Colmeias: uma estratégia didático-pedagógica para potencializar a aprendizagem significativa através da colaboração nas redes sociais em contextos móveis

Iahnke, Silvana Letícia Pires

Abstract:

 
O presente trabalho procura atender as necessidades dos processos educativos da atualidade, reconhecendo que esses ocorrem numa sociedade denominada como a Sociedade da Informação (SI), num ambiente em que os aprendizes são nativos digitais. Na SI presencia-se um momento marcado por um modelo computacional móvel, no qual também é possível constatar-se a emergência de um novo paradigma educacional - a aprendizagem com mobilidade - que possibilita a integração das tecnologias móveis com os processos de ensino e de aprendizagem. Além disso, observa-se a ascensão do emprego das redes sociais na Internet (RSI) no dia a dia dos indivíduos impactando as práticas estabelecidas na SI. Nesse cenário, visando integrar a aprendizagem móvel com os recursos das RSI para promover-se uma educação mais sintonizada com o perfil atual dos estudantes, expõe-se nessa tese uma nova proposta metodológica - a Colmeias almejando dessa maneira facilitar uma aprendizagem significativa a partir de um processo colaborativo, em rede e em contextos de mobilidade. Com embasamento teórico em diversos autores, entre os quais se destacam Vygostky, Bruner e Ausubel, apoiados por Júlio Cesar Santos e Pierry Dillenbourg, salienta-se que a estratégia Colmeias representa um caminho alternativo para aqueles professores que desejam promover uma educação mais coerente com a atualidade. Nessa pesquisa ainda se apresenta a sua aplicação por meio de um estudo de caso na Matemática procurando, assim, aproximar a teoria com a prática.
 
This paper looking meet the needs of educational processes of the present, recognizing that these occur in a society termed as the Information Society (IS), in an environment where learners are digital natives. Presence is a time marked by a mobile computing model, in which it is possible to observe-the emergence of a new educational paradigm - mobile-learning - which allows the integration of mobile technologies with the processes of teaching and learning. In addition, there is a rise in employment of social networks on the Internet (SNI) in everyday life of individuals, representing new ways of "being" that impact social practices established in the IS. In this scenario, aiming at integrating mobile-learning with the resources of SNI to promote themselves more in tune with the current profile of the students education, this thesis proposes a new methodology proposal - the Colmeias aiming to ease the significant learning from a collaborative process, in networking and mobility contexts. With theoretical basis in several authors, among which stand out Vygotsky, Bruner and Ausubel, backed by Julio Cesar Santos and Pierry Dillenbourg, it is stressed that the strategy Colmeias represents an alternative way for those teachers who wish to promote a more coherent education with today. This research also presents its application through a case study in Mathematics, looking up that way to approach the theory of practice.
 

Show full item record

 

Files in this item

This item appears in the following Collection(s)

:

  • IE – Doutorado em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde (Teses)