dc.contributor.advisor |
Silva, João Alberto da |
|
dc.contributor.author |
Silva, Grasiele Ruiz |
|
dc.date.accessioned |
2015-04-29T18:47:26Z |
|
dc.date.available |
2015-04-29T18:47:26Z |
|
dc.date.issued |
2013 |
|
dc.identifier.citation |
SILVA, Grasiele Ruiz. A alavanca, o prisma e a lâmpada: a história da Ciência e a experimentação nos anos iniciais. 2013.118 f. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2013. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/4814 |
|
dc.description.abstract |
O presente trabalho tem como objetivo discutir a utilização da experimentação e a História da Ciência no ensino dos anos iniciais do Ensino Fundamental. Assim, nos focamos em investigar o olhar de professores atuantes em escolas no município de Rio Grande/RS, participantes do Programa Observatório Nacional da Educação, sobre a utilização de tais enfoques. A pesquisa de cunho qualitativo, e realizada na modalidade em consórcio, teve a investigação-ação como base para seu desenvolvimento. Para isso, nos focamos em três fontes de dados - entrevistas, análise documental e Planejamento Cooperativo – as quais, a partir da Análise de Conteúdo, nos deram origem a três categorias, sendo elas: O aprender pela Experimentação e a História da Ciência; A Experimentação e a História da Ciência como Ferramentas; e As Relações entre o Cotidiano, a Experimentação e a História da Ciência. Investigando a maneira com que o aprender é compreendido, o quando o material é importante e a forma com que o cotidiano se insere na utilização da experimentação e da História da Ciência no ensino, podemos perceber que, para o professor, o ponto principal é a possibilidade que as abordagens dão em relação a um envolvimento efetivo do aluno com a aula. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
The goal of the present paper is to discuss the use, experimentation and the Science History at the beginning years of Elementary School. Thus, we focused on investigating the view of acting teachers in schools from the town of Rio Grande/ RS, participants of the National Education Observatory Program, about the use of such approaches. The surveys done as qualitative and consortium had as basis for its development the investigation-action. To do so, we focused on three sources of data- interview, documentary analysis and Cooperative Planning – which, after the Content Analysis, provided origin to three categories, such as: The learning through Experience and the History of Science as tools; and the Relations through everyday life, The Experimentation and the History of Science. Investigating the way in which the learning is understood, when the material is important and the everyday life is inserted in the use of experimentation and the history of Science in teaching, we can notice that, for the teacher, the main point is the possibility that the approaches provide towards a more effective involvement of the student to the class. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Anos iniciais |
pt_BR |
dc.subject |
Experimentação |
pt_BR |
dc.subject |
História da Ciência |
pt_BR |
dc.subject |
Science Teaching |
pt_BR |
dc.subject |
Beginning Years |
pt_BR |
dc.subject |
Experimentation |
pt_BR |
dc.subject |
History of Science |
pt_BR |
dc.title |
A alavanca, o prisma e a lâmpada: a história da Ciência e a experimentação nos anos iniciais |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |