Abstract:
Esta dissertação tem como propósito apresentar uma prática metodológica que utiliza kit comercial e material alternativo como recursos robóticos. Neste trabalho apresenta-se um arcabouço para o uso da RE como ferramenta pedagógica. Tal arcabouço constitui-se em um conjunto de práticas que possibilitam a valorização da socialização e da criatividade utilizando para tal diferentes recursos tecnológicos para construção e montagem de artefatos robóticos como fatores potencializadores da aprendizagem. Ao propor um conjunto de
práticas, apresenta-se um conjunto de oficinas desenvolvidas de forma a verificar a sua aplicabilidade. Durante a análise qualitativa e coleta dos dados, culminaram três categorias que foram priorizadas no desenvolvimento da pesquisa: Criatividade, Socialização e Recursos como potencializadores da aprendizagem. Estas categorias surgem a fim de permitirem a
avaliação dos dados analisados, produzidos e contextualizados em sala de aula e nas oficinas de robótica. As oficinas foram realizadas no Colégio Salesiano Leão XIII, com os estudantes das séries finais do Ensino Fundamental. Com base na metodologia dos Projetos de Aprendizagem, no Projeto de Educação Tecnológica LEGO, e nas metodologias
construtivistas, este trabalho apresenta como objetivo oportunizar ao aluno um ambiente
favorável a aprendizagem. Este conjunto de práticas se constituiu de forma a permitir que os educandos não só absorvam os aspectos tecnológicos da formação, mas também trabalhem habilidades que possibilitam desenvolver as competências para aprender a agir.
This thesis aims to present a methodological practice which uses commercial kit and
alternative material as robotic resources. In this dissertation is presented a framework to the use of Educacional Robotics as a pedagogical tool. Such framework is constituted in a set of practices which enable the recovery of socialization and creativity using different resources
for construction and assembly of robotic artifacts as potentiators of learning. Proposing a set of practices is presented a set of workshops in order to chech its applicability. During the qualitative analysis and data collection, three categories culminate which were prioritized in the development of the research: Creativity, Socialization, and Resources as potentiators of learning. These three categories arise in order to allow the evaluations of the analised , produced and contextualized data in the classroom and in the robotics workshop. The workshops were performed in Salesiano Leão XII school, with the students in the final grades of basic education. Based on Learning Project Methodology, on LEGO Project of Technological Education and constructivists methodologies, this research aims to offer the student a favorable environment to learning. This set of practices is constituted in order to
allow the students not only to absorb the technological aspects of formation, but also to work the abilities which permit the development of learning competences to act.
Description:
Dissertação(mestrado) - Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós- Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, 2010.