dc.contributor.advisor |
Rodrigues, Sheyla Costa |
|
dc.contributor.author |
Silva, Carla Rosana Botelho da |
|
dc.date.accessioned |
2015-04-10T17:56:15Z |
|
dc.date.available |
2015-04-10T17:56:15Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Carla Rosana Botelho da. As mudanças pedagógicas desencadeadas em uma escola do município do Rio Grande a partir do projeto Escuna. 2013. 63 f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/4794 |
|
dc.description.abstract |
Esta dissertação visou analisar as mudanças pedagógicas em uma escola, do município do Rio Grande, desencadeadas a partir da inserção do Projeto Escola-Comunidade-Universidade (ESCUNA). O Projeto ESCUNA foi uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande – FURG e a Prefeitura Municipal do Rio Grande e teve por objetivo a inserção da metodologia de Projetos de Aprendizagem no currículo escolar potencializada pelas tecnologias digitais. As reflexões, geradas neste estudo, estão apoiadas nos autores Maturana, Tardif, Raymond, Freire, Perrenoud e Gadotti. A conversa com estes autores possibilitou a análise e discussão dos dados. Para conhecer as mudanças, utilizamos a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo (DSC), proposta por Lefèvre e Lefèvre, porque este método permite que os depoimentos deixem de ser individuais e passem a expressar o pensamento coletivo dos entrevistados preservando suas opiniões. Entrevistamos quatro professores dos anos iniciais e nove dos anos finais, dois professores que atuaram como articuladores, o diretor e dois vice- diretores. Os discursos coletivos mostraram que os professores reconhecem o quanto a proposta do Projeto ESCUNA foi significativa para a escola, pois os alunos obtiveram outras formas de aprender e adquirir conhecimento através de diferentes fontes de pesquisa. O aprender ficou vinculado aos temas e assuntos do interesse dos alunos que perceberam a tecnologia como ferramenta para a aquisição de novas aprendizagens. Os professores reconhecem a importância da tecnologia, mas não compreendem os artefatos pedagógicos, que usavam cotidianamente para exercer a docência, como tecnologias. Para eles, o termo tecnologia refere-se exclusivamente às tecnologias digitais. Nos discursos coletivos, expressam a necessidade de formação continuada, para embasar sua prática educativa e desempenhar suas funções como educador. A pesquisa mostrou as mudanças pedagógicas com a chegada do projeto ESCUNA, proporcionando aos professores e à equipe diretiva a elaboração de uma proposta pedagógica, construída de forma mais participativa e coletiva, que se encontra expressa no Projeto Político Pedagógico da escola. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This dissertation aims to analyze the pedagogical changes in a school in the municipality of Rio Grande, raised from the insertion of the School-Community-University Project (ESCUNA). The ESCUNA Project was a partnership between the Federal University of Rio Grande-FURG and the municipality of Rio Grande and aimed at the insertion of the methodology of learning projects into the school curriculum empowered by digital technologies. The reflections generated in this study are based on Maturana, Tardif, Raymond, Freire, Perrenoud and Gadotti. The conversation with these authors enabled the analysis and discussion of data. In order to understand the changes, we have used the technique of the collective subject discourse (DSC) proposed by Lefèvre and Lefèvre because this method allows that the testimonials are no longer individual and start to express the collective thinking of the respondents while preserving their opinions. We have interviewed four teachers of early years and nine of the final years, two teachers who worked as monitors, the Principal and two vice-principals. Collective speeches showed that teachers recognize how much the ESCUNA proposal was significant for the school, because students have obtained other ways to learn and acquire knowledge through different sources. The learning was linked to the themes and subjects of interest to students who realized the technology as a tool for the acquisition of new learning. Teachers recognize the importance of technology, but do not consider the pedagogical artifacts that they used daily to pursue teaching as technologies. For them, the term technology refers exclusively to digital technologies. In the collective speeches they express the need for continuous training to support their educational practice and play their roles as educators. The research has shown pedagogical changes with the arrival of ESCUNA project, providing teachers and management team the elaboration of a pedagogical proposal, built in a more participative and collective way, which is expressed in the school's pedagogical political project. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Mudanças Pedagógicas |
pt_BR |
dc.subject |
Metodologia de Projetos de Aprendizagem |
pt_BR |
dc.subject |
Tecnologias Digitais |
pt_BR |
dc.subject |
Pedagogical Changes |
pt_BR |
dc.subject |
Methodology of Learning Projects |
pt_BR |
dc.subject |
Digital Technologies |
pt_BR |
dc.title |
As mudanças pedagógicas desencadeadas em uma escola do município do Rio Grande a partir do projeto Escuna |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |