las editoriales y al lector que por su parte retroalimenta al autor, analizo el período de dictadura cívico-militar en Brasil (1964 a 1979) a partir de textos de: Daniel Aarão Reis (2014), Maria Herminia Tavares de Almeida y Luiz Weis (1998), Marcelo Rindeti (2005), Souza y Pinheiro (2009) y entrevistas realizadas a los artistas que vivieron en ese momento. También se incluye una reseña biográfica del autor Chico Buarque, desde el comienzo de la dictadura cívico-militar hasta 1979 a partir de decenas de entrevistas de prensa realizadas al autor, documentales, las dos biografías escritas por Regina Zappa (2011 y 2016), y la historia de sus canciones escrita por Wagner Homem (2009). Também fue tratado en esta investigación el aporte de las editoras y las editoriales que publicaron el libro hasta el momento. Considerando al libro en sí, esta investigación busco identificar los temas que se tratan en el la obra, desde la perspectiva del contexto histórico, considerando que la obra trata sobre los miedos y la posibilidad de enfrentarlos, para adquirir verdadera dimensión del objeto del mismo y superarlos. De este modo es posible establecer un paralelismo entre la obra y el contexto histórico de la época, es posible pensar que el lobo es el régimen dictatorial y las movilizaciones sociales, de las cuales el autor estaba muy próximo, son los gritos que terminan espantando al lobo. Por lo tanto el estudio de la historia dle libro Chapeuzinho Amarelo, demuestra que durante el período de dictadura cívico-militar existió una estrecha interrelación entre la obra de Chico Buarque y el contexto de histórico. Finalmente, cabe mencionar que la vigencia del libro se ha mantenido a lo largo de los últimos 40 años y su aporte relevante para el campo de la educación.
- ItemConstruindo identidades infantis em uma "nação corderosadora": gênero, classe social e raça em vídeos do Youtube(2019) Brayer, Jocieli Bezerro; Beck, Dinah QuesadaA presente Dissertação de Mestrado em Educação intitulada ― Construindo identidades infantis em um ―Nacão corderosadora‖: gênero, classe social e raça em vídeos do YouTube, desenvolvida na linha de pesquisa Culturas, identidades e diferenças do PPGEDU da FURG buscou discutir de que modo as identidades infantis são forjadas dentro de um universo criado pela marca Pampili. A investigação buscou responder, ainda que provisoriamente, o seguinte problema de pesquisa: Quais os discursos e as representações sobre consumo e gênero encontram-se presentes no canal de uma marca voltada para o público feminino infantil, a saber, ―Mundo da Menina by Pampili‖, postados no YouTube. Inscrita nos referenciais teóricometodológicos do campo dos Estudos Culturais em Educação e nos Estudos de Gênero e operando com a etnografia de tela de inspiração Pós-Crítica, foram selecionados doze vídeos que funcionaram como corpus discursivo e analítico do presente estudo. Foi também utilizado na análise o site e o blog da marca para que o entendimento em relação ao universo criado pela marca pudesse ser mais amplo e melhor compreendido. As proposições que permeiam as análises suscitaram que as pedagogias culturais em operação através do consumo, da visibilidade e do embelezamento estão imbricadas nas relações das crianças consigo e para com a sociedade. Nessa direção, o estudo dialoga com a possibilidade de que as crianças parecem construir suas identidades no trânsito de universos culturais efêmeros, os quais educam e produzem sentidos na interlocução com as mídias.
- ItemO processo emancipatório na EJA: uma possibilidade do ser mais?(2019) Ávila, Francine Freitas; Pereira, Vilmar AlvesO presente estudo objetiva compreender em que medida ocorre, no ensino da EJA, o processo emancipatório de ser mais na vida dos educandos que a compõe na Escola de Ensino Médio Silva Gama, na cidade de Rio Grande/RS. Para tanto, buscaremos em autores como Pereira (2016), Pereira e Claro (2016) e Freire (2016), (2013), (2011), (2010), (2003), (2001) (1969), entre outros, subsidios que corroborem com a questão central dessa pesquisa que seria: A sala de aula da EJA pode ser um espaço de emancipação dos educandos que ali estão? Nesse sentido desenvolve-se a partir da perspectiva da Educação Popular, com uma metodologia qualitativa, utilizando a técnica de grupo focal, um questionario semi-estruturado para a coleta de dados. Participaram dessa pesquisa seis educandos, os quais foram convidados, previamente, por meio da apresentação do objetivo do trabalho. Eles são jovens e adultos, estudantes do último ano do terceiro ciclo da EJA, da Escola Estadual de Ensino Médio Silva Gama. Primeiramente, foram analisados os questionários e as falas dos educandos que se voluntariaram para participar da pesquisa. A partir desta análise foram elencadas categorias que nos permitiram melhor compreender como ocorre o processo de emancipação na Educação de Jovens e adultos da escola Silva Gama. As categorias utilizadas foram: Dificuldades; Frustrações e Expectativas; A escola, as aulas e os professores; A EJA como um espaço de emancipação. Tendo a questão central da pesquisa como norteador analisou-se o conteúdo das entrevistas e buscou-se elucidar que EJA é essa que se apresenta nessa instituição de ensino e o impacto dela na vida dos educandos.
- ItemPráticas de letramentos no contexto rural : vivências das crianças em um grupo de estudos bíblicos pentecostal(2019) Xavier, Eneusa Marisa Pinto; Nogueira, Gabriela MedeirosEsta dissertação apresenta resultados de uma pesquisa que teve por objetivo conhecer e entender as práticas de letramentos vivenciadas pelas crianças da Agropecuária Canoa Mirim, interior do município de Santa Vitória do Palmar-RS, que participam de um Grupo de Estudos Bíblicos Pentecostal. Para isso, realizei uma pesquisa com perspectiva qualitativa de cunho etnográfico, (AMEIGEIRAS, 2007; GIALDINO, 2007, GHASARIAN, 2008, OLIVEIRA, 2006), considerando as especificidades de pesquisa com crianças (GRAUE e WALSH).Ao longo do ano de 2018, participei como investigadora do Grupo de estudos Bíblicos “Herdeiros do Céu” da Igreja Evangélica Pentecostal Casa de Oração. Os dados foram produzidos por meio da pesquisa participante, de entrevistas não-diretivas, de observação, registros no caderno de anotações e diário de campo, fotografias, desenhos e filmagens. Entendendo letramento como um processo que está intrínseco à particularidade de cada sujeito e articulado com a cultura, a partir da perspectiva teórica de Soares (2006), Brito (2004), Street (2014) e Castanheira (2010). Na problematização da relação de poder que está subentendida nas práticas letradas, utilizo as ideias de Bourdieu e Passeron (1975). Os resultados da pesquisa indicaram três principais práticas de letramentos no grupo investigado: i) a leitura da bíblia ii) a entoação de louvores iii) a oralidade, uma vez que estão profundamente associadas às atividades vivenciadas pelas crianças no contexto desse grupo de estudos bíblicos. Tendo em vista que a leitura da bíblia ocorria de forma sistemática nos encontros, envolvendo escrita, leitura, gestos e oralidade e desencadeando conversas entre os participantes, destaquei como a principal prática de letramento neste contexto. Na observação do trabalho de evangelização das crianças, enfatizo a contação de histórias bíblicas que envolvem atividades coletivas e tem também uma função social, pois as crianças compartilham estas vivências em outros contextos. Na análise deste evento foi possível perceber que as práticas de letramento vivenciadas pelas crianças são sociais e possuem particularidades, envolvendo interações que caracterizam a cultura deste grupo religioso e assim vão organizando e constituindo os modos de ser, falar e agir aceitáveis na cultura dentro desse contexto. Entretanto, estas práticas de letramento, são permeadas pelo poder simbólico que é percebido com a inculcação de ideias nas crianças, moldando o comportamento e induzindo que aceitem os padrões dominantes, os quais são reproduzidos e considerados como legítimos e incontestáveis.
- Item(Re) existir para (re) conhecer-se: mães negras frente aos impactos do racismo estruturante(2019) Barrios, Andressa Farias; Caetano, MarcioA partir dos Estudos Decoloniais, a presente dissertação busca discutir o impacto do racismo estruturante nos cotidianos de mulheres negras que ocupam a dupla função de mães e chefes de família. Para tanto, buscamos nas narrativas biográficas as condições adequadas para tomar as experiências dessas mulheres como o centro de interesse. Acreditamos que os relatos se propõem, através de relatos particulares, a articulação de dimensões mais amplas para o entendimento dos fenômenos sociais vivenciadas por elas. A falta de recursos financeiros foi o principal ponto dificultador da mãe-chefe de família, seguido do fato de assumirem sozinhas o direcionamento e as responsabilidades do lar. A falta de uma pessoa para dividir as despesas financeiras e as tomadas de decisão, bem como para auxiliar na educação dos/as filhos/as foi apontada pelas mães como as maiores dificuldades da chefia familiar feminina.
