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dc.contributor.advisor Galiazzi, Maria do Carmo
dc.contributor.author Souza, Marco Antônio Simões de
dc.date.accessioned 2016-03-31T20:10:37Z
dc.date.available 2016-03-31T20:10:37Z
dc.date.issued 2013
dc.identifier.citation SOUZA, Marco Antônio Simões de. A formação de professores para a educação profissional e tecnológica na perspectiva da educação ambiental: desaceleração do tempo e desfragmentação do currículo. 2013. 125p. Tese (Doutorado em Educação Ambiental) – Programa de Pós-Graduação em Educação Ambiental, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande/RS. 2013 pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6021
dc.description.abstract Este trabalho analisou a contribuição das propostas de formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica da instituição ETFPEL/CEFET-RS/IFSUL para problematizar o dilema da EPT entre formação integral e formação para o mercado, sob a perspectiva da Educação Ambiental. A pesquisa teve caráter qualitativo e suas informações foram produzidas a partir dos pressupostos da Pesquisa Documental, na perspectiva dos autores Marc Bloch e Jacques Le Goff, a partir do conceito de documento/monumento. Para tanto, foram analisados os projetos pedagógicos dos cursos de formação de professores realizados na instituição investigada, no período de 1986 a 2011. As informações foram organizadas em três grandes períodos de análise, de acordo com as transformações pelas quais passou a instituição, de Escola Técnica Federal a Centro Federal e atualmente Instituto Federal. Estes três períodos constituem os modelos adotados para formação dos professores, segundo a legislação para a EPT. As informações foram analisadas segundo o método da Análise Textual Discursiva, que consistiu na unitarização das informações, seu agrupamento em categorias iniciais, intermediárias e finais. As categorias emergentes da análise foram: a fragmentação curricular e a aceleração da formação de professores para a EPT. Estas categorias são discutidas nesta tese sob a perspectiva de Zygmunt Bauman, em sua crítica ao modelo societário ocidental contemporâneo, trazendo a fragmentação e a aceleração como fatores inerentes ao processo de progressiva comodificação das pessoas, ou seja, a conversão progressiva das relações humanas ao modelo das relações de mercado. Nesse sentido, a tese defendida, a partir da constituição histórica do IFSUL como lócus da formação dos seus docentes, é que a formação para a EPT seja constituída nos próprios Institutos Federais. No entanto, seria necessário atenção à tendência de aceleração do tempo, fragmentação do currículo e transformação da formação da EPT em mercadoria, a fim de possibilitar uma perspectiva ambiental de formação integral. pt_BR
dc.description.abstract This work investigated the contribution of the EPT Teacher Education proposals in ETFPEL/CEFET-RS/IFSUL to debate the dilemma between comprehensive education and labor market training, according to Environmental Education‟s perspective. This was a qualitative research whose information was provided under Documentary Research principles, according to Marc Bloch and Jacques Le Goff‟s “document/monument” concept. For this purpose, we analyzed the pedagogical projects of Teacher Education courses led by the institution from 1986 to 2011. Then the information was arranged in three periods and analyzed according to the changes that occurred in the institution, from Technical High School to Federal Center and then Federal Institute for Education, Science and Technology. These three periods also correspond to three different Teacher Education proposals, according to EPT Brazilian laws. Then we used Discursive Textual Analysis as a method for analyzing the information, by dividing it into units, then into initial, intermediate and final categories. The final categories that emerged from the analysis were Curricular Fragmentation and EPT Teacher Education‟s Acceleration. These categories are discussed in this work, according to Zygmunt Bauman‟s critique of the Contemporary Western Societal model. This author considers fragmentation and acceleration as inherent factors in this societal model that lead to progressive commoditization of people, that means, the progressive conversion of human relationships to market rules. So we argue that, because of the historical constitution of IFSUL as the place for its own Teacher Education, other Federal Institutes should also be the appropriated place for that. However, attention should be given to avoid the tendency of curricular fragmentation, time acceleration and commoditization of the Teacher Education courses, in order to enable an environmental perspective for Comprehensive Education. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.subject Formação de professores para a Educação Profissional e Tecnológica pt_BR
dc.subject Sociedade líquido-moderna pt_BR
dc.subject Environmental Education pt_BR
dc.subject Professional and Technological Education pt_BR
dc.subject Teacher Education. Liquid Modernity societal model pt_BR
dc.title A formação de professores para a educação profissional e tecnológica na perspectiva da educação ambiental: desaceleração do tempo e desfragmentação do currículo pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR


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  • IE - Doutorado em Educação Ambiental (Teses)
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