dc.contributor.advisor |
Machado, Celiane Costa |
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dc.contributor.advisor |
Pereira, Elaine Corrêa |
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dc.contributor.author |
Moço, Priscila Pedroso |
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dc.date.accessioned |
2015-04-10T19:58:39Z |
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dc.date.available |
2015-04-10T19:58:39Z |
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dc.date.issued |
2013 |
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dc.identifier.citation |
MOÇO, Priscila Pedroso. Discussões sobre a resolução de problemas enquanto estratégia metodológica para o ensino de matemática. 2013. 114 f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/4801 |
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dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como principal objetivo investigar as compreensões de acadêmicos do curso de Licenciatura em Matemática, integrantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) Matemática da Universidade Federal do Rio Grande - FURG com relação à resolução de problemas (RP) enquanto estratégia metodológica. Entende-se por problema matemático toda situação na qual se deseja encontrar uma solução que é obtida estabelecendo relações entre as informações apresentadas, de forma que se construam passos, ou seja, uma estratégia de resolução. Buscou-se discutir a resolução de problemas com a finalidade de promover discussões e reflexões, bem como possíveis dificuldades encontradas pelos licenciandos em relação a essa estratégia metodológica. Para tanto, realizou-se uma oficina dividida em três momentos principais. Inicialmente, os licenciandos puderam conhecer um pouco sobre as transformações e as reformas no ensino de Matemática nas últimas décadas; o surgimento da resolução de problemas e os primeiros pesquisadores dessa área, identificar diferentes tipos de problemas e estratégias de resolução. Em seguida, os professores em formação inicial foram estimulados a criarem suas próprias atividades de sala de aula envolvendo a resolução de problemas para serem desenvolvidas nas escolas onde atuavam como participantes do PIBID. No encerramento das atividades, foi feita uma discussão acerca da experiência vivenciada. Os dados foram coletados através de um questionário contendo questões abertas e um relato de experiência. A pesquisa é de cunho qualitativo e na análise dos dados utilizou-se a Análise Textual Discursiva (Moraes e Galiazzi, 2007). Emergiram dessa análise as seguintes categorias: Atividade de sala de aula mediada pela resolução de problemas e Ensinar e aprender. Essas categorias foram apresentadas através da discussão realizada pela pesquisadora, as falas dos sujeitos e os teóricos que dialogam sobre os conceitos envolvidos. As atividades realizadas na pesquisa mostraram, através da análise dos dados obtidos, que o ensino de matemática se torna mais interessante e significativo quando se utiliza a RP, e para que isso ocorra, é preciso que a estratégia seja desenvolvida com organização e planejamento. Os licenciandos relataram que ensinar matemática utilizando RP exige dedicação, persistência e pesquisa, portanto a participação e desenvolvimento dessas atividades nas escolas os auxiliaram a qualificar sua prática docente. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This paper aims to investigate the understandings of the students who belong to the Degree Mathematic Course, members of the Programa Institucional de Bolsa de Inciação à Docência (PIBID) Studies of Mathematic of the Universidade Federal do Rio Grande – FURG with the relationship to problem solving as a methodological strategy. We can understand about mathematical problem all the situation that we want to find out a result that is obtained when we establish relations between the presented information, from that we can build steps, in other words; a resolution strategy. We sought to discuss a problem solving (PS) with the purpose of promoting discussions and reflections, as well as any difficulties arising found by academic students with the methodological strategy. Therefore, we carried out workshop and it was divided into three parts in main moments. At the first moment, students could know a bit about the changes and reforms related to the Mathematic teaching in the last decades; appearance of the problem solving and the first researchers over this area, identify different kinds of the matters and strategy solving. After this moment, initial teachers training encouraged to create their own activities at classes involving problem solving to be developed at the schools where they work as PIBID members. In the end of the activities, we had done a discussion about the experiences faced at the schools. The data were collected through of a report contained open questions and a reporting experiences. The research with qualitative aim and focused on data analysis used a Textual and Discursive Analysis (Moraes; Galiazzy, 2007). Emerging from this analysis the following categories: activities of the classroom mediated by the problem solving and Teaching and learning. These categories were showed through the discussion held by researcher, the comments and speeches of the individuals and theorists who dialoged about the involved concepts. The activities made in this research show us, through the analysis of the data were collected, the mathematic teaching is becoming more interesting and significant when we use PS (Problem Solving), and for this to occur it is need that strategy can be developed with organizing and planning. The students reported that teaching of mathematic subjects using PS demands dedication, persistence and study, for thus the participation and development of these activities at the schools can help them to qualify their teaching practice. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
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dc.subject |
Ensino de Matemática |
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dc.subject |
Formação de Professores |
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dc.subject |
Resolução de Problemas |
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dc.subject |
Teaching of Mathematic |
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dc.subject |
Teacher Training |
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dc.subject |
Problem Solving |
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dc.title |
Discussões sobre a resolução de problemas enquanto estratégia metodológica para o ensino de matemática |
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dc.type |
masterThesis |
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