-
-
Oliveira, Dalgiza Andrade; Ribeiro, Nivaldo Calixto
(2020-12-31)
No cenário efervescente, que envolve a comunicação científica, insere-se esta edição especial da BIBLOS, composta por 13 artigos de relevância para a área. Os estudos elucidam que a ciência está intimamente associada à ...
-
-
Claro, Lisiane Costa; Pereira, Vilmar Alves
(2015)
Ao reivindicar o campo da Educação Ambiental enquanto
uma concepção educativa que dialogue com o projeto de uma sociedade
utópica no sentido do inédito viável, mais justa e com a superação das
opressões, encontramos ...
-
-
Franco, Jussara Botelho; Molon, Susana Inês
(2006)
Este escrito sintetiza percepções de investigações realizadas comos mesmos sujeitos adultos em dois momentos históricos
distintos:no ano de 2002(monografia de conclusão do curso de pedagogia) e no ano de 2005(dissertação ...
-
-
Silva, Mozart Linhares da
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2022-06-23)
O artigo problematiza, a partir da governamentalidade de Michel Foucault, as relações entre neoliberalismo, inclusão e exclusão, considerando duas configurações de neoliberalismo, a democrática e a conservadora no Brasil. ...
-
-
Ramos, Clériston Ribeiro; Munhoz, Deise Parula; Munhoz, Andreia Parula; Wyse, Thiago Lopes da Silva; Piñeiro, Helena Maria da Silva
(2010)
Com o crescimento da quantidade de publicações, fez-se necessário o preparo de recursos humanos para fazer a mediação, que aqui conceituamos como “mediadores da informação”. Este texto se propõe discutir brevemente acerca ...
-
-
Santos, Maria Socorro Soares dos
(2015)
O presente trabalho relata e analisa a experiência da
aplicabilidade da metodologia da Educação Patrimonial com a Igreja
Nossa Senhora do Socorro em Tomar do Geru/SE (2006), enquanto
elemento cultural, com alunos ...
-
-
Dolci, Luciana Netto; Molon, Susana Inês
(2011)
Este projeto de pesquisa busca compreender o processo de inserção e de desenvolvimento do teatro na sala de aula como um “fazer” potencializador da educação estético-ambiental. Os sujeitos da pesquisa são três professores ...
-
-
Dolci, Luciana Netto; Molon, Susana Inês
(2011)
Este projeto de pesquisa busca compreender o processo de inserção e de desenvolvimento do teatro na sala de aula como um “fazer” potencializador da educação estético-ambiental. Os sujeitos da pesquisa são três professores ...
-
-
Dias, Anderson de Santana Gonçalves
(2016)
O objetivo desta pesquisa é identificar os sentidos atribuídos à história do Regime Militar no Brasil, mais conhecido como Ditadura Militar, expressado por meio de narrativas históricas produzidas por jovens incorporados ...
-
-
Tavares, Luana Ciciliano
(2015)
O presente trabalho tem como objetivo investigar se o uso de mídias digitais pode ou
não contribuir para a progressão das ideias históricas dos jovens em idade de
escolarização. A pesquisa tem seus pressupostos teóricos ...
-
-
Barão, Vanderlise Machado
(Ed. da FURG, 2008)
O presente artigo propõe uma reflexão sobre as políticas públicas
referentes à implantação e execução de escolas indígenas em âmbito
nacional, visando a um panorama amplo das práticas e teorias sobre o
tema, a fim ...
-
-
Andrioli, Luciana Regina; Faustino, Rosangela Célia
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2021-04-05)
Dados Censitários (INEP, 2017), indicam um expressivo aumento no número de matrículas na educação básica nas escolas localizadas em Terras Indígenas. Discutimos neste artigo a Educação Infantil Indígena, tema pouco abordado, ...
-
-
Dutra, Janete Rosa
(2016)
A presente Dissertação consiste no trabalho desenvolvido no Mestrado Profissional de Ensino de História em Rede Nacional - FURG, e resulta da experiência vivenciada em turmas do 4º ano, da Escola Municipal de Ensino ...
-
-
Torres, Tatiana Carrilho Pastorini
(2014)
Na atualidade, diante das dificuldades que permeiam o ensino de História,
constata-se que é inevitável enfrentar o desafio de compreender as mudanças e
adaptar-se às novas exigências de aprendizado. Sendo assim, ...
-
-
Teixeira, Cláudia Adriana Rocha
(Ed. da FURG, 2008)
O presente artigo tem o intuito de expor a importância da Educação
Patrimonial no ambiente escolar, dando ênfase ao ensino de História.
Neste caso, esta será vista como incentivadora de ações para
conservação, preservação ...
-
-
Schneid, Carla Rejane Barz Redmer
(2014)
O ensino de História, na atualidade, passa por um período de transformação em suas
metodologias de ensino, tendo em vista o novo olhar para o seu principal objetivo, que é,
fundamentalmente, o de compreender as relações ...
-
-
Schiavon, Carmem Gessilda Burgert; Santos, Tiago Fonseca dos
(2011)
O presente texto trata das interações entre a Educação Patrimonial e a história local como pontos fundamentais para o desenvolvimento da cidadania, a partir da realização do Projeto de Extensão e Pesquisa denominado “Educação ...
-
-
Gabatz, Celso; Angelin, Rosângela
(Universidade Federal do Rio Grande - FURG, 2023-01-19)
As vivências das mulheres no decorrer da história da humanidade têm sido atravessada por muitas interlocuções, algumas bastante drásticas, sobretudo, em relação às violências e aprisionamentos de seus corpos. Neste sentido, ...
-
-
Souza, José Edimar de
(2012)
Esse estudo tem como objetivo entender, através das memórias da professora
Telga Bohrer, os efeitos da implantação do SEDEP (Serviço de Expansão
do Ensino Primário) e o desenvolvimento do ensino primário na ...
-
-
Silva, Susana Maria Veleda da
(2006)
El artículo que se presenta trata de la posibilidad de analizar los estudios sobre el comercio callejero en países latinoamericanos —en particular, en Brasil— desde el enfoque de la nueva geografía cultural. Partimos de ...