Show simple item record

dc.contributor.advisor Pereira, Elaine Corrêa
dc.contributor.author Hartwig, Sandra Christ
dc.date.accessioned 2015-04-10T19:25:56Z
dc.date.available 2015-04-10T19:25:56Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation HARTWIG, Sandra Christ. Formação continuada dos professores: um olhar sobra as práticas pedagógicas na construção de conhecimentos geométricos. 2013. 103 f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/4799
dc.description.abstract Este trabalho tem como principal objetivo apresentar a problematização do ensino da Geometria na formação continuada de professores de Matemática. Para tanto, foram realizadas oficinas, as quais estão divididas em três momentos. Nesta sequência, temos como primeiro momento, o espaço de discussão e reflexão, norteado por alguns questionamentos sobre o ensino da Geometria. A seguir, o instante em que os participantes realizaram as atividades práticas. E, finalmente, acontece à socialização e discussão com os grupos, fazendo um resgate dos conceitos de Geometria utilizados durante as atividades propostas, explorando as aprendizagens construídas. A pesquisa foi de cunho qualitativo e a coleta de dados deu-se por: anotações em um diário de pesquisa, questionários e entrevista semi- estruturada. Dez professores foram protagonistas nesta investigação, sendo utilizada a Análise Textual Discursiva de Moraes e Galiazzi (2007) como método para a análise dos dados do fenômeno. A partir da análise dos registros, chegou-se a duas categorias finais: “Vivenciando a Docência” e “Ensino e Aprendizagem da Geometria”. Constatou-se através das falas dos professores envolvidos na discussão que ensinar a Geometria usando uma estratégia metodológica diferenciada, faz com que o estudante se envolva mais com essa área e também, busque relacionar com o seu cotidiano. Dessa forma, o estudante se sentirá motivado para a realização das atividades no ambiente escolar e o processo de ensino e aprendizagem acontecerá naturalmente. Também, foi percebido que a formação continuada é uma forma de provocar mudanças na postura dos professores em sala de aula, promovendo novos espaços de diálogos e de socialização de novas práticas. pt_BR
dc.description.abstract This work aims to present the questioning the teaching of geometry in the continuing education of teachers of mathematics . To this end, workshops were held , which are divided into three stages . In this sequence , we have as the first time , the space for discussion and reflection, guided by some questions on the teaching of geometry . Then the moment when participants performed the practical activities . And finally happens to socialization and discussions with groups , making a rescue of the concepts of geometry used during the proposed activities , exploring the built learning . The research was a qualitative study and the data collection was given by: notes on a research diary , questionnaires and semi - structured interview . Ten teachers were protagonists in this research, Textual Analysis of Discourse and Galiazzi Moraes (2007 ) being used as a method for data analysis of the phenomenon . From the analysis of the records , we have reached the final two categories: " Experiencing Teaching " and " Learning and Teaching Geometry " . It was found through the words of the teachers involved in the discussion to teach geometry using a different methodological approach , makes the student more involved in this area and also seek relate to your everyday life . Thus , the student will be motivated to carry out the activities in the school environment and the teaching and learning process will happen naturally . Also, it was realized that continuing education is a way to bring about change in the attitude of teachers in the classroom , providing new spaces for dialogue and socialization of new practices . pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ensino de Geometria pt_BR
dc.subject Formação de professores pt_BR
dc.subject Ensino e aprendizagem pt_BR
dc.subject Teaching Geometry pt_BR
dc.subject Teacher Training pt_BR
dc.subject Teaching and Learning pt_BR
dc.title Formação continuada de professores: um olhar sobre as práticas pedagógicas na construção de conhecimentos geométricos pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

Show simple item record