dc.contributor.advisor |
Rodrigues, Sheyla Costa |
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dc.contributor.author |
Lemos, Michele Veleda |
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dc.date.accessioned |
2015-06-08T17:44:54Z |
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dc.date.available |
2015-06-08T17:44:54Z |
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dc.date.issued |
2012 |
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dc.identifier.citation |
LEMOS, Michele Veleda. Dar voltas com professores e licenciandos: a experiência vivida no ensino de física que problematiza a carreira docente. 2012. 84 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2012. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/5008 |
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dc.description.abstract |
Este trabalho refere-se à pesquisa realizada no Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde na Universidade Federal do Rio Grande - FURG. O estudo justifica-se por notarmos que o ensino de Física não vem acompanhando os avanços tecnológicos ocorridos nas últimas décadas, tornando-se distante da realidade do aluno e também por nos perguntarmos se os alunos se interessam por Ciência e que ferramentas podem tornar as aulas inquietadoras e vinculadas ao cotidiano. Estes fatos motivaram a pesquisa por entendermos que o professor tem um importante papel de motivador/mediador das aprendizagens. Em busca destes entendimentos, procurou-se fazer um estudo em sala de aula, com futuros professores, questionando-os sobre seu interesse pela Ciência, sobre as lembranças das aulas de Física que tiveram no Ensino Médio e sobre suas percepções acerca de como concebiam o ensino e a aprendizagem da disciplina de Física em um curso de Licenciatura em Matemática. Outro aspecto inquietante foi sobre a formação dos professores de Física, como se constituem suas práticas e como suas carreiras docentes foram construídas. Tendo estas questões como foco, realizamos conversas com dois professores de Física atuantes em cursos de Licenciatura. O estudo foi apoiado em teorias que mostraram como a formação dos professores e a construção de uma carreira docente, são marcadas por aspectos que vêm da trajetória escolar e perpassam toda a vida acadêmica. Nosso estudo reafirmou este aspecto através das falas dos professores e das escritas dos licenciandos, que evidenciaram as transformações ocorridas no seu ensinar e aprender desencadeadas por mudanças metodológicas e reflexões sobre a própria prática. O estudo revelou ainda que na universidade existe uma cultura de ensino que contribui para a crença de que algumas disciplinas, especificamente a Física, ensinam conceitos desvinculados de outras áreas do saber. Esta é uma cultura construída pelo aluno que não se sente responsável por seu processo de aprendizagem, creditando ao professor o seu sucesso ou fracasso na matéria, e pelo professor que não leva em consideração a bagagem que seu aluno traz em relação à sua aprendizagem. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This paper refers to research conducted in the graduate Program in Science Education: Chemistry of Life and Health at the Federal University of Rio Grande - FURG. The study is justified by noting that the teaching of physics does not come with advances in technology in the past decades, becoming detached from reality the student and also ask ourselves if students are interested in science and what tools can make the disturbing lessons and linked to everyday life. These facts motivated the search for understanding that the teacher has an important role of motivator / facilitator of learning. In pursuit of these understandings, we made a study in the classroom with future teachers, asking them about their interest in Science, about the memories of physics classes they had in high school and about their perceptions of how the conceived teaching and learning the discipline of physics in a Bachelor's Degree in Mathematics. Another disturbing aspect was on the training of teachers of physics, as if their practices are and how their teaching careers were built. Having focused on these issues, we conducted semi-structured interviews with two teachers working in the Physics degree courses. The study was supported by theories that show how the training of teachers and the construction of a teaching career, are marked by aspects of school life that come and run through the entire academic life. Our study confirmed this through the words of teachers and students teachers of writing, which showed the changes in their teaching and learning triggered by changes in methodology and reflections about their own practice. The study also revealed that the university there is a culture of learning that contributes to the belief that some subjects, particularly physics, teach concepts unrelated to other areas of knowledge. This is a culture built by the student who does not fell responsible for their learning process, the teacher crediting their success or failure in the matter, and the teacher who does not take into account the baggage that brings your student about their learning. |
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dc.language.iso |
por |
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dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Física |
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dc.subject |
Formação de Professores |
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dc.subject |
Saberes Docentes |
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dc.subject |
Physical Education |
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dc.subject |
Teacher Training |
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dc.subject |
Teacher knowledge |
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dc.title |
Dar voltas com professores e licenciandos: a experiência vivida no ensino de física que problematiza a carreira docente |
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dc.type |
masterThesis |
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