Abstract:
A Biossegurança pode ser definida como um conjunto de ações voltadas para a prevenção,
minimização ou eliminação de riscos inerentes às atividades de pesquisa, produção, ensino,
desenvolvimento, tecnologia e prestação de serviços, visando à saúde do homem, à
preservação do meio ambiente e à qualidade dos resultados. A biossegurança nos
laboratórios didáticos das universidades muitas vezes ocupa um lugar secundário, mas que
merece um destaque e um olhar mais investigativo com o propósito de minimizar possíveis riscos à saúde e ao meio ambiente. Esta dissertação tem como objetivo analisar
quantitativamente e qualitativamente o estado e as práticas de biossegurança existentes nos
laboratórios de ensino e pesquisa da Universidade Federal do Rio Grande – FURG. Um
questionário foi aplicado aos técnicos em educação, alunos de graduação, alunos de pósgraduação e professores. O questionário foi dividido em grupos de análise e envolveu temas como: conceitos em biossegurança, riscos químicos, físicos e biológicos, riscos
ergonômicos, boas práticas de laboratório, equipamentos de proteção individual e coletiva e o manuseio, controle e descarte de resíduos químicos e biológicos. Os resultados em relação aos riscos físicos, químicos e biológicos encontrados durante esta pesquisa reafirmam a necessidade de se minimizar inconformidades encontradas nos laboratórios e de se reavaliar as práticas de biossegurança. Destaca-se o caráter interventivo desta pesquisa que pode
trazer benefícios associados à elaboração de um manual educativo, com normas de
biossegurança para as atividades de ensino e pesquisa nos laboratórios da FURG. Outras
possibilidades incluem a criação de um programa de educação continuada em biossegurança e a indução de uma responsabilidade (ética) ambiental.
Biosafety can be defined as a group of actions aimed to minimize or eliminate risks
associated to research activities, production, teaching, development, technology and services with the goal of preserve human health, environment and results quality. Biosafetyusually posses a secondary role in teaching laboratories at the universities, a situation that needs to change in order to minimize eventual risks to health and to the environment. The objective of this study was to analyze in a quantitative and qualitative way the issue of biosafety in teaching and research laboratories at the Federal University of Rio Grande – FURG. A query
of biosafety issues was apply to education technicians, undergraduate and graduate students and professors. The query was divided in groups involving different topics as biosafety concepts, chemical, physical and biological risks, ergonomic risks, good laboratory practices, use of individual and collective protection equipments and the handling, control and discharge of chemical and biological residues. The obtained results related to physical, chemical and biological risks stress the need to correct several problems found in the laboratories as was well as some practices that need reevaluation. It is important to note the
interventive nature of present research that should bring associated benefits such as the
elaboration of an educative manual for biosafety norms to be applied in teaching and
research activities at the laboratories at FURG. Other possibilities include the creation of a continued education program and to generate ethical environment responsibility.
Description:
Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, 2010.