- ItemFazeres das professoras alfabetizadoras no espaço/tempo da "hora atividade"(2018) Silva, Paula Pires da; Dias, Cleuza Maria Sobral; Gonçalves, Suzane da Rocha VieiraA presente dissertação, intitulada “Fazeres das Professoras Alfabetizadoras no espaço/ tempo da “Hora Atividade”, teve como objetivo compreender como se organiza os espaços e tempos coletivos da Hora-Atividade na Escola e de que forma eles interferem no ser e no fazer de um grupo de Professoras Alfabetizadoras da Escola Municipal de Ensino Fundamental Mate Amargo, situada no município do Rio Grande- RS. A escolha da temática se justifica pelo fato de que a formação continuada de professores atualmente requer novos direcionamentos, no sentido de buscar espaços e tempos dentro da escola, que oportunizem aos mesmos mobilizarem seus saberes e fazeres de forma coletiva e engajada na busca por estratégias que incidam na resolução das suas problemáticas cotidianas. A opção teórica, com foco na formação continuada de professores alfabetizadores na escola, foi centrada nos estudos de Imbernón (2009, 2010 e 2011), Nóvoa (1991/ 1992/ 1995/ 1998), Veiga (2012), Arroyo (1999/ 2013), Warschauer (2001), Tardif (2014) e Pimenta (1999), que problematizam as mutáveis demandas educacionais postas pela globalização do mundo contemporâneo, as quais incidem diretamente na trajetória formativa dos professores, exigindo deles reflexão constante frente aos seus saberes e fazeres, defendendo a escola como lócus legítimo da formação em serviço. Esta dissertação contemplou uma pesquisa bibliográfica sobre a legislação brasileira, no que tange à formação continuada de professores; sobre a documentação disponibilizada pelo Ministério da Educação, com foco nas orientações sobre a formação continuada de professores e perspectivas teóricas com base nos autores já citados. A pesquisa se inseriu no campo qualitativo, tendo como fundamentação os estudos de Minayo (2010), Lüdke e André (1986), Bogdan e Bliken (1994) e Bel (2004), que também ampararam a produção e seleção dos dados gerados a partir das observações na Hora-Atividade e entrevistas semiestruturadas realizadas com o grupo de seis professoras alfabetizadoras na E.M.E.F. Mate Amargo. As observações e entrevistas revelaram que a Hora-Atividade é valorizada pelas docentes, pois assim conseguem tempo e espaço para partilhar com seus pares, os saberes de sua experiência. A este espaço, elas atribuem uma grande importância para o fazer cotidiano, percebendo-o como um lugar de luta e de conquista da categoria, que colabora para o desenvolvimento pessoal e profissional delas, configurando, assim, um lugar legítimo de “formação continuada dentro da e para a escola”. A pesquisa revelou que ainda há muito o que qualificar nos projetos de “Hora-Atividade” nas escolas. Estes tempos e espaços formativos precisam ser debatidos e pensados com o coletivo escolar, para, assim, contribuírem de forma eficiente no desenvolvimento profissional docente e concomitantemente na qualidade do ensino e aprendizagem dos estudantes.
- ItemLeitura e escrita na Educação Infantil a partir do contexto das políticas nacionais (1996-2017)(2019) Brião, Eliane Costa; Nogueira, Gabriela MedeirosEsta dissertação apresenta uma pesquisa que busca responder a seguinte questão: De que modo a leitura e a escrita vêm sendo propostas no contexto das políticas nacionais para a Educação Infantil entre os anos de 1996 até 2017? Trata-se de uma pesquisa qualitativa (BOGDAN & BICKLEN, 1994), realizada por meio de análise documental (CELLARD, 2016). O período que compreende a pesquisa justifica-se porque em 1996 a Lei de Diretrizes e Bases - LDB estabelece a Educação Infantil como a primeira etapa da Educação Básica e em 2017, a pré-escola foi incluída na formação de professores realizada no âmbito do Pacto Nacional para a Alfabetização na Idade Certa - PNAIC. Como fonte de pesquisa destaca-se os seguintes documentos nacionais produzidos para a Educação Infantil: o Parecer nº 22/98 e o Parecer nº 20/09 que estabelecem as Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil - DCNEI, o Propostas Pedagógicas e Currículo em Educação Infantil, os Referenciais Curriculares Nacionais para a Educação Infantil - RCNEI (1998) e a coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil (2016) produzidas com apoio do Ministério da Educação - MEC durante o governo de Dilma Rousseff. Nestes documentos, buscou-se identificar e analisar as concepções de leitura e escrita, a fim de reconhecer as continuidades e rupturas bem como, compreender o contexto político de produção e implementação destes documentos. Dos resultados, destaca-se que o documento Propostas Pedagógicas e Currículo em Educação Infantil apresenta críticas às práticas de alfabetização na Educação Infantil, que foram diagnosticadas no contexto da década de 1990. Contudo, nesta ocasião, o governo influenciado pela globalização e pautado pela lógica neoliberal, desconsiderou as críticas e as concepções propostas por este documento, inclusive estabelecendo troca de cargos da Coordenação Geral de Educação Infantil - COEDI/MEC. Com o intuito de atender aos interesses do governo, foram produzidos