Abstract:
Esta dissertação tem por objetivo problematizar a constituição das Lutas enquanto um saber produzido pelo discurso científico, no qual a Educação Física se apóia. Diante da proliferação de significados atribuídos a essas práticas corporais, tanto dentro quanto fora do cenário acadêmico, chama a atenção o quanto elas são atravessadas por um sentido
educativo. Assim, esta pesquisa se configura num processo de escrita-pensamento
estruturado em dois artigos. O primeiro movimento (artigo I) é dedicado a identificar e
problematizar como essas práticas corporais são produzidas enquanto um saber que
compõe a Educação Física brasileira, a partir do que se fala sobre o tema no âmbito
acadêmico. Desse modo, com base num exercício de análise discursiva, inspirado nas
pesquisas do filósofo Michel Foucault e nas contribuições da teoria enunciativa em
Dominique Maingueneau (1997), foi possível elencar as principais formações discursivas
que orientam a discussão sobre Lutas dentro da Educação Física. Já o segundo movimento
(artigo II) trata de problematizá-las através da constituição das formas de pensamentos
lançados a elas, em diferentes momentos da construção da Educação Física brasileira. Por
meio de um exercício genealógico, essas práticas aparecem como mais um instrumento
produzido para pedagogizar corpos. Em conjunto, os dois artigos demonstram alguns
movimentos de pesquisa e deslocamentos analíticos, escolhidos na tentativa de perseguir e evidenciar alguns elementos da construção dessas práticas corporais, a partir de um filtro de regimes de verdades que as colocam na ordem do discurso científico. No contexto geral, esta dissertação tenta contribuir para uma atitude de estranhamento do que, muitas vezes, é tomado tranquilamente como verdade.
This thesis aims to discuss the constitution of the fights while a knowledge produced by
scientific discourse, in which physical education is based. Given the proliferation of meaning attributed to these bodily practices, mutually within and outside in the academic setting, draws attention to how much they are crossed by an educational sense. Thus, this research sets in a process of writing- thinking structured in two articles. The first movement (Article I) is dedicated to identify and discuss how these body practices are produced as a knowledge that compose the Brazilian Physical Education, from what is said about the topic in the academic area.Thus, based on exercise of discursive analysis, inspired in the researches by the philosopher Michel Foucault and the contributions of the theory of enunciative by Maingueneau Dominique (1997), it was possible to list the main discursive formations that guide the discussion about fights within the Physical Education. The second movement (Article II) comes to discuss them through the creation of thought forms issued to them at different times of the construction of the Brazilian Physical Education. By means of a genealogy’s exercises, these practices appear as another tool produced to educated bodies. Together, the two articles demonstrate some movements and displacements of the analytical research, chosen in an attempt to chase and highlight some elements of the construction of these body practices, from a filter of truth regimes that put them in the order of scientific discourse. In the general context, this dissertation attempts to contribute to an attitude of suspect that often is taken as truth quietly.
Description:
Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, 2012.