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Federal do Rio Grande
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ICEAC - Instituto de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis

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    Limitações digitais de professoras da educação básica na utilização de uma plataforma digital
    (2025) Alves, Fabiane de Oliveira Afonso; Pereira Junior, Errol Fernando Zepka; Bauer, Márcio André Leal; Lunardi, Guilherme Lerch
    Tendo em vista o cenário vivenciado durante a Pandemia Covid-19, o uso da tecnologia teve sua expansão acelerada por conta das necessidades oriundas de tal momento. Assim como todos os setores de prestação de serviço, o setor da Educação precisou adaptar-se para a execução de suas atividades e a exigência do uso da tecnologia tornou-se latente. Nesse sentido, o período mobilizou a implementação de diferentes plataformas digitais como ferramentas gerenciais de apoio aos professores. Diante de tal situação, surgiu a oportunidade de concretização desta pesquisa que teve por objetivo analisar as limitações digitais de professores do município do Rio Grande, Rio Grande do Sul, na utilização de um software integrado de gestão escolar implementado pela prefeitura. Foram realizadas cinco entrevistadas com professoras da rede municipal, envolvendo questões que abordavam as limitações digitais oriundas do trabalho com a tecnologia. Concluiu-se que tais limitações não foram consideradas na implementação da ferramenta e que a falta desse olhar prejudicou o desempenho dos professores na utilização desse suporte tecnológico.
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    The influence of the electronic kanban in the stock control of machining toolsa
    (2025) Ribeiro, Márcio Souza; Bonato, Samuel Vinicius; Pereira Junior, Errol Fernando Zepka; Lopes, Cyntia Mikaela Chemello Faviaro; Leite, Felipe Kopp
    The research highlights the advantages of using a simple tool like kanban, often considered outdated, in achieving organizational objectives. It also emphasizes the importance of investing in infrastructure and fostering relationships with suppliers. The study identifies the reasons behind a company’s adoption of a new inventory management methodology and the development of the e-kanban system.The research explores how electronic kanban controls tools used in machining materials. Using a qualitative approach and a case study method, it focuses on a leading auto parts company. Data collection involved field observation and document analysis, with data tabulation and graphical layouts used to analyze inventory management models. The study demonstrates that kanban, despite being labeled obsolete, can reduce costs and waste in production processes, enabling organizational objectives. It also highlights the importance of strong supplier relationships for maximizing the tool’s potential.A limitation of the research was the inability to conduct interviews with company managers. Additionally, the observation technique posed challenges, such as potential researcher bias and the risk of missing key phenomena.The findings suggest that high investment in new methodologies is not always necessary to achieve objectives. The e-kanban system effectively reduces production costs and improves inventory accuracy. The research illustrates how a Brazilian company maintains leadership in a complex sector by leveraging this simple tool. Despite its origins in a different context, kanban continues to offer tangible benefits to organizations today.
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    Transformação digital em micro e pequenas empresas: uma análise a partir da teoria da estruturação
    (2024) Santos, Fernanda Oliveira dos; Lunardi, Guilherme Lerch
    A Transformação Digital (TD) tornou-se uma nova abordagem para que as empresas obtenham vantagens competitivas em um contexto de intensa e dinâmica concorrência de mercado, sendo considerada um dos principais desafios enfrentados pelas empresas nos últimos anos, o que não é diferente entre as Micro e Pequenas Empresas (MPE). As MPEs são consideradas organizações dinâmicas, flexíveis e ágeis, o que lhes garante uma certa vantagem competitiva; porém, são vistas como financeiramente restritas, conservadoras, e avessas à inovação. Com o avanço das tecnologias digitais, o comportamento do consumidor e a redução das barreiras geográficas entre os concorrentes, as organizações estão sendo forçadas a digitalizar os seus processos para manterem-se competitivas no mercado. Vale ressaltar que a TD não trata apenas do uso das tecnologias, mas envolve fatores organizacionais, tecnológicos e ambientais. Assim, o objetivo dessa pesquisa foi compreender o processo de adoção de iniciativas de Transformação Digital nas Micro e Pequenas Empresas, a partir da Teoria da Estruturação da Tecnologia, proposta por Orlikowski, a fim de verificar como ocorre o processo de estruturação e metaestruturação da Transformação Digital nas Micro e Pequenas Empresas. A escolha pela Teoria Estruturacional como base para a realização deste estudo se deu por esta permitir uma visão mais ampla desse fenômeno, compreendendo fatores objetivos e subjetivos, assim como a influência do uso das tecnologias no contexto das