Show simple item record

dc.contributor.author Neves, Rita de Araujo
dc.contributor.author Damiani, Magda Floriana
dc.date.accessioned 2013-06-04T17:56:29Z
dc.date.available 2013-06-04T17:56:29Z
dc.date.issued 2006
dc.identifier.citation NEVES, Rita de Araujo; DAMIANI, Magda Floriana. Vygotsky e as teorias da aprendizagem. UNIrevista, v. 1, n. 2, p. 1-10, 2006. Disponível em: <http://www.miniweb.com.br/educadores/Artigos/PDF/vygotsky.pdf>. Acesso em: 04 jun. 2013. pt_BR
dc.identifier.issn 1809-4651
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3453
dc.description.abstract Este artigo apresenta um estudo sobre a Teoria Sócio-Histórica de Vygotsky e o seu posicionamento diante das clássicas Teorias da Aprendizagem. Tal estudo é parte integrante do trabalho de dissertação de mestrado da autora que tem como foco principal a aprendizagem. Exatamente por não existir consenso no "enquadramento" da Teoria Vygotskyana entre as correntes epistemológicas foi que julgamos essencial uma abordagem crítica sobre o tema. Enquanto para alguns autores Vygotsky é interacionista, para outros é sócio-interacionista e, há, ainda, aqueles que afirmam que ele não se enquadra em nenhuma dessas duas classificações. Dessa forma, entendemos que este é um campo aberto para férteis discussões que devem ser fomentadas a partir dos estudos sobre a aprendizagem. Assim, ressalta-se que o trabalho que aqui se apresenta não tem a pretensão de ser conclusivo quanto a esse "enquadramento" da Teoria Sócio-Histórica, mas pretende, essencialmente, apresentar uma revisão teórica sobre as principais características de cada uma das correntes epistemológicas e, a partir daí, discutir qual seria o posicionamento da Teoria Vygotskyana dentro desse contexto. Portanto, este estudo propõe uma revisão das Teorias da Aprendizagem e uma discussão sobre onde está situada a Teoria Vygotskyana diante dessas teorias. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Teorias da aprendizagem pt_BR
dc.subject Teoria sócio-histórica pt_BR
dc.title Vygotsky e as teorias da aprendizagem pt_BR
dc.type article pt_BR


Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • FADIR – Artigos publicados em periódicos
  • Show simple item record