os RCNEI, com propostas que visam a sistematização da escrita, evidenciando uma concepção preparatória para alfabetização. Os RCNEI desconsideraram as orientações apresentadas no Parecer nº 22/98 das DCNEI, o qual foi produzido na mesma ocasião e tinha as diversas linguagens como proposta pedagógica para a Educação Infantil. Os RCNEI foram alvos de críticas de vários pesquisadores, entre eles, Cerisara (2005), Palhares e Martinez (2005), que identificaram problemas na linguagem e no conteúdo, e consideraram que o referido material não era adequado para Educação Infantil. Apesar das críticas, os RCNEI tornaram-se referência para a Educação Infantil. Um movimento similar, de ruptura política que envolve conflitos de concepções também ocorreu com a coleção Leitura e Escrita na Educação Infantil publicada em 2016. Esta coleção segue os pressupostos das DCNEI de 2009, com foco nas interações e brincadeiras e, propondo a linguagem escrita como uma das diversas linguagens a serem propiciadas na Educação Infantil. Na coleção, há ênfase na apropriação da cultura escrita por meio da leitura de livros, registros escritos, portadores de textos, entre outros, explicitando que a finalidade não é alfabetizar as crianças, e sim possibilitar o conhecimento dos meandros da escrita. No contexto de produção e implementação deste material, houve uma ruptura política devido ao impeachment da presidenta Dilma em 2016, isso resultou novamente na troca de cargos da COEDI. Os resultados da pesquisa demonstram que as concepções de leitura e de escrita de documentos nacionais para a Educação Infantil, estão atreladas à continuidade e/ou rupturas de políticas governamentais, indicando portanto, a vulnerabilidade que esta etapa da educação está sujeita.
- ItemFormação inicial de professores de História : organizações curriculares e saberes constituintes(2019) Silveira, Maria Caroline Aguiar da; Tauchen, GionaraA formação de professores está vinculada aos saberes construídos ao longo do percurso formativo, para além dos estabelecidos no currículo. Porém, no percurso de formação curricular institucional, tornam-se mais evidentes dois saberes necessários à construção da identidade docente: os saberes do conhecimento e os saberes pedagógicos. Nesse sentido, a presente pesquisa tem por objetivo analisar a organização curricular dos cursos de licenciatura em História, mapeando a presença e a natureza dos saberes do conhecimento e dos saberes pedagógicos e suas decorrências formativas para os professores de História. Assim, referente à primeira parte da pesquisa, buscamos compreender os processos de institucionalização da História enquanto um curso superior, atentando para a relação que a licenciatura estabeleceu em termos curriculares desde a gênese desse processo. A partir desse movimento, procurando ampliar as compreensões a respeito das temáticas referentes à formação de professores de História e do currículo, realizamos uma pesquisa do tipo Estado da Arte (FERREIRA, 2002), utilizando a base de dados da SciELO e o portal de periódicos da CAPES. Em seguida, foram mapeadas e analisadas a organização e a distribuição dos saberes do conhecimento e dos saberes pedagógicos nos currículos de 51 cursos de História Licenciatura e 30 projetos pedagógicos de universidades federais brasileiras e suas relações com as Diretrizes Curriculares para os cursos de História e para a formação de professores da Educação Básica. Na última parte da pesquisa, buscamos compreender se os saberes integrantes dos currículos e as propostas formativas dos projetos dialogam e proporcionam coerência entre o profissional que se deseja formar e a formação que é disponibilizada, a partir do cruzamento dos Projetos Pedagógicos de 30 cursos de História licenciatura de universidades federais brasileiras, das legislações e do mapeamento dos componentes curriculares presentes no desenho curricular dos cursos. O conjunto da dissertação foi estruturada em 3 artigos, correspondendo aos objetivos da pesquisa. Utilizamos como instrumentos de produção e análise de dados a Análise de Conteúdos em nossas fontes documentais. Como resultados da pesquisa percebemos, em termos quantitativos, uma predominância curricular dos saberes do conhecimento, e dentro desse, dos conhecimentos específicos. Historicamente, nos cursos de licenciatura, a formação está contida nos conteúdos específicos da área de atuação, portanto, a ênfase na formação recai sobre o bacharelado. Nesse sentido, compreendemos que ainda persiste, em termos de percurso formativo curricular, uma predominância da área específica de atuação sobre as demais, além da percebida desarticulação entre os saberes necessários a atuação docente. Constatou-se, também, que existe um descompasso entre as intencionalidades presentes nos projetos e a materialidade dos saberes organizados no desenho curricular, evidenciando que ainda predomina nos cursos uma formação mais voltada aos saberes do conhecimento e uma desarticulação entre a formação específica e a formação pedagógica, mesmo que o discurso dos projetos esteja alinhado as Diretrizes curriculares e formação do professor-pesquisador e professor-reflexivo.
