Abstract:
Este trabalho analisou a contribuição das propostas de formação de professores para a Educação
Profissional e Tecnológica da instituição ETFPEL/CEFET-RS/IFSUL para problematizar o
dilema da EPT entre formação integral e formação para o mercado, sob a perspectiva da
Educação Ambiental. A pesquisa teve caráter qualitativo e suas informações foram produzidas a
partir dos pressupostos da Pesquisa Documental, na perspectiva dos autores Marc Bloch e
Jacques Le Goff, a partir do conceito de documento/monumento. Para tanto, foram analisados os
projetos pedagógicos dos cursos de formação de professores realizados na instituição
investigada, no período de 1986 a 2011. As informações foram organizadas em três grandes
períodos de análise, de acordo com as transformações pelas quais passou a instituição, de Escola
Técnica Federal a Centro Federal e atualmente Instituto Federal. Estes três períodos constituem
os modelos adotados para formação dos professores, segundo a legislação para a EPT. As
informações foram analisadas segundo o método da Análise Textual Discursiva, que consistiu na
unitarização das informações, seu agrupamento em categorias iniciais, intermediárias e finais. As
categorias emergentes da análise foram: a fragmentação curricular e a aceleração da formação de
professores para a EPT. Estas categorias são discutidas nesta tese sob a perspectiva de Zygmunt
Bauman, em sua crítica ao modelo societário ocidental contemporâneo, trazendo a fragmentação
e a aceleração como fatores inerentes ao processo de progressiva comodificação das pessoas, ou
seja, a conversão progressiva das relações humanas ao modelo das relações de mercado. Nesse
sentido, a tese defendida, a partir da constituição histórica do IFSUL como lócus da formação
dos seus docentes, é que a formação para a EPT seja constituída nos próprios Institutos Federais.
No entanto, seria necessário atenção à tendência de aceleração do tempo, fragmentação do
currículo e transformação da formação da EPT em mercadoria, a fim de possibilitar uma
perspectiva ambiental de formação integral.
This work investigated the contribution of the EPT Teacher Education proposals in
ETFPEL/CEFET-RS/IFSUL to debate the dilemma between comprehensive education and labor
market training, according to Environmental Education‟s perspective. This was a qualitative
research whose information was provided under Documentary Research principles, according to
Marc Bloch and Jacques Le Goff‟s “document/monument” concept. For this purpose, we
analyzed the pedagogical projects of Teacher Education courses led by the institution from 1986
to 2011. Then the information was arranged in three periods and analyzed according to the
changes that occurred in the institution, from Technical High School to Federal Center and then
Federal Institute for Education, Science and Technology. These three periods also correspond to
three different Teacher Education proposals, according to EPT Brazilian laws. Then we used
Discursive Textual Analysis as a method for analyzing the information, by dividing it into units,
then into initial, intermediate and final categories. The final categories that emerged from the
analysis were Curricular Fragmentation and EPT Teacher Education‟s Acceleration. These
categories are discussed in this work, according to Zygmunt Bauman‟s critique of the
Contemporary Western Societal model. This author considers fragmentation and acceleration as
inherent factors in this societal model that lead to progressive commoditization of people, that
means, the progressive conversion of human relationships to market rules. So we argue that,
because of the historical constitution of IFSUL as the place for its own Teacher Education, other
Federal Institutes should also be the appropriated place for that. However, attention should be
given to avoid the tendency of curricular fragmentation, time acceleration and commoditization
of the Teacher Education courses, in order to enable an environmental perspective for
Comprehensive Education.