dc.contributor.advisor |
Trindade, Gilma Santos |
|
dc.contributor.author |
Caurio, Michel Soares |
|
dc.date.accessioned |
2013-06-19T14:57:59Z |
|
dc.date.available |
2013-06-19T14:57:59Z |
|
dc.date.issued |
2011 |
|
dc.identifier.citation |
CAURIO, Michel Soares. O livro didático de biologia e a temática citologia. 2011. 50f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2011. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/3570 |
|
dc.description |
Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, 2011. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente trabalho objetivou analisar como o tema Citologia é abordado em livros didáticos de Biologia, fornecidos pelo Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio 2009 (PNLEM 2009). Para isso, foi elaborado um roteiro que conteve aspectos gerais e específicos, sendo os aspectos gerais relacionados à estrutura básica do livro,
como a presença de figuras, tabelas e quadros comparativos, bem como a presença de leituras complementares. Já os específicos estão relacionados ao conteúdo, quais temas foram sugeridos como leituras complementares, a abordagem do tema e também a análise dos conceitos discutidos. A escolha por este objeto de estudo é devido ao mesmo ser utilizado amplamente por profissionais da área de educação, seja ela Pública ou
Privada, e também pelos estudantes como referência para trabalhos escolares. Além
disso, este recurso é fornecido gratuitamente aos professores e estudantes da rede Pública de Ensino, desde que as suas escolas estejam devidamente cadastradas para o recebimento dos mesmos. Com esse estudo, percebeu-se que em alguns livros as figuras utilizadas não são mencionadas ao longo do corpo textual, há a presença de leituras complementares em todos os livros analisados, bem como sugestões de experimentação. Porém, também foram encontrados alguns erros conceituais e constatados a utilização de muitos termos técnicos que, embora próprio desta área do saber, algumas vezes estes termos não foram explicados nos livros. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This work has set as a goal to analize how the issue of cytology is approached on
textbooks of biology, provided by the Book's National Program for the High School 2009 (PNLEM 2009). For this, it was prepared a guide with general and specific aspects. The general aspects were related to the basic structure of the book, such as the presence of images, tables, comparative tables and supplementary readings. On the other hand, the specific aspects are related to the content, which issues were suggested as supplementary readings, the approach of the issue and also the analysis of the concepts discussed. The reason to choose this theme is due to the same is also widely used by education professionals, from the public or private schools, and also by students, as a reference. Besides, this feature is provided free to teachers and students of public schools, since their schools are properly registered to receive them. With this work, it was noticed that in some books the images used are not mentioned in the text's body, there are supplementary readings in all books analyzed and trial suggestions. However, it was also noticed some misconceptions and found the use of many technical terms that, even though from this area of knowledge, sometimes these terms were not explained on the books. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Citologia |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático |
pt_BR |
dc.subject |
PNLEM |
pt_BR |
dc.subject |
Cytology |
pt_BR |
dc.subject |
Textbook |
pt_BR |
dc.title |
O livro didático de biologia e a temática citologia |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |