Show simple item record

dc.contributor.advisor Carvalho, Fernanda Antoniolo Hammes de
dc.contributor.author Ferreira, Cleiton Pons
dc.date.accessioned 2015-06-10T17:09:39Z
dc.date.available 2015-06-10T17:09:39Z
dc.date.issued 2015
dc.identifier.citation FERREIRA, Cleiton Pons. As ferramentas do pensamento como estratégia de aprendizagem para o estímulo e desenvolvimento da criatividade com alunos do ensino técnico e tecnológico. 2015. 130 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2015. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/5014
dc.description.abstract A política educacional brasileira, a partir da promulgação da Lei de Diretrizes e Bases (LDB), lei 9.394/96,estabelece que a educação profissional não é um mero adestramento para ocupar postos de trabalho determinados. Ela deve promover a transição entre escola e o mundo do trabalho, capacitando jovens e adultos com conhecimentos e habilidades gerais específicas e produtivas, sendo essencial estimular e capacitar estas pessoas para as exigências do dia-a-dia em suas atribuições, em qualquer que seja sua atividade. Em busca desse desenvolvimento pessoal, merece destaque as contribuições da Neurociência, que traz o conceito do sujeito cerebral, possibilitando melhor compreender a anatomia, a fisiologia e o funcionamento do cérebro que aprende. Ao demonstrar que cada cérebro é único na sua singularidade dentro da diversidade de alunos em sala de aula, oportuniza um diálogo com a Educação, contribuindo com novas formas para o desenvolvimento da capacidade do pensamento do aprendiz. Assim, embasado na articulação entre Neurociências e Educação, este trabalho traz as ferramentas de Mapas Mentais e Seis Chapéus do Pensamento como possíveis colaboradores no ensino em sala de aula para a potencialização do comportamento criativo. O estudo através de método misto (qualitativo e quantitativo) envolveu coleta de dados a partir de uma experiência prática em um curso ministrado para 16 alunos do ensino técnico de nível médio e tecnológico de nível superior do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia, Campus Rio Grande. Os instrumentos utilizados foram teste de Criatividade de Chaffee (2000), questionários, planilha de análise das produções escritas e planilha de observação do curso. Aplicando as referidas ferramentas no gerenciamento de informações e desenvolvimento de habilidades potencializadoras da criatividade, através dos resultados obtidos, a pesquisa estabelece os possíveis benefícios dos Mapas Mentais e Seis Chapéus do Pensamento para a promoção das competências necessárias dos estudantes que deixam a escola para lidar com a busca de novas ideias e soluções diante das demandas nas empresas em que executarão suas atividades profissionais e traz subsídios que permitam colaborar com novas estratégias efetivas de ensino para auxiliar os docentes em suas ações pedagógicas. pt_BR
dc.description.abstract The Brazilian educational policy, since the enactment of the Law of Guidelines and Bases (LDB), Law 9.394 / 96, provides that vocational education is not a mere training to fill certain jobs. It must promote the transition between school and the world of work, enabling young people and adults with specific knowledge and general skills and productive, it is essential to encourage and empower these people to the demands of day-to-day in their tasks in whatever their activity. In pursuit of this personal development, deserves the contributions of Neuroscience, which brings the concept of the cerebral subject, enabling better understand the anatomy, physiology and brain function learning. By demonstrating that every brain is unique in its uniqueness within the diversity of students in the classroom, gives opportunity a dialogue with the Education, contributing new ways to develop the learner's thinking capacity. Thus, based on the relationship between Neuroscience and Education, this work brings to Mind Maps tools and Six Thinking Hats as possible collaborators in teaching in the classroom for the enhancement of creative behavior. The study by mixed method (qualitative and quantitative) involved data collection from a practical experience in a course given to 16 students in technical and technological level of secondary and higher education of Federal Institute of Science and Technology Education, Rio Grande Campus. The instruments used were Chaffee Creativity test (2000), questionnaires, analysis spreadsheet of written productions and travel observation sheet Applying these tools in information management and development of potentiating skills of creativity, based on the obtained results, the research establishes the possible benefits of Mind Maps and Six Thinking Hats to promote the necessary skills of students who leave school to deal with the search for new ideas and solutions in the face of demands in companies that perform their professional activities, and brings subsidies for collaborating with new effective teaching strategies to assist teachers in their educational activities. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Ferramentas de Pensamento pt_BR
dc.subject Neurociência pt_BR
dc.subject Aprendizagem pt_BR
dc.subject Criatividade pt_BR
dc.subject Ensino Técnico e Tecnológico pt_BR
dc.subject Mapas Mentais pt_BR
dc.subject Seis Chapéus do Pensamento pt_BR
dc.subject Thinking Tools pt_BR
dc.subject Neuroscience pt_BR
dc.subject Learning pt_BR
dc.subject Creativity pt_BR
dc.subject Technical and Technological Education pt_BR
dc.subject Mind Maps pt_BR
dc.subject Six Thinking Hats pt_BR
dc.title As ferramentas do pensamento como estratégia de aprendizagem para o estímulo e desenvolvimento da criatividade com alunos do ensino técnico e tecnológico pt_BR
dc.type masterThesis pt_BR


Files in this item

Show simple item record