Abstract:
Este estudo visa compreender a experiência do NEMA – Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental na constituição de intelectuais orgânicos. A pesquisa busca identificar por meio de relatos das pessoas que formaram e formam o NEMA, bem como da trajetória que o Núcleo vem desenhando no cenário ambiental, como esse espaço constitui intelectuais orgânicos. O conceito de intelectuais orgânicos partiu de Antonio Gramsci (1882 – 1937), que desponta como um dos grandes teóricos da teoria social marxista. Para Gramsci o intelectual é mais do que uma pessoa das letras, ou um produtor e transmissor de ideias. Os intelectuais são também mediadores, legitimadores, e produtores de práticas sociais; eles cumprem uma função de natureza eminentemente política. Este aspecto interessa uma vez que o NEMA surgiu nesse movimento de resistir ao conhecimento e práticas sufocantes que constituem nossas práticas sociais. Intelectuais transformadores que aglutinam outros, a fim de romper com a opressão, fornecendo dessa forma a liderança da ética, da política e da pedagogia para a criticidade da realidade. A pesquisa com base qualitativa permitiu estabelecer os referenciais teóricos, a pesquisa em documentos e outras formas de informação e a apropriação da Análise Textual Discursiva – ATD para organizar o corpus por meio dos relatos de 30 pessoas que tiveram a experiência do NEMA. Os resultados possibilitam afirmar que os intelectuais orgânicos do NEMA se constituem em Ondas, isto é passam de uma reflexão sobre si mesmo – Quem eu sou?, estabelece uma relação de pertencimento com o lugar que atuam – O lugar onde vivemos, lidam com uma diversidade de pessoas, instituições e situações – Biodiversidade, estabelecem diálogos e se fazem representar em espaços de discussão – Biosfera e Ecologia e buscam a continuidade de suas ações por meio de novos projetos – Planejamento Ambiental. O estudo vislumbra que a experiência do NEMA contribua na vanguarda da construção dialógica do saber com os movimentos sociais para que estes saberes possam ser implementados na práxis destes movimentos, no fronte da relação natureza e sociedade.
The present study aims to understand the experience of NEMA (Núcleo de Educação e Monitoramento Ambiental) in the formation of organic intellectuals. The research seeks to identify through the narrative of people who had enjoy and still in NEMA as well as the trajectory that the center has been designing in the environmental scenario how this space is creating organic intellectuals. The concept of organic intellectuals came from Antonio Gramsci (1882 - 1937) who had emerged as one of the greatest theorists of Marxist´s social theory. For Gramsci the intellectual is more than a person of letters, or a producer and transmitter of ideas. Intellectuals are also mediators, legitimating, and producers of social practices, they serve as political eminent. This aspect interest, since NEMA appeared in this movement to resist to the knowledge and practices, which were stifling our social practices. Transformative intellectuals who aggregate others, in order to break oppression, thus providing leadership in ethics, politics and pedagogy for the criticality of reality. The qualitative research based allowed to establish the theoretical landmark, research documents and other forms of information and ownership of Discourse Textual Analysis - DTA to organize the corpus through the reports of 30 persons who had the NEMA experience. These results enable us to state that the organic intellectuals of the NEMA are waves, this is nothing more than a reflection about yourself - Who am I?, Establish a relationship of belonging to the working place - the place where we live, deal with a diversity people, institutions and situations - Biodiversity, establish dialogues and to represent themselves in discussion spaces - Biosphere and Ecology and seek continuity of their actions through new projects - Environmental Planning. The study envisions that the experience of NEMA contributes in the forefront of dialogical construction of knowledge with social movements so that this knowledge can be placed in practice, in the front between nature and society relationship.