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Federal do Rio Grande
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IE - PPGEC -Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde

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    O Laboratório de Ensino e Prática Docente - LEPD como espaço de cooperação e formação docente
    (2017) Zardo, Cristina Maria Loyola; Rodrigues, Sheyla Costa
    Este trabalho propõe-se a analisar como o Laboratório de Ensino e Prática Docente - LEPD se constitui num espaço de formação e profissionalização para os licenciandos em Ciências Biológicas, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A formação docente é discutida sob o referencial teórico dos estudos de Tardif, questionando os saberes necessários para o exercício docente. Aportes teóricos de Maturana balizam a pesquisa entendendo a educação como um processo de transformação na convivência. A pesquisa origina-se de nossas inquietações sobre o uso do espaço, definindo como problema: como a experiência vivida pelos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FURG no espaço de convivência do LEPD contribui para a sua formação docente? Em decorrência do problema define-se o objetivo geral: investigar como o LEPD, enquanto espaço formativo institucional e de convivência, possibilita a integração dos acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FURG com outros de diferentes cursos de licenciatura, qualificando o seu processo formativo. E como objetivos específicos da pesquisa: compreender de que forma o material produzido e as relações estabelecidas neste espaço contribuem na sua formação para a docência; conhecer como os acadêmicos do Curso de Licenciatura em Ciências Biológicas da FURG utilizam os recursos pedagógicos disponibilizados no LEPD e o que eles relatam sobre sua experiência em relação ao uso do espaço de trabalho e de convívio laboratório; depreender, do ponto de vista dos acadêmicos, a importância institucional de a Universidade disponibilizar um espaço de formação como o LEPD. Para tanto, foi elaborado um questionário composto de sete questões abertas que possibilitaram a produção de discursos de livre expressão, envolvendo a percepção dos alunos sobre esse espaço formativo. A análise do questionário foi realizada sob a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), com base nos estudos de Lefèvre e Lefèvre (2005), visando conhecer o pensamento dessa coletividade. O DSC é uma técnica de organização e tabulação de dados qualitativos de natureza verbal que consiste em analisar o material coletado em pesquisas que têm depoimentos como sua matéria prima. No movimento de construção dos discursos, agrupando as ideias centrais semelhantes ou de mesmo sentido, emergiram três DSC: O LEPD como espaço para aprender a ser professor; O LEPD e a transformação na convivência e O LEPD para além de um espaço formativo convencional. Os discursos coletivos validam a tese de que o LEPD, como espaço formativo possibilita ao estudante uma formação para além dos livros didáticos e da sala de aula. Também propicia que o aluno esteja na experiência e seja tocado pela experimentação dos recursos, viabilizando intervenções congruentes em sala de aula, o que favorece a ampliação dos saberes experienciais. A pesquisa mostrou ainda que é indispensável dar voz aos estudantes e divulgar o que pensam para que os gestores da universidade reconheçam a importância de um espaço alternativo que tem sua intencionalidade nos processos formativos.
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    Entre sonhos e realidades: a auto-eco-formação interdisciplinar de professores em Ciências da Natureza
    (2017) Araújo, Rafaele Rodrigues de; Tauchen, Gionara; Heckler, Valmir
    A organização dos processos de formação de professores, na perspectiva interdisciplinar, vem produzindo discussões nos meios de ensino e na pesquisa científica. Esse movimento ocorre no campo epistemológico e pedagógico, desde o currículo dos cursos de licenciatura até as ações e atividades propostas para a formação dos estudantes. Nesse sentido, a pesquisa teve por objetivo geral investigar e compreender como se constituem os lugares e oportunidades de formação interdisciplinar experienciadas por estudantes de um curso de Licenciatura em Ciências da Natureza. Para isso, iniciamos a pesquisa investigando o estado do conhecimento das pesquisas sobre formação inicial de professores em Ciências da Natureza. Posteriormente, analisamos o programa e as estratégias previstas na organização curricular do curso de Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) do Campus Dom Pedrito. E, por fim, buscamos compreender, a partir da perspectiva dos estudantes do referido curso, os lugares e as oportunidades de formação interdisciplinar experienciadas pelos mesmos. A pesquisa organizada por artigos foi epistemológica e metodologicamente orientada pelos princípios do pensamento complexo. A produção das informações e as análises envolveram métodos diferenciados, sendo estes: Análise de Conteúdo, Hermenêutica e Análise Textual Discursiva. Os resultados da pesquisa nos mostram que a formação de professores em Ciências da Natureza é dependente das interações decorrentes desse processo e da atitude dos sujeitos envolvidos em querer ser, pensar e fazer interdisciplinar. Nesse processo atitudinal o currículo é assumido como programa/estratégia, possibilitando uma formação auto-eco-organizadora. Além disso, destacamos que os lugares de formação interdisciplinar são constituídos nas interações diversificadas, nas estratégicas e da ação ecologizada da prática docente, por um currículo dialógico disciplinar/interdisciplinar, que desafia os estudantes a um pensamento transdisciplinar. Com base nessas compreensões, comunicamos a emergência da tese: Os lugares e as oportunidades de formação interdisciplinar em Ciências da Natureza, auto-eco-organizam-se na ação ecologizada da prática docente dos sujeitos, por meio de um currículo dialógico disciplinar/interdisciplinar, que os desafia ao pensamento transdisciplinar. Dessa forma, ressaltamos o movimento recursivo de formação, entre sujeitos e seus pensamentos, como nesse processo de interação com o objeto que se mostra por intermédio do currículo e na ação realizada pelos estudantes nesse processo de auto-eco-formação.
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    A construção do currículo interdisciplinar: da regeneração dos princípios ao fortalecimento da formação dos professores
    (2016) Alvarenga, André Martins; Tauchen, Gionara
    Os currículos dos cursos de licenciatura são, em geral, organizados de maneira disciplinar, mas a educação necessita de docentes que, além de possuírem saberes científicos específicos, tenham também uma visão de mundo ampliada e com condições de integrar diferentes áreas do conhecimento. Neste sentido, o objetivo geral desta tese foi investigar o processo de organização curricular do curso de Licenciatura em Ciências Exatas (LCE), da Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA), identificando e compreendendo os processos interdisciplinares de inovação curricular. Sendo assim, inicialmente, mapeamos a organização curricular das Licenciaturas da área das Ciências Exatas e da Terra, de instituições brasileiras, e analisamos como estão contemplando os conteúdos referentes à formação interdisciplinar na organização dos componentes curriculares que integram seus currículos. No segundo movimento da pesquisa, analisamos o processo de construção do currículo da LCE, da UNIPAMPA, e as implicações na formação dos professores envolvidos nessa construção. Em seguida, investigamos e compreendemos as organizações propostas no âmbito da reestruturação curricular da LCE, da UNIPAMPA, que potencializaram a construção de estratégias interdisciplinares, e analisamos as possíveis contribuições decorrentes para a formação dos professores. E, por fim, discutimos possibilidades para a organização dos currículos dos cursos de licenciatura. Neste sentido, organizamos a tese por meio de Métodos Mistos. O conjunto da tese foi estruturado em 4 artigos, correspondendo aos objetivos da pesquisa. Cada artigo possui instrumentos de produção e de análise dos dados diferenciados: Análise de Conteúdo, Análise Textual Discursiva – ATD e Hermenêutica. Como resultados da pesquisa, destacamos que, ao se propor atividades/cursos interdisciplinares, que sejam valorizadas as trajetórias acadêmicas e as áreas dos docentes envolvidos nesta construção; sejam respeitadas, mas problematizadas as resistências e compreensões individuais e do grupo; as políticas nacionais preocupem-se em elaborar diretrizes que orientem a construção de licenciaturas interdisciplinares; sejam pensados mais cursos com estruturas curriculares inovadoras, integrados, interdisciplinares, com diferentes percursos formativos. A partir deste estudo, concluímos também que práticas pedagógicas inseridas em componentes curriculares, estágios desde o início do curso, disciplinas como Integração das Ciências e diferentes licenciaturas integradas em uma única licenciatura, envolvem estratégias que potencializam a interdisciplinaridade e, desse modo, podem contribuir com a formação dos professores na perspectiva da reintegração de saberes. Sugerimos também que a organização curricular disciplinar, que é pautada na lógica clássica aristotélica, seja tensionada para a construção de um currículo transdisciplinar orientado pelo princípio da dialógica. Por fim, expressamos a tese decorrente deste estudo: a (re)construção e o desenvolvimento dos currículos interdisciplinares demanda princípios orientadores que potencializem o tensionamento das concepções e dos fundamentos que os docentes construíram durante as suas trajetórias acadêmicas. Por isso, a colaboração, a dialógica e as interações são princípios que potencializam a construção de currículos interdisciplinares e transdisciplinares, bem como a auto-eco-formação permanente dos docentes em seus contextos de atuação.
