dc.contributor.advisor |
Monserrat, José María |
|
dc.contributor.author |
Ramires, Graciéli Barcelos |
|
dc.date.accessioned |
2012-12-01T16:41:56Z |
|
dc.date.available |
2012-12-01T16:41:56Z |
|
dc.date.issued |
2010 |
|
dc.identifier.citation |
RAMIRES, Graciéli Barcelos. Conhecimentos sobre saúde ambiental incluídos nos conteúdos de um curso de graduação de ciências biológicas. 2010. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2010. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/2919 |
|
dc.description |
Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, 2010. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este estudo teve como objetivo investigar a inserção dos conhecimentos de saúde ambiental
na grade curricular do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, da Universidade
Federal do Rio Grande - FURG. O campo da saúde ambiental compreende a área da saúde
pública, a formulação de políticas públicas e às correspondentes intervenções (ações)
relacionadas à interação entre a saúde humana e os fatores do meio ambiente natural e
antrópico que determinam tais ações. O momento histórico brasileiro exige políticas
públicas de saúde preocupadas em enfrentar o processo de degradação ambiental, que está
relacionado à transformação não-sustentável dos recursos naturais, à dependência
energética de fontes não-renováveis, à geração de resíduos e à freqüente exposição humana a substâncias e agentes químicos presentes nas indústrias que acarretam em poluição dos ambientes. Por estar a Universidade Federal do Rio Grande - FURG voltada para o ecossistema costeiro é priorizado o estudo e a pesquisa do meio ambiente local. É de suma importância que os cursos de graduação e pós-graduação das áreas biológicas e ambientais tenham em suas disciplinas, conteúdos relacionados à saúde ambiental e ao manejo das problemáticas ambientais. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi realizada uma análise das ementas das disciplinas obrigatórias e optativas do referido curso para verificar se tais disciplinas têm conteúdos que venham expor e discutir sobre a saúde ambiental local e qual sua atual situação. Para dar seguimento a pesquisa, foi desenvolvida uma entrevista com os docentes responsáveis pelas disciplinas que tiveram algum tipo de conteúdo relevante, de acordo com a análise das ementas, onde foi investigado como esses profissionais procedem à frente da temática ambiental. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study aimed to investigate the inclusion of environmental health topics in the
curriculum of the course of Biological Sciences – Licenciateship held in Universidade Federal do Rio Grande - FURG. The field of environmental health comprises the area of public health, the formulation of public policies and the interaction between human health and natural environmental factors that determine it. Currently, Brazilian public health policies are required due to the environmental degradation that is consequence of unsustainable transformation natural resources, energy dependency on non-renewable resources, waste generation and frequent human exposure to chemical agents present in the industries goods that result in pollution environments. As FURG faces to a coastal ecosystem, the Institution prioritizes the study and research of this local environment. It is extremely important that undergraduate and postgraduate courses in biological and environmental sciences have subjects in their content areas related to environmental health and management. For the development of this research it was analyzed the theoretical contents of mandatory and elective disciplines in order to verify if these disciplines presented topics about the local environmental health and also to evaluate their situation. Also, it was developed an interview with the responsible professors for the disciplines that presented any relevant content abut environmental health. In this case it was investigated
how these professionals carry forward the environmental issue. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Saúde Ambiental |
pt_BR |
dc.subject |
Conhecimentos |
pt_BR |
dc.subject |
Meio Ambiente |
pt_BR |
dc.subject |
Educação |
pt_BR |
dc.subject |
Environmental Health |
pt_BR |
dc.subject |
Knowledge |
pt_BR |
dc.subject |
Environment |
pt_BR |
dc.subject |
Education |
pt_BR |
dc.title |
Conhecimentos sobre saúde ambiental incluídos nos conteúdos de um curso de graduação de ciências biológicas |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |