dc.contributor.advisor |
Laurino, Débora Pereira |
|
dc.contributor.author |
Moraes, Maritza Costa |
|
dc.date.accessioned |
2012-11-29T00:18:11Z |
|
dc.date.available |
2012-11-29T00:18:11Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.citation |
MORAES, Maritza Costa. Robótica educacional: socializando e produzindo conhecimentos matemáticos. 2010. 144f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2010. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/2864 |
|
dc.description |
Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, 2010. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Esta dissertação tem como propósito investigar o uso da robótica educacional e sua contribuição para o conhecimento da Ciência, identificando as aprendizagens possíveis, pela observação e pelo relato dos estudantes. O estudo foi realizado no Colégio Salesiano Leão XIII, com a participação dos alunos da 7ª Série (8º Ano). Das atividades realizadas na sala de robótica e problematizadas nas aulas de Matemática, discutem-se três experimentos: Balança de dois Pratos, Robô Girafa e Ponte Levadiça. Durante a coleta dos dados, utilizouse
a adaptação do método clínico de Piaget, por possibilitar a verificação de como o sujeito
pensa, percebe e age. Para análise da experiência vivida, utilizaram-se procedimentos da análise textual discursiva, que consiste na unitarização, com posterior categorização dos dados, seguindo a produção de um metatexto. Desta análise, emergiram as categorias: Aprendizagens Matemáticas, Motivação e Socialização, que foram discutidas com aporte teórico fundamentado na teoria de Piaget. A partir da primeira categoria, observou-se que a robótica, associada ao currículo, potencializou a compreensão conceitual matemática, bem
como instigou a curiosidade dos estudantes pela ciência e tecnologia. A segunda categoria, motivação, foi percebida pelo interesse e pela satisfação demonstrados pelos estudantes,acarretando numa mudança de postura, quando a valorização de seus
conhecimentos no compartilhar as experiências. A terceira categoria foi evidenciada devido à proposta de trabalho em grupo, uma vez que a mesma possibilita aos sujeitos trabalhar em conjunto, exercer funções que necessitam exercitar a cooperação e a colaboração, potencializando assim a socialização. O desenvolvimento desta pesquisa reafirma que a aprendizagem da Ciência e, em particular, da matemática, pode ser prazerosa, quando a experimentação é realizada e o conhecimento passa a ter significado para o estudante. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This thesis aims to study the use of educational robotics and its contribution to the Science knowledge, identifying possible apprenticeships, by students observation and reporting. The study was conducted at the Salesiano Leão XIII School with the participation of students in 7th grade (8th year). Among the activities carried out in the robotic classroom and problematized in math classes, it is discussed three experiments: Two-pan Balance, GiraffeRobot
and Drawbridge. During data collection, it was used the adaptation of Piaget's clinical
method because it permits to verify how the subject thinks, perceives and acts. For analysis of the lived experience, it was used procedures of discursive textual analysis, which consists of unitarization, with further data categorization following the production of a metatext. From this analysis emerged the categories: Mathematics Apprenticeships, Motivation and Socialization that were discussed with the theoretical support based on the Piaget’s theory. From the first category, it was observed that robotics associated with the curriculum improved
the Mathematics conceptual understanding and instigated students' curiosity on Science and
technology. The second category, motivation, was perceived by the interest and satisfaction shown by students resulting in a change of attitude toward the value of their knowledge in the experience sharing. The third category was evidenced due to group working proposal, since it allows subjects to work together, perform tasks that need to exercise cooperation and collaboration, thereby increasing the socialization. This research development reaffirms that Science learning, and Mathematics in particular, can be enjoyable when experimentation is
performed and knowledge begins to have a meaning for the student. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Robótica educacional |
pt_BR |
dc.subject |
Aprendizagens matemáticas |
pt_BR |
dc.subject |
Socialização |
pt_BR |
dc.subject |
Motivação |
pt_BR |
dc.subject |
Educational robotics |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics apprenticeships |
pt_BR |
dc.subject |
Socialization |
pt_BR |
dc.subject |
Motivation |
pt_BR |
dc.title |
Robótica educacional: socializando e produzindo conhecimentos matemáticos |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |