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dc.contributor.advisor Rodrigues, Sheyla Costa
dc.contributor.author Gautério, Vanda Leci Bueno
dc.date.accessioned 2013-07-01T22:28:42Z
dc.date.available 2013-07-01T22:28:42Z
dc.date.issued 2010
dc.identifier.citation GAUTÉRIO, Vanda Leci Bueno. (RE)Significando aprendizagens matemáticas: uma experiência vivida com professoras dos anos iniciais. 2010. 102f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde ) - Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2010. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3628
dc.description Dissertação(mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, 2010. pt_BR
dc.description.abstract Este trabalho está voltado às aprendizagens Matemáticas de um grupo de professoras dos anos iniciais que, mesmo atuando em uma escola onde a equipe, em geral, tem como objetivo a formação integral do aluno e, com a metodologia de ensino utilizada para atingir este, estavam insatisfeitas com o trabalho que realizavam, em relação ao ensinar e aprender da Matemática. As professoras foram desafiadas a (re)significar conceitos iniciais e importantes, como o da construção do número. Assim, foram realizadas oficinas pedagógicas, permeadas por discussões e reflexões, as quais mostravam as lacunas de aprendizagens do grupo e serviam de subsídio para a escolha das bases teóricas e do cronograma de atividades para a próxima oficina, que versava sobre temáticas diferentes. A intenção era desmistificar a concepção equivocada da Matemática por meio de sua história, da problematização dos significados e da (re)construção dos conceitos implícitos nas atividades, uma vez, que para qualquer metodologia de ensino ser eficaz, é necessário a compreensão dos conceitos. Entendendo o aprendizado como um processo contínuo de transformação do comportamento, durante as oficinas, buscava-se aprender, ensinar e intervir juntos. As ideologias eram discutidas abertamente, pois todo sujeito é subjuntivo e a produção de conhecimento fomentado pela participação torna o trabalho mais complexo e desafiador. Através de filmagens, fotografias, registros individuais em cadernos e o diário da pesquisadora, foi realizada uma análise do trabalho desenvolvido. Percebeu-se que, quando o educador reconhece que não fez o vínculo conceitual que gera aprendizagens, sente-se inseguro no momento em que precisa lançar mão de tais conceitos para o ensino. Foi possível observar que, num movimento de açãoreflexão-ação, as professoras foram desconstruindo teorias, procedimentos e, ao (re)construí-los, foram atualizando novos conhecimentos, valores, ideais, constituindo uma formação sempre em construção, que requer uma contínua reflexão. O estudo possibilitou a configuração de uma rede de conversação aprendente, na qual não existe mais espaço para acomodações ou mesmices em sala de aula. Formou-se um coletivo inteligente, que se responsabiliza pela formação e prática docente com autoria e autonomia. pt_BR
dc.description.abstract This work is focused on mathematics learning of a group of teachers from elementary school who although working in a school where the team in general, aimed at the integral formation of students together with suitable teaching methodology were dissatisfied with their performance related to teaching and learning of mathematics. The teachers were challenged to (re) mean initial and important concepts, such as the construction of the number. Thus, teaching workshops were carried out, permeated by discussions and reflections, which showed some learning gaps from the group and served as a subsidy for the choice of theoretical basis and schedule of activities for the next workshop. The intention was to stop mystifying the misconception of mathematics through its history, through questioning the meanings and through the (re)construction of concepts implicit in the activities, once that for any teaching methodology to be effective, it is necessary to understand the concepts. Understanding learning as a continuous process of behavior transformation workshops were opportunities to learn, teach and act together. Ideologies were discussed openly, because every subject is subjunctive and the production of knowledge fostered by participation makes the work more complex and challenging. Gagh filming, photographs, individual records in the notebooks and through the researcher diary, making it possible to realize that when the teacher acknowledges he has not reached the conceptual link that generates learning, he feels insecure at the moment he needs to use such concepts for teaching. It was possible to understand that in a movement of action-reflexion-action, the teachers deconstructed theories, procedures, and when they (re) built them, they updated new knowledge, values, ideals, constituting a formation always under construction, which requires a continuous reflection. The study enabled the configuration of a learning chat network activity, in which there is not more space for accommodation or for a boring routine in the classroom. Formed with people who have responsibility for the training and teaching practice with authorship and autonomy. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Aprendizagens matemáticas pt_BR
dc.subject Anos iniciais pt_BR
dc.subject Teacher education pt_BR
dc.subject Mathematics leaning pt_BR
dc.subject Elementary school pt_BR
dc.title (RE)Significando aprendizagens matemáticas: uma experiência vivida com professoras dos anos iniciais pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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