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    Formação de professores de matemática a partir da experiência de alunos e professores cegos
    (2019) Martins, Daner Silva; Galiazzi, Maria do Carmo
    Esta tese apresenta uma pesquisa qualitativa em educação em ciências que visa compreender os processos de ensino e aprendizagem de Matemática para pessoas cegas. Este estudo objetiva investigar como a Matemática se mostra a partir das experiências de alunos e professores cegos que estudaram nas antigas escolas segregadas e trabalham nas atuais escolas inclusivas. Para tanto, apresento, na introdução, meu reconhecimento enquanto professor/pesquisador, no qual abordo meu encontro com a temática da Matemática e da cegueira. Na sequência, no artigo Deficiência Visual no Ensino de Matemática: o Estado da Questão, realizo uma investigação criteriosa e crítica em teses nacionais e internacionais, em que busco conhecer as pesquisas na área e aprofundar os conhecimentos teóricos acerca da temática. A seguir, no ensaio Da Educação Segregada À Inclusiva: O Que Podemos Aprender com a Experiência de Professores Cegos de Atendimento Educacional Especializado para o Ensino de Matemática, analiso as entrevistas realizadas com três professores cegos. Os entrevistados estudaram nas antigas escolas segregadas e, atualmente, vivenciam as experiências educacionais relacionadas à disciplina de Matemática na escola inclusiva. Na sequência, o texto O Ensino de Matemática para Cegos no Município do Rio Grande aborda, a partir de entrevistas narrativas, as experiências educacionais, relacionadas ao ensino e à aprendizagem dos cegos que atingiram o ensino superior na cidade do Rio Grande. Por fim, no artigo As Experiências com o Ensino e a Aprendizagem de Matemática dos Medalhistas Cegos da Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, apresento as percepções dos sujeitos sobre o aprender Matemática. Para análise dos dados, utilizei a Análise Textual Discursiva (ATD), metodologia cuja finalidade é levar o pesquisador a uma visão mais detalhada e sistemática dos dados de pesquisa, geralmente, produções textuais. Como aporte teórico, utilizei, principalmente, as produções sobre defectologia, do pensador Russo Lev Vygotski, e os estudos acerca das temáticas da Fenomenologia e Hermenêutica Filosófica, de Nadja Hermann, Maria Aparecida Bicudo e Hans-Georg Flickinger. Destaco, como resultados, a importância da linguagem nas relações sociais (com ênfase na oralidade e na escrita Braille), abertura à alteridade, a formação docente, o atendimento educacional especializado e a utilização de recursos didáticos enquanto aspectos fundamentais para o sucesso da educação inclusiva na escola regular
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    Pacto de fortalecimento do ensino médio : uma reflexão sobre a formação continuada de professores
    (2018) Dall' Asta, Marilia Nunes; Pereira, Elaine Correa; Machado, Celiane Costa
    Nesta pesquisa, de cunho qualitativo, buscamos problematizar as ações desenvolvidas no Pacto para o Fortalecimento do Ensino Médio e identificar de que forma essas ações contribuem para a formação de professores. O Pacto foium projeto instituído pelo Ministério da Educação estendido a todo território nacional, em parceria com as Secretarias Estaduais de Educação e as Instituições de Ensino Superior. Este projeto teve como objetivo realizar uma formação continuada de professores do Ensino Médio da Rede Pública de Educação. Os sujeitos colaboradores desse estudo foram dezesseis professores participantes do Pacto, sendo: quatro professores do Ensino Superior; quatro Orientadores de Estudos da escola pública e oito professores que atuam em sala de aula na Educação Básica. Apresentamos, ainda, um relato sobre a gênese das Políticas Públicas na Educação Básica a partir do século XVI até o século XXI, culminando com a política pública, denominada Pacto para o Fortalecimento do Ensino Médio. Os dados foram extraídos através de entrevista semiestruturada e para a sua interpretação utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD), proposta por Moraes e Galiazzi (2007), originando nesta composição as categorias emergentes sendo: "A importância do conhecimento refletindo a Educação de Qualidade; Avanços tecnológicos difundindo a sociabilização e Aceitação do Eu e do Nós interdisciplinar para a formação cidadã". Na continuação do trabalho discutimos as categorias embasadas na opinião dos sujeitos colaboradores e referencias teóricos. Mesmo com tantos altos e baixos na atual Educação Brasileira, percebemos que os professores apontam que uma Formação Continuada aprimora a sua prática em sala de aula oportunizando uma nova visão sobre Educação de Qualidade.
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    A investigação desde a sala de aula de ciências : processo de autoformação com aperfeiçoamento teórico-prático de professores no Cirandar
    (2019) Guidotti, Charles dos Santos; Heckler, Valmir
    Nesta tese de doutoramento apresentamos compreensões sobre o que se mostrou do fenômeno investigação sobre/na sala de aula de Ciências. Situamos o estudo no campo da formação de professores de Ciências, buscando significar a investigação na formação acadêmico-profissional de professores de Ciências da Natureza, participantes do projeto de extensão CIRANDAR: Rodas de investigação desde a escola. Desde 2012 no referido projeto de formação, que tem duração de aproximadamente oito meses, professores de todas as áreas do conhecimento e de diferentes níveis de ensino são desafiados a partilharem, através da escrita de um relato, experiências de sala de aula que considere importante compreender melhor. O corpus da pesquisa constitui-se em 43 relatos de experiências produzidos por professores de Ciências da Natureza, nas edições de 2016 e 2017 do projeto. Para tanto, foi assumida a abordagem sociocultural com base na linguagem, como forma de construir significados ao longo da pesquisa. Na estruturação do histórico da temática em estudo - investigação na Educação em Ciências - realizamos interlocuções teóricas em torno das distintas concepções de investigação, associadas à Educação em Ciências e à formação de professores, registradas em documentos oficiais publicados nos Estados Unidos da América e no Brasil. Além disso, realizamos um estudo bibliográfico analisando 35 artigos, selecionados em periódicos nacionais com classificação A1 e A2 do Qualis Capes na área do Ensino. Neste movimento, observamos que o termo investigação é polissêmico e que vem crescendo o número de publicações que problematizam abordagens que ensejem princípios investigativos, articulando a formação de professores à estratégia didático-pedagógica. Dessa forma, foi abordada a constituição do campo empírico, delimitada a relatos produzidos por professores de Ciências da Natureza (Ciências, Física, Química e Biologia) em formação nas edições de 2016 e 2017 do CIRANDAR. Com base na linguagem expressa em produções textuais, emergiram as informações empíricas da pesquisa. Nessa perspectiva, no processo de construção de argumentos no campo empírico, assumimos a etnopesquisa-formação em uma abordagem fenomenológica hermenêutica como meio de construção epistemológica. As informações foram analisadas seguindo os princípios da Análise Textual Discursiva (ATD), abrangendo a construção de quatro argumentos centrais. O primeiro abordou a investigação como um processo reflexivo de autoformação e transformação de professores no CIRANDAR, constituída pelo questionamento das práticas de sala de aula, através de experiências rememoradas, registros, diálogos, análises e apropriação de teorias. O segundo argumento contemplou a formação de professores com o aperfeiçoamento teórico-prático de ser professor, em interações colaborativas entre licenciandos, professores formadores e professores da escola. O terceiro envolveu ações investigativas, enquanto estratégia didático-pedagógica em Ciências, desafiando o planejamento mediado pelo diálogo, pela escuta e colaboração entre os professores, futuros professores e seus estudantes, compondo um processo formativo. O quarto argumento abrangeu a investigação dialógica como estratégia didático-pedagógica desencadeada pela problematização, com questionamentos dos estudantes e professores ao operar, de forma coletiva, informações e linguagem científica no constituir, negociar e comunicar significados na sala de aula de Ciências. Dos argumentos centrais emergiu o argumento aglutinador expresso como tese: A investigação se mostra nas escritas do CIRANDAR como um processo dialógico de autoformação com professores, com o aperfeiçoamento teórico-prático da sala de aula de Ciências.
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    Ontologia do Ser Mais : na formação de professores e na construção de uma pedagogia da pesca
    (2019) Miranda, Sicero Agostinho; Pereira, Elaine Corrêa; Pereira, Vilmar Alves
    Essa tese apresenta uma pesquisa de doutorado realizada no Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Esse estudo permeia na Educação em contextos de Pesca, na qual denominamos por Educação de Pesca, que surgem na sua grande maioria em espaços não formais de educação, através de projetos, principalmente de alfabetização. Estes sujeitos com suas vivências e experiências por muitas vezes tem sua cultura e saberes tradicionais não legitimados. Na perspectiva Ontológica de Ser Mais buscamos na Formação de Professores e as práticas educativas desenvolver uma aproximação de modo a valorizar nos espaços educacionais em contextos de pesca os saberes tradicionais, as vivências e experiências, respeitando as especificidades das/entre as diferentes comunidades de pescadores. Dentro desse contexto, a presente pesquisa de cunho qualitativo tem como objetivos reconhecer nos espaços formativos uma possibilidade de problematizar a identidade e pertencimento dos professores a um contexto escolar de pesca. Também, discutir como a Formação de Professores possibilitará construir uma Pedagogia da Pesca. Esse estudo foi realizado com vinte e um professores, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Cristovão Pereira de Abreu, de Rio Grande (RS). Como método de coleta de dados utilizamos a construção de narrativas, portfólio reflexivo e rodas de conversas. Como método de análise do corpus, utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007), originando nesse processo as categorias finais "A Formação de professores e o fazer pedagógico no contexto de pesca", "Identidade e Pertencimento como forma de conhecer-se e reconhecer-se em um contexto de pesca" e "Pescar, pescando e pesquei: o Cristovão como uma Escola da Pesca", fundamentadas pelas reflexões de alguns teóricos. A partir dessas categorias emergentes anunciamos a tese que é uma Pedagogia da Pesca balizada em sete princípios: Aprendizagem nas Especificidades na Educação de Pesca; Aprendizagem a partir da Identidade e pertencimento aos contextos populares de pesca; Aprendizagem a partir da Leitura Mundo; Aprendizagem Ontológica na Formação de Professores; Aprendizagem nas Práxis nos espaços escolares de Pesca; Aprendizagem a partir das influências nos/dos espaços escolares nos/dos contextos de pesca; e Aprendizagens influenciadas por outras pedagogias.
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    CTS no PIBID Química da UNIPAMPA : formação coletiva de professores
    (2019) Radünz, Karine; Heckler, Valmir
    O estudo é uma pesquisa qualitativa com enfoque na fenomenologia hermenêutica, desenvolvida no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEC) na Universidade Federal do Rio Grande (FURG), com o objetivo central compreender como a perspectiva de Ciência, Tecnologia e Sociedade (CTS) perpassa o processo formativo de professores no PIBID Química da UNIPAMPA/Bagé. A dissertação está organizada em quatro capítulos. No primeiro, denominado constituição da professora/pesquisadora e a aproximação com tema CTS, são destacados aspectos relevantes da trajetória acadêmica da pesquisadora, os caminhos percorridos e experiências possibilitadas durante o período escolar, na indústria, graduação e chegada ao mestrado. Posteriormente desenvolvemos uma pesquisa bibliográfica, para entender o que se mostra de CTS no processo formativo de professores na comunidade do Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências (ENPEC). Nessa pesquisa foram estabelecidas interlocuções teóricas através da análise de 20 artigos buscando compreender os aspectos teórico-práticos do enfoque CTS no processo formativo de professores de Química em uma comunidade de Ciências. As compreensões emergentes foram organizadas no segundo capítulo, denominado: CTS na formação de professores de Química: Interlocuções com os artigos do ENPEC. Registramos no terceiro capítulo o caminho metodológico com a descrição do contexto da pesquisa, o programa (PIBID) inserido na UNIPAMPA no subprojeto Química. Assim, constituímos a questão central do estudo sobre o que se mostra dos aspectos teórico-práticos do CTS na formação de professores no PIBID/Química da Unipampa, campus Bagé? Assumimos a pesquisa qualitativa de cunho fenomenológico hermenêutico, com a análise das informações através da Análise Textual Discursiva (ATD) em que emergiram três categorias de análise: i) CTS na formação de cidadãos com desenvolvimento pessoal e social; ii) Formação coletiva de professores: Planejar e Implantar atividades CTS; iii) Estratégias didáticas no currículo interdisciplinar com temáticas e situações problema. As categorias emergentes estruturam o quarto capítulo com o metatexto: CTS na formação coletiva de professores no PIBID Química da UNIPAMPA, pautada na formação de cidadãos com desenvolvimento pessoal e social, através do planejamento e implantação de estratégias didáticas no currículo interdisciplinar envolvendo temáticas e situações problema.
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    Videoformação de professores na licenciatura em Química : Uma ferramenta a ser compreendida e explorada
    (2018) Chibiaque, Francieli Martins; Ritter, Jaqueline
    A presente pesquisa objetiva identificar e reconhecer como a ferramenta de gravação em vídeo de prática de microensino é concebida e explorada pelos professores que lecionam o estágio supervisionado do Curso de Licenciatura em Química da Unipampa, campus Bagé, bem como as intencionalidades que os movem. Os caminhos metodológicos se constituíram por meio de entrevistas semiestruturadas com quatro professores formadores e análise documental, ancorados na Análise Textual Discursiva (ATD). Da análise, emergiram três categorias: produção e uso da ferramenta de gravação de microensino; intencionalidade da videoformação; compreensões dos efeitos obtidos por meio do desenvolvimento da prática. A partir desse movimento evidenciam-se a concepção e a expectativa dos professores, sujeitos da pesquisa e responsáveis pelos estágios, o que reflete nos processos reflexivos mais amplos da docência por meio de escritas individuais dos licenciandos em seus portfólios. A gravação e análise dos vídeos tornaram-se um método auxiliar de avaliação tanto dos professores quanto dos próprios estagiários. Aspectos mais específicos que compreendem o uso dessa ferramenta técnica como instância de problematização, significação e exploração dos conteúdos da formação teórica são pouco perceptíveis. Ou seja, as evidências são de que a ferramenta articulada a outros processos intencionalmente formativos ainda carecem de ser reconhecidas e exploradas.
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    O conviver espontâneo em grupos de estudos e pesquisas : espaços para a experiência, formação e legitimação
    (2018) Aseff, Dionara Teresinha Aragon; Rodrigues, Sheyla Costa
    O presente trabalho esteve centrado em conhecer como os grupos de estudos e pesquisas, que integram professores universitários, professores da educação básica e acadêmicos dos cursos de licenciatura, pelo conviver espontâneo, se constituem enquanto espaços ativos que possibilitam o acontecimento da experiência e a transformação do sujeito. A investigação ocorreu com os coordenadores dos grupos que pertencem a Universidade Federal do Pampa, através de um convite. Aceitaram participar do estudo 4 coordenadores que narraram suas experiências nesses grupos de formação evidenciando a singularidade e a recursividade que permeiam cada grupo, a aproximação com as escolas da rede de ensino, as experiência de leitura e escrita através da linguagem e a legitimação do líder, do outro e as relações desse emocionar com o planejamento das atividades. Os autores que embasaram a pesquisa foram Maturana, Varela, Larrosa, Tardif, Shulman, Bauman, através dos conceitos cultura, legitimação, experiência, saberes docentes, conhecimentos do professor e volatilidade. A investigação narrativa foi a escolha metodológica, a qual foi orientada pelo objetivo do estudo visando compreender como os grupos se mantêm ativos e integram professores universitários, professores da educação básica e acadêmicos em formação inicial, pelo conviver espontâneo. Os coordenadores contaram ações inusitadas, irrepetíveis que foram tratadas como oportunidade para pensar outros modos de propor a formação de professores. A análise mostrou os limites que se apresentam nesses espaços de formações e as possibilidades como abertura para o acontecimento da experiência, em que os professores das escolas e acadêmicos participam sem convocação e obrigatoriedade, e sim, pelo conviver espontâneo. A investigação mostrou que os grupos aderem à linha da reflexão, compreendida como possibilidade de desencadear ações entre a escola e a universidade, pelo viés do acolhimento, integração, colaboração e atividades que visam compartilhar saberes, tendo o remodelamento e a inovação das práticas como dispositivos para produzir outros sentidos no ensino e construir formas de proliferar teorias e práticas para a educação contemporânea, potencializadas pelas ações de extensão e pesquisa que esses grupos desenvolvem. A partir da experiência vivida e das explicações científicas geradas pelas ações de escrever e refletir, defende-se a tese de que "Grupos de estudos e pesquisas que se constituem a partir de projetos de trabalho adequados à realidade, ao contexto da comunidade e acolhem pelo diálogo, respeito e legitimação seus integrantes, mantêm-se ativos por definirem uma cultura de auto formação".