Abstract:
O presente trabalho procura atender as necessidades dos processos
educativos da atualidade, reconhecendo que esses ocorrem numa sociedade
denominada como a Sociedade da Informação (SI), num ambiente em que os
aprendizes são nativos digitais. Na SI presencia-se um momento marcado por um
modelo computacional móvel, no qual também é possível constatar-se a emergência
de um novo paradigma educacional - a aprendizagem com mobilidade - que
possibilita a integração das tecnologias móveis com os processos de ensino e de
aprendizagem. Além disso, observa-se a ascensão do emprego das redes sociais na
Internet (RSI) no dia a dia dos indivíduos impactando as práticas estabelecidas na
SI. Nesse cenário, visando integrar a aprendizagem móvel com os recursos das RSI
para promover-se uma educação mais sintonizada com o perfil atual dos estudantes,
expõe-se nessa tese uma nova proposta metodológica - a Colmeias
almejando dessa maneira facilitar uma aprendizagem significativa a partir de um
processo colaborativo, em rede e em contextos de mobilidade. Com embasamento
teórico em diversos autores, entre os quais se destacam Vygostky, Bruner e
Ausubel, apoiados por Júlio Cesar Santos e Pierry Dillenbourg, salienta-se que a
estratégia Colmeias representa um caminho alternativo para aqueles
professores que desejam promover uma educação mais coerente com a atualidade.
Nessa pesquisa ainda se apresenta a sua aplicação por meio de um estudo de caso
na Matemática procurando, assim, aproximar a teoria com a prática.
This paper looking meet the needs of educational processes of the present,
recognizing that these occur in a society termed as the Information Society (IS), in an
environment where learners are digital natives. Presence is a time marked by a
mobile computing model, in which it is possible to observe-the emergence of a new
educational paradigm - mobile-learning - which allows the integration of mobile
technologies with the processes of teaching and learning. In addition, there is a rise
in employment of social networks on the Internet (SNI) in everyday life of individuals,
representing new ways of "being" that impact social practices established in the IS. In
this scenario, aiming at integrating mobile-learning with the resources of SNI to
promote themselves more in tune with the current profile of the students education,
this thesis proposes a new methodology proposal - the Colmeias aiming to
ease the significant learning from a collaborative process, in networking and mobility
contexts. With theoretical basis in several authors, among which stand out Vygotsky,
Bruner and Ausubel, backed by Julio Cesar Santos and Pierry Dillenbourg, it is
stressed that the strategy Colmeias represents an alternative way for those
teachers who wish to promote a more coherent education with today. This research
also presents its application through a case study in Mathematics, looking up that
way to approach the theory of practice.