dc.contributor.advisor |
Galiazzi, Maria do Carmo |
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dc.contributor.author |
Loureiro, Luis Humberto Ferrari |
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dc.date.accessioned |
2015-04-29T18:03:25Z |
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dc.date.available |
2015-04-29T18:03:25Z |
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dc.date.issued |
2013 |
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dc.identifier.citation |
LOUREIRO, Luis Humberto do Carmo. Como nos tornamos formadores na roda da licenciatura para a Educação Profissional e Tecnológica. 2013. 187 f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/4812 |
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dc.description.abstract |
Esta pesquisa teve como objetivo compreender como ocorreu a formação de
formadores enquanto formavam docentes para atuar na educação profissional de
nível médio e na educação tecnológica de nível superior. Portanto, uma formação
realizada na prática. A pesquisa, realizada entre agosto de 2010 e maio de 2011, foi
desenvolvida durante as atividades do Módulo I da Licenciatura para a Educação
Profissional e Tecnológica oferecida pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e
Tecnologia do Rio Grande do Sul, Câmpus Rio Grande. No relatório apresento como
um grupo de professores, entre os quais me incluo, com experiência em lecionar
diferentes cursos de nível médio – integrado, subsequente e PROEJA – passou por
um processo de formação docente objetivando atuar em licenciaturas para a
educação profissional. Como, simultaneamente, atuávamos em um curso que
formava professores, a nossa formação ocorreu com a perspectiva de formar-se ao
formar. Para alcançar este objetivo, tacitamente, nos organizamos sob a forma de
uma Comunidade Aprendente. Nos encontros presenciais as atividades foram
realizadas em Roda (Warschauer, 2001), ou seja, na Roda dos Formadores. O
corpus de análise desta pesquisa é constituído pelas informações construídas
durante as atividades desenvolvidas no Módulo I da Licenciatura. Compreende o
Diário de Campo, com minhas percepções dos encontros presenciais, os e-mails
trocados entre os integrantes da Comunidade, como complemento dos
planejamentos realizados nos encontros presenciais e os relatos pós-aulas dos
professores que observavam alguma peculiaridade ocorrida naquele dia ou
encontro. Estas informações foram analisadas mediante a Análise Textual
Discursiva proposta por Moraes e Galiazzi (2007). A partir da fragmentação dos
textos que compõem o corpus da pesquisa, com o processo de unitarização,
surgiram novos significados dos fatos ocorridos. Significados que permitiram a
emergência de categorias e possibilitaram a compreensão de como ocorreu o
processo de formação dos formadores. Esta formação, ocorrida na prática, na Roda
dos Formadores, em uma Comunidade Aprendente, rompe com os modelos
tradicionais de formação de professores. A Tese defendida é a possibilidade de
formação docente na prática, desde que o conhecimento que conduz a formação
seja construído coletivamente, em uma Comunidade Aprendente. Conhecimento
construído com a reflexão das experiências vivenciadas e escritas pelos membros
da Comunidade. Registros que, além de possibilitar refletir sobre as ações
desenvolvidas, também oportunizam relatar a história que está sendo construída
pelo grupo formado por professores e alunos de uma Licenciatura para a Educação
Profissional e Tecnológica. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This research aims to comprehend how the teacher education process proceeded to
those who were training teacher-students in order to enable them to teach in
secondary education (vocational and technical high school and junior college). Thus,
it is about an education that was forged in praxis. The research, which was
conducted between August 2010 and May 2011, was developed through the
activities presented in Módulo I of the Licenciatura para a Educação Profissional e
Tecnológica course, offered by Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia
do Rio Grande do Sul, Campus Rio Grande. My report shows how a group of
teachers (including myself), all experienced in teaching different programs in the
institution – which offers three types of secondary education: vocational and technical
high school, junior college, and PROEJA –, went through a teacher education
program in order to be qualified to teach in technical education courses. As we were
both students and teachers at the same time, and to each other, our educational
process happened under the perspective of receiving teaching qualification while
qualifying. In order to achieve our goal, we organized ourselves as a Comunidade
Aprendente (Communities of Practice). During the presential meetings, the activities
were done in Roda [Wheel] (Warschauer, 2001), also known as Roda dos
Formadores (Teachers Wheel). The corpus consists of information gathered during
the development of the activities in Módulo I of the Licenciatura course. Both the
Diário de Campo (Field Journal), which consists of my perceptions of the face-to-face
meetings, and the emails exchanged among members of the Communities of
Practice complement the planning performed during the face-to-face meetings and
also the after-class reports done by the teacher who noticed any peculiarity which
could have happened in some day or during some meeting. That data was analyzed
based on Written Discourse Analysis, proposed by Moraes and Galiazzi (2007). After
the fragmentation of the texts of the corpus of this research, and the subsequent
unifying process of such data, new meanings were given to the reported and
experienced information. Such meanings allow the awareness of some categories as
well as also facilitate the comprehension of in what manner the teacher education
process occurred. When applied in practice, through the Teachers Wheel technique
and within the Communities of Practice, this teacher education training breaks with
the traditional structures of teacher education. The thesis statement claims the
possibility of a teacher education program that is based on a practical approach, if
the knowledge shared during the training program is built in group, mutually, within
the Communities of Practice. This knowledge would also have to be build based on
the reflection upon the written description of the Community members’ experiences.
These records allow the members to reflect upon the actions developed in the
program, and also grant them the opportunity to report the history that is being
written by the group of teachers and students of the Licenciatura para a Educação
Profissional e Tecnológica course. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Comunidade aprendente |
pt_BR |
dc.subject |
Formação de professores |
pt_BR |
dc.subject |
Construção coletiva do conhecimento |
pt_BR |
dc.subject |
Preservação da memória. |
pt_BR |
dc.subject |
Communities of practice |
pt_BR |
dc.subject |
Teacher education program |
pt_BR |
dc.subject |
Collective knowledge building |
pt_BR |
dc.subject |
Memory preservation |
pt_BR |
dc.title |
Como nos tornamos formadores na roda da licenciatura para a Educação Profissional e Tecnológica |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
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