dc.contributor.advisor |
Rodrigues, Sheyla Costa |
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dc.contributor.author |
Burkert, Rogério Sacramento |
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dc.date.accessioned |
2015-04-10T16:37:46Z |
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dc.date.available |
2015-04-10T16:37:46Z |
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dc.date.issued |
2012 |
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dc.identifier.citation |
BURKERT, Rogério Sacramento. Professores que somos, educadores que queremos ser: reflexões sobre o processo de formação inicial do professor de matemática. 2012. 75 f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/4789 |
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dc.description.abstract |
Este trabalho apresenta uma pesquisa vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde da Universidade Federal do Rio Grande – FURG, com o objetivo de propor uma reflexão sobre o professor de Matemática que está sendo formado, a fim de contribuir para as discussões sobre os Cursos de Licenciatura em Matemática. O estudo justifica-se porque essa ciência vem sendo cada vez mais aplicada em outras áreas do conhecimento, sendo fundamental formar professores que estejam comprometidos e preparados para atender às exigências educacionais, sociais e tecnológicas, bem como para as eventuais mudanças da sociedade atual. Esses fatos motivaram a pesquisa por entendermos que a formação inicial de professores é um alicerce para a melhoria da qualidade do ensino, considerando que o futuro professor deve se levado a perceber que o seu papel no processo educativo vai além de ensinar Matemática. A experiência de participar das atividades propostas na disciplina Estágio Supervisionado II, como professor em Estágio Docência, possibilitou uma aproximação com os licenciandos do curso de Matemática de uma universidade pública federal que colaboraram com este estudo, o qual buscou responder ao questionamento: Quem são os professores de Matemática que os cursos de licenciatura estão formando? A gravação em áudio e vídeo das aulas e as respostas dadas às perguntas que integravam uma carta enviada pelo pesquisador aos alunos, solicitando informações sobre a sua formação inicial, fizeram parte da coleta de dados analisados e discutidos ao longo de dois artigos, com base na metodologia da Análise de Conteúdo na busca pela emersão de discursos e seus sentidos sobre o seu processo de formação. No estudo percebemos que a efetivação da articulação entre conteúdos e metodologias, especificamente entre o saber matemático e o saber pedagógico, ainda é um desafio nos cursos de formação inicial de professores de Matemática, embora se saiba que abordar de forma associada os conteúdos e os respectivos tratamentos didáticos é condição essencial para uma adequada formação docente. O estudo também revelou que as disciplinas específicas são fortemente desvinculadas da formação de um educador matemático e excessivamente 'pesadas', enquanto as disciplinas pedagógicas foram, em geral, apontadas como desinteressantes e 'fracas'. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This paper presents a survey linked to the Graduate Program in Science Education: Chemistry of Life and Health, Federal University of Rio Grande - FURG, aiming to propose a reflection on the mathematics teacher who is being formed in order to contribute to discussions about the courses in Mathematics. The study is justified because this science is being increasingly applied in other areas of knowledge being essential to train teachers who are committed and prepared to meet the educational, social and technological requirements as well as any changes of the the current society. These facts have motivated the research because we believe that the initial teacher education is a foundation for improving the quality of teaching, understanding that the future teacher must be made to realize that his role in the educational process goes beyond teaching Mathematics. The experience of participating in the activities proposed in the discipline Supervised Internship II, as a teacher in Teaching Internship, allowed to approach the undergraduate mathematics course students at a public federal university that cooperated with the study, that sought to answer the question: Who are the Mathematics teachers that the degree courses are forming? The audio and video recording of classes and answers to the questions that were part of a letter sent by the researcher to students, requesting information about their initial training, were part of the collection of data analyzed and discussed in over two articles based on Content Analysis methodology in the search for the emergence of discourses and their senses about their training process. In the study we realized that the realization of the articulation between content and methodologies, specifically between mathematical knowledge and pedagogical knowledge, is still a challenge in the initial training courses of mathematics teachers, although it is known that in order to address in an associated way the content and their respective treatment teaching is an essential condition for an adequate teacher training. The study also revealed that the specific disciplines are strongly decoupled from the formation of a Math Educator and too 'heavy', while the pedagogical disciplines were generally identified as uninteresting and 'weak'. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Formação |
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dc.subject |
Licenciatura em Matemática |
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dc.subject |
Professores |
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dc.subject |
Formation |
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dc.subject |
Degree in Mathematics |
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dc.subject |
Teachers |
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dc.title |
Professores que somos, educadores que queremos ser: reflexões sobre o processo de formação inicial do professor de matemática |
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dc.type |
masterThesis |
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