-
-
Guerreiro, Fabíola Delsale Diniz
(2020)
O presente trabalho tem o objetivo de investigar, junto aos alunos dos quintos anos da Escola Salesiano Leão XIII - Rio Grande/RS, como eles se apropriam dos conhecimentos históricos trabalhados em suas turmas, com relação ...
-
-
Senna, Adriana Kivanski de
(1999)
Este artigo aborda a utilização da fotografia de casamento como fonte para a compreensão dos hábitos e costumes da população rio-grandina frente à instituição matrimonial, preocupando-se em relatar aspectos da utilização ...
-
-
Kreniski, Gislania Carla Potratz
(2014)
O presente trabalho investiga a análise dos critérios de seleção e escolha do livro didático de
História pelos professores da rede pública de educação do Colégio Pedro II da cidade do Rio de
Janeiro, no período entre ...
-
-
Silva, Paulo Gutemberg de Noronha
(2019)
Esta dissertação tem como objetivo identificar e analisar as narrativas dos discentes Quilombolas da Universidade Federal do Rio Grande - FURG, com delimitação temporal dos ingressantes entre os anos de 2014 a 2017, tanto ...
-
-
Faria, Simone Gomes de
(2016)
O presente trabalho tem como escopo central aferir as concepções dos professores de História
sobre as relações entre pesquisa e docência. A investigação apresenta uma natureza descritiva
e sua abordagem é qualitativa. ...
-
-
Matos, Júlia Silveira; Senna, Adriana Kivanski de
(2011)
No processo de formação profissional do historiador, a docência é o seu espaço (não único, mas, mais expressivo atualmente) de atuação no campo de trabalho. No presente texto, analisaremos o papel das políticas educacionais ...
-
-
Matos, Júlia Silveira; Senna, Adriana Kivanski de
(2011)
A fonte oral pode acrescentar uma dimensão viva, trazendo novas perspectivas à historiografia, pois o historiador, muitas vezes, necessita de documentos variados, não apenas os escritos. Vale mostrar aqui a
evolução de ...
-
-
Senna, Adriana Kivanski de
(2011)
-
-
Neunfeld, Beatriz Hellwig
(2016)
A presente pesquisa se propõe, por um lado, à análise de como os alunos do 3º ano do
Ensino Médio da Escola Estadual Rodolfo Bersch, localizada no interior do município
de São Lourenço do Sul, expressam suas memórias e ...
-
-
Senna, Adriana Kivanski de
(2000)
-
-
Senna, Adriana Kivanski de
(2007)
-
-
Senna, Adriana Kivanski de
(2000)
-
-
Pereira, Bruna Martins
(2016)
O presente trabalho busca discutir questões relativas à educação histórica e o seu diálogo com a História local. Através do uso da metodologia da História Oral, nos apropriamos das narrativas de educadores e educandos para ...
-
-
Hornes, Luciana Gerundo
(2014)
A presente pesquisa analisa sobre as apropriações e representações referentes à utilização do material didático da coleção de livros didáticos de História do Ensino Médio, da Rede Salesiana de Escolas (RSE), por parte dos ...
-
-
Kucharski, Ketre Michele Rodrigues
(2015)
Na minha trajetória de educadora foi possível perceber uma grande carência nos conteúdos dos livros didáticos de História, referente ao gênero feminino e suas contribuições na história da humanidade. Muitas vezes essas ...
-
-
Senna, Adriana Kivanski de
(2012)
De acordo com o autor Cunnigham, não se faz essencial estudar as várias concepções da infância, mas sim, o exame de como tais construções sócio-culturais impactam diretamente a vida das crianças. Portanto, para o autor, ...
-
-
Farias, Giovana Pontes
(2015)
O objetivo deste trabalho consiste em analisar como os estudantes da turma de história do
terceiro ano do ensino médio, da Escola Estadual Professor Carlos Lorea Pinto, situada em
Rio Grande, elaboram narrativas no intuito ...
-
-
Borges, Letícia Oliveira
(2017)
Investigar o presente traz sentido as indagações e particularidades do passado. Passa a ser decifrado e apreendido de forma relevante. A partir disso fui provocada a construir investigações, que iniciaram na graduação e ...