-
-
Maffei, Letícia de Queiroz
(2018)
Esta tese foi construída sob um viés fenomenológico segundo o qual buscamos compreender como se mostram os afetos em relação à Matemática nas escritas de pedagogas em formação. O estudo foi realizado com acadêmicas de um ...
-
-
Silva, Grasiele Ruiz
(2013)
O presente trabalho tem como objetivo discutir a utilização da experimentação e a História da Ciência no ensino dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, nos focamos em investigar o olhar de professores atuantes em ...
-
-
Roveda, Crislaine de Anunciação
(2018)
O desenvolvimento das habilidades matemáticas é fundamental na escolarização das crianças desde a Educação Infantil. Neste estudo nos ocupamos dessa temática a fim de investigar o espaço que esse campo de conhecimento ...
-
-
Santin, Mateus Madail
(2014)
Ao contrário de outras Ciências, como a Matemática e a Biologia por exemplo, a Computação é apresentada ao aprendiz tardiamente. Mesmo sendo capazes de estabelecer conjuntos de procedimentos, alega-se que nos primeiros ...
-
-
Costa, Juliana Hartleben da
(2014)
O contexto educacional vivenciado hoje se defronta com debates significativos sobre a inclusão de alunos com Necessidades Educacionais Especiais. Desta forma, o presente trabalho tem como objetivo investigar como as ...
-
-
Beck, Vinicius Carvalho
(2018)
Invariantes operatórios são ações mentais que podem ser aplicadas a tipos diferentes de situações. Captar os invariantes operatórios de um sujeito enquanto ele tenta agir em determinada situação pode ser a chave para se ...
-
-
Quispe, Carlos David Laura
(2015)
O propósito deste estudo é compreender os níveis de satisfação usuária de professores, em relação ao uso dos entornos de aprendizagem baseado nos modelos pedagógicos 1:1; assim como estabelecer os principais fatores que ...
-
-
Marinho, Julio Cesar Bresolin
(2013)
Ao compreendermos que a educação em saúde consiste em atividades que compõem o currículo escolar, que apresentam uma intenção de caráter pedagógico, a qual possui relação com o ensino e a aprendizagem de assuntos ou temas ...
-
-
Calcagno, Samanta Costa
(2019)
Este estudo buscou compreender as narrativas sobre saúde mental e física de mulheres que estão sob-reclusão, em regime fechado na Penitenciária Estadual do Rio Grande (PERG). A população investigada foi composta por 10 ...
-
-
Silveira, Janaina Borges da
(2013)
O presente trabalho tem por justificativa compreender como os professores
percebem a não aprendizagem, esse entendimento faz-se necessário entender para
poder lidar com essa temática, cada vez mais latente nas escolas. ...
-
-
Ramos, Clériston Ribeiro
(2014)
Este estudo nasceu na busca do entendimento da Educação em Ciências (EC) enquanto área do conhecimento. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo observar os movimentos da área e onde a Educação em Ciências ...
-
-
Marinho, Julio Cesar Bresolin
(2018)
Essa tese insere-se na área de Educação em Ciências, no campo de estudo da Educação em Saúde (ES), tendo seu ponto de partida as evidências que, dentre as muitas formas de trabalho com a ES, uma característica marcante ...
-
-
Blank, Cintia Kath
(2015)
Refletir acerca do potencial do trabalho de pesquisa no espaço escolar através da concepção de Letramento Informacional foi o viés norteador desta dissertação. Assim, este trabalho se propôs a compreender pontualmente a ...
-
-
Beck, Vinicius Carvalho
(2015)
O estudo apresentado neste trabalho integra a pesquisa já em andamento no Núcleo de Estudos em Epistemologia e Educação em Ciências (NUEPEC) da Universidade Federal do Rio Grande (FURG), que tem por objetivo analisar as ...
-
-
Daltoé, Thaís
(2020)
Esta dissertação resulta de uma pesquisa qualitativa, realizada no Programa de PósGraduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. A questão de pesquisa é como os ...