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dc.contributor.advisor Rodrigues, Sheyla Costa
dc.contributor.author Brod, Fernando Augusto Treptow
dc.date.accessioned 2013-07-02T00:01:09Z
dc.date.available 2013-07-02T00:01:09Z
dc.date.issued 2011
dc.identifier.citation BROD, Fernando Augusto Treptow. Significar aprendizagens em informática na educação tecnológica através do desenvolvimento de projetos. 2011. 106f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde)- Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2011. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/3632
dc.description Dissertação(mestrado)-Universidade Federal do Rio Grande, Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde, Instituto de Educação, 2011. pt_BR
dc.description.abstract O presente trabalho tem por finalidade apresentar uma reflexão a respeito das aprendizagens ocorridas na disciplina Informática de dois cursos de nível superior do Instituto Federal Sul-rio-grandense(IF-Sul)Campus Visconde da Graça (CAVG) durante o segundo semestre de 2009, tendo a Aprendizagem Baseada em Projetos(ABP)como estratégia pedagógica associada ao uso de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) para ampliar as apropriações tecnológicas dos alunos da educação profissional e tecnológica. A metodologia ABP foi adotada por oferecer, ao aluno, a oportunidade de investigar assuntos impulsionados pelos seus interesses visando atividades mais envolventes, instigantes e autênticas e proporcionar uma aprendizagem mais autônoma. Trabalhar com uma metodologia que propõe a construção ativa de conhecimentos foi o caminho escolhido para superar a fragmentação entre os conhecimentos cotidianos, os saberes específicos de cada curso e a proposta de ensino da disciplina Informática. A investigação foi realizada através de observações presenciais, interações virtuais no AVA e nos relatos obtidos através de um questionário construído com questões de múltipla escolha e abertas. Através da metodologia de projetos, o aluno pôde se libertar para aprender explorando, fazendo descobertas, colaborando entre si e aprendendo a refletir de forma crítica ao invés de apenas memorizar. A construção de projetos em um ambiente virtual rompeu com a transmissão de conteúdos, ressaltando a colaboração e a participação ativa dos alunos para a produção de conhecimentos pela utilização da própria tecnologia. A busca pela significação do ensino de Informática no ensino tecnológico através da pedagogia baseada na construção de projetos proporcionou um espaço de ação e reflexão capaz de provocar deslocamentos nos saberes e práticas de seus participantes pela possibilidade de transformações na convivência. O ensino híbrido através do AVA ofereceu a possibilidade de adaptar o estilo de educação formal presente no ensino tecnológico ao estilo individual de cada aluno aprender. O Ambiente Virtual proporcionou mais um canal de acesso para o aluno, configurando-se como um espaço fora do local e do horário do seu encontro presencial com a disciplina, possibilitando a continuidade o avanço no aprendizado, tanto dos alunos quanto do professor, que puderam ser identificados durante a convivência representando um diferencial no processo de produzir aprendizagens significativas. Com a utilização de uma prática pedagógica baseada na construção de projetos apoiados nas tecnologias digitais, as aulas de Informática passaram a ter um significado diferenciado porque os conceitos trabalhados não ficaram descolados do contexto dos alunos. A aprendizagem baseada em projetos estimulou a pesquisa e incentivou o estudante a “aprender a aprender”, ampliando a capacidade de trabalhar em grupos e permitindo problematizar questões pertinentes à educação tecnológica de forma diversificada e contextualizada. pt_BR
dc.description.abstract The present paper aims at presenting a reflection on the learning that took place in the discipline of informatics in two upper level courses at the Instituto Federal Sul-riograndense (IF-Sul) Campus Visconde da Graça (CAVG) during the second half of 2009, taking the Project Based Learning (PBL) as a teaching strategy associated with the use of a Virtual Learning Environment (VLE) to broaden the students’ technological appropriation of the professional and technological education. The PBL has been adopted as it offers to the student the opportunity to investigate issues driven by interests seeking more engaging, exciting and authentic activities, providing a more autonomous learning. Working with a methodology that proposes the active construction of the knowledge was the chosen path to overcome the fragmentation of everyday knowledge, the specific knowledge of each course and the teaching proposal of the Informatics subject. The research was conducted through observations in person, virtual interactions in the AVA and the reports obtained through a questionnaire constructed with multiple-choice as well as open questions. Through the project methodology, the student could be free to learn by exploring, making discoveries, working together and learning to critically reflect instead of just memorizing. The construction of projects in a virtual environment broke up the transmission of contents, emphasizing the collaboration and the active participation of students in the production of knowledge through the use of technology itself. The search for the meaning of the teaching of computing in technological teaching through pedagogy based on the construction of projects provided a space for action and reflection which enabled the possibility of causing shifts in knowledge and practices of its participants through the possibility of changes in the everyday living together. The hybrid teaching through the VLE offered the possibilities of adapting the style of formal education in this technological education to the individual style by which each student learns. The Virtual Environment provided another channel of access for the student, configured as a space outside their classroom place and time, enabling the continuity and progress in learning, both for the students as well as for the teachers, who could be identified during the interaction representing a differential factor in the process of producing meaningful learning. With the use of a pedagogical practice based on the construction of projects supported on digital technologies, the computer classes have been given a different meaning for the concepts studied were not detached from the context of the students. The Based Learning Projects stimulated the research and encouraged students to “learn to learn”, increasing their ability to work in groups and discuss issues related to enabling technology education in a diverse and contextualized way. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ambiente virtual pt_BR
dc.subject Aprendizagem baseada em projetos pt_BR
dc.subject Educação tecnológica pt_BR
dc.subject Ensino de informática pt_BR
dc.subject Virtual environment pt_BR
dc.subject Project based learning pt_BR
dc.subject Technological education pt_BR
dc.subject Informatics teaching pt_BR
dc.title Significar aprendizagens em informática na educação tecnológica através do desenvolvimento de projetos pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


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