dc.contributor.advisor |
Silva, João Alberto da |
|
dc.contributor.author |
Ramos, Clériston Ribeiro |
|
dc.date.accessioned |
2015-06-10T17:36:59Z |
|
dc.date.available |
2015-06-10T17:36:59Z |
|
dc.date.issued |
2014 |
|
dc.identifier.citation |
RAMOS, Clériston Ribeiro. Panorama da educação em ciências no cenário brasileiro. 89 f. Dissertação (Mestrado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) – Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, 2014. |
pt_BR |
dc.identifier.uri |
http://repositorio.furg.br/handle/1/5016 |
|
dc.description.abstract |
Este estudo nasceu na busca do entendimento da Educação em Ciências (EC) enquanto área do conhecimento. Neste contexto, o presente estudo teve como objetivo observar os movimentos da área e onde a Educação em Ciências brasileira estabelece interlocuções e distanciamentos com outras áreas. A dissertação está estruturada sob a forma de artigos, sendo os mesmos originários das três etapas da pesquisa, tendo sido adotado, em cada uma delas, um foco específico – trajetória da Educação em Ciência no Brasil, dos anos 60 aos dias atuais; Análise das linhas de pesquisa dos programas de pós-graduação da área e por fim, a análise da produção das teses. A investigação utilizou a pesquisa documental enquanto método de coleta de dados e a abordagem qualitativa para tratamento desses, aliada a técnica “análise de conteúdo” (BARDIN, 2011), nas quais se mostraram eficazes. A partir dos resultados, foi possível observar a ampla relação da Educação em Ciências com a sua área original – a Educação; o Ensino e a Matemática, no entanto, também tiveram destaque. Contudo, acredita-se que a Educação em Ciências ainda está rumando para a busca de sua própria identidade, pois os trabalhos publicados e as vertentes dos programas de pós-graduação já apresentam tal tendência. Embora de forma inicial, acredita-se que o entendimento da Educação em Ciências no contexto brasileiro foi realizado; todavia, estudos posteriores se fazem necessários, uma vez que a área encontra-se em constante desenvolvimento. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study was born in the pursuit of understanding of Education in Science (EC) while area of knowledge. In this context, the present study aimed to observe the movements of the area and where the Brazilian Science Education establishes interlocutions and distances with other areas. The thesis is structured in the form of articles, being the same originating from the three stages of research, having been adopted in each one of them, a specific focus — Science Education trajectory in Brazil, 60 years to the present day; Analysis of the lines of research of the graduate programs in the area and finally, the analysis of the production of theses. The investigation used the documentary research while data collection method and the qualitative approach to treatment of these, combined with technical "content analysis" (BARDIN, 2011), in which proved effective. From the results, it was possible to observe the wide respect of education in science with their original area – Education; Education and Mathematics, however, also had featured. However, it is believed that education in science is still heading to the search of his own identity, because the published works and the strands of the graduate programs have such a tendency. Although initial form, it is believed that the understanding of education in science in the Brazilian context was conducted; However, later studies is required, since the area is under constant development |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.rights |
open access |
pt_BR |
dc.subject |
Educação em Ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Ciências |
pt_BR |
dc.subject |
Epistemologia |
pt_BR |
dc.subject |
Pós-Graduação (Brasil) |
pt_BR |
dc.subject |
Science Education |
pt_BR |
dc.subject |
Epistemology |
pt_BR |
dc.subject |
Postgraduate (Brazil) |
pt_BR |
dc.title |
Panorama da educação em ciências no cenário brasileiro |
pt_BR |
dc.type |
masterThesis |
pt_BR |