Abstract:
A neurociência, ao propiciar um melhor entendimento do funcionamento do cérebro,
tem sido objeto de interesse não só do meio acadêmico, sendo perceptível que
questões e curiosidades acerca desse tema costumam ser muito comuns entre a
população em geral. Esses assuntos, facilmente aproximados do cotidiano das
pessoas, também geram dúvidas nas crianças. Considerando que atualmente a
neurociência tem sido altamente divulgada pela mídia, a presente dissertação teve
como objetivo investigar, através de pesquisa bibliográfica, revistas e livros voltados
ao público infantil e infantojuvenil que trouxessem conteúdo na área da neurociência,
em especial relacionado a questões educacionais. A pesquisa envolveu análise
qualitativa e quantitativa das revistas “Ciência Hoje das Crianças” e “Mundo
Estranho” e dos livros “Pisando no freio”, “Jogos e treinamentos de inteligência:
como ter a mente de um gênio” e a coleção “Aventuras de um neurônio lembrador”.
Em relação às revistas, foram consideradas as edições referentes ao período de
janeiro de 2010 a dezembro de 2013. Quanto aos livros, consideramos publicações
a partir de 2004. Ao fim do estudo, concluímos que a abordagem dessa temática
ocorre, mas com limitações. Nos livros, de origem nacional e internacional,
escolhidos por estarem disponíveis no mercado brasileiro, caracterizamos os textos
apresentados, sendo observados pontos principais como: conteúdos, recursos
visuais, linguagem e existência ou não de histórias e personagens. Consideramos
que as publicações, além de ter autores que são autoridades científicas, são
apoiadas em estudos no campo da neurociência, o que, somado a bons projetos
gráficos e a exploração do conteúdo vinculado ao cotidiano do leitor, se revelam
como meios eficazes de divulgação científica. Por fim, concluímos que os artefatos
analisados estão dando conta de uma divulgação eficiente dos conhecimentos
neurocientíficos, abordando diversos assuntos, como comportamento, emoções,
sentidos e memória. Porém, acreditamos que a exploração de questões
educacionais atreladas à neurociência poderia ser inserida em uma intensidade
maior
Neuroscience, by providing a better understanding of brain function has been an
object of interest not only in the academic field, being noticeable that questions and
curiosities about this issue tend to be very common among the general population.
These issues, easily approximated to the daily lives of people, also raise doubts in
children. Considering that neuroscience has currently been highly publicized by the
media, this dissertation’s purpose was to investigate, through literature, magazines
and books for children that brought content in neuroscience, particularly related to
educational issues. The research involved qualitative and quantitative analysis of the
journals “Ciência Hoje das Crianças” and “Mundo Estranho” and the books “Pisando
no freio”, “Jogos e treinamentos de inteligência: como ter a mente de um gênio” and
the collection “Aventuras de um neurônio lembrador”. Regarding the journals, we
considered the editions relating to the period of January 2010 to December 2013. As
for the books, were considered editions printed from 2004 to 2013. At the end of the
study, we concluded that this thematic is indeed discussed, but with limitations. In the
books, from national and international origin, chosen because they were available in
the Brazilian market, we characterized the texts, with main points being observed
such as: content, visual resources, language and whether or not they presented stories
and characters. We considered that the publications, in addition to having authors who
are scientific authorities, are supported by studies in the neuroscience field, which,
added to good graphic designs and the exploration of content linked to the to the life
of the reader, reveal themselves as effective scientific media. Finally, we concluded
that the artifacts analyzed are doing an efficient dissemination of neuroscientific
knowledge, addressing various issues such as behavior, emotions, senses and
memory. However, we believe that the exploration of educational issues linked to
neuroscience could be presented more often