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dc.contributor.advisor Ribeiro, Paula Regina Costa
dc.contributor.advisor Quadrado, Raquel Pereira
dc.contributor.author Barros, Suzana da Conceição de
dc.date.accessioned 2016-08-16T18:21:32Z
dc.date.available 2016-08-16T18:21:32Z
dc.date.issued 2014
dc.identifier.citation BARROS, Suzana da Conceição de. Sexting na adolescência: análise da rede de enunciações produzida pela mídia. 2014. 188 f. Tese (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde) - Instituto de Educação, Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande, 2014. pt_BR
dc.identifier.uri http://repositorio.furg.br/handle/1/6346
dc.description.abstract Esta tese foi produzida no Programa de Pós -Graduação em Educação em Ciências : Química da Vida e Saúde , na linha de pesquisa "Educação científica : implicações das práticas científicas na constituição dos sujeitos ". O objetivo desta pesquisa é analisar a rede de enunciações sobre o sexting em alguns materiais (reportagens, programas televisivos, postagens em blogs e comentários realizados por leitores dos sites) presentes na internet e investigar as condições de emergência da prática do sexting. O sexting é um termo criado nos Estados Unidos da América, que deriva das expressões sex (sexo) e texting (envio de mensagens). Esse conceito descreve uma prática social e cultural que está sendo difundida mundialmente: esta consiste em produzir e enviar fotos e vídeos sexuais, sensuais e eróticos entre conhecidos/as, amigos/as, namorados/as, “ficantes” etc.. Nesta pesquisa, utilizamos como aporte teórico os estudos de Pierre Lévy, André Lemos, Paula Sibilia, Guy Debord, Hannah Arendt, Michel Foucault e Zygmunt Bauman. Tais autores ajudam-nos a pensar que o sexting emerge devido a alguns acontecimentos sociais, culturais, históricos etc., que vêm provocando alguns deslocamentos em nossa sociedade. Para proceder com tal pesquisa, utilizamos a internet como campo empírico. Em nossa busca, encontramos 48 artefatos culturais que discutem, de alguma forma, sobre sexting. Dentre estes, 37 comentam sobre vídeos caseiros que mostram relações sexuais, 8 discutem sobre o fenômeno sexting e 3 debatem sobre a produção de fotos sensuais. Para análise dos dados, utilizamos algumas ferramentas foucaultianas, especialmente os conceitos de discurso, dispositivo e enunciado. Ao olharmos os materiais, percebemos que os/os adolescentes vêm se utilizando das tecnologias digitais para visibilizarem a sua sexualidade, o que nos dá indícios de que estas vêm possibilitando a constituição de jornalistas cidadãos/ãs. Além disso, evidenciamos que as fotos e vídeos dos/as adolescentes foram produzidos em comum acordo entre eles/as. Muitos dessas fotos e vídeos, foram disseminados pelos próprios sujeitos que aderiram a essa prática. Assim, a exposição da sexualidade, por meio do sexting, tem sido realizada com o propósito de adquirir visibilidade e de tornar-se a personalidade do momento. Entendemos que essa vontade de escancarar a sexualidade, por meio das tecnologias digitais, está vinculada à sociedade do espetáculo, que manifesta a necessidade de tornar-se visível. Além disso, notamos que essa prática está relacionada à escola, pois muitos dos casos relatados ocorreram no interior dessa instituição ou tiveram uma repercussão nesse ambiente. Em muitos casos, a escola era culpabilizada pelos casos de sexting que envolviam seus/sua alunos/as. No entanto, são os pais o foco de maiores críticas pela mídia massiva, pois, para essa instância, são estes os maiores responsáveis pela disciplinarização desses corpos. Evidenciou-se também que os/as praticantes do sexting sofreram micropenalidades, as quais tinham como objetivo corrigir suas condutas. Nesse sentido, entendemos o sexting como uma atualização do dispositivo da sexualidade, pois este coloca a sexualidade – a qual, durante a modernidade sólida, constituía-se como algo exclusivamente do âmbito privado – em evidência nos espaços públicos. Ao mesmo tempo, verificamos que algumas práticas disciplinares ainda buscam governar e normalizar a sexualidade dos sujeitos. A análise do material empírico possibilitou-nos verificar dois enunciados que fazem parte do discurso do sexting. O primeiro destes é que, na contemporaneidade, aparecer é uma condição de existência; o outro é que a sexualidade é entendida como algo que deve ser regulado, governado e normalizado. Consideramos importante centrarmos os estudos no sexting, pois entendemos que essa prática vem contribuindo para o surgimento de outros modos de viver e entender a sexualidade, pois o sexting enquadra a sexualidade como algo a ser exibido e mostrado para todos/as. pt_BR
dc.description.abstract This thesis was developed in the Post-Graduate Program in Science Education: Chemistry of Life and Health (Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências: química da vida e saúde), in the research line “Scientific education: implications of the scientific practices in the constitution of subjects”. This research aims to analyze the network of enunciations about sexting in some materials (news reports, television programs, blog posts and comments made by readers of websites) present on internet, as well as investigate the emergence conditions of the practice of the sexting. The sexting is a term created in the United States of America, that derives from “sex” (the act of sex) and “texting” (the act of sending text messages). The same describes a social and cultural practice that is spreading worldwide, and consists in producing and sending erotic pictures and videos between acquaintances, friends, mates, boyfriends/girlfriends, etc. In this research the studies from Pierre Lévy, André Lemos, Paula Sibilia, Guy Debord, Hannah Arendt, Michel Foucault and Zygmunt Bauman were used as theoretical contribution. Those authors help us think that the sexting emerges due to some social, cultural, historical events, that has been causing some displacements in our society. To proceed with this research, we used the internet as an empiric field. In our research, we found 48 cultural artifacts that discussed in some way the sexting, among them, 37 talked about homemade videos that show sexual relations, 8 discussed about the phenomenon of sexting and 3 debated about the production of erotic pictures. For the data analysis, we used some foucauldian tools, specially the concepts of discourse, apparatus (dispositif) and statement. While looking the materials, we noticed that the adolescents have been using digital technologies to expose and exhibit their sexuality, giving us evidence that these technologies have been allowing the constitution of citizen-journalists. Furthermore, we evidenced that the pictures and videos from the adolescents were produced in one accord with them. Many of these pictures and videos were disseminated by the subjects that embraced this practice. Therefore, the exposure of the sexuality through the sexting has been done with the purpose of acquiring visibility and becoming a famous personality. We understand that this will of throwing open the sexuality using digital technologies is linked to the society of the spectacle, which is associated to the need of becoming visible. In addition, we observed that this practice is connected to the school, because many of the related cases in the analyzed materials happened inside this institution, or had a repercussion in its environment. Regarding that in many cases the school was blamed for the sexting cases that involved its students, the parents, on the other hand, are the focus of the criticism made by the massive media, because, for this instance, they are the most responsible for the disciplinarization of these subjects. It was also evidenced that the sexting practitioners suffered micro penalties aiming to to correct their behavior. Accordingly, we understand the sexting as an update of the sexuality apparatus, because it puts sexuality - that during solid modernity constituted itself as something exclusively belonging to private sphere - in evidence in the public spaces. At the same time, we verified that some disciplinary practices still look to frame, govern and normalize the sexuality of the subjects. The analysis of the empirical material allowed us to verify two statements that belong to the sexting’s discourse: the first is that in the contemporaneity, showing off is a condition for existence, and the second one is that the sexuality is understood as something that should be regulated, governed and normalized. We consider important to center the studies on the sexting, because we understand that this practice has been contributing to the emergence to other ways of living and understanding the sexuality, since the sexting puts sexuality as something that should be exhibited and showed to all. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.rights open access pt_BR
dc.subject Sexting pt_BR
dc.subject Sexualidade pt_BR
dc.subject Tecnologias Digitais pt_BR
dc.subject Sexuality pt_BR
dc.subject Digital Technologies pt_BR
dc.title Sexting na adolescência: análise da rede de enunciações produzida pela mídia pt_BR
dc.type doctoralThesis pt_BR


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  • IE – Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Teses)
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