Abstract:
Esta dissertação tem, como objetivo, investigar a utilização de animais de laboratório nas práticas didático-científicas da Universidade Federal do Rio Grande - FURG. Neste sentido questionamos e abordamos, neste estudo, questões referentes à Ciência em
Animais de Laboratório. É uma nova área da Ciência que vem se estabelecendo no ambiente acadêmico, científico e social, pois, ao tratar de temas como ética, bioética,
bem-estar dos animais, métodos alternativos e outros assuntos relativos ao emprego de
animais em atividades de ensino e pesquisa, emerge como uma ciência multidisciplinar,
por oferecer significativos conhecimentos na formação acadêmica dos profissionais das
áreas biológicas e da saúde. Sendo as universidades, por excelência, centros de
formação profissional e de opinião, devem, portanto, avaliar suas práticas pedagógicas
na busca de aprimoramento e inovações no ensino e pesquisa universitária, processo
considerado fundamental a toda instituição de ensino superior que reconheça a existência de um novo paradigma no campo da educação e experimentação com o uso de animais. Neste sentido, num primeiro momento questionamos quais são as concepções dos alunos de Medicina e Ciências Biológicas (licenciatura e bacharelado), da FURG, sobre a Ciência em Animais de Laboratório e qual a contribuição dela na formação dos mesmos. A partir de então, verificamos como ocorre a exploração do tema nos referidos cursos; analisamos se acadêmicos reconhecem a importância de ter
conhecimentos específicos para o uso de animais no ensino ou pesquisa; identificamos
diferentes percepções e concepções dos acadêmicos sobre o uso de animais para fins de ensino e pesquisa; verificamos se as aulas práticas constituem se num referencial
pedagógico na formação acadêmica e analisamos a exploração do tema na estrutura curricular dos referidos cursos. Considerando os objetivos propostos, realizamos um estudo investigativo de cunho exploratório-descritivo, sendo que a análise dos dados
permitiu-nos: perceber a necessidade de uma renovação curricular no que tange a introdução dos conceitos da Ciência em Animais de Laboratório; verificar ainda muitas divergências de opiniões entre os acadêmicos principalmente em relação ao emprego de métodos alternativos em substituição ao uso de animais como recurso didático, evidenciando a necessidade da promoção de ações educativas concretas sobre o uso dos mesmos para fins didático-científicos; e, por fim, o estudo possibilita subsídios a futuras ações da Comissão de Ética em Uso Animal, da FURG.
This dissertation has as objective to investigate the use of laboratory animals in teaching and scientific practices at the Federal University of Rio Grande - FURG. In this sense approach and questioned in this study, issues of Science in Laboratory Animals. It is a new area of science that have taken place in the academic, scientific and social, because, in dealing with issues such as ethics, bioethics, animal welfare, alternative methods and other matters relating to the use of animals in teaching and research, emerging as a multidisciplinary science, to offer significant expertise in academic areas of professional biological and health. As universities, par excellence, vocational training centers and opinion, should therefore assess their pedagogical practices in the pursuit of improvement and innovations in teaching and research university, a process considered essential to any institution of higher education that recognizes the existence of a new paradigm in education and experimentation with the use of animals. In this sense, at first questioned what the students' conceptions of Medicine and Biological Sciences (Graduate and Undergraduate), FURG on Science in Laboratory Animals and what her contribution in the training of scholars. Thereafter, we examine how the exploration of the theme occurs in those courses, we analyzed whether academics recognize the importance of having expertise in the use of animals in teaching or research, identify different perceptions and conceptions of students about the use of animals for teaching and research, we found that the practical classes are in a pedagogical reference in academic and analyze the operation of the subject in the curriculum structure of these courses. Considering the proposed objectives, we conducted an investigative study of exploratory and descriptive, and data analysis allowed us to perceive the need for
curriculum renewal in terms of introducing concepts of Science in Laboratory Animals,
see also many differences of opinions among academics, especially regarding the use of
alternative methods to replace animal use as a teaching resource, highlighting the need
to promote educational activities on the practical use of them for didactic-scientific and, finally, the study provides grants to future actions by the Ethics Commission on Animal Use, FURG.