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dc.contributor.advisor Monserrat, José María
dc.contributor.author Ramires, Graciéli Barcelos
dc.date.accessioned 2012-12-01T16:41:56Z
dc.date.available 2012-12-01T16:41:56Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation RAMIRES, Graciéli Barcelos. Conhecimentos sobre saúde ambiental incluídos nos conteúdos de um curso de graduação de ciências biológicas. 2010. 145f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2010. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/2919
dc.description Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, 2010. pt_BR
dc.description.abstract Este estudo teve como objetivo investigar a inserção dos conhecimentos de saúde ambiental na grade curricular do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura, da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O campo da saúde ambiental compreende a área da saúde pública, a formulação de políticas públicas e às correspondentes intervenções (ações) relacionadas à interação entre a saúde humana e os fatores do meio ambiente natural e antrópico que determinam tais ações. O momento histórico brasileiro exige políticas públicas de saúde preocupadas em enfrentar o processo de degradação ambiental, que está relacionado à transformação não-sustentável dos recursos naturais, à dependência energética de fontes não-renováveis, à geração de resíduos e à freqüente exposição humana a substâncias e agentes químicos presentes nas indústrias que acarretam em poluição dos ambientes. Por estar a Universidade Federal do Rio Grande - FURG voltada para o ecossistema costeiro é priorizado o estudo e a pesquisa do meio ambiente local. É de suma importância que os cursos de graduação e pós-graduação das áreas biológicas e ambientais tenham em suas disciplinas, conteúdos relacionados à saúde ambiental e ao manejo das problemáticas ambientais. Para o desenvolvimento dessa pesquisa foi realizada uma análise das ementas das disciplinas obrigatórias e optativas do referido curso para verificar se tais disciplinas têm conteúdos que venham expor e discutir sobre a saúde ambiental local e qual sua atual situação. Para dar seguimento a pesquisa, foi desenvolvida uma entrevista com os docentes responsáveis pelas disciplinas que tiveram algum tipo de conteúdo relevante, de acordo com a análise das ementas, onde foi investigado como esses profissionais procedem à frente da temática ambiental. pt_BR
dc.description.abstract This study aimed to investigate the inclusion of environmental health topics in the curriculum of the course of Biological Sciences – Licenciateship held in Universidade Federal do Rio Grande - FURG. The field of environmental health comprises the area of public health, the formulation of public policies and the interaction between human health and natural environmental factors that determine it. Currently, Brazilian public health policies are required due to the environmental degradation that is consequence of unsustainable transformation natural resources, energy dependency on non-renewable resources, waste generation and frequent human exposure to chemical agents present in the industries goods that result in pollution environments. As FURG faces to a coastal ecosystem, the Institution prioritizes the study and research of this local environment. It is extremely important that undergraduate and postgraduate courses in biological and environmental sciences have subjects in their content areas related to environmental health and management. For the development of this research it was analyzed the theoretical contents of mandatory and elective disciplines in order to verify if these disciplines presented topics about the local environmental health and also to evaluate their situation. Also, it was developed an interview with the responsible professors for the disciplines that presented any relevant content abut environmental health. In this case it was investigated how these professionals carry forward the environmental issue. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Saúde Ambiental pt_BR
dc.subject Conhecimentos pt_BR
dc.subject Meio Ambiente pt_BR
dc.subject Educação pt_BR
dc.subject Environmental Health pt_BR
dc.subject Knowledge pt_BR
dc.subject Environment pt_BR
dc.subject Education pt_BR
dc.title Conhecimentos sobre saúde ambiental incluídos nos conteúdos de um curso de graduação de ciências biológicas pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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