Show simple item record

dc.contributor.advisor Tauchen, Gionara
dc.contributor.author Neves, Camila Ferreira Pinto das
dc.date.accessioned 2015-04-01T17:17:35Z
dc.date.available 2015-04-01T17:17:35Z
dc.date.issued 2012
dc.identifier.citation NEVES, Camila Ferreira Pinto das. Cursos de graduação em ecologia no brasil: paradigmas e perspectivas formativas. 2012. 78 f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/4781
dc.description.abstract Com intuito de promover uma discussão sobre os cursos de graduação em Ecologia no Brasil, esta dissertação se propôs a investigar e compreender as abordagens ecológicas que sustentam os projetos pedagógicos dos cursos de Ecologia das instituições de Educação Superior brasileiras; investigar e identificar os paradigmas que perpassam as propostas pedagógicas dos cursos de graduação em Ecologia; compreender os princípios pedagógicos e as concepções curriculares dos cursos analisados; e analisar as funções e competências profissionais do Ecólogo, presente nos projetos pedagógicos. A pesquisa se caracteriza como qualitativa, documental e de cunho hermenêutico, pois, no sentido metodológico, a hermenêutica pretende formular princípios interpretativos, ao mesmo tempo em que pretende esclarecer a própria tarefa da compreensão. Foram analisados oito projetos pedagógicos, que correspondem à totalidade dos cursos de graduação em Ecologia ofertados atualmente por instituições de Educação Superior brasileiras. Ao longo do estudo dos projetos, que integram a organização dos três capítulos da dissertação, pudemos observar o paradigma simplificador ou da modernidade, no momento em que a Ecologia se volta para especialização do conhecimento, trata da ciência como comprovação, por isso se dedica ao organismo mais especializado; identificamos, no âmbito curricular, a ênfase na produção de conhecimentos contextualizados, complexos e interdisciplinaridade, além de um grande foco na pesquisa científica; por fim, as atribuições ao exercício do profissional Ecólogo apontadas foram o diagnóstico ambiental; à educação ambiental; à avaliação de riscos ambientais, etc. Assim sendo, entendemos cada curso, como expressão de uma comunidade científica, cujas práticas pressupõem, sempre, uma pré-compreensão do real que determina o objeto, o método e o tipo de suas investigações. Entendemos que o currículo constitui um ambiente simbólico, material e humano em constante reconstrução, cujo desenho envolve questões pedagógicas, técnicas, políticas, éticas e estéticas. Fechamos o circulo hermenêutico desejando que este estudo possa ampliar as compreensões sobre o pensamento ecológico, os currículos e a atividade profissional dos cursos de Ecologia. pt_BR
dc.description.abstract In order to promote a discussion of the undergraduate courses in ecology in Brazil, this dissertation aims to investigate and understand the ecological approaches that support the educational projects of Ecology courses of higher education institutions in Brazil; investigate and identify the paradigms that underlie pedagogical proposals for undergraduate courses in Ecology; understand the pedagogical principles and concepts of the courses analyzed, and to analyze the functions and powers of the professional ecologist, present in educational projects. The research is qualitative, documentary and of hermeneutic sense, because in the methodological context, hermeneutics aims at developing interpretive principles, while it seeks to clarify understanding of the task itself. We analyzed eight educational projects, which correspond to all the undergraduate courses in ecology currently offered by institutions of higher education in Brazil. Throughout the study of the projects, that integrate the organization of the three chapters of the dissertation, we could observe the simplifying or modernity paradigm, at the moment when Ecology turns itself towards specialization of knowledge, treats science as evidence, and therefore, it is dedicated to the most specialized organism. We could identify, within the curriculum, the emphasis on production of contextualized and complex knowledge, interdisciplinarity, as well as an important focus on scientific research. Finally the identified professional duties of the ecologist were, among others, environmental diagnosis, environmental education, and environmental risk assessments. Therefore, we understand each course, as an expression of a scientific community, whose practices always assume a pre-understanding of what determines the real object, the method and type of their investigations. We understand that the curriculum is a symbolic environment, material and humane in constant restructuration, whose design involves pedagogical, technical, political, ethical and aesthetic issues. We close the hermeneutic circle hoping that this study will broaden the understandings of ecological thinking, curricula and courses of professional activity of the undergraduate courses in Ecology. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Cursos de Ecologia pt_BR
dc.subject Paradigmas ecológicos pt_BR
dc.subject Projetos pedagógicos pt_BR
dc.subject Currículo pt_BR
dc.subject Funções e competências pt_BR
dc.subject Courses in Ecology pt_BR
dc.subject Ecological paradigms pt_BR
dc.subject Educational projects pt_BR
dc.subject Curriculum pt_BR
dc.subject Duties and powers pt_BR
dc.title Cursos de graduação em ecologia no brasil: paradigmas e perspectivas formativas pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

Show simple item record