dc.contributor.advisor |
Pereira, Elaine Corrêa |
|
dc.contributor.advisor |
Machado, Celiane Costa |
|
dc.contributor.author |
Silva, Rejane Conceição Silveira da |
|
dc.date.accessioned |
2015-04-29T18:38:35Z |
|
dc.date.available |
2015-04-29T18:38:35Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Rejane Conceição Silveira da. Reforma do ensino médio: percepções de docentes de matemática. 2013. 118 f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/4813 |
|
dc.description.abstract |
O Brasil nas últimas décadas tem passado por reformas que pretendem melhorar a qualidade da educação. A partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), em 1996, o Ensino Médio passa a ser a etapa final da Educação Básica (art. 35), sendo definido como a conclusão de um período de escolarização de caráter geral, ou seja, como parte de um nível de escolarização que tem por finalidade o desenvolvimento do indivíduo, assegurando-lhe a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecendo-lhe os meios para progredir no trabalho e em estudos posteriores (art. 22). Nesse sentido, o projeto da reforma busca adequar o currículo dessa etapa de ensino às novas condições sociais, econômicas e culturais impostas pela sociedade tecnológica, promovendo uma nova visão de ensino que atenda aos interesses dos adolescentes e jovens. Compreendendo a importância desse processo e conscientes do papel que o professor desempenha na construção das mudanças, através de uma pesquisa de abordagem qualitativa, buscamos investigar como os docentes de Matemática do Ensino Médio percebem e vivenciam as propostas da reforma iniciada na década de 1990 para esse nível de ensino. Para tanto, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com dez professores de Matemática que atuam no Ensino Médio da rede pública e/ou privada do município de Rio Grande, estado do Rio Grande do Sul. Como método para análise dos dados coletados, utilizamos a Análise Textual Discursiva (ATD) proposta por Moraes e Galiazzi (2007), a qual nos permitiu obter como resultado duas categorias emergentes: (1) as implicações da formação docente, estrutura organizacional e valorização da educação no contexto da reforma, e (2) as concepções dos docentes sobre o Ensino Médio e os desafios de ensinar Matemática. Tais categorias foram discutidas pela interlocução entre a pesquisadora, as falas dos sujeitos e os teóricos que dialogam sobre esses conceitos. A pesquisa mostra que a reforma é ampla e complexa, necessitando de mudanças estruturais, valorização da profissão docente e de políticas de formação de professores que os capacitem para enfrentar as novas e diversificadas tarefas que lhe são atribuídas e também aponta a questão do tempo para sua discussão e o sentimento de solidão manifestado pelos docentes. No Ensino Médio, um dos grandes desafios é estabelecer sua identidade, completando a escolaridade básica necessária a todos os cidadãos e, especialmente, na área da Matemática, fica evidente repensar a formação docente além da visão do especialista para enfrentar os desafios das novas propostas curriculares. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
In recent decades Brazil has undergone reforms aimed to improve educational quality. Since the promulgation of the Law of Guidelines and Bases of National Education (LDB) in 1996, the High School became the final step of Basic Education (art. 35), defined as the completion of a period of general education,
i.e. as part of an educational level aimed at developing the individual, ensuring one‟s indispensable training for exercising citizenship and providing one with the means to advance at work and subsequent studies (art. 22). Thus the reform seeks to adapt the curriculum of this educational level to the new social, economic and cultural conditions imposed by technological society, promoting a new vision of education which meets the interests of adolescents and youth. Understanding the importance of such a process and aware of the role played by teachers in the construction of changes, a qualitative study was carried out to investigate how High School Mathematics teachers perceive and experience the reform proposals initiated in 1990s to this educational level. Semi-structured interviews were conducted with ten Mathematics teachers who work at public and/or private High Schools in Rio Grande, Rio Grande do Sul. Discourse Textual Analysis was used for data analysis as proposed by Moraes and Galiazzi (2007), resulting in two emerging categories: (1) the implications of teacher education, organizational structure and enhancement of education in the reform context, and (2) ideas of teachers on the High School and challenges of teaching Mathematics. These categories were discussed by dialogues between the researcher, the teachers and the theoretical literature on these concepts. This study showed that the reform is broad, complex, and requires structural changes, appreciation of the teaching profession and teacher training policies that enable them to cope with new and diverse tasks assigned to them and also points to the issue of time for discussion and the feeling of solitude expressed by the teachers. In High School, one of the major challenges is to establish an identity, completing the required Basic Education to all citizens. In Mathematics there is the need to rethink teacher education in order to meet the challenges of the new curriculum proposals, going beyond the vision of teachers as experts. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Reforma Curricular |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino Médio |
pt_BR |
dc.subject |
Matemática |
pt_BR |
dc.subject |
Curricular Reform |
pt_BR |
dc.subject |
High School |
pt_BR |
dc.subject |
Mathematics |
pt_BR |
dc.title |
Reforma do ensino médio: percepções de docentes de matemática |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |