Abstract:
Esta dissertação tem, como objetivo, investigar como as questões referentes aos corpos, gêneros e sexualidade, vêm sendo faladas e articuladas pela equipe pedagógica e diretiva, das escolas do Ensino Fundamental e Médio dos municípios de Rio Grande, São José do Norte, Santa Vitória do Palmar e Chuí. Para tanto, analiso as narrativas desses/as profissionais que participaram do curso “Corpos, Gêneros e Sexualidades: questões possíveis para o currículo escolar”. Este curso fazia parte de um projeto financiado pelo MEC/SECAD, e foi organizado
pelo Grupo de Pesquisa Sexualidade e Escola, o qual visava problematizar tais temáticas com cento e cinquenta profissionais da educação, da Região Sul, do Estado do Rio Grande do Sul. Dentre os/as participantes, notei a presença significativa de integrantes das equipes pedagógicas e diretivas das escolas, tais como: supervisores/as, orientadores/as, coordenadores/as, vice-diretores/as, assistentes sociais e psicólogos/as escolares – sendo estes
os sujeitos envolvidos nesta pesquisa. Este trabalho fundamenta-se a partir dos campos
teóricos dos Estudos Culturais, nas suas vertentes pós-estruturalistas, bem como algumas contribuições de Michel Foucault. Por este viés, entendo os corpos, os gêneros e as
sexualidades enquanto construções sociais, históricas e culturais, produzidas pelas diversas instâncias sociais. Dentre essas instituições, considero que a escola tem uma papel de destaque. Para proceder a tal pesquisa, ancorei-me na investigação narrativa enquanto estratégia metodológica. Para a produção dos dados narrativos, realizei entrevistas semiestruturadas e a formação de dois grupos focais. No total, foram realizadas quatorze entrevistas com profissionais dessas equipes, sendo seis profissionais da região de Santa Vitória do Palmar e Chuí, e oito profissionais das regiões de Rio Grande e São José do Norte.
Dentre os sujeitos de pesquisa havia um psicólogo e uma psicóloga, uma assistente social, uma supervisora escolar, uma coordenadora escolar, seis orientadoras educacionais e três vice-diretoras. Através da análise das narrativas desses/as profissionais, percebi que eles/as entendem que devem propiciar e facilitar que as discussões relacionadas a essas temáticas
estejam presentes em suas escolas. No entanto, esses/as profissionais afirmam, que nas práticas escolares, as discussões relacionadas a essas temáticas são realizadas
esporadicamente, apenas quando ocorrem “problemas” nas escolas, não estando presentes nos projetos político-pedagógicos da maioria delas. Além disso, notei que esses assuntos são discutidos com maior frequência nas disciplinas de Ciência e de Biologia. Desse modo, as discussões não são realizadas de maneira transversal nas escolas. Também foi possível verificar nas falas dos/as mesmos/as o quanto a escola vem atuando na constituição das identidades de gênero, ensinado gestos, estabelecendo proibições, reforçando os distintos lugares permitidos para meninos e meninas. Deste modo, considero importante discutir essas questões com esses/as profissionais, já que em suas escolas eles/a estão envolvidos na construção do currículo escolar, participando do processo de ensino-aprendizagem, contribuindo, portanto na constituição dos sujeitos.
This thesis has aimed to investigate how the issues of the bodies, genders and sexuality have been spoken and articulated by the pedagogical and directive team of schools of elementary and high school from municipalities of Rio Grande, San José do Norte, Santa Vitória do Palmar and Chuí. Therefore, I analyze the narratives of those professionals who attended the course "Bodies, Genders and Sexualities: possible issues for the school curriculum". This
course was part of a project funded by MEC/SECAD and was organized by the Sexuality and School Research Group, which was intended to problematize such issues with a hundred and fifty education professionals from the State of Rio Grande do Sul’s Southern Region. Among the participants, I noticed the significant presence of members of schools’ pedagogical and directive teams, such as supervisors, counselors, coordinators, deputy principals, social assistants and school psychologists - and those were the research subjects. This work is based on the theoretical fields of Cultural Studies, in its post-structuralist strands, as well as some contributions from Michel Foucault. By this bias, I understand bodies, genders and sexualities as social, cultural and historical constructs, produced by the various social levels. Among those institutions, I believe that the school has a leading role. To carry out such research, I
anchored myself in narrative inquiry as methodological strategy. For the narrative data production, I conducted semi-structured interviews and the formation of two focus groups. In total, fourteen interviews were conducted with professionals from those teams, six of them with professionals from the region of Santa Vitória do Palmar and Chuí and eight with the ones from the regions of Rio Grande and São José do Norte. Among the study subjects there were two psychologist, a social assistant, a school supervisor, a school coordinator, six
educational counselors and three deputy principals. By analyzing the narratives of the professionals, I realized that they comprehend that they should propitiate and facilitate that discussions related to those themes are present in their schools. However, these professionals say that, in school practices, discussions related to those themes are carried out sporadically, only when there are "problems" in schools, not being present in the political-pedagogical
project of most of them. Also, I noticed that those issues are discussed more frequently in the disciplines of Science and Biology. Thus, the discussions are not held in a transversal way at schools. It was also observed in their speeches how the school has been acting in the constitution of gender identities, by teaching gestures, establishing prohibitions, reinforcing the distinct places allowed for boys and girls. Thus, I consider important to discuss these issues with such professionals, as, in their schools, they are involved in the construction of school curriculum, participating in the teaching-learning process and, therefore, contributing
to subject constitution.