organizações. A pesquisa teve uma abordagem qualitativa com a realização de entrevistas semiestruturadas com nove empresários de MPEs localizadas no extremo Sul do Rio Grande do Sul, dos setores de comércio e serviço. O estudo revelou que, apesar dos desafios enfrentados, as MPEs estão adotando cada vez mais tecnologias digitais para permanecerem competitivas, destacando-se as redes sociais, softwares de gestão e plataformas de venda e delivery. Os principais benefícios percebidos incluem o alcance expandido de mercado, aumento das vendas, melhoria da eficiência operacional e uma experiência aprimorada do cliente. Os facilitadores incluem a demanda dos clientes por praticidade, a adaptação às novas tecnologias impulsionada pela pandemia e a busca ativa por conhecimento e capacitação. No entanto, as MPEs enfrentam barreiras como falta de recursos humanos qualificados, resistência à mudança e custos associados à digitalização. A análise do processo de estruturação e metaestruturação da tecnologia destacou a influência das condições institucionais na forma como as MPEs respondem aos desafios e implementam práticas de TD, ressaltando a importância de uma abordagem estratégica e adaptada às necessidades específicas de cada empresa. Além disso, os resultados obtidos demostram que no contexto de TD nas MPEs o papel de mediação é realizado pelos próprios empresários, clientes e consultores especializados. Os empresários exercem o papel de mediadores ao definirem estratégias de implementação das soluções digitais, consolidar a comunicação interna e equilibrar a inovação tecnológica com os valores fundamentais da empresa. Sua liderança é essencial para garantir uma transição suave e satisfatória, mantendo o foco na experiência do cliente e na eficiência operacional. Consultores e especialistas em tecnologia também desempenham um papel de mediação, auxiliando na seleção, implementação e uso eficaz das tecnologias, além de oferecer insights valiosos durante o processo de TD. Além disso, os clientes influenciam a demanda das MPEs por inovação e tecnologia, impulsionando a adoção tecnológica nessas empresas. Esses mediadores contribuem fornecendo suporte, orientação e insights essenciais para a adoção e implementação bem-sucedida da TD nas MPEs. As implicações práticas do estudo destacam a necessidade de investimentos em capacitação, suporte técnico e uma cultura organizacional que promova a inovação. Por fim, como contribuições teóricas, o estudo, ao empregar a Teoria da Estruturação, oferece insights sobre como a interação entre estruturas sociais e agentes humanos influencia a adoção de tecnologias digitais dentro dessas empresas.
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    Avaliação ex post da implementação de obras públicas em universidades federais: o estudo do programa Reuni na FURG Reuni na FURG sob a perspectiva da gestão da expansão física
    (2024) André, João Carlos Hammes; Cerqueira, Lucas Santos
    A pesquisa tem como tema a avaliação da implementação das obras públicas do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), no período de 2007 a 2017. O estudo realiza uma avaliação ex post, analisando os impactos, desafios e oportunidades gerados pela adesão da FURG ao programa. Para isso, a pesquisa mapeou a execução do REUNI na universidade, identificou as motivações para adesão, analisou as etapas de planejamento, implementação, gestão e avaliação da política pública, além de verificar os principais desafios e limitações enfrentados pela instituição. A escolha da FURG justifica-se pela escassez de estudos avaliativos que abordem a expansão da infraestrutura física das universidades após o REUNI. Trata-se de um estudo de caso qualitativo e descritivo, baseado em pesquisa documental e entrevistas semiestruturadas com nove stakeholders que atuaram na instituição durante a implantação do programa em cargos de chefia e/ou áreas técnicas no setor de infraestrutura. Os registros obtidos foram analisados por meio da técnica de Análise de Conteúdo de Bardin (2011). Para mensurar a percepção dos stakeholders, foi aplicada uma escala Likert de cinco pontos, onde 1 significa "muito ruim" e 5 "excelente". Os resultados indicam que a democratização do acesso ao ensino superior, a ampliação do quadro de servidores e as melhorias estruturais foram os principais fatores que motivaram a adesão da FURG ao REUNI. No entanto, o curto prazo para planejamento, a insuficiência de equipe técnica e as dificuldades de articulação com os stakeholders se destacaram como desafios significativos. A etapa de planejamento foi avaliada como regular (3), enquanto a implementação, gestão e avaliação foram consideradas boas (4), demonstrando que, apesar das dificuldades, a universidade conseguiu atender parcialmente aos aspectos críticos do programa. Ao término do estudo, a avaliação ex post classificou o processo de implementação do REUNI na FURG como bom (4), considerando que a instituição cumpriu os objetivos do programa, expandiu sua infraestrutura, reforçou seu quadro de docentes e técnicos e aumentou a oferta de vagas na graduação e pós-graduação. Conclui-se que a FURG adotou uma estratégia eficaz para superar os desafios e otimizar os recursos financeiros disponíveis, respondendo às demandas da comunidade acadêmica.
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    Artefatos para participação e engajamento em cidades inteligentes e sustentáveis: criação de nudges de governança inteligente em municípios gaúchos
    (2024) Corrêa, Luan Flôres; Wiedenhöft, Guilherme Costa
    Atualmente as organizações públicas estão cada vez mais alinhadas em promover o engajamento dos cidadãos em seus processos organizacionais, para isso, estão utilizando cada vez mais o potencial democrático das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). No entanto, novas tecnologias em cidades inteligentes e sustentáveis (CIS) geram mudanças nas rotinas comportamentais, sendo necessário o desenvolvimento de nudges para mudanças desses comportamentos, visando promover o bem-estar social. Desse modo, o estudo propôs identificar as iniciativas de governança inteligente na literatura, bem como os nudges utilizados, em um segundo momento, buscou-se identificar junto aos cidadãos gaúchos os fatores considerados na decisão de participar ou não das iniciativas de governança inteligente, gerando ao final, um framework com as principais práticas de nudges. Nesse sentido, utilizando uma metodologia exploratória descritiva de corte transversal e com o auxílio da Design Science Research como parte fundamental na estruturação do trabalho, oportunizou-se elaborar três workshops na região costeira do Rio Grande do Sul. No total, 57 pessoas participaram dos eventos sendo, Rio Grande com 16 pessoas; Santa Vitória do Palmar com 18 pessoas e Santo Antônio da Patrulha com 23 pessoas, cabe destacar que para cada workshop formou-se seis grupos com base em cada característica da governança inteligente, com uma idade média de 26 anos por grupo. Dessa forma, foram construídas 325 sugestões de nudges pelos cidadãos presentes nos workshops, sendo mais de 40% categorizados na área de canais de comunicação. Posteriormente, o uso de Inteligência Artificial auxiliou na criação do Framework gerando 18 exemplos práticos de nudges voltados para o aumento da participação e engajamento do cidadão no escopo dessas iniciativas de governança inteligente, cabendo destacar que somente sugestões que foram categorizadas como alta facilidade de engajamento e alta facilidade de implementação estão contidas no quadro, pois demonstram-se ser aplicáveis com um alto potencial. Contudo, o trabalho contemplou o atendimento dos objetivos propostos, sendo assim, salienta-se que o documento possa ser usado por agentes públicos, afim de avaliar e utilizar o framework dessa dissertação nas demais cidades, entretanto levando em consideração as adaptações a serem elaboradas perante o ambiente de elaboração. Dessa forma, espera-se que a aplicabilidade do framework possa aumentar a participação efetiva e o engajamento do cidadão no que tange as iniciativas relacionadas a governança inteligente.
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    Uberização e trabalho plataformizado: uma análise da experiência de motoristas de aplicativo em Porto Alegre/RS
    (2024) Kegles, Pablo; Cerqueira, Lucas Santos; Leal, Anne Pinheiro
    Este estudo teve como objetivo compreender como os fenômenos da uberização e plataformização se expressam no cotidiano de motoristas de aplicativo em Porto Alegre/RS, a partir de suas experiências na atividade. Para interpretação do objeto, propomos um arcabouço teórico do paradigma crítico das relações de trabalho. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas. As entrevistas foram analisadas utilizando a análise de conteúdo. A pesquisa evidenciou que múltiplos perfis de trabalhadores são atraídos para as plataformas digitais, influenciados principalmente pelo acesso facilitado, a possibilidade de renda e a flexibilidade para escolher os momentos de trabalho. No entanto, a gestão algorítmica mostrou influenciar fortemente todos esses aspectos, impondo mecanismos de controle contínuos e reforçando a precarização do trabalho dentro desse modelo.
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    Health 4.0 - uma análise do panorama de aplicação em hospitais brasileiros do Rio Grande do Sul
    (2024) Coelho, Roberta Rodrigues; Bonato, Samuel Vinícius
    A área da saúde está constantemente em busca de aprimoramento e renovação, demandando das estruturas hospitalares um alto nível de gestão e negócios. Os sistemas de saúde existentes e os métodos tradicionais de atendimento podem não ser mais suficientes para lidar com as futuras demandas da área. Em meio ao alto risco dos serviços prestados e à imprevisibilidade, torna-se importante buscar estratégias inovadoras para implementação nos hospitais. Nesse contexto, o Health 4.0 surge como um conjunto de procedimentos tecnológicos do mundo físico, biológico e digital com o objetivo de melhorar a eficiência e eficácia dos processos e profissionais com diretrizes para a transformação de dados em informações úteis e acessíveis. Para identificar a implementação de tecnologias Health 4.0 foi realizado uma revisão sistemática da literatura sobre a temática do Health 4.0 e, posteriormente um estudo qualitativo com hospitais de diferentes portes e regiões do Rio Grande do Sul. O objetivo foi investigar a aplicação do Health 4.0 na gestão e operação de hospitais no estado. Para isso, foram realizadas entrevistas online com gestores responsáveis pela inovação. Os resultados revelaram uma baixa adoção de ferramentas tecnológicas, com ênfase no monitoramento em tempo real. Além disso, foram identificadas como principais barreiras para a implementação das tecnologias Health 4.0: questões de alta gestão, restrições financeiras, preocupações com perda de emprego e resistência por parte dos profissionais de saúde. Tais achados destacam a necessidade de maior engajamento e investimento na adoção de tecnologias Health 4.0 nos hospitais do Rio Grande do Sul, visando aprimorar a qualidade dos serviços prestados e enfrentar os desafios emergentes no campo da saúde.
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    Análise dos fatores que afetam a intenção de recompra dos consumidores no E-commerce Cross-Border
    (2024) Nascimento, Jennifer Rayssa Costa do; Frio, Ricardo Saraiva
    As formas de comércio mudaram ao longo do tempo e as novas tecnologias deram origem a muitas plataformas de consumo. O mundo conectado e globalizado abriu portas para pessoas de diferentes lugares geográficos se conectarem, no âmbito das compras online não foi diferente, surgindo assim o E-commerce cross-border, mercado este que está em crescimento exponencial. As pesquisas nessa área, em sua grande maioria, focam no estudo da logística, estudos de avaliações de marcas internacionais e quais são as estratégias utilizadas para conquistar um nicho de mercado. Assim, tem-se como objetivo desta dissertação analisar quais são os fatores que influenciam a intenção de recompra no e-commerce cross-border. Foi utilizado o modelo SOR por meio das variáveis, estímulo por meio do site, empresa e marca, o organismo por meio da confiança, risco percebido e valor percebido; e a resposta com a intenção de recompra. Para isso, foi realizada uma pesquisa quantitativa com aplicação de uma survey, sendo a amostra composta por consumidores que já realizaram compras por meio do e-commerce cross-border, com 313 casos válidos. A análise dos resultados obtidos foi feita por meio de Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados mostram que das vinte e uma hipóteses testadas neste estudo, onze foram confirmadas. A análise revelou que várias variáveis têm um impacto significativo na intenção de recompra dos consumidores. Entre essas variáveis, destacam-se fatores relacionados à qualidade do site, valor percebido e a confiança na empresa. Constatou-se, também, que o risco percebido quando se trata de recompras no e-commerce cross-border possui seu nível reduzido. As variáveis de estímulo genéricas, como site, marca e empresa, apresentaram valores significativos em relação às variáveis do estímulo. Isso indica que a percepção positiva dos consumidores sobre esses aspectos está fortemente associada à sua intenção de continuar comprando da mesma empresa. Ao observar os coeficientes de determinação (R²) obtidos, constata-se que 42% da variância da Intenção de Recompra é explicada pelas variáveis do modelo. Quanto às limitações, a pesquisa foi realizada através de Google Formulários e grupos em redes sociais, o que pode não refletir completamente a diversidade dos consumidores do e-commerce cross-border. Além disso, a ferramenta de pesquisa utilizada pode não ser intuitiva para públicos mais velhos, resultando em uma sub-representação desse grupo etário e introduzindo um viés amostral. Enquanto, as sugestões para novos estudos é explorar a inclusão de novos construtos ou adaptar os já existentes para enriquecer a compreensão dos fatores que influenciam a intenção de recompra no e-commerce cross-border.
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    Uma abordagem às práticas de economia circular em portos marítimos: estudo multicasos
    (2024) Fontoura, Daiane Gonçalves da; Bonato, Samuel Vinícius
    O objetivo da presente pesquisa é investigar as alternativas e os desafios de economia circular (EC) em portos marítimos, evidenciando oferecer aos portos em geral práticas que ampliem seu conhecimento sobre o tema, por meio de uma revisão sistemática de literatura (RSL) e estudo de caso em portos localizados no território brasileiro. A EC é apresentada e descrita como uma nova prática econômica que propõe uma mudança em toda a maneira de consumir e se relacionar com as matérias-primas e seus resíduos. De maneira efetiva, a EC traz oportunidades que corroboram para a sustentabilidade portuária de acordo com os objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS). Para tanto, a pesquisa apoia-se na abordagem qualitativa, exploratória e descritiva, a partir de casos múltiplos integrados, com a construção de protocolo para ordenar e sistematizar os resultados. A fonte de evidências também foi baseada em entrevistas semiestruturadas e análise documental. A análise dos dados será realizada através da técnica de pesquisa Análise de Conteúdo defendida por Bardin (2016) e se estrutura em três fases: 1) pré-análise; 2) exploração do material, categorização ou codificação; 3) tratamento dos resultados, inferências e interpretação. Diante das informações retiradas junto às bases de dados da Scopus e Web of Science, pode-se recolher informações e direcionamentos diante do panorama mundial sobre o tema e a categorização de alternativas diante dos resíduos encontrados no setor portuário: Alternativas para Sedimentos Dragados; Resíduos de Embarcações, Cargas e Bordo; Águas Residuais; Resíduos de Pesca e; Resíduos da Aquicultura. Ademais, foi possível elencar através do estudo de múltiplos casos quais as barreiras existentes para a implementação do modelo circular nos portos selecionados para o estudo: barreiras culturais, financeiras, regulamentadoras e estratégicas, bem como, direcionamentos encontrados na literatura revisada. Desse modo, esta pesquisa visa ampliar as reflexões relevantes para o desenvolvimento e propagação do conhecimento a respeito da temática de forma a, contribuir para a gestão de uma nova visão de negócios portuários que priorize a prevenção, a reciclagem e a valorização de resíduos, em prol da sustentabilidade mundial portuária.
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    Aceitação e uso de tecnologia no ensino superior de Administração: um estudo com os docentes das universidades da região sul do Brasil
    (2024) Mavoungou, Darel Chris Daudet; Cerqueira, Lucas Santos
    O século 21 se destaca pela dominação das tecnologias da informação e de comunicação (TIC), nas instituições de ensino superior, os docentes estão começando em usar cada vez mais o AVA no ensino. Essa constatação leva a questionar os fatores que levam a aceitação por parte dos usuários (docentes), ainda que a problemática de analisar o modelo de aceitação da tecnologia (TAM) não seja recorrente no continente sul américano como mostra o estudo de Baki; Birgoren e Aktepe (2018). Consequentemente o objetivo desta pesquisa é investigar os fatores que influenciam a aceitação das TICs, especialmente o AVA, no curso de administração por parte dos docentes de instituições de ensino superior do estado do Rio Grande do Sul do Brasil. Se tratou de um estudo de caráter exploratório-descritivo. É uma pesquisa mista com foco no quantitativo onde a ferramenta SPSS Smart serviu na categorização da amostra e o PLS-SEM auxiliou na medição das cargas fatorais, já na parte qualitativa, foi realizado uma análise de conteúdo por frequência como recomenda Bardin (2010, p.280). Foram 118 docentes atingidos de diferentes instituições do curso de Administração no estado do Rio Grande do Sul (Brasil), em que foram exploradas todas as variáveis do modelo TAM, desenvolvido por Davis (1989), sendo elas: o Uso de tecnologia (UT); a Utilidade percebida (UP); a Facilidade de uso (FU); a Atitude em Relação à Tecnologia (ART) e a Intenção Comportamental (IC). Ao modelo, foram incluídas algumas variáveis externas, como permite o modelo TAM, sendo estas baseadas nas mais conceituadas teorias encontradas na pesquisa de Abdullah e Ward (2016), a saber: Auto Eficácia (AE); Normas subjetivas (NS); Satisfação Percebida (SP); Ansiedade com o Computador (AC); e Experiência (EX). Nota-se que a Utilidade percebida é a variável mais importante por docente do Sul do Brasil, ela teve uma variância explicativa de 70%, o AVA é bem aceito por esses docentes apesar que os mesmos docentes relataram algumas limitações que dificultam seu uso no cotidiano tal a interação interpessoal nas plataformas. Além das variáveis endógenas da TAM, a auto eficácia os docentes e levemente a satisfação percebida são os que mais levam os docentes do curso de administração no Sul do Brasil em aceitar a tecnologia, enquanto, as normas subjetivas, a experiência e a ansiedade com o computador não demostraram influência.